You are on page 1of 149

3) Ento conheamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a Sua vinda certa; e ele descer sobre ns como a chuva,

, como chuva serdia que rega a terra.

11) Ele, respondendo, disselhes: Porque a vs dado conhecer os mistrios do reino dos cus, mas a eles no lhes dado;

2) Para que os seus coraes sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligncia, para conhecimento do mistrio de Deus e Pai, Cristo, 3) Em quem esto escondidos todos os tesouros da sabedoria e da cincia.

25) Ora, quele que poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregao de Jesus Cristo, conforme a revelao do mistrio que desde tempos eternos esteve oculto, 26) Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as naes para obedincia da f; 27) Ao nico Deus, sbio, seja dada glria por Jesus Cristo para todo o sempre. Amm.

12) Mas ns no recebemos o esprito do mundo, mas o Esprito que provm de Deus, para que pudssemos conhecer o que nos dado gratuitamente por Deus.

11) Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o esprito do homem, que nele est? Assim tambm ningum sabe as coisas de Deus, seno o Esprito de Deus. 12) Mas ns no recebemos o esprito do mundo, mas o Esprito que provm de Deus, para que pudssemos conhecer o que nos dado gratuitamente por Deus.

Quando o som da ltima trombeta penetrar a priso dos mortos, e os justos sarem triunfantes, exclamando: "Onde est, morte, o teu aguilho? Onde est, inferno, a tua vitria" (I Cor. 15:55), para permanecerem ento com Deus, com Cristo, com os anjos e com os leais e fiis de todos os tempos, os filhos de Deus sero a grande maioria.

O povo a quem Deus est dirigindo ser um povo peculiar. No se assemelhar ao mundo. Mas se seguirem as indicaes de Deus, cumpriro o Seu propsito, e submetero sua vontade vontade dele. Cristo habitar em seu corao. O templo de Deus ser santo. Vosso corpo, diz o apstolo, o templo do Esprito Santo.

Foi me mostrado que os testemunhos aos laudiceanos se aplica ao povo de Deus no tempo presente....

, para que desfrutem a presena de Jesus e estejam preparados pra o alto clamor do terceiro anjo.

. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva tempor no inicio do evangelho, devero cumprir-se novamente na chuva serdia, no final do mesmo

19) Arrependei-vos, pois, e converteivos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigrio pela presena do SENHOR, 20) E envie ele a Jesus Cristo, que j dantes vos foi pregado.

Para a sabedoria humana, tudo isto parece agora impossvel: , e ao ficarem eles sobre o poder de Satans, que odeia os preceitos divinos, ho de acontecer coisas estranhas. Quando o temor e o amor de Deus so removidos, o corao pode tornar-se muito cruel.

4-Festa O Pentecostes

A grande obra do evangelho no dever encerrar-se com menor manifestao do poder de Deus do que a que assinalou o seu incio. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva tempor no incio do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva serdia, no final do mesmo. Eis a "os tempos do refrigrio" que o apstolo Pedro esperava quando disse: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigrio pela presena do Senhor, e envie Ele a Jesus Cristo." Atos 3:19 e 20.

E ao incio do tempo de angstia fomos cheios do Esprito Santo ao sairmos para proclamar o sbado mais amplamente. Primeiros Escritos, Pg. 33. O "incio do tempo de angstia" ali mencionado, no se refere ao tempo em que as pragas comearo a ser derramadas, mas a um breve perodo, pouco antes, enquanto Cristo est no santurio. Nesse tempo, enquanto a obra de salvao est se encerrando, tribulaes viro sobre a Terra, e as naes ficaro iradas, embora contidas para no impedir a obra do terceiro anjo. Nesse tempo a "chuva serdia", ou o refrigrio pela presena do Senhor, vir, para dar poder grande voz do terceiro anjo e preparar os santos para estarem de p no perodo em que as sete ltimas pragas sero derramadas. Primeiros Escritos, Pg. 85 e 86.

