You are on page 1of 21

Trabalhando com os Gneros Textuais no Ensino da Leitura e Produo Escrita

Prof. Rogrio Alexandre das Dores

Introduo
Este trabalho pretende discutir sobre o ensino dos gneros textuais, tanto em lngua materna como em lnguas estrangeiras, que h muito vem causando certa preocupao nos profissionais de educao, pois os estudantes no se interessam muito pela leitura e isso torna essa tarefa, principalmente a do professor, muito mais rdua. No entanto, cabe ao professor mostrar aos alunos a importncia do processo de comunicao, que tem como funo estreitar as relaes sociais, dando-se atravs da linguagem verbal e noverbal, tendo em vista que muitos problemas que atualmente enfrentamos em nosso mundo globalizado se do pela falta de entendimento das mensagens que transmitimos e/ou recebemos.

O ENSINO NO BRASIL
Sabe-se que o ensino no Brasil no se constitua por uma sequncia lgica, pois estava fora do contexto de aprendizagem dos alunos e isso trazia grandes problemas de assimilao de contedo por parte dos mesmos, nas sries iniciais, o que se pode ver refletido no ensino superior, j que era fragmentado e baseado no acmulo de informaes.
Desde o incio da dcada de 80, o ensino () na escola tem sido o centro da discusso acerca da necessidade de melhorar a qualidade da educao no Pas. No ensino fundamental, o eixo da discusso, no que se refere ao fracasso escolar, tem sido a questo da leitura e da escrita. Sabe-se que os ndices brasileiros de repetncia nas sries iniciais inaceitveis mesmo em pases muito mais pobres esto diretamente ligados dificuldade que a escola tem de ensinar a ler e a escrever. (PCN, p. 19)

Os profissionais da educao tm buscado aperfeioamento em sua formao e reorganizao dos currculos para que se possam rever as prticas tradicionais e desenvolver suas habilidades de ensino, o que nos leva a crer que muito pode ser e est sendo feito para que haja uma melhoria no sistema educacional brasileiro. A partir do momento em que os PCN e as OCN (Lnguas Estrangeiras) evidenciaram a importncia do trabalho com textos, o ensino de idiomas (lnguas materna e estrangeira) ganhou um enfoque especial, por terem como foco a formao de alunos capazes de produzirem textos eficazes com coerncia e coeso, alm de ensin-los as diversas formas de expresso oral (formal e informal). O professor fica incumbido de apresentar, explicar, exemplificar e trabalhar com os alunos os tipos e os gneros textuais que fazem parte da vida do ser humano. No deixando de trabalhar a oralidade de seus alunos, tornando-os usurios mais competentes na lngua estudada, tanto na parte escrita quanto na parte oral.
O domnio da lngua, oral e escrita, fundamental para a participao social efetiva, pois por meio dela que o homem se comunica, tem acesso informao, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constri vises de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensin-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingusticos, necessrios para o exerccio da cidadania, direito inalienvel de todos. (PCN, p. 15)

O que esses documentos querem nos dizer que o conhecimento que os usurios de uma lngua tm sobre sua organizao textual (oral e escrita) pode ser chamado de intertextual, o que nos mostra que cada usurio ter uma organizao textual distinta dos demais.
O foco em leitura no exclui a possibilidade de haver espaos no programa para possibilitar a exposio do aluno compreenso e memorizao de letras de msica, de certas frases feitas (por exemplo, a va?, How do you do?, Que bien!, Wie gehts?, Va bene), de pequenos poemas, trava-lnguas e dilogos. Esses recursos so teis para oferecer certa conscincia dos sons da lngua, de seus valores estticos e de alguns modos de veicular algumas regras de uso da lngua estrangeira (polidez, intimidade, saudaes, linguagem da sala de aula etc.). (PCN Lngua Estrangeira, p.22)

Com isso, ao se depararem com uma determinada organizao textual esses usurios sero capazes de compreender a informao ali contida. Para complementar essa informao os PCN de lngua estrangeira (1998) nos dizem que uma maneira de facilitar a aprendizagem (...) e colaborar para o engajamento discursivo da parte do aluno exatamente faz-lo se apoiar em textos orais e escritos que tratam de conhecimento de mundo com o qual j esteja familiarizado.

