You are on page 1of 40

Futebol

O futebol, (do ingls association football ou simplesmente football) um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um rbitro que se ocupa da correta aplicao das normas. considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhes de pessoas participam das suas vrias competies. jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo deslocar uma bola atravs do campo para coloc-la dentro da baliza adversria, ao que se denomina golo (portugus europeu) ou gol (portugus brasileiro). A equipe que marca mais gols ao trmino da partida a vencedora.

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formao da Football Association, cujas regras de 1863 so a base do desporto na atualidade. O rgo regente do futebol a Fdration Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competio internacional de futebol a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audincia dos Jogos Olmpicos

Origens
A atividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos sculos III e II a. C. Estes dados so baseados em um manual de exerccios correspondentes dinastia Han da antiga China. O jogo era chamado ts'uh Kh (cuju), e consistia em lanar uma bola com os ps para uma pequena rede. Uma variante inclua uma modalidade onde o jogador deveria passar pelo ataque dos seus adversrios
Imperador Song Taizu joga cuju com o Primeiro Ministro Zhao Pu; pintado por Qian Xuan (1235-1305).

Tambm no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis sculos depois do cuju, existia uma variante japonesa chamada kemari, que tinha um carter mais cerimonial, sendo o objetivo do jogo manter uma bola no ar passando-a entre os jogadores. O kemari at hoje praticado no Japo, em eventos culturais.
Representao moderna do kemari no Japo.

No Mediterrneo destacaram-se duas formas de jogo: o harpastum, em Roma, e o epislcyros, na Grcia, sobre o qual se tem pouca informao. O primeiro era disputado por duas equipes em um terreno retangular demarcado e dividido pela metade por uma linha. Os jogadores de cada equipe podiam passar uma pequena bola entre eles, e o objetivo do jogo era envi-la ao campo contrrio. Esta variante foi muito popular entre os anos 700 e 800, e, apesar de ter sido introduzida nas Ilhas Britnicas, sua ascenso at o futebol moderno incerta.

Durante a Era dos Descobrimentos, comeou-se a conhecer desportos provenientes do Novo Mundo. Estima-se que o pok ta pok da cultura maia teria 3 000 anos de histria. Os Maias tambm so conhecidos pelas cerimnias sangrentas e sacrifcios humanos. O jogo da pelota desempenhava um papel importante. Nesta prtica a bola era controlada com a coxa, o antebrao, ombro, costas, glteo e quadris, e tinha que passar pela parte interior de um dos dois anis de pedra colocados no alto de cada uma das paredes laterais. O prmio, ao vencedor, era a honra de ser sacrificado aos deuses.

Na Groenlndia tambm se jogava um desporto que se assemelhava ao futebol, ao passo que o jogo denominado marngrook, da Oceania, tinha caractersticas que o assemelhava ao futebol australiano. Onde hoje se localizam os Estados Unidos os aborgenes praticavam outros jogos: o pasuckuakohowog na rea continental central e o asqaqtuk no Alasca.

marngrook

pasuckuakohowog

Embora estes jogos tivessem certas caractersticas que os assemelham ao futebol e outros desportos variados modernos, a incidncia dos mesmos nos desportos atuais discutvel, j que praticamente no h vnculos dos mesmos com as Ilhas Britnicas, o bero do futebol moderno. Nos finais da Idade Mdia e sculos posteriores desenvolveram-se nas Ilhas Britnicas e em zonas circunvizinhas distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como cdigos de futebol. Estes cdigos foram se unificando com o passar do tempo, mas foi na segunda metade do sculo XVII que ocorreram as primeiras grandes unificaes do futebol, que deram origem ao rgbi, ao futebol americano, ao futebol australiano etc. e ao desporto que hoje conhecido em grande parte do mundo como futebol.

Os primeiros cdigos britnicos se caracterizavam por terem poucas regras e por sua extrema violncia. Um dos mais populares foi o futebol escolar. Por esta razo o futebol escolar foi proibido na Inglaterra por um decreto do Rei Eduardo III, que alegou ser um desporto no-cristo, e a proibio perdurou por 500 anos. O futebol escolar no foi a nica forma de jogo da poca; de fato existiram outras formas mais organizadas, menos violentas e inclusive que se desenvolveram fora das Ilhas Britnicas

Um dos jogos mais conhecidos foi o calcio fiorentino, originrio da cidade de Florncia, na Itlia, no perodo da renascena, no sculo XVI. Este desporto influenciou em vrios aspectos o futebol atual, no somente por suas regras, mas tambm pelo ambiente de festa em que se jogavam estas partidas. Surgiu no sc. XVI com o nome de giuoco di calcio, e era jogado uma vez por ano pelos nobres de Florena e Siena. Cada equipe tinha 27 jogadores, divididos em quatro setores: trs zagueiros recuados, quatro zagueiros avanados, cinco mdios e quinze atacantes. Com apenas um ponto, a partida era encerrada (morte sbita).