O grande Criador convocou os exrcitos celestiais, para na presena de todos os anjos conferir honra especial a Seu Filho. O Filho estava assentado no trono com o Pai, e a multido celestial de santos anjos reunida ao redor dEles. O Pai ento fez saber que por Sua prpria deciso Cristo, Seu Filho, devia ser considerado igual a Ele, assim que em qualquer lugar que estivesse presente Seu Filho, isto valeria pela Sua prpria presena.

A palavra do Filho devia ser obedecida to prontamente como a palavra do Pai. Seu Filho foi por Ele investido com autoridade para comandar os exrcitos celestiais. Especialmente devia Seu Filho trabalhar em unio com Ele na projetada criao da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela. O Filho levaria a cabo Sua vontade e Seus propsitos, mas nada faria por Si mesmo. A vontade do Pai seria realizada nEle.

O humilde Nazareno afirma Sua real nobreza. Ergue-se acima da humanidade, atira de Si o disfarce do pecado e da injria, e revela-Se - o Honrado dos anjos, o Filho de Deus, Um com o Criador do Universo. Seus ouvintes ficam fascinados. Homem algum j falou palavras como as Suas, nem se portou com to rgia majestade. Seus discursos so claros e positivos, declarando plenamente Sua misso, e o dever do mundo: "O Pai a ningum julga, mas deu ao Filho todo o juzo; para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem no honra o Filho, no honra o Pai que O enviou. ... Porque, como o Pai tem a vida em Si mesmo, assim deu tambm ao Filho ter a vida em Si mesmo. E deu-Lhe o poder de exercer o juzo, porque o Filho do homem.

Mas o Filho de Deus era submisso vontade de Seu Pai, e dependente de Seu poder. To plenamente vazio do prprio eu era Jesus, que no elaborava planos para Si mesmo. Aceitava os que Deus fazia a Seu respeito, e o Pai os desdobrava dia a dia. Assim devemos ns confiar em Deus, para que nossa vida seja uma simples operao de Sua vontade.

Depois que a Terra foi criada, com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo Seu propsito, planejado antes da queda de Satans, de fazer o homem Sua prpria imagem. Eles tinham operado juntos na criao da Terra e de cada ser vivente sobre ela. E agora disse Deus a Seu Filho: "Faamos o homem nossa imagem."

Os sofrimentos de Cristo Jesus unira-Se ao Pai na criao do mundo. Por entre os angustiosos sofrimentos do Filho de Deus, unicamente os homens cegos e iludidos permaneciam insensveis. Os prncipes dos sacerdotes e os ancios ofendiam o querido Filho de Deus em Suas nsias de morte. Todavia a natureza inanimada geme em simpatia com Seu ensangentado e moribundo Autor. A Terra treme. O Sol recusa-se a contemplar a cena.

O cu se enegrece. Os anjos assistiram cena de sofrimento at que no mais puderam contemplla, e ocultaram o rosto da horrenda viso. Cristo est morrendo! Est como que sem esperana! retirado o sorriso aprovador do Pai, e aos anjos no permitido aclarar as sombras da hora terrvel. No podiam seno olhar em assombro a seu amado Comandante, a Majestade do Cu, a sofrer o castigo da transgresso do homem lei do Pai.

No Sepulcro De Jos No princpio, o Pai e o Filho repousaram no sbado aps Sua obra de criao. Quando "os cus, e a Terra e todo o seu exrcito foram acabados" (Gn. 2:1), o Criador e todos os seres celestiais se regozijaram na contemplao da gloriosa cena. "As estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam." J 38:7. Agora Jesus descansava da obra de redeno; e se bem que houvesse dor entre os que O amavam na Terra, reinou contudo alegria no Cu.