O ENSINO DOS GNEROS TEXTUAIS NAS ESCOLAS


Sabemos que para qualquer processo de ensino/aprendizagem temos procedimentos bsicos e um dos mais importantes o relacionamento entre professor/aluno que faz com que os mesmos escolham de maneira afetiva suas estratgias para alcanarem suas metas. Observando nossos alunos, podemos notar que so capazes de relacionar seu conhecimento de mundo com o que esto aprendendo, pois eles projetam seus conhecimentos no novo para facilitar a aquisio da lngua-alvo, utilizando a transferncia (lngua materna/lngua estrangeira) como estratgia de aprendizagem para assimilar mais facilmente os contedos estudados. No entanto, preciso que o professor tenha o devido cuidado de mostrar a seus alunos que essa estratgia no a nica a ser utilizada durante esse processo, que h outras que tambm podero auxili-los.

Os textos, que so a base principal para a comunicao, devem ser mostrados pelo professor a fim de possibilitar aos alunos a oportunidade de se aproximarem, produzirem e compreenderem textos adequados a necessidade da interao comunicativa (escrita ou oral). Ainda assim, a escola (alguns professores) apresenta de forma errnea os tipos e gneros textuais, pois talvez ainda no esteja clara essa diferena para os professores, o que confunde os alunos na hora de defini-los e assimil-los. Para entendermos melhor a distino entre tipo e gnero textual, Marcuschi (2005:22-23) define a expresso tipo textual como uma espcie de sequncia teoricamente definida pela natureza lingustica de sua composio {aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas}. Ao contrrio de tipo textual, os gneros textuais so definidos como textos empiricamente concretos que fazem parte de nosso cotidiano e cumprem funes scio-comunicativas Visando esclarecer essas diferenas, Marcuschi (2005:23) elaborou, para uma maior visibilidade, o seguinte quadro sinptico:

TIPOS TEXTUAIS  constructos tericos definidos por propriedades lingsticas intrnsecas;  constituem seqncias lingsticas ou seqncias de enunciados e no so textos empricos  sua nomeao abrange um conjunto limitado de categorias tericas determinadas por aspectos lexicais, sintticos, relaes lgicas, tempo verbal;  designaes tericas dos tipos: narrao, argumentao, descrio, injuno e exposio GNEROS TEXTUAIS  realizaes lingsticas concretas definidas por propriedades scio comunicativas;  constituem textos empiricamente realizados cumprindo funes em situaes comunicativas;

sua nomeao abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designaes concretas determinadas pelo canal, estilo, contedo, composio e funo;  exemplos de gneros: telefonema, sermo, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunio de condomnio, horscopo, receita culinria, bula de remdio, lista de compras, cardpio, instrues de uso, outdoor, inqurito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversao espontnea, conferncia, carta-eletrnica, bate-papo virtual, aulas virtuais etc.


Ao apresentar a diversidade textual, com clareza, o professor estar incentivando o aluno na busca e aproximao das situaes originais de produo dos textos escolares e no escolares. Assim, envolvendo os alunos em situaes reais de uso da lngua, o professor faz com que o trabalho com os gneros textuais se torne mais prazeroso, pois a partir da poder haver uma participao mais criativa e consciente de todos no processo de ensino/aprendizagem ficando mais fcil alcanar a meta desejada.

PORQUE UTILIZAR MSICAS PARA O ENSINO DOS GNEROS TEXTUAIS?


Sabemos que toda lngua constituda por um sistema de signos especfico, histrico e social, que permite uma significao do mundo e da realidade de seus usurios, feita por intermdio da linguagem como processo constitudo de sujeitos orientados por uma finalidade especfica, concretizando-se em um gnero textual como prtica social real. A msica um instrumento de grande importncia na produo textual, pois auxilia na aproximao dos alunos com os gneros textuais que esto nela inseridos, proporciona condies para que o aprendiz compreenda o funcionamento dos mesmos, apropriandose, a partir disso, de suas peculiaridades, o que facilita o domnio que devero ter sobre as quatro habilidades (audio, escrita, fala e leitura).

