You are on page 1of 10

DAS LGICAS DO ESTADO S LGICAS DA SOCIEDADE CIVIL: ESTADO E TERCEIRO SETOR EM QUESTO

CARLOS MONTAO

O autor objetiva discutir a minimizao do Estado e a expanso do Terceiro Setor

A minimizao festejada pelos neoliberais

A expanso do Terceiro Setor festejada pela nova esquerda

ESTADO MODERNO
Organizao que nasce com o projeto de modernidade. difcil no ligar o Estado moderno ordem burguesa. Para o autor, o Estado capitalista e do capital.

O autor aponta uma leitura mais contempornea do Estado

O Estado deixa de ser um mero comit para gerir os interesses comuns da burguesia. Ele passa a se constituir num espao de luta, de disputa poltica. Isto resulta do sufrgio universal, da criao de grandes partidos de massa, da atuao sindical e dos movimentos sociais.

Esta compreenso est baseada em GRAMSCI:

Mantm os elementos do Estado restrito

Carter de classe e funo opressiva

Acrescenta novas determinaes

A socializao poltica, envolvendo todas as classes. A diferenciao de duas esferas do estado:

1) A sociedade poltica (funo coercitiva).


2) A sociedade civil (espao da superestrutura onde se procura a hegemonia, mediante o consenso e a direo).

O Estado surge, ento, como um Estado da coero e do consenso pois ele no pode se sustentar unicamente com o uso da fora, apenas desenvolvendo sua lgica capitalista; pelo contrrio, (...), para o Estado conter a sada de seus membros e silenciar sua voz, ele deve procurar a sua lealdade. Para isso deve operar, como observa o conceito weberiano de poder, um mnimo de aceitao necessria, um certo grau de consenso, segundo Gramsci (p.50)

Poder para Weber: Probabilidade de um ator impor sua vontade a outro, mesmo contra a resistncia. O comando no necessariamente legtimo, nem a obedincia um dever.

A partir das crises que se seguiram de 1870 at 1929, nasce uma segunda lgica ligada ao Estado moderno: A lgica da democracia ou da integrao social democrtica.

Esta lgica nasce como instrumento de diminuio da insatisfao popular e dos conflitos, latentes ou manifestos. a nova estratgia de consolidao e legitimao da ordem.

(...), a participao, a cidadania e a democracia so utilizados tanto para legitimar o poder, a dominao e o staus quo quanto para lutar contra eles e contra as desigualdades sociais(p.51).

A ordem estatal baseada na excluso social da maioria da populao se sustenta a partir do estabelecimento e do oferecimento de direitos, o que significa a ampliao da cidadania. Para perpetuar o desenvolvimento da lgica capitalista, foi incorporada pelo Estado, a lgica democrtica que, por sua vez, se tornou um perigo. Esta lgica pressupe constante ampliao quantitativa e qualitativa.

A compatibilizao da plena cidadania poltica e social com o capitalismo impossvel.

A dualidade das lgicas (do capital e da democracia) sustenta uma contradio que corroe o Estado por dentro. A sada passar a legitimao da ordem da rbita do Estado para a rbita da sociedade civil = mercado A sociedade civil (como mercado) no regida pelos princpios de igualdade, nem pela lgica da democracia (onde a maioria tem o poder de deciso). Aqui, o poder de deciso daqueles que detm o maior poder polticoeconmico. A lgica estatal da democracia trocada pela lgica da concorrncia.

O resultado o chamado Estado mnimo

ESTADO = pblico = rea social marginal + rea poltica formal SOCIEDADE CIVIL = privado = rea econmica = mercado

TERCEIRO SETOR = rea social (atividade pblica na esfera privada

O Estado, a partir das privatizaes perde o poder de se financiar, perdendo a capacidade de manter seus compromissos sociais, reduzindo investimentos nessa rea. Para continuar mantendo sua legitimidade, cria alternativas:

Fomenta a criao de micro-empresas

Facilita crdito

Promove terceirizao

Flexibiliza a lei trabalhista, etc.

Uma medida importante o incentivo ao Terceiro Setor

Supre de maneira filantrpica, as necessidade da parcela populacional excluda ou parcialmente integrada. Os demais passam a usufruir de servios repassados iniciativa privada (logicamente aqueles lucrativos)

O terceiro setor coloca-se como diferente do Estado e da empresa privada, mas dentro e sem questionar, os fundamentos do sistema capitalista.

You might also like