You are on page 1of 24

Comandos Eltricos

Contator ou Contatora

Contator
Contatores mecnica, so dispositivos de manobra

acionados eletromagneticamente,

construdos para uma elevada frequncia de operao.

Partes do contator

Contatos dos Contatores e Pastilhas


Os contatos so partes especiais e fundamentais dos contatores, destinados a estabelecer a ligao entre as partes energizadas e no-energizadas de um circuito ou, ento, interromper a ligao de um circuito. So constitudos de pastilhas e suportes. Podem ser fixos ou mveis, simples ou em ponte.

Inspeo visual Contator

Contatos Principais
So numerados de acordo com a norma DIN EM 50011. Os terminais de entrada 1, 3 e 5 voltam-se para a rede (fonte) enquanto os terminais de sada 2, 4 e 6 voltam-se para o motor (carga), sendo os terminais de alimentao da bobina identificados por A 1 e A 2 ou ainda a e b.

Contatos Auxiliares
So identificados por nmeros de dois dgitos de acordo com a norma DIN EM 50011, respeitadas as determinaes de sequenciamento,funo e disposio mecnica. Sequenciamento: o primeiro dgito integrante da identificao de um contato auxiliar indica a posio ocupada pelo mesmo a partir da esquerda. Funo: a funo do contato indicada pelo segundo dgito, conforme o convencionado pela norma, como segue:

Contato Normalmente Fechado (NF) (abridor) 2

Contato Normalmente Aberto (NA) (fechador)

Contato de selo
Basicamente, contato de selo o nome dado uma configurao entre contatores e botes de acionamento que, cria uma memria de acionamento.

Ou seja, se algum acionar um contato de selo (apertar um boto de ativar), o sistema ligado e, mesmo soltando o boto de acionamento, o sistema continua ligado (exemplo um motor eltrico). O efeito memria justamente mantm o sistema ligado (substitui manter o boto acionado) sem adio de componentes eletrnicos (apenas alguns fios interligados).

Categorias de contatores
As categorias de emprego foram criadas para facilitar a escolha pelo usurio do contator mais adequado para sua instalao tanto do ponto de vista econmico como o tcnico. AC- 4 Motores com rotor em curto-circuito (gaiola) - Nesta categoria os motores so desligados AC- 1 Esta categoria se destina operao de cargas resistivas ou de baixa indutividade ou habitualmente durante a partida (correntes 4,5/ ou 6 vezes a nominal). Alm disso, tambm no indutivas. frequentemente feita inverso da rotao na partida e h manobras intermitentes. O que distingue est categoria da anterior a frequncia com que so realizados os AC- 2 Motores com rotor bobinado (com anis). - Na aplicao destes motores freqentemente desligamentos e ligamentos com correntes vrias vezes maior que a nominal da carga. eles so desligados durante a partida e, portanto com uma corrente muito alta. Nesta funo, alm de fechar com uma corrente alta, o contator chamado a interromper esta AC- 6a Transformadores - Os transformadores tm corrente de ligamento, quando esto sem carga, elevada corrente como uma apurao normal. Naturalmente, depois de entrar em regime o de ordem de 11 vezes a corrente nominal, mas so operados pouco frequentes nessas motor vai ser desligado sob a corrente nominal da carga. condies. Alm disso, de curta durao. AC- 3 Motores com rotor em curto-circuito (gaiola) - Os contatores para esta categoria proporcionam AC- 6b Bancos de capacitores - Neste caso temos vrias situaes de difcil operao: ligamento do o ligamento com a corrente de partida, mas o desligamento se d depois de completada a banco com correntes 20 a 30 vezes nominal; desligamento do banco com a corrente reanulando partida. quando a tenso passa pelo valor crista o que aumenta a durao do arco (restrikes).

DEFEITOS NOS CONTATORES


Defeitos Mecnicos Os defeitos mecnicos so provenientes da prpria construo do dispositivo, das condies de servio e do envelhecimento do material. Salientam-se em particular: lubrificao deficiente; formao de ferrugem; temperaturas muito elevadas; molas inadequadas; trepidao no local da montagem.

Contator auxiliar

Nmero de funo e sequncia dos contatos

COMO DIMENSIONAR UMA PARTIDA DIRETA


Neste tipo de partida o motor parte com valores de conjugado (torque) e corrente de partida plenos, uma vez que suas bobinas recebem tenso nominal. O motor pode estar fechado em estrela ou tringulo conforme a tenso de saida desejada.

Algumas perguntas ficam em nossa mente quando decidimos dimensionar uma chave de partida: qual contator usar? qual fusvel aplicar para proteger o circuito? qual o valor de corrente do rel trmico?
Devemos ter em mos os dados do motor a ser acionado, ento temos: um motor de 30cv 4 polos FS = 1,15 que ser ligado a uma rede de 380V/60Hz. A In (corrrente nominal) deste motor de 44A e possui um fator de servio (Ip/In) de 8,0 tempo de partida 5s Este trabalha em servio normal de manobra com rotor gaiola de esquilo e desligamento em regime

Informaes necessrias
Partida direta

O circuito de potncia da partida direta


Fusvel (F1,F2,F3)

Sua funo proteger todos os componentes (rels trmicos, contatores, condutores e o motor) do circuito eltrico contra as sobrecargas da corrente eltrica, evitando danos ao sistema eltrico.
Contator (K1) Dispositivo eletromagntico que liga e desliga o circuito do motor. Usado de preferncia para comandos eltricos automticos distncia. Rel Trmico (FT1) So construdos para proteo de motores contra sobrecarga, monitorando a falta de fase e tenso.

