You are on page 1of 20

MTODOS DE CORTE E ENCHIMENTO

Thiago Augustus Borges Costa Masa Cndido Galvo Hayanne Coelho Damasceno de Freitas Danilo Coelho Palazzo Wemerson Pereira da Silva

A Lavra subterrnea aquela executada no seio dos terrenos. aplicvel a corpos sob espessas camadas de capeamento, cuja remoo seja antieconmica para lavra a cu aberto, ou em casos impostos ( legislao mineira, jazidas sob cidades ou espessas lminas d gua, etc.) Os mtodos de lavra subterrnea so baseados em trs princpios fundamentais: o de abandono de pilares, o de enchimento e o de abatimento controlado do cu da mina

Corte e Enchimento um mtodo que permite lidar com variaes quanto continuidade e homogeneidade da qualidade do minrio, provendo diluio e recuperao aceitveis. Se o material de enchimento for estril, configura-se o enchimento mecnico, que pode ser feito com ou sem a adio de cimento. Quando o material de enchimento o rejeito do beneficiamento (backfill), cimentado ou no, configura-se o rejeito hidrulico.

LAVRA POR CORTE E ATERRO (CUT AND FILL)

Caractersticas Gerais: Pertencente a categoria dos Alargamentos Suportados. O minrio desmontado em tiras do teto e a plataforma de trabalho o enchimento estril, que serve tambm como sustentao permanente das encaixantes. O enchimento pode ser mecnico ou hidrulico:

Enchimento Mecnico: Feito atravs de mquinas, com o estril do desenvolvimento da mina, ou material de emprstimo, quando o estril no suficiente. Enchimento Hidrulico: Feito com auxlio hidrulico. Existem dois tipos bsicos. Em ambos o material utilizado, geralmente o rejeito da usina de beneficiamento, que retorna ao interior da mina por meio de caminhes ou tubulaes com destino ao interior dos realces. Back fill: O material classificado, para retirada das partculas finas (lama), propiciando uma drenagem mais eficiente do material a ser consolidado, alcanando assim as caractersticas especficas para fornecer a sustentao das encaixantes e/ou servir como plataforma de trabalho.

Condies de Aplicao do Mtodo:


Tipos de depsito: Veios, camadas e macios. Mergulho do corpo: No h restries ao

mergulho do corpo. Pois existem arranjos possveis p/ corpos de mergulho fraco forte. Caractersticas Geomecnicas: Minrio: No h restries. Encaixantes: No h restries.

Corte e Enchimento Geralmente o corpo desmontado em pequenas sees ou reas, totalmente enchidas antes que se passe a lavra das sees adjacentes. Quase sempre, a lavra ascendente, com frente horizontal e o enchimento mantido sensivelmente paralelo a ela e to prximo quanto possvel.

Aplicabilidade
Corpos de forte mergulho (45o a 50o ), minrio forte, potncia at 6m, encaixantes fracas ou fortes. aplicvel tambm para minorar subsidncias.

Desenvolvimento
Alm do acesso e conexo, so feitas centrais de transporte, geralmente na lapa, providas de chutes para o minrio desmontado. So construdas subidas, geralmente no minrio. Geralmente a subida previamente executada, at varao no nvel superior, provendo entrada suplementar, descida de enchimento fill passdesde o exterior, elas devem ser contnuas atravs dos diversos nveis.

Lavra Se processa por tiras horizontais ascendentes, em alargamentos corridos ou estagiados. Aps a limpeza ou rastelamento do minrio para os chutes, fica um vo no lugar, havendo ento a necessidade de enchimento desse vo, para a formao de um novo piso, dando altura para se perfurar um novo corte e tambm para escorar as laterais do painel. Para isso so construdos chutes emadeirados a cada 6 a 15m, segundo a extenso, sucessivamente prolongado medida que se procede o enchimento do alargamento. As tendncias, com mtodos de enchimento incluem:

Mecanizao: com utilizao de veculos LHD, acesso por rampas helicoidais, execuo mecnicos pneumticos ou a das subidas; Enchimento: com dispositivos no enchimento: para aumento de sua resistncia; Emprego de cavilhamento das frentes: para suportes temporrios,etc.

Vantagens e Desvantagens: Permite boa recuperao (cerca de 95%); Baixo custo de desenvolvimento; Possibilita utilizar os rejeitos do beneficiamento com enchimento; Lavra seletiva; um mtodo de alto custo de lavra, devido ao manuseio de estril.

Equipamentos
O grau de mecanizao e o tamanho dos equipamentos so definidos a partir da geometria do corpo, sendo usados sistemas mecanizados sempre que a espessura e inclinao o permitirem; nesses casos, utilizam-se equipamentos de pequeno ou mdio porte. Nos sistemas semi-mecanizados costuma-se utilizar marteletes para a perfurao e pequenas LHDs ou rastelos para a limpeza. A perfurao normalmente feita por carretas de perfurao tipo jumbo ou carretas tipo wagon drill, eletrohidrulicas ou pneumticas ou de marteletes pneumticos. Em geral so utilizados furos com dimetros que variam de 40mm a 45mm (marteletes) ou 45mm a 64mm (jumbos e wagon drill).

O carregamento do minrio pode ser feito com carregadeiras rebaixadas tipo LHD, cuja capacidade varia desde pequenas unidades com capacidade de at 0.4m, usualmente eltricas, at unidades com at 3m, raramente maiores. O transporte pode ser feito por caminhes ou trens com vages de pequeno porte, tal como se utiliza para o recalque.

Exemplo de Mtodo empregado no Brasil em algumas minas metlicas: Cuiab, ouro, da Anglogold, em Sabar, Minas Gerais, onde se utiliza enchimento mecnico; So Bento, ouro, da Eldorado, em Santa Brbara, Minas Gerais, com enchimento por backfill; Maior parte da mina de Crixs, ouro, da Anglogold/TVX-Normandy, em Crixs, Gois, onde se faz o enchimento com areia. So todas minas mecanizadas. Os sistemas semimecanizados caram em desuso no Brasil em meados da dcada de 1980.

Mtodo Mecnico

Mtodo Hidrulico: Backfill

1.0 Mtodos com Suporte das Encaixantes Equipamentos: Jumbo

1.0 Mtodos com Suporte das Encaixantes Equipamentos: Carregadeira LHD e Caminho

Bibliografia: 1)Maia, Joaquim- Apostila de desenvolvimento 2)Young, George J. Elementos de Mineria 3)Cumins, Arthur B. Given, IvanA.- Mining Engineering Handbook (SME) 4)Borisov,S., Klokov, M e Gornovoi, B Labores Mineras 5)Valente,Jorge M.G. P. Artigo na revista da Escola de Minas, N. 03 de abril /1982. 6)Peele, Robert- Mining Engineers Handbook 7)Companhia Vale do Rio Doce- Programa MBA de Minerao Modulo Lavra Minas Subterrneas

You might also like