You are on page 1of 35

Citaes e Referncias Bibliogrficas

Mestrado em Tecnologia da Energia Prof. Kenia Carvalho Mendes

CITAES

Citaes
Definio: So os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentao e que se revelam teis para corroborar as idias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocnio.

Utilidade:
Sustentar o que afirmado no trabalho; Para mostrar concordncia ou discordncia de resultados; Para valorizar as interpretaes; Para explicar hipteses lanadas; Para servir como esclarecimento.

Onde aparece no Texto?

Obrigatrio: Introduo para historiar seu tema ou para sustentar suas afirmativas; Materiais e Mtodos referenciar trabalhos ligados ao tema; Resultados servir como esclarecimento.

Quem Escreve um Projeto de Pesquisa?

Quando necessrio: Em outras partes, desde que atenda aos requisitos do slide anterior.

Tipos:
Citao Direta ou Transcrio; Citao Indireta; Citao de Citao.

Citao Direta ou Transcrio:


Copia literal do texto de determinada obra. necessrio indicar a fonte. Deve aparecer entre aspas se o texto no exceder trs linhas. Se a transcrio for maior :
O trecho citado deve ser destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda ; A letra deve ser menor do que a do texto e sem aspas.

Objetivo do Mestrado

O que deve ser transcrito:


Leis; Etapas da Pesquisa Decretos; Regulamentos; Trechos notrios de autores; Dados ; Tabelas.

Observao:
No faa transcries muito longas, lembre que voc Etapas da Pesquisa deve escrever sua dissertao e no fazer uma compilao. Caso haja no texto citado algo que se julgue dever ser corrigido, algo que cause estranheza, coloca-se logo em seguida palavra um (sic!), entre parnteses, para indicar que estava assim mesmo no texto original; Quando no corpo de uma passagem citada literalmente j se encontram trechos entre aspas, estas se transformam em apstrofos.

Para indicar a omisso de trechos inclusos na passagem citada, mas que no interessam transcrio, usam-se Etapas da Pesquisa reticncias:
Entre espaos duplos no incio e no fim de passagens citadas. ... Para gerir a progresso das aprendizagens, no se pode deixar de fazer balanos peridicos ...

Entre parnteses quando o trecho a omitir se encontrar no meio da passagem citada. ... Na casa onde morava aquele pensador, (...) faltavam as condies necessrias para que realizasse a sua misso ...

Citao Direta:
um resumo ou dos Delimitao resultados, interpretaes, idias de Escolha do Tema outros autores . O texto escrito por quem cita; A fonte deve ser sempre referenciada.

Citao de Citao:
Quando no se tem acesso fonte original. Resumir o texto lido no trabalho que se tem em mos e citar a fonte.

Quando preciso citar:


Fizer transcrio ou relatar obras; Trabalhar com hipteses j levantadas em outras obras; Concordar ou discordar de afirmativas feitas em outras obras; Utilizar tcnicas, materiais ou mtodos, no usuais em sua rea, sugeridos em outras obras; Comparar resultados seus com os apresentados em outras obras.

Como Referenciar Autores nas Citaes


Sistema autor data:
O sobrenome do autor citado em letra maiscula, seguido do ano da publicao da obra entre parnteses.
Condio Um nico autor De acordo com REZENDE(1987)

Dois autores
Vrios autores Duas obras diferentes

De acordo com SMITH & WHITE (1999)


De acordo com BERNARDES el alli (2010) De acordo com EVANS(1990), SILVA (1991) e ANTUNES & SILVA( 1989)

Citao de Citao*

De acordo com BENTLEY apud SCHULTZ (2002)

* apud expresso latina que significa conforme, citado por ; Documento no consultado apud documento consultado

Sistema numrico:
As citaes so referenciadas por nmeros entre colchetes. A numerao segue a ordem de citao em todo o texto. A forma a mesma para qualquer nmero de autores.
Condio Citando o autor De acordo com [7]

Citando o nome do autor *


Citando a data de publicao* Referenciando o texto Referenciando o texto Vrias fontes

De acordo com Einstein [6]


Em 1940 j se sabia *5+. Existe informaes [7] de que O poeta diz que compaxio fortaleza [9]. Alguns autores [6,7,8+ acreditam

* Para informar o autor ou a poca , escreve-se no texto o nome do autor ou a poca da publicao , sempre que julgar importante.

