You are on page 1of 36

BIOLOGIA

a cincia que estuda a vida em suas diversas formas de expresses Vida que fenmeno esse todo o sistema que consegue manter o seu meio interno constante e diferente do seu meio externo,as das trocas de energia com o meio (em equilbrio dinmico ou homeostase) e que possua capacidade de se perpetuar.
Projeto Universidade para Todos

Prof Greicy

Caracteristicas do sistema vivo: - Ciclo vital - Crescimento - Reproduo e transmio de suas caractersticas - Capacidade de Apaptao e Evoluo - E na sua maioria possui contituio celular

Projeto Universidade para Todos

Prof Greicy

Citologia
O termo clula (do grego kytos = cela; do latim cella = espao vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigaes sobre a constituio da cortia analisada atravs de lentes de aumento. A teoria celular, porm, s foi formulada em 1839 por Schleiden e Schwann, onde concluram que todo ser vivo constitudo por unidades fundamentais: as clulas. Assim, desenvolveu-se a citologia (cincia que estuda as clulas), importante ramo da Biologia. As clulas provm de outras preexistentes. As reaes metablicas do organismo ocorrem nas clulas. INTRODUO CITOLOGIA

*Citologia estudo da clula, em suas estruturas e funes. *Clula - a unidade morfolgica e fisiolgica dos seres vivos. a unidade que da forma e funo aos seres vivos.

Clula Animal

Teoria celular (Teoria que unifica a biologia)


-Todo ser vivo constitudo de clulas - Uma clula s surge de outra pr-existente - Todas as reaes metablicas ocorrem no interior das clulas

O Vrus a nica forma de vida que no possui constituio celular e como tal no tem metabolismo prprio. considerado um parasita obrigatrio. Tal designao se justifica pelo fato de os vrus terem o seu material gentico expresso nas clulas parasitadas. Portanto o que seria o metabolismo viral e a sua reproduo ocorre, obrigatoriamente, na dependncia de uma clula.

Quando os vrus injetam o seu material gentico em uma clula hospedeira, esse material ao se incorporar ao genoma celular pode, imediatamente, assumir o comando do metabolismo da clula que passa a produzir mais vrus ou manter-se, por certo tempo, inativo sem causarlhes danos. No entanto, em ocasies especiais, o DNA viral pode sair da inatividade e se expressar de forma prejudicial.
Cromossomo bacteriano Vrus

DNA viral A) Bactria no-infectada B) Adeso do vrus e injeo do DNA viral C) Multiplicao do DNA viral

DNA viral F) Rompimento da parede da Bactria e liberao dos novos vrus Fragmento do Cromossomo bacteriano

Protena viral

D) Destruio do cromossomo Bacteriano e sntese das protenas virais

E) Associao do DNA e Protenas virais com formao dos novos vrus

Tipos de clulas: Existem basicamente dois tipos de clulas, a procarionte (mais primitiva, encontrada nas bactrias e que no apresenta membrana nuclear, a carioteca) como as algas azuis hialoplasma ou cianofceas polissomo
cromatina membrana esqueltica (parede celular) membrana plasmtica

ribossomos

clula eucarionte (mais complexa , que ocorre nos animais, vegetais, fungos e protozorios). Apesar de animais e vegetais terem clula eucarionte, existem algumas diferenas entre as clulas desses organismos.
CARACTERSTICAS GERAIS DA CLULA: Estrutura-a) Procarionte-- sem carioteca (moneras); b) Eucarionte com carioteca (protistas, fungi, vegetais e animais). Forma varivel; depende de fatores como: tenso superficial; presso das clulas vizinhas; da funo que realiza; do meio onde ela se encontra.x: achatada, esfrica, ramificada, fusiforme, discode, estrelada etc... .

MEMBRANA CELULAR OU PLASMALEMA UMA FINSSIMA PELCULA SOMENTE VISVEL AO MICROSCPIO ELETRNICO, ESTA PRESENTE EM TODAS AS CLULAS E SEPARA O CONTEDO CELULAR DO MEIO QUE ENVOLVE

FUNO
REVESTIR PROTEGE ENVOLVER PERMEABILIDADE SELETIVA

FORMADA POR: LIPDIOS E PROTENAS

TRANSPORTE ATRAVS DA MEMBRANA: A- PASSIVO- DIFUSO E OSMOSE B- ATIVO

CLULA ANIMAL E VEGETAL

Tipos de clulas quanto ao grau de especializao Clulas Indiferenciadas: o mesmo que clulas no especializadas onde podem originar os diversos tipos celulares existentes em um indivduo multicelular. (Ex: a clula ovo ou zigoto e as clulas embrionrias)

