You are on page 1of 12

GRUPO

ADLOS -- TST NOTURNO

SEMINRIO

NR 31

COMPONENTES

Objetivos da NR 31
31.1.1 Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organizao e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatvel o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e aqicultura com a segurana e sade e meio ambiente do trabalho.

31.2 Campos de Aplicao


31.2.1 Esta Norma Regulamentadora se aplica a quaisquer atividades da agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e aqicultura, verificadas as formas de relaes de trabalho e emprego e o local das atividades.

31.2.2 Esta Norma Regulamentadora tambm se aplica s atividades de explorao industrial desenvolvidas em estabelecimentos agrrios O artigo 3 da Lei 5889/73 estabelece como empregador rural a pessoa fsica ou jurdica, proprietrio ou no, que explore atividade agro-econmica, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos e com auxlio de empregados. Considera-se como explorao industrial em estabelecimento agrrio as atividades que compreendem o primeiro tratamento dos produtos agrrios in natura sem transform-los em sua natureza, tais como: a) o beneficiamento, a primeira modificao e o preparo dos produtos agropecurios e hortigranjeiros e das matrias-primas de origem animal ou vegetal para posterior venda ou industrializao; b) o aproveitamento dos subprodutos oriundos das operaes de preparo e modificao dos produtos in natura, referidas no item anterior. Entretanto, no ser considerada indstria rural aquela que, operando a primeira transformao do produto agrrio, altere a sua natureza, retirandolhe a condio de matria-prima.

Histrico da NR 31
Portaria 3.067 de abril de 1988 Editou as 5 NRR e incorporou as NR 7, 15 e 16 URBANAS Portaria 86 de 03 de maro de 2005 Editou a NR 31 (Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho na Agricultura, Pecuria, Silvicultura, Explorao Florestal e Aqicultura)

Atividades agrcolas

Atividades pecuria
A palavra pecuria vem do latim pecus, que significa cabea de gado. Ela praticada desde o perodo Neoltico (Idade da Pedra Polida), quando o homem teve a necessidade de domesticar o gado para a obteno de carne e leite.

A pecuria corresponde a qualquer atividade ligada a criao de gado. Portanto, fazem parte da pecuria a criao de bois, porcos, aves, cavalos, ovelhas, coelhos, bfalos, etc. A pecuria ocorre, geralmente, na zona rural e destinada a produo de alimentos, tais como, carne, leite, couro, l, etc.

Atividades de silvicultura
Silvicultura a cincia que se ocupa das atividades ligadas a implantao e regenerao de florestas. Visa desta forma o aproveitamento e manuteno racional das florestas, em funo do interesse ecolgico, econmico e social.

Atividades de Aqicultura
Aqicultura: o cultivo de
organismos cujo ciclo de vida em condies naturais se d total ou parcialmente em meio aqutico.

Atividades de Explorao Florestal


A explorao florestal : o conjunto de operaes florestais que se destinam a converter rvores em p em produtos utilizveis pelo processo industrial, incluindo o corte, a rechega para carreadouro e o transporte at ao local onde se opera a transformao industrial.

Explorao industrial em estabelecimentos Agrrios

You might also like