You are on page 1of 28

PP-220 ELEVAO DE PETRLEO

Grupo 06 Gas Lift Contnuo


Aula 02 Gas Lift Contnuo: Anlise econmica, estabilidade e aplicaes.
Alunos: Ivana Flores Luthi Luan Tochetto

Sumrio
Aplicaes Vantagens e Desvantagens Anlise Econmica

Instabilidade
Planilha

Aplicaes
Qualquer tipo de poo; Produo de poos at seu limite econmico; Poos onde existam incertezas sobre o reservatrio; Poos com elevada RGO; Disponibilidade de gs para injeo.

Vantagens
Baixo custo inicial; Grande flexibilidade operacional; Tolerncia e baixo custo na produo de areia; Adapta-se a poos tortuosos ou desviados; RGOs altas no complicam o funcionamento. Sistema inobstrutivo. Equipamentos de energia localizados na superfcie

Limitaes
Disponibilidade de gs suficiente para o processo; Poos com revestimento em mau estado; Projeto comtempla todas as fases de desenvolvimento do poo; leos muito viscosos e emulses dificultam a elevao;

Anlise econmica do GLC


Aumentando o volume de gs injetado: Benefcios em funo de um fludo menos denso sero compensados pelos efeitos de atrito na coluna de fluido. Com o aumento contnuo, haver poucos benefcios em relao a produo do poo (poo comear a produzir menos fluido).

Anlise econmica do GLC


Curva de desempenho de um poo: Ponto tcnico timo Ponto econmico timo

Base para otimizao de um poo operando em GLC

Anlise econmica GLC


GUF Fator de Utilizao do Gs Usado para classificar e comparar o desempenho de poos operando com gas lift. Reflete a eficincia do sistema. Na curva de desempenho do gs a razo entre a produo de leo total pelo volume total de injeo de gs.

Ponto de mxima produo


A partir da curva de desempenho do grfico possvel obter a equao correspondente, onde:

Derivando:

Vazo mxima de leo:

Ganho dirio nesta condio:

$o = preo do barril leo e $gi = custo do gs

Ponto econmico timo


Vazo de gs no ponto econmico (maximizar o ganho):

qgi,max-g Vazo de leo econmica

Ganho dirio na condio econmica:

$o = preo do barril leo e $gi = custo do gs

Instabilidade do Sistema GLC


Sistema estvel
Aps a ocorrncia de alguma perturbao (flutuao) de durao e intensidade finitas em alguma varivel do escoamento, o sistema retorna naturalmente situao anterior de modo assinttico ou na forma de oscilaes amortecidas.
Heading de Produo

Heading

Heading de Injeo

Problemas

Excessivo uso de gs. Perdas de produo Reduo da eficincia do sistema . Danifica os equipamento de superfcie. Danifica as vlvulas

Instabilidade do Sistema GLC


Interferncia das vlvulas de descarga
Abertura e fechamento de uma ou mais vlvulas de descarga (ciclo). Vlvula de descarga: Operadas pela presso do tubing (PPO) Alteraes nas condies de fluxo do poo Operadas pela presso do casing (IPO) Resultante de flutuaes no anular

Exemplo Se a vlvula de produo (orifcio) incapaz de passar a quantidade de gs que est sendo injetado no anular - presso no anular aumentar at que uma das vlvulas de descarga seja aberta.

Diminui a presso no anular - a vlvula de descarga fechada e o ciclo iniciar novamente

Instabilidade do Sistema GLC


Poos com sistemas de gas lift podem apresentar flutuaes Se o sistema estvel
Flutuaes no causaro grandes perturbaes. Mesmo assim, a instabilidade podem ser introduzidas alterao na taxa de gs sistema buscar um novo equilbrio.

Sistema instvel
As flutuaes se tornaro mais e mais ntidas at que o poo violentamente instvel (heading) e a presso no casing muda em uma faixa de presso relativamente ampla.

Conceito de excurso de fluxo

Anlise de estabilidade de Poos


Conceito de excurso de fluxo
Uso de curvas de presso requerida e presso disponvel, referidas a um determinado ponto do sistema (n), frequentemente o fundo do poo. Pontos onde essas curvas se interceptam so pontos de equilbrio (satisfazem o conjunto de equaes que rege o comportamento do sistema no regime permanente).

Anlise de estabilidade de Poos


Poos produzidos por GLC
Estudo da propagao transientes em um sistema. de

Coluna de produo onde se apresenta fluxo multifsico. Espao anular atuando como acumulador de gs. Formao produtora atuando como uma fonte de vazo varivel. Equipamentos adicionais, como vlvulas e chocke que oferecem resistncia ao fluxo.

Anlise de estabilidade de Poos


Poo com sistema GLC:
Curva de desempenho do sistema Curva de desempenho da presso do tubing/injeo de gs na profundidade de injeo de gs

Na mesma profundidade - curva de desempenho para a vlvula operadora

Anlise de estabilidade de Poos


Interseco entre a curva de desempenho da vlvula de gs lift e a curva de desempenho do tubing resulta nos pontos estveis e instveis do sistema de GLC.