Clulas diferenciadas: diz-se dos tipos celulares, que por passar por um processo de especializao, esto aptas para desempenhar uma funo especfica. (Ex: clulas hepticas, musculares, ssea, nervosas etc.) Clulas Desdiferenciadas: so clulas que por algum motivo, ao perderem a sua especializao, reassumem o padro de clula indiferenciada e passam a multiplicar de forma descontrolada. (EX: clulas cancerosas e as clulas embrionrias vegetais.) Diferenciao celular: consiste em um processo de adaptao estrutural e funcional das clulas totipotentes que, a partir de um mesmo material gentico, se capacitam a desempenhar uma determinada funo. Essa adaptao se deve expresso diferencial do genoma celular.

Modificaes e adaptaes da membrana celular


Microvilosidades: Projees da membrana celular voltada para cavidades. Esto relacionadas como o aumento da superfcie da membrana, fato que contribui com processos de absoro mais eficiente. So encontradas no revestimento do tubo digestivo, nas tubas uterinas e nos tbulos renais.

Desmossomos: Regies de espessamento entre membranas que atuam como presilhas, aumentando a aderncia entre clulas vizinhas so comuns nos tecidos de revestimento.

Interdigitaes: So entrelaces de dobras dasmembranas de clulas vizinhas atuam na coeso entre elas.

Glicoclix:
Camada de carboidratos ligada s proteinas e ou lipdios do folheto esterno da membrana celular formando glicoprotenas ou lipoprotenas, respectivamente. Sua composio varia de uma clula para outra, fato que confere as individualidades qumicas. Formam os antgenos celulares, confere aderncia e promove o reconhecimento de mensagens qumicas. Funo: reveste e protege, manuteno do meio interno constante e diferente do meio externo.

Processos de troca entre a clula e o meio externo Transporte Atravs da Membrana


Os processos de troca na clula podem ser agrupados em 3 categorias:

Processos passivos: ocorrem sem gasto de energia (difuso, osmose e difuso facilitada); Processos ativos: ocorrem com gasto de energia (bomba de sdio (Na) e potssio (k)); Processos mediados por vesculas: ocorrem quando vesculas so utilizadas para a entrada de partculas ou organismos na clula, ou para a eliminao de substncias da clula. Quando ocorre entrada-ENDOCITOSE; sadaEXOCITOSE.
Solues so misturas homogneas de duas ou mais substncias. Soluto- substncia que dissolve num lquido ( acar,aa,ons)- chamado Solvente (H2O) A quantidade de SOLUTO dissolvida em uma quantidade de solvente fornece um valor que chamado CONCENTRAO DA SOLUO. Quanto + SOLUTO estiver dissolvido em uma mesma quantidade de SOLVENTE, maior ser a concentrao da soluo.

Quando duas concentraes tm a mesma concentrao = ISOTNICAS OU ISOSMTICAS. Quando as concentraes so diferentes, a soluo + concentrada chamada hipertnica ou hiperosmtica, e a concentrada hipotnica ou hiposmtica. A B 1L 3G OSE

1L 1G OSE HIPO
C

HIPER
D

1L 2G OSE

1L 2G OSE

ISO

ISO

Transporte Passivo: no ocorre gasto de energia Difuso: a passagem de soluto e de solvente de uma regio de maior concentrao para uma regio de menor concentrao. Ocorre sempre a favor de um gradiente de concentrao, buscando o equilbrio de concentrao.

Um exemplo de difuso a tinta dissolvendo na gua, tanto as molculas de soluto como as de gua movimentam-se ao acaso. O fluxo maior das regies de maior concentrao para as de menor concentrao.

Difuso facilitada: um tipo de transporte que obedece s leis da difuso, mas que depende da participao de protenas especiais da membrana, denominadas permeases. Essas protenas, que se movimentam em "giros" na estrutura da membrana, recolhem substncias no meio extracelular, levando-as para o meio intracelular. Ex.: transporte de acares simples e aminocidos, como no esquema.

DIFUSO Corresponde ao movimento de partculas do local em que elas esto


mais concentradas para onde esto menos concentradas. Atravs da MP das clulas, h difuso de pequenas molculas, como O2 e o Co2. 1. Difuso simples: Fluxo espontneo de partculas, de uma regio onde a concentrao de uma determinada partcula maior para outra onde a concentrao menor. Ex.: entrada de oxignio em nossas clulas e a sada de gs carbnico.

