You are on page 1of 39

Investigao Qualitativa em Educao uma introduo teoria e mtodos

Captulo 1 Fundamentos da investigao Qualitativa em Educao: uma introduo


Rgis Coelho/ Janaina Cabello APP I

SEC. XIX

1851 e 1862 - Henry Mayhew, publicou quatro volumes que consiste no registro, ilustrao e descrio das condies de vida dos trabalhadores e dos desempregados. 1870 e 1890 - papel barato - expanso do jornalismo sensacionalista. 1886 - Estatstico Charles Booth, e sua esposa Beatrice Webb, Londres, levantamentos sociais relativos aos pobres. Descobrir quantos pobres existiam e suas condies de vida. Viveu anonimamente. 1890 - Fotgrafo Jacob Riis, EUA, exps a vida dos pobres urbanos. 1892 - Socilogo Albion Small, Chicago. Fundou o departamento de Sociologia da Universidade de Chicago. Contribuiram enormemente para o desenvolvimento do mtodo de investigao que designamos por qualitativos. Mtodo, estudo de caso, dados recolhidos em primeira mo, 1898 - Antoplogo Franz Boas, EUA, primeiro a escrever sobre antropologia e educao.Abordando as relaes entre a educao e a cultura. baseou-se em documentos e informadores. 1899 - W.E.B. Du Bois, Filadlfia, publicou um trabalho de um ano e meio, observao das condies de vida de sujeitos negros que habitavam no Stimo Bairro da cidade.

SEC. XX

"Escola de Chicago" - W.I. Thomas (acidentalmente comeou a utilizar cartas como dados de investigao), Robert Park, Florian Zananiecki, Becker. Aspectos da vida comum, como preocupao com o estudo da etnicidade. Abordagem interaccionista. Dimenso humana e poltica. 1907 - Pittsburg, grupo que tentou aplicar o mtodo cientfico ao estudo dos problemas sociais. Faz articulao entre o quantitativo e o qualitativo. Levantamento de natureza interdisciplinar. Materiais discutido em reunies pblicas e expostos comunidade. 1915 - incio oficial da sociologia da educao como campo individualizado. 1918 - Bronislaw Malinowski, primeiro antroplogo cultural a passar longos perods de tempo numa aldeia nativa para observar seu funcionamento. Estabeleceu as bases da antropologias interpretativa. 1926 - Surgimento do Journal of Educational Sociology. 1927 - Ellsworth Faris. No jantar da Sociedade Americana de Sociologia . Ateno para a importancia do campo da sociologia da educao, alertar os socilogos para os vrios problemas inerentes a este campo. (1928/1929) "Reinado do empirismo. Aumento da preocupao com as cincias naturais e avaliao quantitativa. Metodos cientficos em educao x quantificao experimental. 1942 e 1951 - Antroploga Margaret Mead, EUA, preocupada com o papel do professor e com a escola enquanto organizao. Focou se mais nos conceitos antropolgicos que nos mtodos. 1954 - PONTO DE VIRAGEM Frederick LePlay - Frana, Metodo observao. Pesquisas de campo com o objetivo de encontrar um remdio para o sofrimento social. 1919 e 1955 - Piaget + 1939 - Freud. Ateno nacional para os problemas educativos, reavivaram o interesse pela investigao qualitativa e tornaram os investigadores educacionais mais sensveis a este tipo de abordagem. Os mtodos qualitativos ganharam popularidade devido ao reconhecimento que emprestavam s perpectivas dos mais desfavorecidos e excluidos socialmente. O interesse pelos mtodos qualitativos foi estimulado pela publicao de um conjunto de livros sobre teorias e mtodos. 1963 - Um dos maiores projetos subsidiados federalmente foi o Project True, no Hunter College. Objetivo era compreender diferentes aspectos da vida nas salas de aula urbanas. 1968- J existia um conjunto formalizado de investigadores com abordagens antropolgicas aplicadas investigao educacional. (Council on Anthropology and Educaticon. poca de tumulto e mudana social. A ateno dos educadores voltou-se para a experincia escolar das crianas pertencentes a minoria. surgiram vrios relatos autobiogrficos e jornalisticos relativo vida nas escolas dos guetos. Dois importantes estudos subsidiados iniciaram e utilizaram uma abordagem qualitativa. 1969 - Antroploga Eleanor Leacock. Classico sobre os efeitos da escola e das expectativas dos professores nas vidas das crianas. Jules Henry.

