You are on page 1of 77

Aterramento Eltrico

Emanoel zio thiago

O que um Sistema de Aterramento; Qual a Finalidade de um Sistema de Aterramento; Os efeitos da corrente eltrica; Tipos de aterramento; Funes bsicas do sistema de aterramento; Componentes do sistema de aterramento; Tipos de eletrodos; Noes de projeto de um Sistema de Aterramento; Como Construir um Sistema de Aterramento; O Problema do aterramento utilizando Hastes; O Sistema de Aterramento na Indstria; O Sistema de Aterramento em Residncias; Consideraes finais;

O que o aterramento eltrico?


- O aterramento eltrico um caminho criado, para que a corrente eltrica seja direcionada para o subsolo. - Um sistema de aterramento um conjunto de condutores eltricos enterrados, cujo objetivo realizar o contato entre qualquer circuito e o solo, com a menor impedncia possvel. - Os sistemas mais comuns so hastes cravadas verticalmente, condutores horizontais, ou um conjunto de ambos.

Qual a Finalidade de um Sistema de Aterramento ? - A finalidade de um sistema de aterramento fazer com que as altas correntes no passem pelas pessoas, causando acidentes; Os sistemas de aterramento residenciais e industriais, possuem a finalidade de garantir a segurana dos moradores e trabalhadores contra choques eltricos. Para que haja eficincia, Imprescindvel que todo circuito eltrico disponha de condutor de proteo (fio terra) em toda a sua extenso. Todo circuito eltrico bem projetado e executado deve ter um sistema de aterramento.

Os efeitos da corrente eltrica.


Tetanizao Parada respiratria Queimadura Fibrilao ventricular

Efeitos da corrente eltrica sobre o corpo humano

Tipos de aterramento
Em uma instalao eltrica ,podemos ter dois tipos de aterramento: Aterramento funcional. Aterramento de proteo.

Aterramento funcional garantir o funcionamento correto dos equipamentos , ou para permitir o funcionamento adequado da instalao(NR5410). Redes de distribuio de sistemas MRT(monofsico com retorno pelo terra) e sistemas de transporte por trao de trens e bondes.

Aterramento de proteo Ligao das massas e de elementos condutores estranhos instalao terra, com o objetivo de garantir a proteo contra contatos indiretos. o condutor de proteo ser representado pela letra PE e, em condutores isolados, devese usar a cor verde ou verde-amarela, conforme a recomendao da NBR 5410

Funes bsicas do sistema de aterramento Segurana pessoal


A conexo dos equipamentos eltricos ao sistema de aterramento deve permitir que, caso ocorra uma falha na isolao dos equipamentos, a corrente de falta passe atravs do condutor de aterramento ao invs de percorrer o corpo de uma pessoa que eventualmente esteja tocando o equipamento.

Desligamento automtico
O sistema de aterramento deve oferecer um percurso de baixa impedncia de retorno para a terra da corrente de falta, permitindo, assim que haja a operao automtica, rpida e segura do sistema de proteo.

Controle de tenses.
O aterramento permite o controle das tenses no solo quando um curto-circuito fase-terra retorna pela terra para a fonte prxima ou quando da ocorrncia de uma descarga atmosfrica no local.

Transitrios
O sistema de aterramento estabiliza a tenso durante transitrios no sistema eltrico provocados por faltas para a terra, chaveamento , etc, de tal forma que no apaream sobretenses perigosas durante esses perodos que possam provocar a ruptura da isolao dos equipamentos eltricos.

Cargas estticas
O aterramento deve escoar cargas estticas acumuladas em estruturas, suportes e carcaas em geral.

Equipamentos eletrnicos
Especificamente para os sistemas eletrnicos, o aterramento deve fornecer um ponto de referncia quieto, sem perturbaes, de tal modo que eles possam operar satisfatoriamente tanto em altas quanto em baixas frequncias.