Difuso: a passagem de soluto e de solvente de uma regio de maior concentrao


para uma regio de menor concentrao. Ocorre sempre a favor de um gradiente de concentrao, buscando o equilbrio de concentrao.

Um exemplo de difuso a tinta dissolvendo na gua, tanto as molculas de soluto como as de gua movimentam-se ao acaso. O fluxo maior das regies de maior concentrao para as de menor concentrao.

Osmose:
um caso particular de difuso atravs de membranas semipermeveis, onde h passagem apenas de solvente da soluo menos concentrada (maior nmero de molculas de gua) para a mais concentrada (menor nmero de molculas de gua). Obs.: Meio hipotnico- solues menos concentradas que o citoplasma. Meio hipertnico- solues mais concentradas que o citoplasma. Meio isotnico- o meio que circunda a clula tem concentrao do soluto equivalente a do lquido citoplasmtico.

a) Meio Hipotnico: Quando uma clula animal, como por exemplo uma hemcia humana, colocada em uma soluo hipotnica em relao ao seu citoplasma (ex: sol. NaCl 0,1%), ocorre entrada de gua na clula com aumento do volume celular, levando ao rompimento da membrana plasmtica. Esse fenmeno denominado plasmoptise. Obs.: No caso especial da hemcia, a plasmoptise recebe o nome de hemlise. b) Meio Hipertnico: Quando clulas animais (hemcias, por exemplo) so colocadas em solues hipertnicas, ocorre perda de gua com reduo de volume e murchamento celular. Esse fenmeno recebe o nome de plasmlise.

Transporte em bloco: Representa o englobamento ou eliminao de macromolculas ou partculas maiores que no conseguem atravessar a membrana plasmtica por nenhum dos mecanismos j estudados. Em funo do sentido no qual as partculas so transportadas, temos dois tipos de transporte em bloco: a endocitose e a exocitose. # Endocitose: o transporte de partculas ou macromolculas por englobamento, ou seja, do meio extracelular para o meio intracelular. Existem dois tipos de endocitose: 1.Fagocitose: Neste processo, a clula engloba partculas slidas relativamente grandes. A clula, entrando em contanto com a partcula, emite pseudpodes que englobam, formando um vacolo alimentar (fagossomo). A fagocitose observada principalmente em clulas isoladas, como amebas e glbulos brancos. No caso da ameba, trata-se de um processo nutritivo; no caso dos glbulos brancos, um prcesso de defesa contra bactrias que invadem o organismo.

2.Pinocitose: um processo mais delicado do que a fagocitose sendo difcil sua observao ao microscpio ptico. Partculas lquidas muito pequenas so capturadas por esse processo. A membrana plasmtica, na regio de contato com a partcula, se invagina, aprofundando-se no interior do citoplasma; forma-se um canal. Por fim, a partcula envolvida por um pedao de membrana solta-se, formando um vescula de pinocitose ou pinossomo. provvel que a maioria das clulas seja capaz de realizar a pinocitose; esse processo ento geral, enquanto a fagocitose se restringe apenas a alguns tipos de clulas.

Estados de Turgor das Clulas


Clula flcida: Nessas condies, a quantidade de gua no vacolo insuficiente para pressionar a membrana celulsica, que permanece frouxa. Clula Trgida: Quando a clula flcida colocada em gua destilada, a gua entra na clula e distende a membrana. A membrana distendida tende a impedir o ganho de mais gua. A clula se tornou trgida. Por causa da resistncia da membrana celulsica, uma clula vegetal no se romper como um animal. Clula plasmolisada: Quando a clula flcida colocada num meio hipertnico, perde tanta gua para o meio que seu vacolo se contrai, arrastando o citoplasma, que se desprende em certos pontos da parede celular. Dizemos que a clula ficou plasmolisada. claro que esta clula poder voltar a seu estado inicial se for colocada numa soluo hipotnica. Falamos ento em deplasmlise. Clula murcha: Em determinadas condies, uma clula vegetal pode perder gua, no por osmose e sim por evaporao. O vacolo se contrai, sendo acompanhado nesta deformao pelo citoplasma e pela membrana celulsica