O que no se deve citar:


Obras que tm relao longnqua com o trabalho. Evite referenciar dados no publicados; Evite referenciar trabalho que ainda estejam submetidos; Resumos de congresso; Comunicaes pessoais, a menos que sejam essenciais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Referncias Bibliogrficas
Segundo a NBR 14.724/05 um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento , que permite sua identificao individual. Devero ser relacionadas a todas as obras que foram citadas no texto. Livros, artigos de jornais e revistas, dicionrios, teses, apostilas, manuais, entre outras. Devem seguir as Normas do Projeto de Normas Brasileiras (NBR 6023:2002).

Segundo a ABNT:

Metodologia
Elementos essenciais autor, ttulo do documento, edio, local da publicao, editora e data. Elementos complementares indicao de responsabilidade (organizao, traduo, reviso), descrio fsica do documento (nmero de pginas, ilustraes, tamanho, etc.), indicao de srie ou de coleo, notas especiais, nmero de registro de ISSN ou de ISBN.

Onde Podem Figurar:

Coleta de Dados
No final de um texto ou em notas de rodap; No final de texto ou de captulo; Em listas de referncia; Antecedendo resumos , resenhas e recenses.

Obras organizadas:

Coleta de Dados
Referencia obras compostas por vrios trabalhos mas que tm um organizador ou coordenador. A entrada feita da seguinte forma: SOUZA NETO, F. B. (Org.), MESQUITA, P. (Coord.) Em caso de obra de autoria desconhecida, encontra-se pelo ttulo da obra. Nunca se usa a expresso annimo como substituio do nome do autor. Plantas medicinais. Curitiba: Edies Araucria, 2002.

Entrada do Nmero de Edio da Obra:

Coleta de Dados
A edio deve ser indicada em algarismos arbicos seguidos de ponto e da abreviatura da palavra edio. Exemplo: 4. ed. ( quarta edio) 12. ed. ( dcima segunda edio)

Obra de um nico autor:


A entrada deve ser feita pelo ltimo sobrenome do autor com letras maisculas, seguido de vrgula e dos prenomes, ttulo da obra em negrito, subttulo, se houver ; nmero de edio ( se no for a primeira); local; editora; ano da publicao e nmero de paginas. Exemplo:
KUHN, Thomas S. A estrutura das revolues cientficas. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 1987, 257 p.

Coleta de Dados

O nmero de pagina opcional; O ttulo deve ser grafado em negrito ou outro destaque; Deixar dois espaos entre os pontos; Aps o nome da cidade coloca-se dois pontos .

Obra de dois autores:


Os nomes devem ser escritos na ordem em que aparecem na obra. Um ponto e vrgula separa a entrada dos autores. Exemplo:
REALE, Giovani; ANTISERI, Dario. Histria da filosofia. So Paulo: Paulinas, 1990, 3. v. 2. ed.

Coleta de Dados

Autor Repetido:
O autor de vrias obras apresentadas sucessivamente deve ser substitudo, nas referncias subseqentes primeira, por um travesso equivalente a 5 espaos.

Coleta de Dados

Exemplo:
MARITAIN, Jaques. Giovani. Sete lies sobre o ser. So Paulo: Loyola, 1996. _____. A filosofia moral , 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1973.

Ttulo Repetido:
O ttulo deve ser substitudo por um travesso nas referencias subseqentes.

Coleta de Dados

Exemplo:
FREYRE, Gilberto. Sobrados e mocambos: decadncia do patriarcado rural no Brasil. So Paulo: Ed. Nacional, 1936. _____. ____. 2. ed. So Paulo: Ed. Nacional, 1936.

Obras com mais de trs autores:


S so mencionado at os trs primeiros autores que aparecem na publicao, em seguida escreve-se a expresso latina et al.

Coleta de Dados

Exemplo:
GONZAGA, Joo; PEREIRA, Moacir; FELIZ, A. et al. ou

GONZAGA, Joo el al.