Componentes de um sistema de aterramento


Terra (de referncia) Sistema de aterramento Eletrodo de aterramento Terminal de aterramento principal Condutor de aterramento Ligao equipotencial Condutores de equipotencialidade principais Condutores de equipotencialidade suplementares Condutor de proteo PE Condutor PEN Dispositivo de verificao do sistema de aterramento

Tipos de eletrodos
Basicamente, os eletrodos de aterramento podem ser divididos em alguns grupos. Eletrodos existentes (naturais)

Eletrodos fabricados

Eletrodos encapsulados em concreto

Outros eletrodos

Passos para se projetar um Sistema de Aterramento:


1. 2. 3. 4. 5. Medio da resistividade do solo em vrias profundidades; Fazer a estratificao do Solo em camadas; Escolha do tipo de aterramento; Clculo da resistncia do aterramento; Construo de Sistema de Aterramento;
Medio de resistividade (Mtodo de Wenner)

Utilizao de Aparelho de medio de resistividade

Medio pelo mtodo de Wenner


O mtodo utiliza um Megger, instrumento de medida de resistncia que possui quatro terminais, dois de corrente e dois de potencial. O aparelho, atravs de sua fonte interna, faz circular uma corrente eltrica I entre as duas hastes externas que esto conectadas aos terminais de corrente C1 e C2.

Devem ser feitas vrias leituras, para vrios espaamentos; - O mtodo considera a corrente que passa entre as hastes externas, a
uma profundidade igual a a;

- Assim, variando-se

a distncia entre as hastes, varia-se tambm a profundidade da leitura no solo, possibilitando descobrirmos as caractersticas do subsolo, ou de materiais l existentes.

1. Medio da resistividade do solo em vrias profundidades;


Posicionamento fsico das medidas (NBR 7117)

2. Fazer a estratificao do Solo em camadas;


um trabalho de Engenharia e Clculos Matemticos; onde se determina com alguma preciso as camadas do solo e a previso dos tipos de solo, ou outros materiais existentes em determinadas profundidades. No exemplo a seguir, o solo estratificado em duas camadas. Ver a figura abaixo:

2. Fazer a estratificao do Solo em camadas;


No exemplo a seguir, o solo estratificado em trs camadas. Ver a figura abaixo:

3. Escolha do tipo de aterramento;


- O projetista escolhe o tipo de aterramento, baseado em

parmetros como: - Espao disponvel (rea) para a construo do aterramento; - Tipo de Terreno; por exemplo, camada espessa de rocha prxima superfcie, sugere aterramento por condutores horizontais e no hastes verticais; - Finalidade do aterramento; por exemplo em Subestaes, normal se optar por malhas cheias de aterramento;

Escolhe-se ento uma geometria definida, ou combinaes destas conforme exemplos a seguir;

Transformado

Poste

Solo

- Aterramento com apenas uma haste.

4.6 Dimensionamento do sistema de aterramento formado por hastes alinhadas em paralelo, igualmente espaadas. um sistema simples e eficiente, muito empregado na distribuio e aterramento de equipamentos isolados.

Combinao de Cabo mais Hastes alinhadas em paralelo.

Aterramento em forma de anel; utilizando apenas cabo no aterramento.

Dimensionamento de sistema de aterramento com hastes em tringulo. - Para este sistema as hastes so cravadas nos vrtices e s vezes nos lados de um tringulo eqiltero.

- Configurao muito usada quando o terreno pequeno e apenas uma ou duas hastes no so suficientes para atingir a resistncia desejada.

Dimensionamento de sistemas com hastes


em quadrado vazio.

Quadrado vazio.
A resistncia equivalente do sistema dada pela expresso conhecida:

Req K R1haste

Dimensionamento de sistema com hastes em


quadrado cheio;
e e

Como Construir um Sistema de Aterramento;

Esta a parte prtica, onde iremos montar o o


projeto. Agora precisaremos de um profissional cuidadoso, que tenha habilidade, ateno e conhea os conceitos de segurana e execuo de instalaes eltricas;

Uso de ferramentas e materiais adequados como:


Caixa de inspeo, haste cobreada no tamanho determinado pelo projetista, conectores do tipo cabo haste ou do tipo grampo, condutor na cor verde-amarela ou verde, terminal presso, balde com gua, um pedao de caibro, marreta, chave de boca, canivete, colher de pedreiro, cavadeira, brita e EPI's (luvas, culose capacete).

Aterramento executado sem os devidos cuidados.

O problema do aterramento utilizando hastes:


- Espera-se que o aterramento se torne melhor, medida em que mais hastes so colocadas... Isto muitas vezes uma iluso. Vejamos abaixo, o comportamento de uma haste, quando por ela passa uma corrente eltrica:

Superfcies de mesmo potencial, vistas nas literaturas.

Superfcies equipotenciais de uma haste

Interligao de hastes em paralelo

- A interligao de hastes em paralelo diminui sensivelmente o valor da resistncia do aterramento.

- No segue a lei simples do paralelismo de resistncias eltricas em funo da interferncia nas zonas de atuao das superfcies Equipotenciais.

