You are on page 1of 41

Vigilncia Epidemiolgica (VE) e Vigilncia Sanitria (VISA)

Profa. Palmira Bonolo Medicina Unifenas BH

Rubola


Ficha de notificao: notificao: SARAMPO e RUBOLA; RUBOLA;

Doenas

Exantemticas

Dados gerais: data da NOTIFICAO e data dos 1os gerais: SINTOMAS; SINTOMAS; Antecedentes epidemiolgicos: data da INVESTIGAO, epidemiolgicos: Histria VACINAL, GESTANTE, DESLOCAMENTO, CONTATO com casos suspeitos; suspeitos;

Rubola


Definio de CASO SUSPEITO: Febre e Exantema; SUSPEITO: Exantema; Classificao Final: Rubola, Sarampo, Descartado; Final: Descartado; Se descartado: outras doenas: Dengue, Escarlatina, descartado: doenas: Exantema Sbito, Parvovirose, Enterovirose, Evento Adverso Vacina; Vacina;

Rubola


Escarlatina: Escarlatina: doena aguda, infecciosa (bactria Streptococus scarlatina), dor de garganta, feridas e descamao da pele, acomete crianas de 5 a 10 anos. anos. Parvovirose: Parvovirose: virose canina que pode acometer o homem causando infeco do trato respiratrio superior e olhos. olhos. Exantema sbito: doena aguda, infecciosa, com febre, sbito: exantema (crianas de 6 a 36 meses). meses).

Rubola


Controle: Controle: Vacinao de bloqueio para os comunicantes independente do resultado da sorologia (Trplice viral); viral); Acompanhamento de gestante contato: no vacinar, contato: cuidados com a Sndrome da Rubola Congnita, vacinar no perodo puerperal ou ps-aborto; ps-aborto; Vacinao: Vacinao: suscetveis, cobertura vacinal. vacinal.

Leptospirose
uma doena infecciosa causada por uma bactria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. enchentes. Bovinos, sunos e ces tambm podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. homem.

Leptospirose


Antecedentes epidemiolgicos (situao de risco); risco); Dados clnicos: caso SUSPEITO: febre de incio sbito, clnicos: SUSPEITO: mialgias, cefalia, prostrao + 1 ou mais sinais: sinais: diminuio do volume urinrio, fenmenos hemorrgicos, alteraes hepticas, vmitos, calafrios OU sinais e sintomas inespecficos de um processo infeccioso + antecedentes epidemiolgicos sugestivos; sugestivos; Concluso; Concluso;

Leptospirose


Controle: Controle: Medidas ligadas ao meio ambiente saneamento bsico (abastecimento de gua, lixo e esgoto); esgoto); melhoria das habitaes humanas e combate aos ratos; ratos; evitar o contato com lama ou gua das enchentes; enchentes; evitar que crianas nadem em guas contaminadas com urina de ratos; ratos; trabalhadores da limpeza com luvas e botas ou sacos duplos em mos e ps; ps; acondicionamento dos alimentos; alimentos; Hipoclorito de sdio a 2,5% (gua sanitria) desinfetar os reservatrios e matar a leptospira. leptospira.

Meningites


Antecedentes epidemiolgicos (contatos com casos); casos); Dados clnicos: caso SUSPEITO: crianas ou adultos com clnicos: SUSPEITO: febre, cefalia intensa, vmitos, rigidez da nuca, sonolncia, convulso, sinais de Kerning e/ou Brudzinski; Brudzinski; Laboratrio; Laboratrio; Concluso; Concluso;

Meningites
 -

Controle: Orientar a populao (sinais e sintomas) em casos de surtos; Notificar imediatamente e investigar casos suspeitos; Educar sobre evitar o contato com saliva do paciente e aglomerados em lugares fechados; Realizar em tempo hbil (24 hs) a quimioprofilaxia dos contatos ntimos e vigilncia por 10 dias (a quimioprofilaxia visa somente a eliminao do estado de portador);

Meningites
Quimioprofilaxia: (Rifampicina) Quimioprofilaxia: M. meningoccica, meningococemia: - Comunicantes domiciliares, instituies fechadas (dormitrios), exposio s secrees, comunicantes de creche e pr-escola, profissionais de sade que prexecutaram manobras sem EPI; Haemophilus influenza (Hib): - Comunicante domiciliares <s de 5 anos, creches e prprescolas a partir do 2 caso confirmado, quando houver comunicantes prximos menores de 2 anos.