O trabalho com msica, para o ensino dos gneros textuais em sala de aula, apresenta uma excelente fonte de informao e propagao de conhecimento tanto para os alunos quanto para os professores, pois ambos tm a oportunidade de lidar com a lngua nos seus mais diversos usos do cotidiano. Alm disso, a utilizao de msicas, um gnero que agrega vrios outros, como recurso didtico possibilita ao professor dinamizar as aulas e gerar uma produo textual mais efetiva, pois pode-se dizer que o trabalho com a msica contribui para a insero dos alunos no contexto scio-cultural do idioma em questo. A partir da anlise de letras de msica, muitos professores vm trabalhando a competncia lingustica de seus alunos que se identificam nas mesmas e so capazes de expressar suas experincias, observando a competncia lingustica de seus autores, tomada como referncia para o aperfeioamento de sua competncia.

QUAL ESTILO DE MSICA DEVO TRABALHAR?


Segundo Miquel & Sans (2004) se o que queremos so estudantes competentes no s desde uma perspectiva comunicativa, ou seja, que no tenham somente conhecimentos sobre, mas tambm que estes conhecimentos lhe sirvam para atuar em todas as situaes de uso da lngua-meta, h a necessidade inquestionvel de abordar a competncia cultural como uma parte indissocivel da competncia comunicativa. Existem vrias atividades que podemos planejar para o trabalho com msicas, desde atividades de apoio ou complementares, passando pelas comunicativas at as unidades temticas, o que no quer dizer que no possamos trabalhar com mais de uma por vez. Nas de apoio ou complementares podemos encontrar as atividades mais tradicionais quando trabalhamos com: preencher lacunas, ordenar partes, analisar elementos e categorias lingusticas, jogos de palavras, etc.
[1] Traduo nossa

As comunicativas, como o prprio nome j diz, nos ajudam a intercambiar experincias comunicativas e podem ser organizadas como esquetes teatrais, pequenas tarefas, simulaes do cotidiano. J as unidades temticas possibilitam o aprofundamento em aspectos tanto lingusticos quanto culturais inseridos nas msicas da lnguameta. Baseando-se na tipologia de tcnicas de manipulao textual de Duff & Maley, Javier Santos Asensi (1997) elaborou um quadro de propostas didticas para a elaborao de atividades com letras de msicas. No total so 10 tipos de atividades, entretanto para este trabalho sero utilizadas somente as seguintes:  1. Substituio Os elementos sero eliminados pelos estudantes, que os substituiro por outros. Podem-se mudar as vozes dos verbos; substituir um tempo verbal; parafrasear frases feitas; buscar antnimos os sinnimos; trocar o gnero do personagem; mudar o ponto de vista do narrador; transformar um poema em cano ou vice-versa, etc.
[2] Traduo nossa

2. Mudana de formato A informao da msica pode ser transferida a um novo formato. A informao transformada em desenhos, fotografias, grficos, etc.; criar cartazes, transformar o tipo de texto, por exemplo, cartas em narraes, conversas em narraes, guias cinematogrficos, etc.  3. Seleo Fica a critrio ou propsito dos estudantes escolherem que fazer. Buscar na msica uma passagem que sirva como ttulo, apresentar trechos de msicas para a eleio do que no pertence msica, oferecer varias possibilidades de parafrasear uma msica, etc.  4. Hierarquizao Ordena-se um grupo de msicas mais ou menos apropriadas para um determinado propsito. Ordenar msicas ou fragmentos de acordo com sua linguagem, mais ou menos formal, literrio, segundo sua riqueza de vocabulrio, sua facilidade de compreenso, etc.; ordenar msicas para um anncio, um boletim de noticias, uma campanha, etc.


