You are on page 1of 14

FUNDECT - FUNDAO UNIVERSITRIA DE DESENVOLVIMENTO CIENTFICO E TECNOLGICO INTA - INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLIACADA CURSO DE GRADUAO EM FISIOTERAPIA

ANLISE DAS PRINCIPAIS ALTERAES POSTURAIS EM PACIENTES QUE SOFRERAM MASTECTOMIA RADICAL UNILATERAL, ATRAVS DE UMA REVISO DE LITERATURA INTEGRATIVA
Germanias da Costa da Silva Leandro Gomes Barbieri

Introduo
No Brasil o cncer de mama o segundo tipo de cncer que mais acomete o sexo feminino, segundo o INCA (2011), anualmente atinge cerca de 33.000 mulheres constituindo assim, a principal neoplasia responsvel pelo maior nmero de bitos. Certamente porque a doena ainda diagnosticada na maioria das vezes em estgios mais avanados, sendo necessrio tratamentos mais radicais.

Metodologia
Levantamento bibliogrfico nas publicaes das bases de dados SCIELO Brasil (Scientific Electronic Library Online), BIREME, INCA e LILACS (literatura latino-americana e do Caribe em cincias da sade). Descritores: fisioterapia e cncer de mama, fisioterapia e alteraes posturais, mastectomia radical.

Metodologia
Artigos analisados e selecionados no perodo de abril a setembro de 2013

CRITRIOS DE INCLUSO artigo disponvel na integra; artigos publicados na lngua portuguesa e inglesa;

publicaes no perodo de 2000 a 2013;


mastectomia radical por cncer de mama unilateral com at seis meses ps-cirrgico; artigos que descrevem os protocolos de atendimento do profissional de fisioterapia

CRITRIOS DE EXCLUSO pesquisa que no identifica o tipo de mastectomia realizada; pesquisas de relato de caso; pesquisas de reviso de literatura;

artigos que expressam opinio dos autores ou editoriais.

Quando o ttulo e o resumo no eram esclarecedores, o artigo era lido na ntegra para que estudos relevantes no fossem excludos da reviso.

Resultados e discusses
A pesquisa resultou em 34

conforme os objetivos do estudo e os critrios de incluso, apenas 03 artigos foram selecionados.


Os 31 artigos descartados abordavam tratamentos fisioterpicos no cncer de mama, porm no apresentavam o perfil necessrio para o presente estudo. Dentre os 03 artigos selecionados apenas 01 abordava uma temtica especfica sobre o objetivo do presente estudo.

Consideraes Finais
Com o presente estudo foi possvel concluir que as alteraes posturais mais frequentes nessas pacientes esto relacionadas diretamente com a coluna cervical e a biomecnica do ombro homolateral a cirurgia, consequentemente a assimetria postural em um determinado segmento do corpo, desencadeia alteraes posturais em segmentos adjacentes.

Na literatura encontrado bastante estudo a respeito do cncer de mama, porm os mesmo na maioria das vezes enfatizam protocolos de tratamento para o linfedema, porm ainda escasso o acervo sobre qualquer alterao postural aps a realizao da cirurgia de mastectomia.

Vale ressaltar a importncia da interveno precoce da fisioterapia buscando prevenir complicaes futuras que possam comprometer a qualidade de vida das mulheres submetidas s cirurgias para a remoo do cncer de mama.

Referncia bibliogrfica
BULGARELLI, Fernanda. BRONGHOLI, Karina. BRAZ, Melissa, Medeiros. Avaliao das alteraes posturais em pacientes submetidas mastectomia radical modificada. [S.I]. acesso em agosto de 2013, disponvel em: http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/03b/fernanda/artigofernandabulgarelli.pdf

BORGES, F.S. Dermato Funcional: Modalidades teraputicas nas disfunes estticas. 2 Ed. So Paulo: Phorte, 2010.
INSTITUTO NACINAL DE CNCER (INCA): Incidncia de Cncer do Brasil. Estimativa 2011. FARIA, Lina. As prticas do cuidar na oncologia: a experincia da fisioterapia em pacientes com cncer de mama. Histria, Cincias, Sade Manguinhos,Rio de Janeiro, v.17, supl.1, jul. 2010, p.69-87.

Avaliao Postural em Pacientes Submetidas Mastectomia Radical Modificada por meio da Fotogrametria Computadorizada. Revista Brasileira de Cancerologia., Rio de Janeiro, v. 57, n. 1, p. 39-48,
2011. GOUVEIA, Priscila Fernandes et al . Avaliao da amplitude de movimento e fora da cintura escapular em pacientes de ps-operatrio tardio de mastectomia radical modificada. Fisioter Pesq., So Paulo, v. 15, n. 2, 2008. URSI, Elizabeth Silva; GAVAO, Cristina Maria. Preveno de leses de pele no perioperatrio: reviso integrativa da literatura. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeiro Preto , v. 14, n. 1, Feb. 2006.

MELO, Marcela Silvino, MAIA, Juliana Netto, SILVA, Dayse de Amiron, Lins, CARVALHO, Celina, Cordeiro.

Agradecimentos
A Deus;

A Minha Famlia
Ao meu Orientador Prof. Msc. Leandro Gomes Barbieri; Aos Demais Professores; Aos Amigos Tiago Marques e Fernando Lopes; Aos Componentes da Banca; Aos Colegas Presentes.

Voc nunca sabe que resultados viro da sua ao. Mas se voc no fizer nada, no existiro resultados.

Mahatma Gandhi

You might also like