Realimentao Positiva

Realimentao Negativa

Anlise de estabilidade de Poos


Asheim (1988)
Dois critrios verificar possibilidade de ocorrncia de instabilidade num poo.
F1 > 1

F2 > 1

F1 = F2 = critrios de estabilidade gsc = densidade do gs de injeo nas condies standard (kg/m3) Bg = fator volume formao do gs no ponto de injeo qgsc = vazo de gs de injeo nas condies standard (m3/s) qlsc = vazo de lquido nas condies standard (m3/s) IP = ndice de produtividade (m3/s Pa) E = fator de eficincia do orifcio (0,9) Ai = tamanho do orifcio de injeo (m2) Vt = volume do tubing a jusante do ponto de injeo de gs (m3) pt = presso no tubing (Pa)

Vc = volume do canal de gs (m3) g = gravidade (m/s2) D = profundidade do ponto de injeo de gs (m) fi = densidade do fluido do reservatrio no ponto de injeo de gs (kg/m3) gi = densidade do gs de injeo no ponto de injeo (kg/m3) qfi = vazo de fluidos do reservatrio no ponto de injeo (m3/s) qgi = vazo de gs no ponto de injeo (m3/s)

Anlise de estabilidade de Poos


Gang e Golan (1989)
Anlise de estabilidade segundo o conceito de excurso de fluxo. Construo das curvas de vazo contra presso para os diversos componentes do sistema (coluna de produo acima e a baixo da vlvula, espao anular e formao produtora).

Alhanati et al (1993)
Propuseram um novo critrio quantitativo semelhante ao de Asheim (1988), porm mais abrangente incluiu as alternativas de configurao com vlvulas de gas lift. Comparao com dados de campo = previa correta para situaes estveis, mas classificaria como instveis algumas situaes que se mostrariam, na realidade estveis (muito conservadora).

Fatores influentes na estabilidade do GLC


Efeito do gs de injeo Aumentando-se a taxa de injeo de gs pode-se aumentar a estabilidade. Fatores: aumento das perdas por frico devido ao aumento do fluxo para o tubing, outro que uma alta taxa de gs pode fazer com que o fluxo no anular seja mais denso. Exemplo:

Fonte: SPE 84917

Fatores influentes na estabilidade do GLC


Efeito do tamanho da vlvula operadora Tamanhos pequenos podem aumentar a estabilidade; A estabilidade de produo e o aumento de produo devem ser avaliados um contra o outro sob o ponto de vista econmico; Efeito do ndice de produtividade Alto IP tem um efeito estabilizador por fornecer mais fluido do reservatrio para compensar a reduo na densidade da mistura (causada pelo aumento da frao de gs - injeo de gs).

Fatores influentes na estabilidade do GLC


Efeito da abertura do choke Uma menor abertura tem um efeito estabilizador. Pequena abertura do choke pode aumentar as perdas por frico para o sistema inteiro: Influncia nas perdas de produo:

Fatores influentes na estabilidade do GLC


Efeito da composio do gs de injeo Efeito da composio do leo Efeito da presso de injeo do gs Efeito do dimetro do tubing Quando menor o dimetro maior a estabilidade. Exemplo: mapas de estabilidade (critrio de Alhanati).

Fatores influentes na estabilidade do GLC


Anlise de diferentes projetos de vlvulas operadora na estabilidade (Guerrero-Sarabia e Fairuzov, 2006)
Tipos de vlvulas analisadas (tamanho 32/64 in):
Vlvula de orifcio (square-edged), Vlvula de Venturi, Vlvula convencional (domo carregado) completamente aberta Vlvula convencional (domo carregado) operando na faixa throttling range.
Curva de desempenho das vlvulas

Mapas de estabilidade: mostram a regio de operao estvel e instvel do sistema e os limites de operao. Limite superior: taxa mxima de injeo de gs em funo da mxima presso admissvel no sistema. Limite inferior: taxa mxima de operao em funo da OPEX.

Fatores influentes na estabilidade do GLC


Vlvula de orifcio Vlvula de venturi

Vlvula convencional (domo carregado) completamente aberta

Vlvula convencional (domo carregado) operando na faixa throttling range

Bibliografia
De Matos, J. S., Gs-lift Contnuo A656 M433g EP, PETROBRS, 1984. 123 p., apostila. Winkler, H. W. e Blann, J. R. , Gas Lif Production Operations Engineering, Society of Petroleum Engineers, 2007, Vol. 4, Chapter 12, p. IV-522 IV-594. Brown, Kermit E. The Technology of Artificial Lift Methods.Tulsa: PennWell Publishing Company, 1980. Vol. 2a. Chapter 3, 4 e 9. Schlumberger, Gas Lift Design and Technology. 1999. 229p. Bertuzzi, A. F. Welchon, J. K. e Poettmann, F. H.: Descripion and analysis of na Efficient Continous Flow Gas Lift Installation, Trans., AIME (1953). Asheim, H.: Criteria for Gas Lift Stability, JPT (November, 1988), 14521456. Xu, Z. G. e Golan, M.: Criteria for Operation Stability of Gas Lift, paper SPE 19362 (1989). Alhanati, F. J. S., Doty, D.R., Schmidt Z.: Continous Gas Lift Instability: Diagnosis, Criteria and Solutions, paper SPE 26554 (October, 1993)

Bibliografia
Oliveira, G. P.: Estabilidade de Poos com Gas Lift Contnuo, Unicamp Tese de Mestrado, (Dezembro, 1995). Hu B. e Golan M.: Gas-Lift Instability Resulted Production Loss and Its Remedy by Feedback Control: Dynamics Simulation Results, paper SPE 84917 (October, 2003). Poblano, E., Camacho, R. e Fairuzov, Y.: Stability Analysis of ContinuousFlow Gas-Lift Weels, SPE Productions and Facilities (February 2005) 7079. Fairuzov, Y.V. e Guerrero-Sarabia, I.: Effect of Operating Valve Performance on Stability of Gas Lift Wells, paper SPE 97275 (October, 2005). Guerrero-Sarabia, I. e Fairuzov, Y.V.: Stability Analysis of Gas Lift Wells Used for Deepwater Oil Production, paper SPE 104037 (August 2006). Maijoni, A. e Hamouda, A. A.., Effect of Gas Lift Composition on Production Stability/ Instability by dinamics and Steady State Simulation for Continues Gas Lift Injection Mode, paper SPE 147766 (September, 2011).

You might also like