Osmose em clulas animais Por no possuir uma parede celular, as clulas animais no suportam meios hipotnicos. Assim quando as hemcias so mergulhadas nessas solues,por exemplo em gua destilada, o ganho de gua por osmose to intenso que a clula se rompe. Dizemos que a clula sofreu hemlise. Transporte em bloco: a passagem de macromolculas atravs da membrana com gasto de energia. Pinocitose - o nome dado ao processo pelo qual a clula, graas a delgadas expanses do citoplasma, engloba gotculas de lquido. Formam-se assim vacolos contendo lquido. Muitas clulas exibem esse fenmeno, como os macrfagos e as dos capilares sangneos. A membrana plasmtica sofre uma invaginao para a obteno de partculas lqidas, formando ento o pinossomo que ir se unir ao lisossomo, formando o vacolo digestivo e originar o vacolo residual que elimina as toxinas pelo processo da clasmocitose ou defecao celular. Fagocitose - o nome dado ao processo pelo qual a clula, graas formao de pseudpodos, engloba, no seu citoplasma, partculas slidas. A fagocitose um processo seletivo, conforme pode ser observado no exemplo da fagocitose de paramcios pelas amebas. Nos mamferos, a fagocitose feita por clulas especializadas na defesa do organismo, como os macrfagos, formado um fagossoma, que se une a um lisossomo, formando o vacolo digestivo e originar o vacolo residual que elimina as toxinas pelo processo da clasmocitose.

Estruturas Celulares

A grande maioria das estruturas celulares delimitada por membrana de constituio semelhante membrana celular. Estas estruturas so conjuntamente denominadas de sistema de endomembranas.

Retculo endoplasmtico liso ou agranuloso


uma estrutura membranosa de aspecto reticular que ocupa grande parte do citoplasma celular. Estabelece um contato direto entre a membrana celular e a carioteca. Funes: Transporte e empacotamento de substancias; Armazenamento; Facilita as reaes enzimticas; Formao de vacolos; Controle da presso osmtica; Formao da carioteca ao final da diviso celular; Desintoxicao; Sntese de Lipdios e esterides; Formao do Complexo golgi.

O retculo endoplasmtico rugoso (RER),


tambm chamado de ergastoplasma, formado por sacos achatados, cujas membranas tm aspecto verrugoso devido presena de grnulos os ribossomos aderidos sua superfcie externa (voltada para o citosol).

Ribossomos
So partculas em forma e gros, constitudas de duas subunidades,coladas uma a outra. Existem em todos os tipos de clulas
25 nm DESCOBERTA: 1953 por George Palade TAMANHO: 150 A (angstrons) PROTENA Subunidade maior COMPOSIO QUMICA: ribonucleoproteinas ORIGEM: nuclolo Subunidade menor RNA LOCALIZAO: livres ou aderidos ao RE

FUNO: sntese de protenas

Complexo de Golgi: so bolsas membranosas e achatadas, que podem armazenar, transformar e eliminar substncias produzidas pela clula. encontrada em clulas eucariticas. Ela se origina de fragmentos do retculo endoplasmtico liso. Funo: Armazenamento e secreo celular Formao do lisossomo Formao da lamela mdia (vegetais) Formao do acrossomo do espermatozide

CITOLOGIA

ULTRA ESTRUTURA DA CLULA

FORMAO DO ACROSSOMO
Centrolos ESPERMTIDE (clula precursora do espermatozide) Aparelho de Golgi Mitocndrias Flagelo em desenvolvimento

Retculo endoplasmtico Ncleo Acrossomo

Mitocndrias

Centrolo originando flagelo


Citoplasma eliminado

Cabea

Pea intermediria

Acrossomo em formao
Cauda

ESPERMATOZIDE

medida que o espermatozide amadurece, as bolsas do aparelho de Golgi acumulam enzimas digestivas.A fuso das bolsas origina o acrossomo.

CITOLOGIA

ULTRA ESTRUTURA DA CLULA


LISOSSOMOS
So pequenas vesculas com membrana lipoprotica, repletas de enzimas digestivas. So encontradas em clulas animais.

CARACTERSTICAS
Bolsas membranosas Contm enzimas digestivas Origina-se do Complexo.G.

FUNO:
Digesto intracelular (Fagocitose) Autofagia : digesto de estruturas celulares Autlise / Histlise : processo de auto digesto das clulas-cadaveres, regresso da cauda dos girinos.