Devem acompanhar o ultimo sobrenome os distintivos Neto, Jnior, Filho e etc. Sobrenomes precedidos de partculas e , de, do, da, fazse a entrada sem estas partculas;

Captulos de livro de autor diferente:


Sobrenome do autor do captulo, prenome. Titulo do captulo. In: Sobrenome do autor do livro, prenome. Ttulo do livro. Edio. Local: editora, data. Paginas inicial e final do captulo utilizado.

Coleta de Dados

Exemplo:
ULIVI, Lucia Urbani. Beetrand RUSSEL. In: ROVIGHI, S. Histria da filosofia contempornea. So Paulo: Loyola, 1999, p. 441-456.

Captulos de livro de mesmo autor:


Sobrenome do autor do captulo, prenome. Titulo do captulo. In: _____. Ttulo do livro. Edio. Local: editora, data. Paginas inicial e final do captulo utilizado.

Coleta de Dados

Exemplo:
ULIVI, Lucia Urbani. A esquerda hegeliana. In: _____. Histria da filosofia contempornea. So Paulo: Loyola, 1999, p. 61-76.

Referncia trabalhos acadmicos:


Teses, dissertaes e outros. Sobrenome do autor, prenome. Titulo do trabalho. Local da publicao, ano, nmero de paginas. Dissertao, Tese, Trabalho Unidade da Instituio, Instituio.

Coleta de Dados

Exemplo:
CARVALHO, Lucia. Jung e a educao: uma abordagem no mbito do ensino superior. Curitiba, 1998. 94 p. Dissertao ( Mestrado em Educao) - Centro de Tecnologia e Cincias Humanas, Pontifcia Universidade Catlica do Paran

Referncia Artigos de Revista:


Autores do artigo. Ttulo do artigo e subttulo. Ttulo da revista , local de publicao, nmero do fascculo, pagina inicial e final, ms e ano.

Coleta de Dados

Exemplo:
ISKANDAR, Jamil Ibrahim. A mesquita: O bero das escolas rabes. Comunicaes, Piracicaba, n. 1, p. 126-128, jun. 1999.

Referncia Artigos de Jornal:


Autores do artigo. Ttulo do artigo e subttulo. Ttulo da jornal , local de publicao, data: ms e ano. nmero ou ttulo do caderno, seo, suplemento, paginas dos artigo.

Coleta de Dados

Exemplo:
COUTINHO, Wilson. O pao da cidade retorna ao seu brilho. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 06 de mar. 1985. Caderno 3, p.6.

No havendo algum dos elementos citados, ignora-se e segue-se para o prximo item.

Referncia de Internet:

Coleta de Dados Os dados relativo ao material, utilizado e citado, devem


ser mencionado como se faz com um peridico em papel. Quando necessrio, no final da referncia, acrescentamse notas relativas ao suporte eletrnico: Disponvel em: <endereo eletrnico> . Acesso em: data de acesso. Artigo de Revista

Exemplo:
SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de janeiro, nov. 1988. Seo Ponto de vista. Disponvel em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm>. Acesso em:28 nov. 1988.

Artigo de Jornal Cientfico Exemplo: Coleta de

Dados

KELLY, R. Eletronic publishing atAPS: its not just online jounalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponvel em : < http://www.aps.or/apsnews/1196/11965.html> .Acesso em :25 nov. 1988.

Referncias a conferncias, palestras, anotaes de aulas e outras atividades no publicadas


SOBRENOME, prenome. Ttulo do trabalho em negrito. Natureza da atividade, local, data. Exemplo: SAVIANI, D. A educao brasileira diante da nova LDB. Palestra proferida na PUCPR, 18 mar. 1999.

Referncia a dicionrios
SOBRENOME, nome. Ttulo. editora, ano. Coleta delocal: Dados HAUAISS, Antnio; SALLES VILAR, Mauro. Dicionrio Hauaiss de lngua portuguesa. Rio de janeiro: Objetiva, 2001.

Referncia a almanaques
Ttulo.local: editora, ano. ALMANAQUE Abril 2006. So Paulo: Abril,2006

Referncia a enciclopdia
Ttulo.local: editora, ano. NOVA Enciclopdia Ilustrada Folha. So Paulo: Publifolha, 1996.

Referencias Bibliogrficas
IsKandar, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT comentadas para trabalhos cientficos. 4. ed. Curitiba:Juru Editora,2010,98 p.

You might also like