You are on page 1of 20

PLANO REAL

Instituio:

Faculdade Independente do

Nordeste Alunos: Liga; Lucas Vinicius; Mrcia; Marcos Aurlio; Maria Ariela; Roserio; Valria. Professor: Wivaldo Disciplina: Economia Curso: Administrao Turma: B Turno: Noturno Data: 16/06/2013

PLANO REAL

Plano real foi um plano econmico,desenvolvido e aplicado no brasil durante o governo de itamar franco. Desenvolvido em 30 de junho de 1994, tinha como principal objetivo reduo e o controle da inflao. O principal resultado do plano real, foi recuperar a credibilidade da moeda brasileira depois de uma dcada de eroso contnua e profunda, num processo acelerado de inflao que estava conduzindo a economia brasileira tragdia de uma hiperinflao.

O programa brasileiro de estabilizao econmica considerado o mais bem-sucedido de todos os planos lanados para combater a inflao at o momento.

OBJETIVOS DO PLANO REAL


Desindexao da economia: Medida adotada: O ajuste e reajuste de preos. Justificativa: Era necessrio interromper o circulo vicioso de corrigir valores futuros pela inflao passada, em curtos perodos de tempo. Privatizaes: Medida Adotada: A troca na propriedade de grandes empresas brasileiras eliminou a obrigao pblica de financiar investimentos. Justificativa: A iniciativa privada ter meios prprios de financiar dos investimentos das empresas.

OBJETIVOS DO PLANO REAL


Equilibro econmico: Medida Adotada: corte de despesas e aumento de cinco pontos percentuais em todos os impostos federais. Justificativa: A mquina administrativa brasileira era muito grande e consumia muito dinheiro para funcionar.Havia somente no mbito federal 100 autarquias, 40 fundadores, 20 empresas pblicas (sem contar as empresas estatais), e alm de 2 mil cargos pblicos durante o governo de FHC, aproximadamente 20 mil funcionrios foram demitidos do federal.

OBJETIVOS DO PLANO REAL


Abertura econmica: Medida Adotada: reduo gradual de tarefas de importaes e facilitao da prestao de servios internacionais. Justificativa: O excesso de demanda por produto e servios causasse o desabastecimento e a remarcao de preos e a necessidade de forar o aperfeioamento da indstria. Contingenciamento: Medida Adotada: manuteno do cambio artificialmente valorizado. Justificativa: Com efeito da valorizao, esperava-se um aumento das importaes, da oferta de produtos e aperfeioamento da industrial nacional

OBJETIVOS DO PLANO REAL


Polticas monetrias restritivas: Medida Adotada: aumento da taxa bsica de juros e da taxa de depsito compulsrio dos bancos. Justificativa: Financiar os gastos pblicos excedentes at que se atingisse o equilibro fiscal, e reduzir a presso por financiamentos. O compulsrio dos bancos teve o propsito de reduzir a quantidade de dinheiro disponvel para emprstimos e financiamentos dos bancos, obrigado a recolher compulsoriamente uma parte dos valores ao Banco Central

ESTRUTURAO DO PLANO REAL

Se sustentou em trs pilares:


Ancora cambial(poltica cambial); enquanto a poltica cambialregulou as relaes comerciais do pas com os demais pases do mundo. Instrumento de poltica econmica que visa atrelar a moeda nacional a uma moeda estrangeira forte (geralmente o dlar americano), buscando com isso a estabilizao da moeda nacional.

Abertura econmica; : Reduo gradual de tarifas de importao e facilitao da prestao de servios internacionais.

Polticas monetrias; A poltica monetria foi utilizada como instrumento de controle dos meios de pagamentos (saldo da balana comercial, de capital e de servios)

ESTRUTURAO DO PLANO REAL


Com isso o plano real implantou uma nova moeda e a confiana dos agentes econmicos . A soluo foi a ncora cambial ou atrelamento ao dlar, garantindo assim que, independentemente do que pudesse vir a acontecer nova moeda (o real), manteria o mesmo poder de compra. O mximo que poderia acontecer seria uma variao dentro da banda cambial estabelecida pelo governo, certo percentual para cima ou para baixo. Associada a isso, a estratgia mantinha uma taxa de cmbio valorizada para poder facilitar.