5. Comparao e contraste As semelhanas e diferenas so assinaladas em duas msicas com temtica parecida. Pode-se abrir uma discusso para decidir que msica a mais emotiva, qual usa imagens poticas, estruturas mais complexas; comparar as msicas buscando palavras e expresses comuns, sinnimos, adjetivos, etc.  6. Anlise Estudar com detalhes os elementos e propriedades de uma msica. Explorar o emprego de um determinado ponto gramatical; preparar uma lista de palavras formais e informais; buscar as palavras chaves; refletir sobre o registro da msica a um determinado estilo, etc.


Como podemos ver, no h uma regra especfica para a eleio de uma msica para as aulas, porm h que se levar em considerao alguns aspectos como o nmero de alunos e sua idade, o grau de domnio da lngua, o interesse musical deles, o horrio da aula e qual o propsito da msica. Como j foi dito anteriormente, ao fazermos uso de msicas em nossas aulas ganhamos em forte aliado para que consigamos criar um ambiente favorvel comunicao entre alunos e professores, aprimorando ou reforando o processo de aquisio/ampliao de conhecimentos tanto lingsticos como culturais.

CONSIDERAES FINAIS
Podemos dizer que h diferentes vises e teorias sobre ensino / aprendizagem de idiomas, por tanto necessrio reconhecer a importncia do conhecimento prvio dos alunos para que possamos desvendar seu mundo, o seja, suas preocupaes, necessidades, expectativas, interesses, estilos de aprendizagem, estratgias e, obviamente, suas crenas ou seu conhecimento sobre tal processo. Com a abordagem comunicativa esse processo se faz mais claro, pois dentro dessa abordagem, houve uma preocupao maior em entender tudo que o aprendiz traz para a sala de aula como experincia de aprender lnguas. Sabemos que trabalhar com textos em aula uma tarefa, s vezes, muito aborrecedora, porm se utilizamos a msica, como recurso didtico, podemos conseguir mais que a ateno dos alunos. por isso que no se pode esquecer que trabalhar com msicas uma atividade que relaxa e diverte, rompe com a monotonia na aula, desbloqueia medos e tenses, alm de aproximar os mundos culturais dos alunos, porque cantando tambm se alcana o objetivo que aprender uma lngua estrangeira.

Assim, podemos concluir que a lngua ensinada deve ser entendida como um instrumento de comunicao, que se aprende, ainda sem ser consciente uma serie de prticas sociais e de valores culturais. O que, em consequncia, deve ficar claro que jamais se chegar a potenciar nos aprendizes a competncia comunicativa em uma lngua estrangeira, se no for considerado um dos componentes bsicos do ensino, a competncia cultural.

BIBLIOGRAFIA
 

AMORIM, Vanessa. Cem aulas sem tdio: sugestes prticas, dinmicas e divertidas para o professor de lngua estrangeira /Vanessa Amorin e. Santa Cruz: Ed. Instituto Padre Reus, 2003. 229p. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua estrangeira / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. 120 p. Disponvel em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf >. Acesso em: 13 de abril de 2009. COELHO, H.S.S. possvel aprender ingls na escola? Crenas de professores sobre o ensino de ingls em escolas pblicas. In: BARCELOS, A.M.F. & ABRAHO, M.H.V (orgs.). Crenas e Ensino de Lnguas _ foco no professor, no aluno e na formao de professores. Campinas: Pontes Editores, 2006. FUNDAMENTAL, Brasil. Secretaria da Educao. Parmetros curriculares nacionais: Lngua portuguesa, vol. 2. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 144 p.

MARCUSCHI, L. A. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gneros textuais & ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. 229 p MIQUEL, Lourdes; SANS, Neus. El componente cultural: un ingrediente ms en las clases de lengua. Revista redELE, Nmero Cero. Marzo, 2004. Disponvel em: http://www.educacion.es/redele/revista/miquel_sans.shtml. Acesso em: 15 de agosto de 2009 SANTOS Asensi, Javier, , Msica, maestro... Trabajando con msica y canciones en el aula de espaol, en Carabela. Las actividades ldicas en la enseanza, Madrid: SGEL, 1997

You might also like