Uma representao do calcio Fiorentino durante o sculo XVII.

Unificaes do sculo XIX


Os clubes britnicos se dividiram em relao ao jogo denominado rgbi, e enquanto vrios decidiram segui-lo, outros decidiram rejeit-lo, devido ao fato que nestes a prtica de no tocar a bola com a mo era mais aceita. Entre estes ltimos se encontravam os clubes de Eton, Harrow, Winchester, Charterhouse e Westminster. Em meados do sculo XIX foram dados os primeiros passos para unificar todas as regras e formas de jogo do futebol em um nico desporto. A primeira tentativa foi em 1848, quando na Universidade de Cambridge, Henry de Winton e John Charles Thring convocaram membros de outras escolas para regulamentar um cdigo de regras, o Cdigo Cambridge, tambm conhecido como as Regras de Cambridge.

John Charles Thring

As regras tinham uma semelhana significativa com relao as regras do futebol atual. Talvez o mais importante de todos foi a limitao das mos para tocar a bola, passando a responsabilidade de mover a mesma aos ps. O objetivo do jogo era fazer passar uma bola entre dois postes verticais e debaixo de uma fita que os unia, ato chamado golo, e a equipe que marcava mais golos era a vencedora. Tambm foi criada uma regra de impedimento similar atual. Os documentos originais de 1848 se perderam, mas conservada uma cpia das regras do ano 1856.
Esccia 0 a 0 Inglaterra, primeira partida oficial entre selees (30 de novembro de 1872).

Entre 1857 e 1878 foi utilizado um conjunto de regras de futebol que tambm deixaria caractersticas ao futebol moderno: o Cdigo Sheffield, tambm conhecido como as regras de Sheffield. O cdigo, criado por Nathaniel Creswick e William Prest, adotou regras que ainda hoje so utilizadas, como o uso de um travesso (poste horizontal) de material rgido, no lugar da fita que se usava at o momento. Tambm foi adotada a utilizao de tiros livres, escanteios e arremessos laterais como mtodos de reintroduo da bola ao jogo. O regulamento utilizado como base para o futebol foi o Cdigo de regras de Cambridge, exceto dois pontos do mesmo, que eram considerados de muita importncia para as regras atuais: o uso das mos para transportar a bola e o uso dos tackles (contato fsico brusco para tomar a bola do rival) contra os adversrios. Este foi o motivo do abandono do clube Blackheath. Com o tempo o futebol e o rgbi foram se distanciando e acabaram por serem reconhecidos como dois desportos distintos. Junto da criao do novo conjunto de regras foi criada a Football Association, rgo que rege at hoje o futebol na Inglaterra. Nessa poca, os estudantes das escolas inglesas desenvolveram as abreviaturas rugger e soccer (derivado de "association"), para designar a ambos desportos: o rgbi e o futebol, respectivamente. Este ltimo termo majoritariamente utilizados para designar o futebol nos Estados Unidos.

Com o passar dos anos, o futebol expandiu-se rapidamente nas Ilhas Britnicas, surgindo assim novas associaes de futebol alm da inglesa, as quais representavam as quatro regies constituintes do ento Reino Unido da Gr-Bretanha e Irlanda: a Scottish Football Association (Esccia, fundada em 1873), a Football Association of Wales (Pas de Gales, 1875) e a Irish Football Association (Irlanda,1880). No final dos anos 1880 o futebol comeou a expandir-se rapidamente fora do Reino Unido, principalmente devido influncia internacional do Imprio Britnico. Os primeiros pases a possurem suas prprias associaes de futebol fora das Ilhas Britnicas foram os Pases Baixos, a Dinamarca, em 1889, a Nova Zelndia, em 1891, a Argentina em 1893, o Chile, a Confederao Helvtica e a Blgica em 1895, a Itlia em 1898, a Alemanha e o Uruguai em 1900, a Hungria em 1901, a Noruega em 1902 e a Sucia em 1904.