PEROXISSOMOS
So organelas menbranosas, de contorno arredondado. Seu nome esta relacionado a principal funo que executa: decomposio do peroxido de oxignio ( HO = gua oxigenada). Esse composto formado normalmente nas clulas como um subproduto de algumas reaes qumicas; entretanto, extremamente txico, devendo ser decomposto rapidamente. Essa decomposio feita por uma enzima contida nos peroxissomos denomidada Catalase, dando origem a gua e ao oxignio 2 H2O2 + Enzima Catalase 2 H2O + O2

grnulos proticos

peroxissomos

Glioxissomos
Organela delimitada por membrana e rica em enzimas que convertem lipdios em glicose

Plastos
Encontrados exclusivamente em clulas vegetais e alguns protistas. So divididos em dois grandes grupos, de acordo com a colorao: 1. Leucoplastos incolores 2. Cromoplastos coloridos. Dentre os cromoplastos os mais importantes so os cloroplastos, pois contm o pigmento verde, clorofila, capaz de absorver a energia solar, que transformada em energia qumica.
lamelas
membrana externa membrana interna

CARACTERSTICAS Possuem DNA e ribossomos Funo: armazenamento de substncias de reserva e pigmentos

granum tilacide estroma

Os cloroplastos so os principais responsveis pela fotossntese.

PLASTOS
Variedade Cromoplastos
Cloroplastos Xantoplastos Eritroplastos Feoplastos

Pigmento
Verde Amarelo Vermelho Pardo

Funo
Fotossntese Pigmentao Pigmentao Pigmentao

Leucoplastos

Proteoplastos Oleoplastos Amiloplastos

Ausente Ausente Ausente

Acmulo de protenas Acmulo de leos Acmulo de amido

FOTOSNTESE
LUZ

12 H2O 12 NADP 18 ADP + 18 Pi


fase clara 18 ATP 12 NADPH2

6 CO2

fase escura

6 O2

C6H12O6 glicose

AUTLISE

MITOCNDRIA
As mitocndrias tm forma de corpsculos esfricos ou alongados e variam de um a alguns m, estando presentes na maioria das clulas eucariticas. Apresentam duas membranas celulares separadas, a membrana externa que um envoltrio e a membrana interna que projeta invaginaes para o interior da organela as cristas mitocondriais. No interior da mitocndria encontramos a matriz mitocondrial, que composta por muitas enzimas, inclusive aquelas necessrias para a oxidao de nutrientes como carboidratos e lipdios em energia celular, o ATP (adenosina trifosfato). Toda mitocndria surge da reproduo de uma outra mitocndria. OBS: No interior das mitocndrias ocorre a fase aerbia da respirao, que consta dos seguintes processos: Ciclo de Krebs, Cadeia respiratria, Fosforilao Oxidativa.

CENTROLOS
Os centrolos so organelas celulares no membranosas que participam do progresso de diviso celular. Nas clulas de fungos complexos, plantas superiores (gimnospermas e angiospermas) e nematides no existem centrolos. Eles esto presentes na maioria das clulas de animas, algas e vegetais inferiores como as brifitas (musgos) e pteridfitas (samambaias). Estruturalmente, so constitudos por um total de nove trios de microtbulos proticos, que se organizam em cilindro. So autoduplicveis no perodo que precede a diviso celular, migrando, logo a seguir, para os plos opostos da clula.

CENTROLOS

CARACTERSTICAS
2 cilindros ocos (diplossomo)

Formados por 9 feixes de 3 microtbulos proteicos

Possui DNA prprio

Ausente em vegetais superiores

Funo:- Formao de clios e flagelos - orientao das fibras do fuso

CLIOS E FLAGELOS
Durante a diviso celular os microtbulos so responsveis pela formao do fuso mittico e tambm formam estruturas permanentes como os clios e os flagelos.

Os clios do epitlio do trato respiratrio humano varrem para a garganta camadas de muco contendo partculas de poeira e clulas mortas para serem engolidas e eliminadas do corpo. No oviduto os clios criam uma corrente que auxilia no deslocamento dos vulos ao longo dele.
Os flagelos so semelhantes aos clios, mas usualmente mais longos, e tem a funo de locomoo da clula. A nica clula humana que tem flagelo e o espermatozide.

VACOLOS
So orgnulos formados por uma membrana lipo-protica, contendo em seu interior substncias de vrios tipos. Temos como exemplo gua, enzimas digestivas, substncias de reserva(mais comuns), pigmentos, produtos de excreo, etc.

vacolo pulstil

vacolo pulstil ncleo

You might also like