Vejamos o comportamento de duas hastes prximas.

i
Solo

Veja a Zona de Conflito entre as duas hastes.

No caso de duas hastes cravadas no solo homogneo distanciadas de a tem-se as seguintes superfcies equipotenciais:

Veja a Zona de interferncia nas linhas equipotenciais entre as duas hastes.

A figura abaixo mostra as linhas equipotenciais resultantes do conjunto formado pelas duas hastes.

O espao entre as duas hastes se anula em termos eltricos.

A zona de interferncia das linhas equipotenciais causa uma rea de bloqueio de forma que a resistncia eltrica de um conjunto de duas hastes : R1haste R2haste R1haste 2

Aumentando a distncia entre as hastes, a zona de conflito diminui e o aterramento funciona melhor.

i
Solo

Por esta razo, a menor distncia entre duas hastes, deve ser igual ou maior que o comprimento de uma delas.

O Sistema de Aterramento na Indstria;


PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELTRICO NA INDSTRIA ? Neste Caso o aterramento eltrico tem trs funes principais :

a Proteger o usurio do equipamento das descargas atmosfricas, ou outros tipos de descarga, atravs da viabilizao de um caminho alternativo para a terra.

b Descarregar cargas estticas acumuladas nas carcaas das mquinas ou equipamentos para a terra.
c Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteo (fusveis, disjuntores, etc.), atravs da corrente desviada para a terra. Vejamos a seguir alguns exemplos:

Ptios de Subestaes Energizadas


O aterramento nesses locais e normatizado pela NBR15751

Alguns pontos dessa norma

Teno de toque
Diferena de potencial entre um objeto metlico aterrado ou no e um ponto da superfcie do solo separado por uma distncia horizontal equivalente ao alcance normal do brao de uma pessoa; essa distncia convencionada igual a 1,0 m Principais perigos em uma subestao de AT

Tenso de passo
Diferena de potencial entre dois pontos da superfcie do solo separados pela distncia de um passo de uma pessoa, considerada igual a 1,0 m

4 Modelagem do solo
A determinao do modelo do solo de uma determinada regio exige a realizao de medies de curvas de resistividade aparente para diversos pontos. As medies devem ser feitas num perodo seco e, se possvel, com o local j terraplenado e compactado. Os dados obtidos com estas medies devem ser convenientemente analisados, tendo em vista a eliminao de valores considerados atpicos, resultantes da influncia de interferncias locais, tais como rochas ou condutores enterrados no solo, no representativos, portanto, do solo local.

5 Estabelecimento de uma geometria bsica de malha


A rea a ser abrangida pela malha deve incluir no mnimo o ptio da SE. Uma vez escolhida a rea a ser abrangida pela malha, cumpre determinar uma configurao inicial para o lanamento dos eletrodos que a constituiro. O critrio de definio da geometria inicial da malha deve levar em considerao a distribuio dos equipamentos e edificaes existentes no interior da rea em questo, bem como o modelo de solo (j previamente determinado). Entre as caractersticas de geometria bsica de uma malha de aterramento de subestao cabe citar o seguinte: - profundidade de enterramento mnima de 0,5 m, recomendado por razes mecnicas, sendo admitida uma profundidade mnima de 0,25 m em reas de piso concretado ou devido a um substrato rochoso muito superficial

10.4.1Aterramento de pra-raios sobre suportes e de

disjuntores de corpo nico


Interligar o terminal de aterramento da carcaa e da caixa de auxiliares do equipamento (quando houver) diretamente malha de terra, por condutor de mesma seo que o da malha. Utilizar conectores de fixao na descida dos condutores a cada 2,5 m (ver Figura 14). Recomenda-se que a conexo malha seja realizada por dois condutores de mesma seo que o condutor da malha, utilizando-se dois ramais distintos da quadrcula. Em uma dessas ligaes utilizar uma haste de aterramento. No caso de estruturas metlicas, atentar para que a conexo chapa no seja impedida por tintas ou outro material isolante.

10.4.3Aterramento de transformadores de potencial


No terminal de terra disponvel na caixa de bornes secundrios do equipamento, devem ser ligadas as blindagens dos cabos dos terminais secundrios; desse ponto deve sair um condutor da mesma seo dos demais para a caixa de interligao. Deve-se verificar se o terminal de terra disponvel isolado da carcaa do equipamento. No sendo isolado, no necessrio ligar o terminal terra da caixa do secundrio na caixa de interligao, bastando apenas ligar o terminal do equipamento e caixa de interligao malha em ramais distintos. Sendo isolados na caixa de interligao, todos os terras provenientes das caixas dos equipamentos, das fases centrais e laterais devem ser interligados na rgua, e apenas um terra deve ser ligado ao terminal terra da caixa de interligao junto com as respectivas blindagens, configurando a ligao. O terminal terra da caixa de interligao deve ser ligado ao condutor que ir para a malha de terra. Esse condutor deve ter a mesma seo daquele da malha de terra.

