You are on page 1of 22

Quadro de Gesto Vista

Preparado por: Paulo Silva Supervisor de Qualidade


Em parceria com o Sindvel atravs da LANGENBERG CONSULTORIA

Quadro de Gesto Vista Histrico


Com a globalizao da economia, a abertura do nosso mercado e a estabilizao da nossa moeda, a competitividade em todos os ramos est muito acirrada. A qualidade passou a ser o diferencial competitivo. O preo passou a ser ditado pelo mercado.

Quadro de Gesto Vista Estratgia & Competitividade


Esta abordagem nos permite concluir que o cliente fator decisivo de produtividade, pois, se ele no quiser comprar, pr maior que seja a eficincia da empresa, a produtividade cair. Dessa forma, para sobreviver e crescer uma empresa deve buscar a satisfao total do cliente e gerenciar de forma competente os seus custos atravs de acompanhamentos dirios.

Quadro de Gesto Vista Estratgia & Competitividade


Assim, para enfrentar a acirrada competio industrial, as empresas tm promovido modificaes importantes em relao organizao do trabalho na busca de vantagens competitivas. No contexto da organizao do trabalho de manufatura (Cho de Fbrica), as empresas com alta capacidade competitiva tm adotado solues preconizadas pela abordagem da administrao participativa.

Quadro de Gesto Vista Fundamento Terico


Para Dubrin (1998), a comunicao consiste no processo de troca de informaes atravs do uso de palavras, letras, smbolos, ou comportamento no verbal e o que mantm a organizao unida; Para Daft (1999), significa compartilhar, funcionando como via de mo dupla, utilizada com o intuito de motivar ou influenciar o comportamento dos funcionrios; enquanto Megginson (1998) v a comunicao organizacional como uma cadeia de entendimento que liga os membros de vrias unidades de uma organizao em diferentes nveis e reas.

Quadro de Gesto Vista Fundamento Terico


Sabe-se que as pessoas se lembram de:  10% dos que elas ouvem  25% do que elas vem  50% do que elas vem e ouvem  75% do que elas fazem  90% do que elas vem,ouvem e fazem

Quadro de Gesto Vista A importncia


O Quadro de Gesto Vista uma importante ferramenta ser utilizada para informao, transmisso de conhecimentos e integrao das pessoas, para suportar o processo decisrio e participativo.

Quadro de Gesto Vista Objetivos


 Oferecer informaes acessveis e simples, capazes de facilitar o trabalho dirio, aumentando o desejo de se trabalhar com maior qualidade;  Aumentar o conhecimento de informaes ao maior nmero de pessoas possveis;  Reforar a autonomia dos funcionrios no sentido de enriquecer os relacionamentos, incentivando a participao;  Fazer com que o compartilhamento das informaes passe a ser uma questo de cultura da empresa;

Quadro de Gesto Vista Envolvimento e Participao


Um importante resultado da participao a verdadeira possibilidade de se desenvolver o compromisso. Ter voz ativa em questes que s afetam geralmente confere s pessoas um sentimento mais intenso de obrigao em relao a quaisquer decises tomadas.

Quadro de Gesto Vista Modelos

Figura 1 Painel de Gesto Vista

Figura 2 - Quadro de Carta de Versatilidade

Quadro de Gesto Vista Responsabilidades


Aqueles que executam o trabalho, sabem mais a respeito dele do que qualquer outra pessoa. Eles podem no saber como interpretar seu conhecimento, mas sabem o que funciona e o que no funciona. Desta forma verificamos que o aperfeioamento de qualquer funo ou tarefa comea pelas pessoas que, de fato, executam o trabalho.

Quadro de Gesto Vista Desenvolvimento e Implantao


O desenvolvimento e a implantao da Gesto Vista facilitam a agilizao da divulgao de informaes dentro da empresa, principalmente quanto s metas de desempenhos especificadas, alm de permitir um feedback, em perodos de tempos adequados e flexveis, dos resultados das atividades de produo para a gerncia e para os funcionrios.

Quadro de Gesto Vista Estrutura de indicadores e aes

Desdobramento

Indicadores estratgicos

Aes nvel 3

Feed Back Quadro Geral Aes nvel 2

Quadro do setor

Aes nvel 1

Quadro de Gesto Vista Estrutura

Desdobramento

Indicadores estratgicos

Aes nvel 3

Feed Back Quadro Geral Aes nvel 2

Quadro do setor

Aes nvel 1

Quadro de Gesto Vista Modelo de Quadro a ser utilizado

Quadro do setor

Quadro de Gesto Vista Estrutura

Desdobramento

Indicadores estratgicos

Aes nvel 3

Feed Back Quadro Geral Aes nvel 2

Quadro do setor

Aes nvel 1

Quadro de Gesto Vista Modelo de Quadro utilizado


Link

Quadro Geral

Quadro de Gesto Vista Estrutura

Desdobramento

Indicadores estratgicos

Aes nvel 3

Feed Back Quadro Geral Aes nvel 2

Quadro do setor

Aes nvel 1

Quadro de Gesto Vista Plano de ao em nvel 3 MASP


7 STEPS

Ao Nvel 3

Quadro de Gesto Vista


Resultados
Com a aplicao da Gesto Vista, observou-se que:
 

A participao dos funcionrios aumentou consideravelmente. Houve um maior participao e entendimento das metas estabelecidas exemplo: perdas de processo Houve uma atuao em relao a aes preventivas exemplo: problemas de processo que poderiam gerar perdas e atrasos. O ndice de manutenes preventivas em atraso melhorou consideravelmente de 32 atrasos para ZERO em 3 semanas.

Quadro de Gesto Vista


Resultados


Passou a acontecer um acompanhamento no momento em que as no conformidades ocorrem, possibilitando assim agilidade na tomada de aes de conteno e corretivas aes por camadas. A administrao geral do setor passou a ser compartilhada entre todos os funcionrios transparncia.

Quadro de Gesto Vista Consideraes Finais

Ganhos:
Maior participao Resposta rpida Acompanhamento em tempo real Maior envolvimento com melhorias

You might also like