You are on page 1of 14

Os anos das grandes oportunidades

Alvo da lio
O aluno ser capaz de
saber ter conscincia da importncia da presena
ativa dos pais na pr-adolescncia dos filhos;

sentir valorizar essa fase na vida dos filhos;

agir buscar e criar oportunidades para educar os


filhos moral, espiritual e intelectualmente, crescendo junto com eles.

Diz Drescher: A pr-adolescncia a ltima boa oportunidade para seu filho estar perto de voc. E depois: Embora todos os estgios do desenvolvimento da criana sejam importantes, a pr-adolescncia especialmente crucial no desenvolvimento da vida interior, que prepara a criana para o resto da vida.

aplicao
Pais, vocs tm aproveitado essa ltima chance para estar juntos de seu filho? Uma criana vive pelo amor. Quando esse amor no sentido, ela no tem motivao para amar, para ser boa, para sentir-se feliz.

Este , tambm, o momento adequado para ensino e orientao. Eunice e Loide, mulheres piedosas, no perderam a oportunidade. Elas foram zelosas acerca da construo espiritual do menino Timteo e se tornaram modelos para todas as mes crists.

aplicao
Nada ser to importante, e nenhum assunto to necessrio, como os elementares princpios que nossos filhos aprendem no lar. no lar que o padro de vida formado. E esse padro precisa estar dentro daquele estabelecido por Deus, descrito em Sua Palavra. A Bblia o Manual de Deus para os pais. Vocs tm usado esse Manual na criao de seus filhos? Se as regras no forem rigorosamente obedecidas, o resultado no ser aquele que voc e o Autor do Manual desejam.

Freud, na sua tese de doutorado, disse: A educao uma dessas profisses em que errar inevitvel. A nica forma de se evitar o erro na criao dos filhos seguir o Manual: Ensina a criana no caminho em que deve andar.

aplicao
Voc tem demonstrado interesse pela vida escolar de seu filho?

A fixao dos padres morais sofre a influncia de muitos agentes, mas a famlia a instituio fundamental na formao e preservao desses valores. O erro pensar que uma criana pode crescer num ambiente desprovido de valores.

aplicao
O que voc vem fazendo para ajudar na formao do carter de seu filho? Uma das maiores contribuies que um pai pode dar a seu filho lev-lo ao desenvolvimento da autoestima; convenc-lo de seu valor e sua importncia.

A religio da criana est baseada no princpio da autoridade. Aquilo que seus pais e mestres dizem que certo, ela o tem como certo. Num processo de imitao, ela assimila os valores religiosos.

aplicao
Pais, vocs so responsveis pela educao religiosa de seus filhos. A igreja pode e deve ajud-los, mas jamais deve ser responsabilizada por isso. Essa tarefa no pode ser delegada a outros, pois privilgio dos pais dar criana o conhecimento das coisas espirituais. Como voc avalia o seu grau de comprometimento na criao dos filhos? Tem se preocupado em construir uma forte base espiritual para a gerao futura?

Nosso desejo que os pais encontrem nesta lio estmulo para preparar seu filho para a prxima fase que vir: a adolescncia.

You might also like