Roteiro de Clculo
1) Vamos comear com o dimensionamento do contator K1:
Neste caso o contator K1 dever possuir uma corrente Ie (corrente nominal do contator) maior que a corrente nominal do motor, ou seja: K1 => Ie > In x FS = Ie > In x 1,15 Logo, teremos em nosso exemplo: K1 => Ie > 44 x 1,15 Ie > 50,6 A

Dimensionamento da Contatora
PARTIDA DIRETA

Com base base nos dados encontrados e tomando como base o tipo de aplicao do
motor temos no catlogo da WEG . O contator CWM65 que suporta 65A, o fato do clculo ter mostrado que a corrente de 50,6A faz com que no utilizemos o contator CWM50 pois sua corrente nominal maior que a corrente calculada.

Dimensionamento CONTATOR para partida estrela tringulo


A partida estrela tringulo um tipo de partida indireta que tem como objetivo a reduo da corrente de partida a fim de reduzir custos, como por exemplo o consumo excessivo potncia eltrica da rede

de alimentao no incio de
funcionamento deste motor.

Os contatores K1 e K2 sero idnticos, pois a corrente que passa por eles ser de mesma intensidade, lembrando que estes dois trabalharo juntos no segundo estgio do sistema de partida, quando o sistema assumir o fechamento tringulo. Roteiro de Calculo:

Dimensionamento dos Contatores K1 e K2

IL = In I = IL x 0.58 onde: 0.58 = inverso da raiz quadrada de 3 (o mesmo que dividir IL por raiz de 3) IL .= Corrente de Linha In .= Corrente Nominal I.= Corrente do fechamento em tringulo (corrente em K1 e K2)

A corrente suportada pelos contatores K1 e K2 dever ser superior ou igual a corrente do fechamento tringulo.

Dimensionando K1 e K2

K1 = K2 = Ie (0,58 x In) x 1,15


onde: Ie = Corrente suportada pelos contatores K1 e K2 (0,58 x In) = Corrente quando a partida assumir o fechamento tringulo 1,15 . = FS do motor

O contator K3, somente ser utilizado pelo sistema no momento da partida do motor, ou seja, no momento em

DIMENSIONAMENTO DO CONTATOR K3

que o circuito assumir o fechamento estrela, sendo


assim, a corrente que circular neste trecho do circuito ser de 33% a corrente nominal .

Ento o clculo desta corrente fica assim:


K3 = Ie (0,33 x In) x 1,15
* - podemos utilizar contatores iguais a K1 e K2, porem lembrando que estaria superdimensionado

A corrente do contato principal deve ser maior que a corrente nominal do motor, considerando o fator de servio do motor.
Dimensionamento Dimensionamento dos rels trmicos: Para partida direta:dosK1 >= FS. In Rele trmico In .FS Disjuntor motor In .FS Para motores com fator de servio (FS) >= 1,15: Ir = 1,25*In

Resumindo

Para partida estrela-tringulo: K1 = K2 = 0,58. FS. Para motores com fator de servio (FS) < 1,15: Ir In = 1,15*In K3 = 0,33 . FS. In Rele trmico 0,58 In .FS IMPORTANTE: Disjuntor motor In 1) O rel NO deve ser dimensionado com In situado no.FS extremo superior da faixa de ajuste. Pois se o motor tiver um FS>1, o rel no permitir tal corrente. Para partida compensadora: K1 = In .FS K2 = 0,64 In .FS K3 = 0,23 In .FS Rele trmico In .FS Disjuntor motor In .FS

Exemplo dimensionamento rele


1) Dimensionar o rel de sobrecarga para proteger o motor de 5cv, 220V/60Hz, IV plos, supondo que o seu tempo de partida seja de 5s (partida direta). Pelo catlogo WEG de motores, tipo W21: In = 14A; FS = 1,15. Como FS >=1,15: Ir = 1,25*In, logo: Ir = 1,25*14 = 17,5A.

ESPECIFICAO COMPLETA CONFORME O CATLOLGO: RW27-1D3-U023: faixa de ajuste de 15 a 23A. Com fusvel mximo de 50A. Em clculos anteriores, o fusvel dimensionado para este motor foi de 35A. Atendendo assim o limite fornecido para o rel.

Exercicios
Dimensione de forma completa os dispositivos de comando e proteo de partida para os seguintes motores: 1) Motor trifsico W21 de 1cv, 380V/60Hz, 2 plos, supondo que o seu tempo de partida seja de 5s (partida direta), obter FS do catalogo do motor. 2) Motor trifsico W21 de 10cv, 220V/60Hz, 4 plos, supondo que o seu tempo de partida seja de 5s (partida estrela-triangulo). 3) Motor trifsico W21 de 10cv, 380V/60Hz, 6 plos, supondo que o seu tempo de partida seja de 5s (chave compensadora).

You might also like