Expanso internacional

O auge do futebol a nvel mundial motivou a criao da FIFA em 21 de maio de 1904. As associaes fundadoras foram as da Blgica, da Espanha, Dinamarca, Frana, Pases Baixos, Sucia e Sua. As quatro associaes de futebol do Reino Unido, as chamadas Home Nations, se opuseram criao desse rgo. Devido ao crescimento do futebol, a FIFA havia anunciado a primeira competio internacional de selees para 1906, mas devido a problemas internos de vrias associaes a mesma no foi realizada. O futebol j havia sido apresentado ao mundo por meio de uma srie de partidas de exibio durante os Jogos Olmpicos de 1900, 1904, 1906 (jogos intercalados), todos a nvel de clubes, at que a edio de 1908 recebeu pela primeira vez uma competio de selees. A medalha de ouro foi para a Seleo Britnica.
A Seleo Britnica de Futebol venceu o primeiro campeonato internacional entre selees.

Em 1916 foi fundada a Confederao Sul-Americana de Futebol, que nesse mesmo ano organiza a primeira edio do Campeonato Sul-americano de Futebol, atual Copa Amrica. Este torneio se mantm at hoje como o mais antigo da histria do futebol entre selees nacionais, dos que ainda existem. Nessa primeira edio participaram: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, que foi o campeo. A Primeira Guerra Mundial fez atrasar o desenvolvimento do futebol, mas as edies de 1924 e 1928 dos Jogos Olmpicos revitalizaram o desporto, particularmente as atuaes da seleo uruguaia. Este novo crescimento do futebol fez com que a FIFA confirmasse em 28 de maio de 1928 em Amsterd a realizao de um campeonato mundial de selees, cuja sede seria confirmada em 18 de maio de 1929 no congresso de Barcelona. Uruguai foi escolhido como a sede da primeira edio da Copa do Mundo, que ocorreu no ano do centenrio da primeira Constituio uruguaia. A seleo uruguaia tornou-se o primeiro campeo da histria da competio.

Cartaz da Copa do Mundo FIFA de 1930.

A segunda edio do torneio ocorreu em 1934, na Itlia, e foi utilizada pelo ditador Benito Mussolini como propaganda de seu regime. A competio foi marcada pela interveno de Mussolini, que fez de tudo para que a seleo italiana obtivesse o ttulo, inclusive com ameaas aos rbitros da final. A terceira edio do torneio (1938 na Frana)) tambm foi marcada por Mussolini, que antes da final entre a Itlia e a Hungria enviou um telegrama a sua seleo ameaando os jogadores de morte. Finalmente a seleo azzurra, que vestiu um uniforme completamente preto representando o Partido Nacional Fascista, venceu a final por 4 a 2.

A segunda metade do sculo XX foi a poca de maior crescimento do futebol. O futebol sul-americano j se encontrava organizado desde 1916, ano no qual foi fundada a Confederao SulAmericana de Futebol, mas o desporto em outras regies comearia a se organizar nos anos 1950 e 60. Em1954 e 1955 o futebol europeu e asitico passou a ser regido pela Unio das Associaes Europeias de Futebol (UEFA) e a Confederao Asitica de Futebol (AFC) respectivamente. Na frica, foi fundada a Confederao Africana de Futebol (CFA) em 1956; na Amrica do Norte, a Confederao de Futebol da Amrica do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) em 1961; e por ltimo na Oceania, a Confederao de Futebol da Oceania (OFC) em 1966. Estas organizaes se afiliaram FIFA sob o estatuto de confederaes.

Consolidao

Influncia no mundo
Difuso O futebol vem cada vez mais se tornando um desporto popular em vrios pases sem muita tradio neste desporto. Esta uma tendncia mundial. Especialmente porque para se jogar futebol precisa-se de poucos recursos e equipamentos, uma bola e uma rea plana (ou nem isso). Tanto em pases pobres como em pases mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Coreia do Sul e Japo, vem ocorrendo uma popularizao desse desporto.

Popularidade

Mapa comparativo da popularidade do futebol a nvel mundial. Os pases que so representados pela cor verde so os que possuem maior nmero de jogadores ativos para cada 1 000 habitantes.

Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA no ano de 2006, aproximadamente 270 milhes de pessoas no mundo esto ativamente envolvidos no futebol, incluindo jogadores, rbitros e diretores. Destas, 265 milhes jogam o desporto regularmente de maneira profissional, semiprofissional ou amadora, considerando tanto a homens, mulheres, jovens e crianas. Este valor representa cerca de 4% da populao mundial.

Economia

Objetos personalizados como esta bola do Brasil so claros exemplos de merchandising.

