You are on page 1of 29

Certificaes Existentes

CAF
Fabio Guilherme Mochiutti Roberto Carmassio Thiago Anderson da Silva

Temas a serem abordados


       

Introduo; Variedades de caf existentes no Brasil; Categorias de Qualidade do Caf; Escala Sensorial do PQC; Caracteristicas no Selo do Perfil do Sabor; Selos e Certificaes; Concluso; Referencias.

ROBERTO CARMASSIO - 2011

Introduo


Desenvolver habilidades que permitam reconhecer a qualidade de algum tipo de bebida ou alimento uma tarefa rdua e complexa, demanda um grande investimento pessoal em cursos e treinamentos. As embalagens de caf trazem informaes importantes, mas nem sempre so observadas e menos ainda compreendidas pelos consumidores.

ROBERTO CARMASSIO - 2011

Introduo


Desta forma, nosso trabalho busca explicar algumas informaes presentes nas embalagens de caf, para que o consumidor possa estabelecer critrios de avaliao sobre a qualidade do caf no ato da sua compra, baseado-se em algumas caractersticas como as certificaes existentes.

ROBERTO CARMASSIO - 2011

Variedades de caf existentes no Brasil




No Brasil as espcies de caf existentes no mercado so: Coffea arbica: 70% da produo brasileira; Coffea robusta: 30% da produo brasileira; So espcies de caractersticas distintas e suas principais diferenas esto no preo e sabor.

ROBERTO CARMASSIO - 2011

Variedades de caf existentes no Brasil


 O caf robusta mais utilizado na industria de

caf solvel e tradicional, pois possui acidez menos acentuada, amargor caracterstico e o dobro de cafena encontrado na variedade arbica.  O caf arbica, propicia um produto de qualidade superior, apreciado pela complexidade de aromas, corpo, acidez e aroma.

FABIO MOCHIUTTI - 2011

Categorias de Qualidade do Caf


 Em 2005, foi lanado o Programa de Qualidade do Caf (PQC), um novo programa de certificao que garante a qualidade, a confiabilidade e a segurana alimentar do produto.  Programa instalado pela ABIC (Associao Brasileira de Indstria de Caf), lanou as categorias de qualidade Tradicional, Superior e Gourmet.

FABIO MOCHIUTTI - 2011

Categorias de Qualidade do Caf


O caf tradicional possui custo baixo e formado atravs de misturas de caf arbica e robusta, sendo sua a maior parte de caf arbica cerca de 25% e o restante de robusta. As categorias Superior e Gourmet so formadas apenas por cafs da espcie variedade arbica, possuindo uma qualidade superior e valor agregado.

FABIO MOCHIUTTI - 2011

Escala sensorial do PQC


uma escala de 0 a 10 pontos, onde a qualidade do caf recebe uma nota. Quanto maior a nota, melhor o caf. O nvel mnimo corresponde a 4,5 pontos. A qualidade da bebida avaliada sensorialmente por degustadores experientes e treinados. Esta pontuao estabelecida pelas caractersticas de gosto e aroma do caf e pelo tipo dos gros (nmeros de defeitos. Impurezas, cor tamanha e formato dos gros).

FABIO MOCHIUTTI 2011

Escala sensorial do PQC


De acordo com essa escala, so estabelecidas trs categorias de qualidade, sendo o Tradicional de 4,5 a 6,0 pontos, o Superior de 6,0 a 7,3 pontos e o Gourmet de 7,3 a 10;

FABIO MOCHIUTTI - 2011

10

Caractersticas no Selo do Perfil do Sabor


TRADICIONAL;

FABIO MOCHIUTTI - 2011

11

Caractersticas no Selo do Perfil do Sabor


SUPERIOR

FABIO MOCHIUTTI - 2011

12

Caractersticas no Selo do Perfil do Sabor


GOURMET;

FABIO MOCHIUTTI - 2011

13

Selos e Certificaes
At aqui foram dadas informaes relativas ao tipo de caf e a qualidade de bebida, porm ainda assim existem nas embalagens outros tipos de selos e certificaes como garantia de qualidade do caf.

FABIO MOCHIUTTI - 2011

14

Selos e Certificaes

Selo de Pureza
Certificao pioneira no Brasil que atesta a pureza do caf torrado e modo oferecendo segurana alimentar e respeito ao consumidor.