Aterramento na carcaa de um grande transformador.

Aterramento na carcaa de outro grande transformador.

Equipamentos de Subestaes Energizadas

Aterramento de partes metlicas.

Ptios de Subestaes Energizadas

Ptios de Subestaes Energizadas

Ptios de Subestaes Energizadas

Aterramento de Painis Eltricos

Aterramento de blindagens de cabos e circuitos de comando.

Nas Oficinas e nas fbricas, as partes energizadas, principalmente as Acionadas por motores eltricos, devem ser muito bem aterradas.

Motor Eltrico de Grande Porte Motor Eltrico de Pequeno Porte Nos motores eltricos, a corrente eltrica entra e passa pelas bobinas, a fim de fazer o motor girar. No entanto, se houver um problema com o isolamento interno, esta corrente sai para a carcaa, podendo causar acidentes. Por isso devemos aterrar todos estes motores.

Vejam o que comentamos anteriormente

Nas oficinas, as mquinas que possuem partes energizadas, devem ter suas caraas aterradas.

Nas oficinas, as mquinas que possuem partes energizadas, devem ter suas caraas aterradas.

Nas oficinas, as mquinas que possuem partes energizadas, devem ter suas caraas aterradas.

Aterramento nas residncias

Nas Residncias Principalmente: Utilize somente tomadas com trs pinos, pois estas possuem um pino destinado conexo do fio terra.

O aterramento Eltrico nas Residncias Nas residncias o Aterramento Eltrico tem tanta Importncia
quanto na indstria. Basta considerar que nas residncias a maioria das pessoas no possuem habilidade diante dos fenmenos eltricos. Assim, algumas recomendaes devem ser seguidas: 1- Ao projetar sua residncia, durante a construo, colocar fios terra em todos os pontos estratgicos, como tomadas, quadros de energia, e.tc..

Utilizar todas as tomadas com trs pinos, de preferncia que seja adaptvel para pinos chatos e pinos cilndricos;

Nas Residncias Principalmente, evite os adaptadores:

Tipos de tomadas que no devem ser utilizadas, por no terem o pino como opo para o aterramento.

Nunca deixar eletrodomsticos como geladeiras, foges, mquinas de lavar, aparelhos de ar condicionado, chuveiros e.t.c., sem a ligao terra, ver figuras abaixo.

Nunca deixar eletrodomsticos como geladeiras, foges, mquinas de lavar, aparelhos de ar condicionado, chuveiros e.t.c., sem a ligao terra, ver figuras abaixo.

Tomadas com Filtro, porm sem a ligao terra.

- Em termos de segurana, devem ser aterradas todas as partes metlicas que possam eventualmente ter contactos com partes energizadas. - A partir do aterramento deve-se providenciar uma slida ligao s partes metlicas dos equipamentos. Tomando como exemplo uma residncia, os seguintes equipamentos devem ser aterrados: Condicionador de ar, chuveiro eltrico, fogo, quadro de medio edistribuio, lavadora e secadora de roupas, torneira eltrica, lava-loua, refrigerador e freezer, forno eltrico, tubulao metlica, tubulao de cobre dos aquecedores, cercas metlicas longas, postes metlicos e projetores luminosos. - Na industria e no setor eltrico, uma anlise apurada e crtica deve ser feita nos equipamentos a serem aterrados para se obter a melhor segurana possvel.

Consideraes Finais
Cuidados ao contratar os servios de Aterramento Eltrico: A grande maioria no tem domnio da complexidade destes servios, construindo Sistemas de Aterramento sem a mnima noo. Para sabermos se o profissional tem segurana no que est fazendo, devemos questionar o seguinte: Conhecimento e estratificao do solo no local do aterramento; O porque do comprimento das hastes; O porque da quantidade de hastes; O porque da configurao: Hastes mais cabo ou somente cabo; O porque da geometria utilizada: Hastes em tringulo, hastes em linha, malha quadrada;

Obs.: No se copia projetos de aterramentos de um local para o outro, pois em curtas distncias, as propriedades do solo podem ser totalmente diferentes.

You might also like