You are on page 1of 19

Atividade de Cincias Ambientais Prof orientador: Calafiori

Carlito Guedes 204.175/12 Beatriz Martins Bruno FigueiredoGiovanna OliveiraJoo Victor Joice Ribeiro Laleska Davi Thiago Martins-

Elemento essencial manuteno da vida

Substncias orgnicas nitrogenadas: protenas, c. nuclicos, clorofila e ATP


Representa 78% de todo ar atmosfrico; Encontrado na forma N2 (gs nitrognio);

A fixao do nitrognio o processo pelo qual o nitrognio gasoso do ar incorporado em compostos orgnicos nitrogenados e, assim, introduzido no ciclo do nitrognio. A fixao deste gs, que pode ser efetuada, em graus apreciveis, por apenas algumas bactrias e algas azuis, um processo do qual dependem atualmente todos os organismos vivos, da mesma forma que todos eles dependem, em ltima anlise, da fotossntese para a obteno de energia.

Uma a duas centenas de milhes de toneladas mtricas de nitrognio so acrescentadas superfcie terrestre a cada ano pelos sistemas biolgicos. O homem produz 28 milhes de toneladas mtricas, cuja maior parte utilizada como fertilizantes; no entanto, este processo efetuado com alto custo energtico em termos de combustveis fsseis. A quantidade total de energia necessria para a produo de fertilizantes de amnio atualmente estimada como equivalente a 2 milhes de barris de leo por dia.

No est disponvel para a utilizao direta: VEGETAIS: usam na forma de nitrato (NO3) e amnia (NH3)

ANIMAIS: usam na forma de aminocidos retirados dos alimentos

Fixao do nitrognio

Conforme podemos ver, se todo o nitrognio que removido do solo no fosse constantemente reposto, praticamente toda a vida neste planeta desapareceria finalmente. O nitrognio reabastecido no solo pela fixao do nitrognio, que envolve trs processos:

a) Fixao industrial Processo de Harber


b) Fixao biolgica microorganismos c)

Fixao por descargas eltricas

Etapas do Ciclo do Nitrognio


Fixao do Nitrognio: Processo que transforma o nitrognio molecular em NO3 e NH3

Organismos fixadores de nitrognio : Nostoc sp. (cianofceas); Azobacter (vida livre no solo); Anabaena;

Clostridium Bactrias do gnero Rhizobium (vivem no interior das plantas leguminosas; Ex.: feijo, soja, ervilha, amendoim, alfafa etc.
Nitrificao: Transformao da amnia (NH3) em nitrato (NO3)

Grupo de bactrias: Nitrosomonas, Nitrosococcus e Nitrosolobus

NITRIFICAO

***Nitrosao: A amnia oxidada em nitrito (bactrias nitrosas) 2 NH3 + 3O2 2 NO2- + 2 H+ + 2 H2O ***Nitratao: O nitrito oxidado em nitrato (bactrias ntricas); o qual j pode ser absorvido pelos vegetais.

O nitrito txico para as plantas superiores, mas raramente se acumula no solo. Nitrobacter, outro gnero de bactria, oxida o nitrito, formando nitrato (NO3-), novamente com liberao de energia:
2 NO2- + O2 -------- 2 NO3-

O nitrato a forma sob a qual quase todo o nitrognio se move do solo para o interior das razes.

DESNITRIFICAO: Na ausncia de oxignio atmosfrico, bactrias como Pseudomonas denitrificans usam o nitrato para oxidar compostos orgnicos e produzir energia. Uma parte dos nitratos do solo transformada novamente em gs nitrognio e volta para a atmosfera, reiniciando o ciclo do nitrognio

AMONIFICAO: A morte de plantas e animais, seguida da ao dos decompositores, devolve ao solo o nitrognio constituinte das molculas orgnicas na forma de amnia, podendo sofrer novos processos de nitrificao.

Bibliografia: Fontes:

http://docentes.esalq.usp.br/l uagallo/nitrogenio.htm

THE

END!

You might also like