O Esprito dAquele que morreu para que os pecadores vivessem, dirigia a inteira congregao de crentes. Os discpulos no pediram uma beno para si. Arcavam sobre o peso da preocupao pelos pedidos. O evangelho devia ser levado aos confins da terra, e reclamaram a dotao de poder que Cristo prometera.

Cristo se achava ento em atitude diversa daquela em que sempre estivera. Seus sofrimentos podem melhor ser descritos nas palavras do profeta: espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varo que meu companheiro, diz o SENHOR DOS EXRCITOS. Como substituto e refm do pecado, estava Cristo sofrendo sobre a justia divina. Viu o que significa justia. At ento, fora como um intercessor por outros; agora, ansiava algum que por ele intercedesse. Ao sentir Cristo interrompida sua unidade com o Pai, temia que, em sua natureza humana, no fosse capaz de resistir ao vindouro conflito com os poderes das trevas. No deserto da tentao, estivera em jogo o destino da raa humana. Cristo sara ento vitorioso. Agora viera o tentador para a derradeira e tremenda luta.
ODTN.\pg.\686.

29) Nem lhes esconderei mais a minha face, pois derramarei o meu Esprito sobre a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.

28) E h de ser que, depois derramarei o meu Esprito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizaro, os vossos velhos tero sonhos, os vossos jovens tero vises.

6) E respondeu-me, dizendo: Esta a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: No por fora nem por violncia, mas sim pelo meu Esprito, diz o SENHOR dos Exrcitos.

12) Sim, fizeram os seus coraes como pedra de diamante, para que no ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exrcitos enviara pelo seu Esprito por intermdio dos primeiros profetas; da veio a grande ira do SENHOR dos Exrcitos.

18) Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua me, desposada com Jos, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Esprito Santo.

20) Porque no sois vs quem falar, mas o Esprito de vosso Pai que fala em vs.

28) Mas, se eu expulso os demnios pelo Esprito de Deus, logo chegado a vs o reino de Deus.

8) Eu, em verdade, tenhovos batizado com gua; ele, porm, vos batizar com o Esprito Santo.

36) O prprio Davi disse pelo Esprito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te minha direita At que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus ps.

11) Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, no estejais solcitos de antemo pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque no sois vs os que falais, mas o Esprito Santo.

35) E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descer sobre ti o Esprito Santo, e a virtude do Altssimo te cobrir com a sua sombra; por isso tambm o Santo, que de ti h de nascer, ser chamado Filho de Deus.

13) Pois se vs, sendo maus, sabeis dar boas ddivas aos vossos filhos, quanto mais dar o Pai celestial o Esprito Santo queles que lho pedirem?

46) E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito. E, havendo dito isto, expirou.

8) O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas no sabes de onde vem, nem para onde vai; assim todo aquele que nascido do Esprito.

6) O que nascido da carne carne, e o que nascido do Esprito esprito.

34) Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois no lhe d Deus o Esprito por medida.

23) Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24) Deus Esprito, e importa que os que o adoram o adorem em esprito e em verdade.
nota(Deus Esprito e no um esprito deus)

39) E isto disse ele do Esprito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Esprito Santo ainda no fora dado, por ainda Jesus no ter sido glorificado.

22) E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo.

16) Homens irmos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Esprito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;

33) De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Esprito Santo, derramou isto que vs agora vedes e ouvis.

10) E no podiam resistir sabedoria, e ao Esprito com que falava.

18) E Simo, vendo que pela imposio das mos dos apstolos era dado o Esprito Santo, lhes ofereceu dinheiro, 19) Dizendo: Daime tambm a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mos receba o Esprito Santo.

25) E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Esprito Santo a nossos pais pelo profeta Isaas,

9) Vs, porm, no estais na carne, mas no Esprito, se que o Esprito de Deus habita em vs. Mas, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele.

11) E, se o Esprito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vs, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo tambm vivificar os vossos corpos mortais, pelo seu Esprito que em vs habita.

30) O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vs matastes, suspendendo-o no madeiro.

11) Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o esprito do homem, que nele est? Assim tambm ningum sabe as coisas de Deus, seno o Esprito de Deus.

10) Mas Deus no-las revelou pelo seu Esprito; porque o Esprito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

16) No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs?

19) Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos?

6) E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos coraes o Esprito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

22) No qual tambm vs juntamente sois edificados para morada de Deus em Esprito.

30) E no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redeno.

19) Porque sei que disto me resultar salvao, pela vossa orao e pelo socorro do Esprito de Jesus Cristo,

16) E, sem dvida alguma, grande o mistrio da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Esprito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glria.

11) Indagando que tempo ou que ocasio de tempo o Esprito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glria que se lhes havia de seguir.

21) Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo.

24) E aquele que guarda os seus mandamentos nele est, e ele nele. E nisto conhecemos que ele est em ns, pelo Esprito que nos tem dado.

13) Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em ns, pois que nos deu do seu Esprito.

4) Joo, s sete igrejas que esto na sia: Graa e paz seja convosco da parte daquele que , e que era, e que h de vir, e da dos sete espritos que esto diante do seu trono;

1) E AO anjo da igreja que est em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espritos de Deus, e as sete estrelas: Conheo as tuas obras, que tens nome de que vives, e ests morto.

5) E do trono saam relmpagos, e troves, e vozes; e diante do trono ardiam sete lmpadas de fogo, as quais so os sete espritos de Deus.

6) E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os ancios um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que so os sete espritos de Deus enviados a toda a terra.

10) E eu lancei-me a seus ps para o adorar; mas ele disse-me: Olha no faas tal; sou teu conservo, e de teus irmos, que tm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus o esprito de profecia.

Nas.1832 Mor1903

O Esprito Santo o Esprito de Deus; ele tambm o Esprito de Cristo

Nas.1855 Mor1916

Aqui ns encontramos que o Esprito Santo tanto o Esprito de Deus como o Esprito de Cristo.

Nas.1832 Mor1924

Aprendemos por est linguagem que quando ns falamos do Esprito de Deus, ns estamos na verdade falando de Sua presena e poder.

Nas.1827 Mor1915

Ao dar nos seu Esprito, Deus nos d Ele mesmo, tornando Ele mesmo uma fonte de divinas influncias, para dar sade e vida ao mundo.

Nas.1827 Mor1915

o esprito que vitaliza, a carne no se aproveita para nada, as palavras que Eu digo a vocs, elas so esprito, e elas so vida. Cristo aqui no est se referindo a Sua doutrina, mas a Sua pessoa, a divindade de Seu carter.

Nas.1827 Mor1915

Que Cristo devia se manifestar a eles, e ainda estar invisvel ao mundo, era um mistrio para os discpulos. Eles no podiam entender as palavras de Cristo, em seu sentido espiritual, eles estavam pensando no externo, na manifestao visvel. Eles no podiam se dar conta do fato de que podiam ter a presena de Cristo com eles, e ainda Ele ficar despercebido pelo mundo. Eles no entenderam o significado de uma manifestao espiritual.

Nas.1827 Mor1915

Enquanto Jesus ministra no santurio em cima, Ele ainda , por Seu Esprito, o ministro da igreja na terra. Ele est afastado dos olhos do sentido, mas Sua promessa de despedida cumprida, veja Eu estarei com vocs para sempre, at o fim do mundo. (Mateus 28:20)

Nas.1827 Mor1915

Cristo declarou que aps Sua subida, enviaria a Sua igreja, como Seu glorioso presente, o Confortador, que tomaria o Seu lugar. Este confortador o Esprito Santo, a alma de Sua vida, a eficcia de sua igreja, a luz e a vida do mundo. Com Seu Esprito, Cristo envia uma influncia reconciliadora e um poder que arranca o pecado.

Nas.1827 Mor1915

...O Esprito Santo o Confortador, como a presena pessoal de Cristo para alma.