Segundo estimativas da FIFA, durante o perodo 20032006 este organismo teve uma receita de 3 238 milhes de francos suos (CHF) e gastos de 2 422 milhes de CHF, o que gerou um supervit de 816 milhes de CHF. (Um Franco suio= R$ 2,42) Os oramentos dos clubes de futebol podem ser encontrados em diferentes valores dependendo da regio do mundo onde se encontram. Os maiores oramentos podem ser encontrados na Europa, particularmente nas principais ligas da Alemanha, Espanha, Itlia e Inglaterra. Em grande parte da Amrica do Sul as maiores receitas se devem s transferncias de jogadores s ligas europeias, aos fundos fornecidos por transmisses de televiso e a publicidade nas camisetas. Na Europa, os direitos televisivos, a publicidade, a venda de ingressos e o merchandising cobrem grande parte do oramento.

O futebol tambm desempenha um papel de solidariedade. Uma das principais contribuies da FIFA ao desenvolvimento do desporto em reas onde tal fato dificultado pela falta de materiais e tcnicas de desenvolvimento o Programa Goal. A FIFA tambm trabalha com o UNICEF desde 1999, fornecendo material de trabalho relacionado com o futebol para que este seja distribudo por esta organizao da ONU. Regularmente so realizados em todo o mundo jogos amistosos com propsitos beneficentes, cujos idealizadores frequentemente so estrelas do futebol mundial.

Entende-se por passe a transferncia de um jogador de um clube para outro mediante o pagamento de uma soma em dinheiro que paga pelo clube que recebe o jogador para o que o perde. Alguns jogadores possuem passes com valores muito altos. Os dez passes mais altos da histria

Salrios
Atualmente existem jogadores a ganhar verdadeiras fortunas no mundo do futebol. O jogador que tem o maior salrio Samuel Eto., Os dez maiores salrios do futebol atual

Doping
Os esforos contra a dopagem bioqumica (doping) no futebol remontam a 1966, quando a FIFA foi uma das primeiras federaes internacionais a criar regras para controlar o mesmo. Anualmente so feitos 20 000 testes antidoping em jogadores do mundo todo, dos quais entre 80 e 90 do resultados positivos, principalmente pelo uso de cocana ou maconha. Entende-se por dopagem positiva o seguinte:
Somente deve ser falado em resultado de dopagem positivo se o laboratrio identifica a presena de uma substncia proibida, seus metabolitos, marcadores ou evidncias do uso de um mtodo proibido que no foi aprovado mediante uma IUT (Iseno por Uso Teraputico) ou quando no se originam naturalmente no organismo.

O procedimento para um exame antidoping se inicia no intervalo de uma partida, quando so sorteados os jogadores por equipe. Quinze minutos antes do trmino do jogo entregue um envelope com os sorteados para os delegados no campo, identificados por um jaleco branco com uma cruz verde, que divulgam os sorteados (um por equipe). Uma vez finalizada a partida informam aos dois jogadores sorteados que devem dirigir-se ao local de testes para serem controlados. Os jogadores expulsos durante o jogo tambm podem ser citados. Mais tarde os jogadores selecionados devero dar uma amostra de urina. Antes disso, os selecionados no podem se dirigir aos seus vestirios, e sim a uma sala onde podem beber bebidas no alcolicas e tomar banho. A amostra tomada por um profissional do mesmo sexo que o do jogador enviada a um laboratrio para anlise.

Caso o resultado da mostra seja positivo, o relatrio enviado para a Subcomisso do Controle de Dopagem Bioqumica da FIFA, que investigar a autenticidade do estudo e, uma vez aprovado, passa para a responsabilidade do diretor do controle de dopagem da FIFA, que verificar a informao para autorizar seu envio Comisso Disciplinar, Comisso de Medicina Desportiva e ao clube a qual pertena o jogador. A Comisso Disciplinar decidir que pena ser aplicada ao jogador.
Talvez o caso mais conhecido de dopagem bioqumica no futebol foi o de Diego Armando Maradona, que depois de uma partida vlida pela Copa do Mundo FIFA de 1994, nos Estados Unidos, foi selecionado para a realizao do teste. Sua mostra deu positiva e foi aplicada uma pena de 15 meses.

Violncia

Cartaz localizado no Camp Nou de Barcelona que probe a entrada com objetos que podem ser usados de forma violenta.

