You are on page 1of 20

Perspectiva religiosa do amor, sexo e casamento

Amadeus Belm Jos Anderson Larissa Gomes

Um "casamento religioso" ou "matrimnio religioso" uma celebrao em que se estabelece o vnculo matrimonial segundo as regras de uma determinada Religio. O casamento religioso submete-se to somente s regras da respectiva religio e no depende, segundo a religio em que se celebra, do seu reconhecimento pelo Estado ou pela lei civil para ser vlido.

Casamento Afrobrasileiro
O casamento realizado pelo Babalorix (pai-de-Santo) e possui o mesmo valor legal do casamento civil. Geralmente, a cerimnia realizada em praias. No Candombl Ketu, por exemplo, o casamento gira em torno de trs orixs: Oxossi, Oxum e Oxal, que simboliza a paz. Os noivos portam trajes brancos e se dirigem ao sacerdote, que, por sua vez, consagra a unio do casal.

Casamento Religioso entre pessoas do mesmo sexo

Casamento Catlico
Vocao; Institudo por Deus; Gerao e educao dos filhos;; Nulidade; Casamento do Padre;

Perspectiva Protestante

Pontos a serem considerados


Reforma protestante (Releituras/Vertentes) Verso aceitvel atualmente A.T/N.T (Contextualizao)

Dvidas?

Sexo/Intimidade antes do casamento


Caso, porm, no se dominem, que se casem; porque melhor casar do que viver abrasado. (1 Corintios 7.9)

- Pecaminosas

- Relacionamento com Deus fragilizado


- Passvel de condenao - Permitidas/Ordenadas aps casamento (Dogma)

Movimentos
-Preocupao da Igreja -Divrcio/Gravidez indesejada -Usos e costumes saem e princpios ficam / Assistncia ao Como?

Cerimnia de casamento
Divino

- No sacramento, sem rituais, mas proferindo um compromisso conjugal. - Os noivos costumam prestar homenagens recprocas, cantando msicas ou contando seu testemunho de vida e a histria do casal - Em geral, as palavras proferidas pelo pastor so espontneas, mais uma impresso que ele possui dos noivos e da histria de vida do casal. - O celebrante costuma falar de amor, da importncia da famlia e da presena de Deus em todos os aspectos da vida.

Sexo e o Casamento
O casamento e o SEXO uma importante instituio divina (Significado de mcula) Prazer (Livro de Cantares/Explcito) Goza a vida com a mulher que amas, todos os
dias Ec 9.9

Corpos pertence a ambos (Ideia de satisfao mtua) Prioridade feminina Algumas questes polemicas entre evanglicos: - Anal, oral, fetiches, fantasias, sexshops, motis e afins
- Pastores diferentes (legalismo/papo aberto)
Todas as coisas me so lcitas, mas nem tudo me convm. Todas as coisas me so licitas, mas eu no me deixarei dominar por elas (I Cor 6.12)

Papis no Casamento

Submisso da mulher
Associaes ao machismo PENSAMENTO BIBLICO COMPLETO SEMPRE OMITIDO - Efsios 5.22 "As mulheres sejam submissas ao seu prprio marido, como ao Senhor...." - Efsios (mesmo capitulo) /Colossenses : "maridos no devem tratar suas mulheres com amargura" "como Cristo amou a Igreja"...

- No submisso a tudo, mas ideal de relacionamento (FRASE)

Como Cristo amou a Igreja


OS DEVERES DELES
Amar a esposa (Ef.5.25-29; Cl. 3.19) -Amor VOLUNTRIO (Gl 2.20) se entrega por ela; -Amor INCONDICONAL (1 Jo 4.19) amar primeiro; -Amor SACRIFICIAL (Jo 15.13) dar a vida por ela. Muitos homens tentam distorcem o texto bblico em seu favor... a verdade que eles so os machistas, a Bblia no, Deus no, DEUS AMA AS MULHERES!!!

Divrcio e Monogamia
Divrcio/Indissolubilidade/Moiss Monogamia e Adultrio: A.T/N.T

Criticas as homossexualidades
(Dentro da Igreja) Gnesis 1:27 E criou Deus o homem sua imagem: imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Levtico 18:22 Com homem no te deitars, como se fosse mulher; abominao Deuteronmio 22:5 No haver traje de homem na mulher, e nem vestir o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominao ao SENHOR teu Deus. Hebreus 13:4 Venerado seja entre todos o matrimnio e o leito sem mcula; porm, aos que se do prostituio, e aos adlteros, Deus os julgar.

1 Corntios 6:10 No erreis: nem os devassos, nem os idlatras, nem os adlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladres, nem os avarentos, nem os bbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdaro o reino de Deus. Joo 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Joo 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. O AMOR DE DEUS NOS CONSTRANGE/MISERICRDIAS

Um casamento feliz exige que nos apaixonemos muitas vezes e sempre pela mesma pessoa.

Escolhi Te Esperar
Pra maior festa da vida Quem convida o amor O cu acende luzes E nos faz um favor Sinceridade no olhar Linda cano vai embalar Quero encontrar meu par Pra minha dana comear Segura a minha mo Voc ter que me cuidar teu meu corao Se voc for meu par Ningum gosta de solido Mas escolhi te esperar Fiz uma orao Pra este dia chegar O amor, ele no cego Ele sabe os passos que precisa dar S Deus sabe conjugar amor A-final, o prprio verbo amar O amor est to peerto Mas s no tempo certo vai chegar Segura a minha mo Voc ter que me cuidar teu meu corao Se voc for meu par Ningum gosta de solido Mas escolhi te esperar Fiz uma orao Pra este dia chegar Fiz uma orao Pra este dia chegar Fiz uma orao Para encontrar meu par

You might also like