You are on page 1of 27

Fichamentos, Fichamentos, Resumos e Resenhas

Prof .Nayane Cardoso

Fichamentos
Fichar significa identificar e registrar as principais informaes de um texto lido. Constitui o produto de uma leitura. Consiste em registrar, ou seja, armazenar em fichas as informaes relevantes da leitura realizada.

Fichamentos
um procedimento indispensvel na otimizao da leitura, organizao e coleta de dados, na medida em que organiza os textos pesquisados e seleciona os dados mais importantes. um documento PESSOAL do pesquisador!

Fichamentos
Fichamento no resumo, embora possa conter resumos; No parfrase, embora possa conter parfrases do autor. Fichamento basicamente o arquivo do texto que voc l texto que voc l.

Fichamentos
UMA DAS CARACTERSTICAS MARCANTES DE UMA ANOTAO ADEQUA DA PERMITIR UMA REDAO FUTURA.

Fichamentos
Finalidades Identificar facilmente as obras lidas; Lembrar seu contedo principal; Fazer citaes ou elaborar crticas; Realizar pesquisa bibliogrfica. Contedo Informaes bsicas da leitura; Informaes adicionais derivadas da leitura.

Fichamentos
Todo fichamento deve ter
Cabealho Referncia na parte superior direita, indica o assunto a referenciar a obra ou texto a que se refere a o contedo propriamente dito de acordo que se refere a ficha; ficha (de acordo com NBR6023:2002); Corpo da ficha com o tipo da ficha que est sendo desenvolvido; Local onde a obra se encontra informar onde encontrar o material lido, se em biblioteca particular ou outro local.

Como fazer um fichamento?


Ttulo Geral Ttulo Especfico ou Assunto Referncia Bibliogrfica Resumo do Captulo ou Resumo Pargrafo N Ficha

Biblioteca X

Dicas de Organizao
Inclui somente um tema em cada ficha; Antes de guard-las, ter a certeza de que as fichas esto completas e so compreendidas com facilidade; Procurar guardar as fichas sempre em ordem.

Resumo

RESUMO um texto

RESUMO a apresentao concisa das idias de um texto (Norma NBR 6028, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas)

Orientaes para elaborao do Resumo


O resumo dever conter breve introduo sobre o assunto, descrio dos materiais e mtodos utilizados sntese dos resultados utilizados, sntese dos resultados (parciais ou finais) e concluses.

Orientaes para elaborao do Resumo


O espao destinado ao resumo corresponde a aproximadamente 250 palavras e deve-se dar

preferncia a 3 pessoa.

Sendo o RESUMO um texto,deve ser :


UNO Interligao entre suas partes, que devero convergir para um direcionamento nico COERENTE: COERENTE: As idias apresentadas devem ser coerentes e no contraditrias COESO: COESO: Os elementos da frase devem estabelecer os nexos entre as partes do texto

Para que serve um RESUMO?


O resumo deve responder s seguintes perguntas: O que o autor pretende demonstrar? O que o autor fez? Que resultados obteve? Como se interpretam estes resultados ?

Como escrever o RESUMO?


Identificao Introduo Material e Mtodos Resultados Discusso / Concluses Apoio Palavra- Chave ( aps resumo pronto)

Identificao
Ttulo, participantes, local de execuo

Introduo
Qual a pergunta que voc est fazendo, e por que vale a pena faz-la? Rpida introduo ao Assunto Objetivo(s)

Material e Mtodos
Descreva de forma breve, mas compreensvel, como voc

procedeu para responder a questo levantada.

Resultados
Quais as respostas que voc encontrou?

Discusso/Concluso
Descreva de forma sucinta o que estas respostas significam

Palavras - Chave
Usualmente selecionadas pelo autor, retiradas do ttulo, resumo ou texto do trabalho e no do vocabulrio controlado de descritores. Utilizadas para indexao

REDAO DE RESUMO CARACTERSTICAS FORMAIS


Sendo um TEXTO CONCISO o resumo deve ser redigido: CONCISO,

em linguagem objetiva, suprimindo palavras desnecessrias (adjetivos e objetiva

advrbios)

evitando a repetio de frases inteiras do texto original (a serem

sintetizadas e no transcritas).

respeitando a ordem em que as idias ou fatos so apresentados.

REDAO DE RESUMO CARACTERSTICAS FORMAIS


Assim, so suas caractersticas formais : E tenso de 8 a 15 linhas Extenso: de 8 a 15 linhas Um s pargrafo 3 pessoa sing., 3 pessoa plural, Frases pouco extensas Terminologia especfica Ordem direta das frases No deve conter opinies prprias

Resenha

Resenha Cientfica
TRABALHO DE SNTESE CRTICA E DE AVALIAO A RESPEITO DE UMA OBRA

Uma boa resenha cientfica deve ter os seguintes elementos: elementos:


1 - Referncia bibliogrfica completa O resenhista deve colocar todos os elementos bibliogrficos, na ordem dada pela ABNT. 2 - Credenciais do autor Informaes sobre o autor, em especial sua formao universitria, ttulos e livros publicados. 3 - Resumo da obra. obra. Resume as idias principais do autor. aconselhvel que d uma viso geral da obra, e haja um aprofundamento de um captulo. 4 - Concluses da autoria Qual a tese do autor? O que ele quer provar com seu livro? A que concluses ele chega?

Uma boa resenha cientfica deve ter os seguintes elementos: elementos:


5 - Metodologia Qual foi a metodologia utilizada pelo autor? O texto apenas um ensaio, ou resultado de uma pesquisa de campo? Sua pesquisa qualitativa ou quantitativa? 6 - Quadro de referncias do autor aporte terico Qual o paradigma no qual o autor sustenta suas idias? Cada rea de conhecimento tem suas teorias especficas. especficas. Na Administrao, por exemplo, h a teoria fordista, taylorista... taylorista... 7 - Crtica do resenhista Esse o momento em que o resenhista faz sua anlise da obra. Qual a sua importncia? Que contribuio obra. ela traz para o seu QpQp campo de estudo. Como a linguagem do autor? Simples, clara,complexa, estudo.

rebuscada? O livro aprofunda os assunto estudados? 8 - Indicaes do resenhista A quem se destina a obra? Quem poderia se interessar por ela? O leitor precisa ter algum tipo de conhecimento prvio para compreender o livro?

A MENSAGEM desta aula ...

... que as

pequenas

coisas so muito

importantes

You might also like