ANOS 60

ANOS 70

Ainda que os mtodos qualitativos no fossem dominantes, j no podiam se vistos como marginais. prosseguiam os debates metodolgicos entre os investigadores quantitativos e qualitativos. Instaurou-se um clima de dilogo entre os dois grupos. Com a flexibilizao das atitudes, as abordagens qualitativas explodiu em educao. Alguns investigadores educacionais sentiram que os estudos de campo convencionais eram "demasiadamente descritivos" que deveriam assumir uma atitude mais emprica.

ANOS 80 E 90

1989 - Willard Waller. Obra Sociology of Theaching. Mtodo da antropologia social e do conto realista, com o objetivo de auxiliar os professores a tomar conscincia das realidades sociais da vida escolar.Definio de situao. Inter-relaes dramticas. Surgiu uma nova revista, exlusivamente dedicada publicao de investigao qualitativa em educao - International Journal for Qualitative Studies in Education. Modificaes importantes: inovao de carater tecnico do que conceptual. Tecnologia como recurso. Os papeis psicossexuais emergiram como tpico central. o feminismo afetou o contedo das investigaes. Tiveram um papel importante enquanto impulsionadoras da investigao sobre as emoes e os sentimentos. Igualmente o feminismos afetou as questes metodolgicas. Todas as reas - arquitetura, arte, moda, produes acadmicas foram tocadas pelo Ps-modernismo.

1928/1929 reinado do empirismo


Aumento da preocupao com as cincias naturais e avaliao quantitativa. Mtodos cientficos em educao

Quantificao experimental

Psiclogos experimentalistas passam a dominar o cenrio educacional:


Wilhelm Wundt (1832-1920) Fundador da cincia experimental da psicologia, estabeleceu seu primeiro laboratrio na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Recorreu aos mtodos experimentais das cincias naturais, particularmente s tcnicas usadas pelos fisiologistas.

O primeiro passo na investigao de um fato tem de


ser, por conseguinte, uma descrio dos elementos individuais(...) em que ele consiste (Schultz & Schultz, p. 81,1992).

Freud e Piaget:

Nunca foram includos pelos historiadores da investigao qualitativa como criadores desta abordagem, porm, ambos se basearam em estudos de caso, observaes e entrevistas em profundidade.

Mtodo de pesquisa de Freud: O sistema de Freud diferia muito, em contedo e metodologia, da psicologia experimental tradicional da poca. (...) Apesar de sua formao, ele no usou mtodos experimentais de pesquisa. Embora conhecesse a psicologia experimental, Freud no coletava dados a partir de experincias controladas nem fazia anlises quantitativas dos seus resultados. Os dados que coletava e os modos como interpretava estavam em discrepncia com os mtodos da psicologia experimental (Schultz & Schultz, p. 342, 1992).

O mtodo de pesquisa de Freud

As pesquisas longitudinais de Piaget:

Anos 50:
Desenvolvimento significativo dos mtodos qualitativos e de trabalho de campo. Entrevista como estratgia central de investigao qualitativa. Entrevista no-diretiva: Carls Rogers e a terapia centrada no cliente.

As contribuies de Carl Rogers:

Vdeo

Caractersticas da investigao qualitativa:


Fonte dos dados ambiente natural; Descrio dados em formas de palavras/imagens, transcrio de entrevistas, notas de campo, fotos, vdeos, documentos pessoais; Interesse pelo processo e no pelos resultados ou produtos (como?/qual?);

Caractersticas da investigao qualitativa:

Anlise dos dados realizada de maneira indutiva (abstraes vo sendo construdas medida que os dados particulares que foram recolhidos vo se agrupando); Significado: modo como diferentes pessoas do sentido s suas vidas (processo de investigao no so abordados de forma neutra).