Nas.1827 Mor1915

O Senhor sabe tudo sobre os seus servos fiis que por Sua causa esto dormindo na priso ou foram banidos para ilhas solitrias.

Ele os conforta com Sua prpria presena.

Nas.1827 Mor1915

No h Consolador como Cristo, to terno e to verdadeiro.

Nas.1827 Mor1915

O Salvador o nosso Consolador. Isto eu tenho provado que Ele .

Nas.1827 Mor1915

Atravs da f olhamos para Jesus, nossa f rompe as sombras, e adoramos a Deus por Seu maravilhoso amor

ao dar Jesus o Consolador.

Nas.1827 Mor1915

A razo por que as igrejas esto dbeis, fracas e prontas para a morte, que o inimigo trouxe influncias de uma natureza desencorajadora para repousar sobre as almas temerosas. Ele procurou tapar Jesus da viso deles como o Consolador, como o nico que reprova, que adverte, que os admoesta, Dizendo:

Este o caminho, andai por ele.

Nas.1821 Mor1881

O Pai era maior que o Filho, pelo fato Dele ser o primeiro. O Filho era igual com o Pai pelo fato Dele ter recebido todas as coisas do Pai.

Nas.1829 Mor1883

(veja o livro What did the Pioneers Believe?Em www.smyrna.org ou www.smyma.org

E como sendo o Filho de Deus, Ele tambm estaria excludo, porque Ele tinha Deus por Seu Pai, e teve, em algum ponto na eternidade do passado, um principio de dias.

Nas.1832 Mor1924

1 contrria ao senso comum. 2 contrria a Escritura. 3 Sua origem pag e mitolgica. No muito coerente ao senso comum, falar de trs sendo um, e um sendo trs, ou como alguns expressam, chamando Deus como o Deus Trino ou Deus Trs-Um se Pai, Filho, e Esprito Santo so cada Deus seriam trs Deuses; pois trs vezes um, no um, mas trs.

Nas.1820 Mor1889

Ocorreu algo muito cedo que tornou a doutrina da Trindade em Triteismo, e ao invs de trs pessoas divinas, como na teologia do Pai, Filho e Esprito Santo, resultou em trs seres co-laterais, counidos e alto- originados, fazendo Deles trs princpios absolutos e independentes, sem qualquer relao de Pai e Filho, que a mais adequada noo de trs deuses.

Nas.1855 Mor1916

Embora ambos sejam da mesma natureza, o Pai o primeiro no tocante ao tempo. Ele tambm maior pelo fato de que no teve inicio, enquanto que a personalidade de Cristo teve incio.

Nas.1855 Mor1916

Havia um tempo quando Cristo saiu e veio de Deus, do seio do Pai. ( Joo 8:42, 1:18). Mas este tempo foi to distante nos dias da eternidade que para uma finita compreenso praticamente sem comeo.(E.J Waggoner 1890)

Nas.1855 Mor1916

Os anjos so filhos de Deus, assim como Ado... pela criao; Cristos so filhos de Deus por adoo.(Romanos 8:14-15) Mas Cristo o Filho de Deus por nascimento. E assim Cristo a expressa imagem da pessoa do Pai.(Hebreus 1:3)

Nas.1827 Mor1915

Deus amou tanto o mundo, que deu Seu Filho unignito. No um Filho por criao, como foram os anjos, nem um filho por adoo, como o pecador arrependido, mas o Filho gerado na expressa imagem da pessoa do Pai...

Nas.1827 Mor1915

Desde a eternidade havia uma completa unidade entre o Pai e o Filho. Eles eram dois mais muito perto de serem idnticos, dois em individualidade, mas um em esprito, corao e carter.

Nas.1827 Mor1915

Cristo a Palavra, o nico gerado de Deus, era um com o Pai eterno, -Um em natureza, em carter e em propsito o nico ser em todo o universo que poderia entrar em todos os conselhos e propsitos de Deus.