A violncia no futebol quase to antiga quanto o prprio desporto. Suas origens remontam aos jogos de futebol escolar durante a Idade Mdia, que se caracterizavam por no terem regras e pelo uso desmedido da violncia. Em 1314 foi criada a primeira restrio desse desporto para evitar a crescente onda de violncia que ele criava. A primeira manifestao de violncia no futebol moderno, de 1863 em diante, ocorreu em 1885, quando uma partida entre as equipes inglesas de Preston North End e Aston Villa acabou em uma brutal luta entre jogadores de ambas as equipes. Os grupos violentos de uma torcida recebem vrias denominaes, mas destacam-se alguns como barra bravas, hooligans ou ultras. Na Amrica do Sul um dos pases que mais tm sido afetados pela violncia no desporto a Argentina, que ao longo de sua histria teve mais de 220 casos de vtimas fatais de incidentes em campos de futebol e seus arredores. Na Itlia a violncia relacionada com futebol vai ainda mais longe. Os denominados ultras italianos caracterizam-se por seus insultos racistas e inclusive pela fabricao de armamentos para as batalhas que efetuam antes, durante e depois das partidas

A violncia no futebol resultou em situaes ainda piores, como a chamada Guerra do Futebol. Esse conflito armado teve como estopim uma srie de jogos disputados pelas selees de futebol de El Salvador e Honduras, vlidos pelas eliminatrias da Copa do Mundo FIFA de 1970, que foi disputada no Mxico. Para evitar estes problemas, a FIFA promove uma campanha chamada Fair Play ou Jogo Limpo, que convida os participantes deste desporto para mostrar valores que fazer crescer o futebol. Anualmente a FIFA entrega um ou mais prmios a pessoas, clubes, associaes ou entidades de qualquer natureza que transmitem os valores do Fair Play.

Cultura
Representao de um par de chuteiras por um artista plstico, includa no Walk of Ideas.

O Fuball Globus em Nuremberg.

A cultura o conjunto de expresses de uma sociedade, e como tal o futebol no est isento da mesma. Um dos institutos que promovem o futebol como cultura a nvel mundial o Instituto Goethe, que realizou exposies pelo mundo cujos temas eram o futebol. Uma importante mostra de cultura ocorreu durante a Copa do Mundo FIFA de 2006, disputada na Alemanha. O Walk of Ideas, como foi chamada, era composta de uma srie obras plsticas que representavam a Alemanha, sendo uma delas um par de chuteiras. O design grfico engloba parte da cultura deste desporto, uma vez que a concepo de cartazes e outros elementos grficos devem representar o pas onde realizada a competio a que foram atribudas essas obras. Tambm vale destacar trabalhos como os do humorista grfico e escritor argentino Roberto Fontanarrosa, j que muitos dos mesmos estavam relacionados com o futebol.

A relao com a literatura foi mais difcil. Tendo sido popularmente rejeitado pelos escritores desde seu incio, somente a partir dos anos 1960 e 1970 os literatos comearam a abordar o mundo do futebol. Esta aproximao pode ser relacionada com o auge dos estudos semiticos, que revalorizaram as manifestaes culturais de carter popular e massiva.

As inovaes tecnolgicas vem cada vez mais interferindo nas partidas. Muitas vezes, possvel perceber imprecises nas decises do rbitro. A televiso, e os recursos de alta resoluo de vdeo demonstram para o telespectador todas as nuances de uma partida em tempo real. Assim possvel visualizar diversos ngulos de uma jogada, que muitas vezes a equipe de arbitragem, os jogadores, e os torcedores em campo no poderiam ver.
Estdio de futebol. Na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha foram dispostos teles que transmitem a cobertura televisiva

Tecnologia

Outro aspecto importante no desporto e, por conseguinte no futebol vem sendo o emprego de tecnologia para a anlise dos jogos atravs da utilizao de scouts. O antes utilizado scout com papel e caneta j vem sendo substitudo pelo emprego de sistemas computadorizados que so capazes at de fornecer dados em tempo real para tcnicos, imprensa e torcedores.

As regras

O futebol infantil um claro exemplo de variao das regras, onde se destaca o tamanho do campo e o nmero de jogadores por equipe.

O futebol regido atualmente por 17 regras, as quais so utilizadas mundialmente, ainda que dentro das mesmas sejam permitidas certas modificaes para facilitar o desenvolvimento das modalidades feminina, infantil e veterana. Embora as regras sejam claramente definidas, existem certas diferenas na aplicao das mesmas que se devem a vrios aspectos. Um aspecto importante a regio onde realizado o jogo. Por exemplo, na Europa, particularmente na Inglaterra, os rbitros se destacam por ser mais brandos com as faltas e infraes, reduzindo desta maneira as advertncias e expulses, enquanto que em outros lugares, por exemplo, na Amrica do Sul, as faltas so penalizadas com cartes com mais frequncia. As regras do jogo esto definidas pela International Football Association Board, organismo integrado pela FIFA e pelas quatro associaes do Reino Unido. Para aprovarse uma modificao as mesmas devem ter pelo menos os votos da FIFA e de 2 dos 4 votos das associaes britnicas.

You might also like