CONSEQUNCIAS DO PLANO REAL

Objetivos principais do Plano Real;

Medidas Do Plano Real;

Criao do URV (Unidade Real de Valor)

CONQUISTAS DO PLANO REAL


O

maior mrito do Plano Real foi ter acabado com a baguna financeira que existia no Brasil. Aps vrios planos econmicos e confiscos, o governo finalmente conseguiu colocar em prtica medidas capazes de debelar a hiperinflao que foi uma doena econmica junto com um flagelo social e uma ameaa poltica. E a consolidao de uma nova etapa de crescimento sustentado ainda depende de ajustes monetrios e institucionais.

Os

governos Itamar Franco e FHC conseguiram avanos macroeconmicos enormes no controle da inflao. O governo Lula no promoveu rupturas e manteve a prioridade no combate aos preos

O FIM DA HIPERINFLAO

O plano real tinha um nico objetivo a estabilidade monetria que comeou a ser estruturada em 1993, por meio da pai. E os processos de hiperinflacionarios transformou em um oramento publico em pea de fico. A primeira tentativa foi o ajuste fiscal e a estabilidade da moeda trazendo de volta a realidade, com isso fazendo ajustes nas contas publicas e os gastos nos nveis de governo sendo cortados. E o segundo foi o mecanismo que colocaria um fim a indexao (bola de neve) contaminando a inflao correte

O PLANO REAL DEPENDIA DE CINCO FATORES ESSENCIAIS:


1) Zerar o dficit pblico justamente o fator que gerava a emisso de dinheiro. 2) Desindexar a economia 3) Reindexar a economia de acordo com a taxa de cmbio 4) Abrir a economia por meio da reduo das tarifas de importao 5) Aumentar acentuadamente as reservas internacionais Uma vez cumpridas estas cinco medidas, a nova moeda nasceria com um valor praticamente igual ao dlar.

A SEGUNDA FASE DO REAL

O Plano Real original. Acabou no dia 13 de janeiro de 1999.

Adotado o famoso trip Macroeconmico

AES E FASES DO PLANO REAL


1 - Reduo de gastos pblicos e aumento dos impostos ; 2 - Criao da Unidade Real de Valor (URV) 3 - Criao de uma nova moeda forte: o real (R$). 4 - Aumento das taxas de juros e aumentos dos compulsrios 5 - Reduo dos impostos de importao 6 - Controle cambial

RESULTADOS E DESDOBRAMENTOS
O Plano Real foi bem sucedido. A inflao passou a ser controlada e diminuiu significativamente com o passar dos anos. At hoje o Brasil colhe os frutos deste plano econmico, pois temos a inflao perto de 5% ao ano.
O Plano Real foi to bem sucedido que Fernando Henrique Cardoso conseguiu se eleger presidente da Repblica em 1994.

BIBLIOGRAFIAS:

http://www.infoescola.com/economia/plano-real/

www.fazenda.gov.br/portugues/real/planreal.asp www.historiabrasileira.com Brasil Repblica www.suapesquisa.com/historiadobrasil/plano_real.htm www.mises.org.br/Article.aspx?id=1294 . http://vsites.unb.br/face/eco/peteco/dload/monos_012002/diego.pdf http://www.fazenda.gov.br/portugues/real/planreal.asp

http://www.sociedadedigital.com.br/artigo.php?artigo=115

http://www.cofecon.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1792&Itemid=1 05

IANONI, Marcus. Polticas Pblicas e Estado: o Plano Real. Lua Nova [online]. 2009, n.78, pp. 143-183. ISSN 0102-6445.

SOARES, Fernando Antnio Ribeiro and PINTO, Maurcio Barata de Paula. Desequilbrios cambiais e os fundamentos econmicos: uma anlise do Plano Real. Rev. econ. contemp. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 5-40. ISSN 1415-9848.

Obrigada!!!

You might also like