Residncias criativas na Casa do Sol

Em 2012 o Instituto Hilda Hilst retomou seu projeto de Residncias Artsticas. O objetivo promover o intercmbio entre artistas e pesquisadores de diversas reas do conhecimento e o desenvolvimento da criao artstica. No condio sine qua non que o objeto de estudo/pesquisa seja a obra e/ou a vida de Hilda Hilst, nem que seja a literatura seu eixo central. O IHH abriga no s escritores, poetas, filsofos, dramaturgos e atores, como tambm artistas visuais, msicos, estilistas, fsicos e matemticos. O que fundamental que haja trocas de ideias, compartilhamento de conhecimentos e experincias. (http://www.hildahilst.com.br/site/)

Pesquisa Qualitativa:

O IHH recebeu a visita da artista visual e escritora baiana Virginia de Medeiros. Bacharel em Artes Visuais e mestre pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, ela far uma residncia entre julho e agosto na Casa do Sol para desenvolver seu novo projeto. Seus trabalhos remetem principalmente s questes de gnero e sexualidade, e renem instalaes compostas por fotografias, vdeos e/ou objetos produzidos ou apropriados pela artista. Depois de ser selecionado para a 27a. Bienal de So Paulo, em 2006, seu trabalho Studio Butterfly - realizado com travestis de Salvador em 2004 - vai virar livro a ser publicado ainda este ano (http://www.hildahilst.com.br/site/)

Fundamentos tericos da pesquisa qualitativa:

PARADIGMA: conjunto aberto de asseres, conceitos ou proposies logicamente relacionados e que orientam o pensamento e a investigao. A teoria ajuda a coerncia dos dados e permite ao investigador ir para alm de um amontoado pouco sistemtico e arbitrrio de acontecimentos.

Investigadores qualitativos:

Perspectiva fenomenolgica: compreenso do significado que os acontecimentos e interaes tem para as pessoas em situaes particulares (qual o significado que as pessoas constroem para os acontecimentos cotidianos). Realidade socialmente construda.

Investigadores qualitativos:
Interpretao: investigador deve possuir um esquema conceitual para faz-la; Estuda determinada organizao no tentando resolver as ambiguidades. O objeto de estudo consiste, exatamente, no modo como as diferentes pessoas envolvidas entendem e experimentam os objetivos.

Cultura:
Estudos antropolgicos com base na perspectiva fenomenolgica consideram cultura; Etnografia tentativa de descrio profunda de uma cultura ou de aspectos dela. Becker a cultura que permite s pessoas agirem conjuntamente Vdeo.

Investigao qualitativa Nove questes:


possvel a utilizao conjunta das abordagens qualitativa e quantitativa? Ainda que seja possvel e nalguns casos desejvel, utilizar as duas abordagens conjuntamente (Fielding e Fielding, 1986), tentar conduzir um estudo quantitativa sofisticado ao mesmo tempo que um estudo qualitativo aprofundado pode causar problemas (p. 63).

Abordagem qualitativa realmente cientfica? Mtodos e provas presentes na pesquisa qualitativa.

Em que a investigao qualitativa difere do que artistas, professores, jornalistas fazem? Os jornalistas no se baseiam numa teoria social. Sendo assim, no existe relao entre o que escrevem e as questes tericas. (...) Contudo, por vezes, muito difcil, se no impossvel, traar a linha entre a investigao em cincias sociais e o bom jornalismo de investigao. (p. 65).