Nas.1827 Mor1915

Somente o Pai e o Filho devem ser exaltados.

Nas.1827 Mor1915

Deus o Pai de Cristo; Cristo o Filho de Deus. A Cristo foi atribuda uma posio exaltada. Foi feito igual ao Pai. Cristo participa de todos os desgnios de Deus.

Nas.1827 Mor1915

O nico ser que era um com Deus viveu a lei na humanidade, reduzido a vida humilde de um trabalhador comum, e labutado na bancada de carpinteiro com seu pai terrenal.

Nas.1827 Mor1915

O inimigo das almas tem procurado trazer a suposio de que uma grande reforma deveria ser feita entre os Adventistas Do Stimo Dia, e que est reforma consistiria em abandonar as doutrinas que se erguem como os pilares da nossa f, e se engajar em um processo de reorganizao. Se esta reforma ocorrer, qual seria o resultado?

24) Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelh-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25) E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e no caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26) E aquele que ouve estas minhas palavras, e no as cumpre, compar-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

15) Disse-lhes ele: E vs, quem dizeis que eu sou? 16) E Simo Pedro, respondendo, disse: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17) E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem aventurado s tu, Simo Barjonas, porque to no revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que est nos cus. 18) Pois tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela;
(Que pedra? A rocha da verdade, que Ele o Filho de Deus).

Nas.1827 Mor1915

Seriam rejeitados os princpios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu igreja remanescente. Nossa religio seria alterada. Os princpios fundamentais que tm sustido a obra neste ltimos cinqenta anos, seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organizao. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual.

Nota tudo depois dos anos de 1930 quando todos os Pioneiros j tinham sado de cena.

Questes sobre doutrina foi escrito em 1955

No ano de 1980 numa assemblia da conferncia Geral na cidade de Dallas no Estado do Texas, foi finalmente oficializada a doutrina da Trindade. Com o Livro The trinity

5) E aos outros disse ele, ouvindo eu: Passai pela cidade aps ele, e feri; no poupe o vosso olho, nem vos compadeais. 6) Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, at extermin-los; mas a todo o homem que tiver o sinal no vos chegueis; e comeai pelo meu santurio. E comearam pelos ancios que estavam diante da casa. 7) E disse-lhes: Contaminai a casa e enchei os trios de mortos; sa. E saram, e feriram na cidade.

Vemos a que a igreja o santurio do Senhor

, e que haviam ocupado o lugar de depositrios dos interesses espirituais do povo, haviam trado o seu depsito.

Colocaram-se no ponto de vista de que no precisamos esperar milagres e as assinaladas manifestaes do poder de Deus, como nos dias da antiguidade. Os tempos mudaram. Estas palavras fortaleceram-lhes a incredulidade, e dizem: O Senhor no far bem nem mal. demasiado misericordioso para visitar Seu povo em juzos. Assim, paz e segurana o grito de homens que nunca mais erguero a voz como trombeta para mostrar ao povo de Deus suas transgresses, e casa de Jac os seus pecados. Esses ces mudos, que no querem ladrar, so aqueles que sentiro a justa vingana de um Deus ofendido. Homens, virgens e crianas, todos perecero juntos.

Nas.1827 Mor1915

No h lugar para deuses no cu acima. Deus o nico Deus verdadeiro. Ele preenche todo o cu. Aqueles que agora se submetem a Sua vontade, vero a Sua face; e Seu nome estar nas testas de todos aqueles que so puros e santos.

3) E a vida eterna esta: que te conheam, a ti s, por nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Nas.1827 Mor1915

Quando pela primeira vez deixei o Estado do Maine, fi-lo com inteno de percorrer Vermont e Massachusetts, a fim de dar testemunho contra essas opinies. Living Temple encerra o alfa dessas teorias. Eu sabia que o mega seguiria dentro de pouco tempo; e tremi pelo nosso povo. Sabia eu que devia advertir nossos irmos e irms a que no entrassem em controvrsia em relao presena e personalidade de Deus. As afirmaes feitas em Living Temple acerca deste ponto so incorretas. So mal aplicadas as passagens usadas em apoio da doutrina ali exposta.