THIAGO ANDERSON - 2011

15

Selos e Certificaes

Programa de Qualidade nico programa no mundo que assegura a qualidade do caf e deferncia os produtos nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet.

THIAGO ANDERSON - 2011

16

Selos e Certificaes
Circulo do Caf de Qualidade
O Crculo do Caf de Qualidade uma evoluo em
relao ao PQC ABIC, lanado em 2004, e est inserido dentro das diretrizes da ABIC de aumento do consumo interno de caf no Brasil. O projeto visa o fortalecimento do setor e a melhoria do padro de qualidade do caf, diferenciando os melhores estabelecimentos e promovendo o caf de alta qualidade.
THIAGO ANDERSON - 2011 17

Selos e Certificaes

Programa Exportador de Cafs Industrializados


Selo concedido pelo MAPA - Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento - que identifica os cafs produzidos nas regies cafeeiras mais nobres do Brasil. Contribui para o fortalecimento da imagem da cafeicultura brasileira no exterior.
THIAGO ANDERSON - 2011 18

Selos e Certificaes

Nvel Mnimo de Qualidade


Oferece um conjunto de especificaes e procedimentos para assegurar a aquisio de um caf de melhor qualidade em licitaes
THIAGO ANDERSON - 2011 19

Selos e Certificaes

Cafs Sustentveis do Brasil O Selo Cafs Sustentveis do Brasil, conferido pela ABIC para empresas que adotem em toda a cadeia produtiva do caf, procedimentos ecologicamente corretos, sustentveis, econmicos e que considerem os impactos socioambientais de seus produtos.
THIAGO ANDERSON - 2011 20

Selos e Certificaes

Caf do Cerrado Mineiro Este Selo concedido pela CACCER - Conselho das Associaes do Cerrado Mineiro - que desenvolve um programa de certificao para as fazendas de caf, auditado por organismos certificadores internacionais, que assegura a mais completa rastreabilidade dos lotes produzidos, com regras de preservao do meio ambiente, sustentabilidade social e econmica para os produtores e segurana alimentar.
THIAGO ANDERSON - 2011 21

Selos e Certificaes

Certifica Minas
A ABIC assinou um convnio de cooperao tcnica
com o Governo de Minas que estabelece o pagamento de um adicional entre 10% e 25% sobre o preo de mercado para o caf produzido nas propriedades aprovadas pelo Certifica Minas CAF, em funo da qualidade do caf
THIAGO ANDERSON - 2011 22

Selos e Certificaes

Certifica Minas Caf


Selo de certificao internacional para os produtores de caf
participantes do projeto governamental Certifica Minas. O objetivo estimular os produtores a adotarem boas prticas de produo e uma gesto moderna da propriedade para agregar valor ao caf mineiro.

THIAGO ANDERSON - 2011

23

Selos e Certificaes

Cafs das Montanhas do Esprito Santo Este Selo concedido pelo INCAPER - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistncia Tcnica e Extenso Rural garante que os gros utilizados so provenientes da regio das Montanhas do Esprito Santo.
THIAGO ANDERSON - 2011 24

Selos e Certificaes

Selo de responsabilidade empresarial


O Programa Selo de Responsabilidade Empresarial tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de empresas por meio de aes integradas entre os diversos setores da sociedade, estimulando a iniciativa privada a adotar posturas responsveis de acordo com os pilares de desenvolvimento sustentvel.
THIAGO ANDERSON - 2011 25

Selos e Certificaes

Conselho de Manejo Florestal


Este selo no est diretamente relacionado ao caf, mas garante
que o papel usado na embalagem provem de florestas certificadas.

THIAGO ANDERSON - 2011

26

Selos e Certificaes

ISO 9001
uma norma internacional que fornece requisitos
para implantar o Sistema de Gesto da Qualidade nas organizaes

THIAGO ANDERSON - 2011

27

Concluso


Pode se concluir que os selos e certificaes de qualidade ajudam o consumidor escolher um bom produto; Certificao uma garantia de acesso a mercados cada vez mais exigentes; Uma maneira de Agregar Valor a Produo.

THAGO ANDERSON - 2011

28

Referencias
REVISTA ADEGA. Tradicional, Superior e Gourmet. Disponvel em:<http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/57/artigo179681-1.asp> Acesso em: 31 Mai 2011. ABIC. Nivel Mnimo de Qualidade. Disponvel em:<http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=624&sid=99&tpl=printervi ew> Acesso em: 31 Mai 2011.

29

You might also like