You are on page 1of 10

As tecnologias do conhecimento os instrumentos e os mecanismos que permitem transformar os aspectos da realidade em objetos de estudo, constituem uma componente chave

nesta nova situao. Sem essas tecnologias, no seria possvel o conhecimento ou o seu desenvolvimento seria muito mais lento. Como assinala Gallo (1998), estas tecnologias so produzidas historicamente, de acordo com as possibilidades e os problemas de cada momento. Por outro lado a utilizao de tais tecnologias influiu sobre o prprio saber produzido, definindo-o em um terreno prprio, o que nos permite seu controle e uso.

H muitos dados estatsticos de referencia local, nacional e internacional, que conhecem o bom equipamento tecnolgico das escolas das sociedades mais desenvolvidas. Essas mesmas fontes de estatstica manifestam que, paradoxalmente, os professores destas escolas, salvo excees, utilizam muito pouco o equipamento, pelo menos nas tarefas especificamente docentes.

um recurso usual em nossa comunicao cotidiana, cumpre uma funo ideolgica no discurso e tambm contribui para facilitar a compreenso do que se pretende comunicar. Mas como nada inocente, sempre trazem algo a mais do que se quer transmitir, como acontece com os termos, processador ou rede aplicados a toda sociedade de nossos dias; embora seja um instrumento fabuloso devido a sua grande capacidade de armazenamento de dados e a facilidade na sua manipulao no se pode esquecer que este equipamento no foi desenvolvido com fins pedaggicos, e por isso importante que se lance sobre o mesmo um olhar crtico e se busque, face s teorias e prticas pedaggicas, o bom uso desse recurso;

Valente (1993: 16) esclarece que na educao de forma geral, a informtica tem sido utilizada tanto para ensinar sobre computao, o chamado computer literacy, como para ensinar praticamente qualquer assunto por intermdio do computador; A Informtica Educativa privilegia a utilizao do computador como a ferramenta pedaggica que auxilia no processo de construo do conhecimento; Neste momento, o computador um meio e no um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares; Nesse sentido, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte aprendizagem, com inmeras possibilidades pedaggicas, desde que haja uma reformulao no currculo, que se crie novos modelos metodolgicos e didticos, e principalmente que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem, para que o computador no se torne mais um adereo travestido de modernidade;

A televiso pode ser uma ferramenta acadmica til, e tem sido usada em salas de aula com finalidades acadmicas desde 1970. Os programas de televiso so usados para ajudar crianas em vrias atividades, e so usadas em conjunto com outros materiais de ensinamento, para dar uma proximidade mais abrangente aos mtodos de aprendizado. Isto tem provado ser eficiente uma vez que as crianas preferem aprender visualmente quando mais jovens. uma ferramenta educacional til se usada corretamente e com moderao. Pode ajudar com a aprendizagem acadmica e tambm com o desenvolvimento social e emocional. Ainda que mais pesquisas sejam necessrias, a atitude voltada para a televiso e o seu uso que cria um ambiente saudvel no qual a criana pode aprender. Um aspecto final a considerar que a televiso estimula visualmente e do interesse da criana. De modo que, ela pode ser usada para ajudar aprendizes relutantes por desenvolver interesse e livrar-se da presso que acompanha as tcnicas de aprendizado tradicionais.

O vdeo parte do concreto, do visvel, do imediato,


prximo, que toca todos os sentidos. O vdeo explora basicamente, o visualizar o ter diante de ns, as situaes, as pessoas os cenrios, as cores etc. trabalhado na escola como forma de proporcionar aos alunos, aulas diversificadas e tem por finalidade uma educao mais completa, facilitando o estudo do mesmo. Com relao aos vdeos, muitos (como os filmes, documentrios) so uma forma de ensinar a historia, os filmes mais antigos em preto e branco, por exemplo, ajudam tambm, o aluno a aprender as culturas e religies tanto de outros pases.

O rdio tem exercido um importante papel comunicacional, por apresentar nas ultimas dcadas uma possibilidade de participao as comunidades. A fora do rdio sua rpida capacidade de interagir como pblico; O radio um elemento propiciador de experincias educacionais diferenciadas, transformadoras e relevantes. Podendo afirmar ento, que a criana envolvida em um processo de produo radiofnico-escolar est em constante relao com o ambiente scio - cultural que a circunda, conforme se verifica ao analisar as suas falas, relacionando com colegas, professores e outros;

O rdio como elemento potencializado inserido num processo ensino-aprendizagem, pode contribuir sendo uma porta de entrada ao conhecimento de novos estilos, formatos, linguagens, histrias de vida, e tudo o mais que a criatividade na diversidade permitir.

'' A tecnologia posta a disposio dos

estudantes tem por objetivo desenvolver as possibilidades individuais, tanto cognitivas como estticas, atravs das mltiplas utilizaes que o docente pode realizar nos espaos de interao grupal' (Litwin, 1997, p.10)

You might also like