You are on page 1of 9

Shiatsu

Um aperto de mo, um abrao, uma mo apoiada no ombro so gestos quotidianos exprimem afeto, proteo, e conforto. So sinais de uma linguagem universal que, atravs do contacto corporal, permite a transmisso de emoes e de energia vital entre os seres Humanos. A presso dos dedos nas tmporas, a palma da mo que sustenta a testa, os polegares que pressionam a zona lombar aps um longo perodo de imobilidade numa cadeira, so intervenes que realizamos de modo automtico, na procura de um alivio que a medicina mais avanada no consegue proporcionar. O significado profundo destes simples gestos est na base do Shiatsu, uma tcnica de origem oriental que confia harmonia e ao equilbrio da energia vital presente em qualquer ser humano, a possibilidade de se manter de perfeita sade em todos os momentos da vida.

O Shiatsu herdou da medicina tradicional Chinesa a viso dos fenmenos naturais e a capacidade de enfrentar a doena, entidade que representa o sintoma de desequilbrio que envolve o individuo na sua globalidade e, por conseguinte, um estilo de vida, o conjunto dos seus hbitos e das suas atitudes. O Shiatsu no trata doenas, trata os sintomas que as provocam.

O que o Shiatsu?
O Ministrio de Sade Japons define Shiatsu como: Tratamento que aplicando presses com os dedos polegares e as palmas das mos sobre determinados pontos, corrige irregularidades, mantm e melhora a sade, contribui para aliviar certas enfermidades (desconforto, dor, stress, transtornos nervosos, etc) ativando a capacidade de Auto cura do Corpo Humano. "No tem efeitos secundrios Atravs das terminaes nervosas localizadas nas extremidades dos dedos (onde se concentram mais recetores sensoriais do que em qualquer outra parte do corpo humano) - o terapeuta de Shiatsu pressiona pontos e zonas do corpo, diagnosticando e tratando em simultneo.

Como funciona? Cada sesso dura aproximadamente uma hora. Uma das diferena em relao massagem tradicional, que o Shiatsu pode ser aplicado no cho, sobre um futon (colcho japons) ficando o recetor vestido. O Shiatsu baseia-se na filosofia mdica oriental. A sua prtica requer uma formao ampla, tanto para estabelecer um diagnstico correto como para aplicar as tcnicas de tratamento e harmonizao do paciente.

Para quem est recomendado o Shiatsu? O Shiatsu pode aplicar-se em todas as pessoas, idosas e crianas. uma terapia efetiva e a experincia do terapeuta permite-lhe adequar o tratamento a cada pessoa por meio da avaliao do seu estado de sade.

Os seus benefcios so entre outros : Flexibiliza a pele Flexibiliza o sistema muscular Ajuda recuperao do equilbrio do sistema sseo

Facilita as funes do sistema digestivo Melhora o funcionamento do sistema circulatrio Melhora o controlo do sistema endcrino Regula as funes do sistema nervoso

O objetivo criar um equilbrio fsico, mental e espiritual; e dotar a pessoa de um maior conhecimento e capacidade de leitura do seu prprio corpo, alertando-a para a importncia de um estilo de vida harmonioso e saudvel.

Em que situaes se pode aplicar Shiatsu:


Dores de cabea/ enxaquecas Dores de costa/ coluna/ pescoo/ ombros Dificuldades emocionais (depresso, baixa autoestima) Stress/ Tenso/ Ansiedade Cansao/ Fraqueza Insnias Distrbios intestinais Perturbaes menstruais Problemas respiratrios (asma, bronquite) Problemas reprodutivos Sinusite Constipaes e tosse Tenso muscular Artrite Leses desportivas

Namikoshi Shiatsu Europa http://www.namikoshishiatsueuropa.com/ESP/portada.html Federao Europeia de Shiatsu http://www.shiatsufederation.eu/ Colgio de Shiatsu do Japo http://e.shiatsu.ac.jp/ Escola de Shiatsu Shiatsu Yasuragi http://www.shiatsuescuela.net/ Centro de Terapias dOriente http://www.terapiasdoriente.com/ Associao Nacional dos Profissionais da Naturologia

You might also like