You are on page 1of 10

Unidade 3 A PRODUO DE BENS E DE SERVIOS

BENS

LIVRES

ECONMICOS

Bens materiais (designados por bens) Bens imateriais (designados por servios)

Bens de produo Bens de consumo

Bens duradouros Bens no duradouros

Bens complementares Bens substituveis

Unidade 3 A PRODUO DE BENS E DE SERVIOS

Produo a actividade de combinao dos factores de produo, desempenhada pelo homem, que permite obter bens e servios necessrios satisfao das necessidades
So as componentes utilizadas na produo de bens e na prestao de servios, os factores de produo

Factor trabalho

Recursos naturais

Factor capital

Unidade 3 A PRODUO DE BENS E DE SERVIOS

Recursos naturais o factor de produo constitudo pelos elementos da natureza disponveis em cada sociedade.

Renovveis correspondem utilizao de recursos no esgotveis.

Recursos no renovveis correspondem utilizao de recursos que se esgotaro um dia.

Unidade 3 A PRODUO DE BENS E DE SERVIOS

Factor trabalho compreende todo o esforo humano, fsico e intelectual utilizando no processo produtivo.

Corresponde populao activa do pas.

constituda por todos os indivduos com idade igual ou superior a quinze anos de idade e com capacidade para o exerccio de uma actividade remunerada.

Populao activa constituda pelo conjunto dos empregados e dos desempregados do pas.

Unidade 3 A PRODUO DE BENS E DE SERVIOS


O combate ao desemprego
Formao profissional: para completar a formao anterior e/ou para fornecer novos conhecimentos distintos dos anteriores Aumentar a polivalncia do trabalhador Reduo dos horrios de trabalho e incentivos para as reformas antecipadas Reduo dos encargos para as empresas, associados criao de novos empregos por via fiscal ou por via das contribuies para o sistema de segurana social. Estas redues podem ser concedidas s empresas que empreguem certo tipo de desempregados, geralmente jovens ou desempregados de longa durao Criar leis que possibilitem o despedimento, com maior facilidade, por parte dos empregadores Fixar diversos salrios mnimos, de forma a incentivar a criao de mais empregos

Emprego para toda a vida desaparece (o trabalhador vai exercer vrias profisses ao longo da sua vida de trabalho) Para garantir o emprego, o trabalhador vai efectuar formao ao longo da vida de trabalho indispensvel para garantir maior competitividade das economias por via do baixo custo de produo (baixos preos) ou por via da inovao tecnolgica (qualidade do bem) Para proporcionar a participao dos pases na mundializao da economia

Unidade 3 A PRODUO DE BENS E DE SERVIOS

TERCIARIZAO DA ECONOMIA ocorre quando, numa economia, o sector tercirio vai ganhando importncia convertendo-se no maior empregador e maior contribuinte para o Produto do pas. A terciarizao ocorre devido: ao incremento dos servios nas indstrais; ao incremento dos servios relacionados com a comercializao dos bens; ao incremento da subcontratao de servios pelas indstrias; ao incremento de servios de apoio s actividades domsticas.

Unidade 3 A PRODUO DE BENS E DE SERVIOS


Capital Natural representa o conjunto de recursos naturais existentes na sociedade e utilizados nos diversos processos produtivos com a finalidade de proporcionar a satisfao das necessidades. Capital humano o conjunto das capacidades produtivas do indivduo. O capital inclui os conhecimentos, a experincia e o saber fazer adquiridos ao longo dos tempos pelo trabalhador. A formao acadmica e a formao profissional contribuem para a formao do capital humano. As sociedades, ao investirem no capital humano, procuram melhorar a capacidade produtiva e/ou dotar o factor trabalho de novas competncias que contribuam para aumentar a produo e a qualidade dos bens e servios oferecidos. O investimento em capital humano corresponde aplicao de recursos que contribuam para a melhoria dos sistemas de ensino e de qualificao profissional (salas bem equipadas, acesso Internet, melhores bibliotecas, mais e melhores laboratrios, cursos bem estruturados, melhor qualificao dos professores e formadores, etc.), bases indispensveis melhoria da qualificao do trabalhador.

Unidade 3 A PRODUO DE BENS E DE SERVIOS

Substituibilidade dos factores de produo


Cada isoquanta constituda por pontos que representam diferentes combinaes dos factores de produo (trabalho e capital), mas que permite a obteno do mesmo nvel de produo.

A substituibilidade dos factores de produo corresponde possibilidade de, ao longo da mesma isoquanta, (para o mesmo nvel de produo) podermos utilizar mais ou menos unidade de um factor. A reduo do nmero de unidades do factor capital (K) ser compensada por mais unidades do factor trabalho (L) de forma a alcanarmos a mesma quantidade produzida. medida que passamos do ponto A1 para A2 e depois para A3 verificamos que maiores quantidades temos de adicionar do outro factor, por cada reduo de duas unidades no factor capital.

Unidade 3 A PRODUO DE BENS E DE SERVIOS

A produtividade um indicador que estabelece a relao entre a produo e os factores de produo utilizados no processo produtivo por unidade de tempo.
A produtividade marginal representa o acrscimo na produo em resultado do aumento de uma unidade no factor de produo, mantendo constantes as quantidades utilizadas dos restantes factores de produo. A produtividade marginal permite-nos compreender o comportamento da funo de produtividade marginal. Esta comporta-se de acordo com a lei dos rendimentos marginais decrescente que salienta o seguinte:
Funo de produtividade marginal
Produtividade marginal do trabalho

se adicionarmos unidades sucessivas de um factor varivel a um factor fixo, os aumentos na produo, a partir de certo ponto so progressivamente menores.

14 12 10 8 6 4 2 0 0 2 4 6 8 10 12 Nmero de trabalhadores

Unidade 3 A PRODUO DE BENS E DE SERVIOS Custo total constitudo pelo custo varivel e pelo custo fixo que uma empresa incorre para produzir um bem ou prestar um servio.
Custo varivel altera-se com a quantidade produzida. Representam o custo com as matrias-primas, os trabalhadores fabris, etc. Custo fixo um custo que no sofre influncia com a quantidade produzida. Representa os encargos com as instalaes fabris, com a segurana, com os equipamentos, etc.

Custo mdio total resulta da diviso do valor do custo total pela quantidade produzida A funo do custo mdio total atinge um valor mnimo que corresponde quantidade ptima de unidades a produzir pela empresa

You might also like