Exemplo: Robert Capa ( Budapeste, 22 de outubro de 1913 Thai Binh, 25 de maio de 1954).
Um dos mais clebres fotgrafos de guerra, Capa cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do sculo XX: a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa (em Londres, na Itlia, a Batalha da Normandia em Omaha Beach e a liberao de Paris), no Norte da frica a Guerra rabeisraelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Capa)

INVISIBILIDADES MIDITICAS Utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa, o trabalho toma como ponto de partida o uso das fotografias de vtimas de minas, principalmente em dois exemplares de grandes veculos da mdia impressa brasileira (o jornal Folha de S.Paulo e a Revista O Globo, do peridico homnimo) e nas duas mais importantes publicaes internacionais especializadas no assunto (o relatrio anual Landmine Monitor Report e a revista do Mine Action Information Center, centro de pesquisas da Universidade James Madison, atualmente denominada The Journal of ERW and Mine Action). A pretenso do trabalho analisar os efeitos que as imagens de vtimas latino-americanas de minas, ou mais propriamente sua ausncia, nos veculos de comunicao em massa e na mdia especializada tm na criao do imaginrio coletivo sobre essa problemtica na Amrica Latina. A partir da, a dissertao analisa outras realidades invisveis, de modo a tentar entender suas falhas miditicas e traar possveis estratgias para inseri-las nos fluxos de informao que compem a mediosfera em que vivemos.

Os resultados qualitativos so generalizveis? generalizveis resultados em um estudo particular serem aplicveis a locais e sujeitos diferentes. Nem todos os pesquisadores qualitativos se preocupam com as questes de generalizao como acima definida. Quais resultados obtidos em quais contextos e a que outros sujeitos eles podem ser generalizados?

E os efeitos nos dados das opinies, preconceitos e outros enviesamentos do investigador?

Todos os pesquisadores esto sujeitos aos seus enviesamentos, mesmo os pesquisadores quantitativos. Toda pesquisa quantitativa vem de escolhas qualitativas que pressupem decises conceituais, embasamento terico; boas perguntas (prof. Luiz Carlos Freitas).

Ser que a presena do investigador no vai modificar o comportamento das pessoas que pretende estudar? Ser que dois investigadores que estudem independentemente o mesmo local ou os mesmos sujeitos chegaro s mesmas concluses?

Qual o objetivo da investigao qualitativa? objetivos = diversidade

Observao emprica para o entendimento de como as pessoas constroem/descrevem significados.

Em que diferem a investigao qualitativa e a quantitativa?


Referencial terico Mtodo Objetivos Propostas de investigao Dados Amostra.

tica
Normas relativas aos procedimentos considerados corretos e incorretos por determinado grupo. - identidades dos sujeitos protegida; -sujeitos tratados de maneira respeitosa; - realismo nas negociaes, respeitando o combinado; - devoo e fidelidade aos dados obtidos.

Confeccionar ou distorcer dados constitui o pecado mortal de um cientista.

Tortura dos dados; Cozinha da pesquisa prof. Luiz Carlos Freitas.

Margaret Mead Samoa (1925).

Dificuldades do trabalho em pesquisa qualitativa:

Nosso objeto de pesquisa nossa proposta de trabalho;

O que me proponho a saber/ Para qu?

Nossos objetivos com nossa pesquisa? - relevncia!

Referncias:
Antropologia e Margareth Mead (Olavo de Carvalho). Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=hlB3iki4IGQ. Acesso 29 mar 2013. Biografia Robert Capa. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Capa. Acesso em 29 mar 2013.

Conversas com Carl Rogers. Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=EV2ujyxLEk0. Acesso em 29 mar 2013. Instituto Hilda Hilst. Disponvel em http://www.hildahilst.com.br/site/. Acesso em 29 mar 2013.

Referncias:
Jean de Piaget. Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=B5Z4qPgqzCk. Acesso em 29 mar 2013.

Voz do Freud Freuds Voice. Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=WutYCooUvEQ. Acesso em 29 mar 2013.


Souza, V. G. P. Imagens mutiladas: realidades e invisibilidades miditicas.2010. 111f. Dissertao (Mestrado em Comunicao) Universidades Paulista UNIP, So Paulo, 2010.

Schultz, D. P. & Schultz, S. E. Histria da Psicologia Moderna. 5 Ed. So Paulo: Editora Cultrix, 1992.
Surdez e comunicao: famlia Suzin Santos. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=2kX_BfNzSio Acesso 01

You might also like