Aquele que declarou que Sua verdade resplandeceria para sempre, proclamar essa verdade por meio de mensageiros fiis, que daro trombeta sonido certo. A verdade ser criticada, escarnecida e ridicularizada; mas quanto mais de perto for examinada e testada, mais resplandecer. Como um povo, devemos estar firmes sobre a plataforma da verdade eterna, que resistiu a todas as provas. Devemos ater-nos aos seguros pilares de nossa f. Os princpios da verdade que Deus nos revelou, so nossos nicos, fiis alicerces.

Obstinao e orgulho de opinio levam muitos a rejeitar a luz do Cu. Apegam-se a idias acariciadas, fantasiosas interpretaes da Escritura, e perigosas heresias; e se for apresentado um testemunho a fim de corrigir esses erros, eles, como muitos dos dias de Cristo, afastar-se-o desgostosos. No importa quo irrepreensvel sejam o carter e a vida dos que falam ao povo as palavras de Deus; isto no lhes traz recomendao. E por qu? Porque eles dizem ao povo a verdade.

Calnia e oprbrio sero a recompensa daqueles que esto ao lado da verdade tal como em Jesus. "Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecero perseguies." II Tim. 3:12. Os que do claro testemunho contra o pecado sero com certeza to aborrecidos como o foi o Mestre que lhes deu esta obra a fazer em Seu nome. Como Cristo, sero chamados inimigos da igreja e da religio, e quanto mais sinceros e diligentes forem seus esforos para honrar a Deus, tanto mais cruel ser a inimizade dos mpios e dos hipcritas. No nos devemos, porm, desanimar quando assim formos tratados.

As Companhias Decidem Nosso Destino

As companhias escolhidas pelos obreiros esto-lhes decidindo o destino para este Mundo e o outro. As ms companhias esto deteriorando o carter, os princpios esto sendo minados. quem anda com os sbios ser sbio; mas o companheiro dos loucos achar-se- mal. (provrbios 13:20).

Tem-me sido feito a pergunta: pensa que o Senhor tem qualquer nova luz para ns como um povo? Respondo que ele tem luz que para ns nova, e todavia preciosa luz antiga que h de brilhar da palavra da verdade. Possumos apenas os No estamos fazendo o mximo com a luz que o Senhor j nos tem concedido, e assim deixamos de receber acrscimo de luz; no andamos na luz que j foi derramada sobre ns.

Segundo o que Deus me mostrou, preciso haver, entre os pastores, uma sacudidura, a fim de serem eliminados os negligentes, preguiosos e comodistas, e permanecer um grupo fiel, puro e abnegado, que no busque seu bem-estar pessoal, mas administre fielmente na palavra e na doutrina, dispondo-se a sofrer e suportar todas as coisas por amor a Cristo e salvar aqueles por quem Ele morreu.

Do dia 27 de novembro. ( Por que por tuas palavras sers

justificado e por tuas palavras sers condenado)Mateus 12:37.

E Cristo foi feito nosso juiz. O Pai no o juiz. Tampouco o so os anjos. Aquele que Se revestiu da humanidade e viveu neste mundo vida perfeita, ser quem nos h de julgar. S Ele pode ser nosso Juiz. ... Nenhum de vs foi designado para julgar a outrem. Tudo o que podeis fazer corrigir-vos a vs mesmos. ... Temos que manter um carter, mas esse o carter de Cristo. ... Oxal o Senhor nos ajude a morrer para o eu, e nascer de novo, a fim de Cristo poder viver em ns como um princpio vivo e ativo, capaz de manter-nos santos. (Testemunhos Seletos, vol. 3, Pg. 382, 383 e 385).

You might also like