Meningites
Vacinas: M. meningoccica, meningococemia: - Pode ser indicada em situaes de surtos com grupo sorolgico contido na vacina (pode haver casos secundrios vrias semanas aps o caso ndice). Haemophilus influenza (Hib): - Vacina conjugada para Hib e meningococo C (a partir de 2 meses) e vacina pneumoccica conjugada 7-valente (a 7partir de 7 meses).


Conceitos
Doenas Transmissveis - Causadas pela circulao (ou intensificao da circulao) de vrus, bactrias e parasitas, com a (re)emergncia de doenas, com a resistncia a antimicrobianos e inseticidas, com a adaptao de vetores e microrganismos a novas conjunturas ecolgicas e sociais problemas de sade pblica. pblica. - Erradicadas: varola e poliomielite Erradicadas: - Eliminada: sarampo Eliminada: - A ser eliminada: raiva (animais domsticos), rubola eliminada: congnita e ttano neonatal. neonatal. - Caso ndice: aquele que deu origem transmisso. ndice: transmisso.


Conceitos


Perodo de incubao: - Intervalo entre a exposio efetiva do hospedeiro suscetvel a um agente biolgico e o incio dos sinais e sintomas clnicos da doena nesse hospedeiro. hospedeiro. O perodo de incubao das doenas pode apresentar um intervalo de variao (hepatite, por exemplo, situasituase entre duas e seis semanas). semanas). - Embora as doenas infecciosas sejam inaparentes durante o perodo de incubao, algumas alteraes patolgicas podem ser detectadas durante essa fase por meio de mtodos laboratoriais: triagem (screening) para laboratoriais: a interveno mais efetiva. efetiva.

Conceitos
Infectividade: Capacidade que tem certos organismos de penetrar e de se desenvolver ou de se multiplicar no novo hospedeiro, ocasionando infeco. Nesse caso, o agente etiolgico infeco. tambm chamado de agente infeccioso. infeccioso.


Patogenicidade: a qualidade que tem o agente infeccioso de, uma vez instalado no organismo do homem e de outros animais, produzir sintomas em maior ou menor proporo dentre os hospedeiros infectados. infectados.


Conceitos
Virulncia: a capacidade de um bioagente produzir casos graves ou fatais. fatais. o caso da raiva. O vrus do sarampo tem alta raiva. infectividade e patogenicidade e baixa virulncia. virulncia.


Letalidade: Mede o risco de morrer na populao que apresenta determinada doena. Numerador: Nmero de bitos pela doena. Numerador: doena. doena. bitos de uma doena/casos da mesma doena X 100


Conceitos
Imunogenicidade: Poder imunognico, a capacidade que tem o bioagente para induzir imunidade no hospedeiro. H agentes, como hospedeiro. os vrus da rubola, do sarampo, da caxumba, da varicela, dotados de alto poder imunognico. Uma vez imunognico. infectadas por esses microrganismos, as pessoas ficam, em geral, imunes para o resto da vida. H outros vida. agentes etiolgicos de baixo poder imunognico; o vrus imunognico; da rinofaringite aguda, as salmonelas, por exemplo, apenas conferem imunidade temporria aos suscetveis. suscetveis.


Vigilncia Epidemiolgica (VE): evoluo do conceito




Observao de casos e adoo de medidas individuais (isolamento/quarentena);

Campanhas de erradicao de doenas (malria, varola).

SUS


Lei 8080

Fortalecimento de sistemas municipais de vigilncia epidemiolgica. Importante para PLANEJAMENTO, ORGANIZAO e OPERACIONALIZAO dos servios de sade

Funes
   

  

Coleta de dados; Processamento dos dados coletados; Anlise e interpretao dos dados; Recomendao das medidas de controle apropriadas; Promoo das aes de controle; Avaliao de eficcia e efetividade das medidas; Divulgao de informaes.

Vigilncia Epidemiolgica (VE): evoluo do conceito


Conjunto de atividades que permite reunir a informao indispensvel para conhecer o comportamento ou histria natural das doenas, bem como detectar ou prever alteraes de seus fatores condicionantes . Finalidade de recomendar oportunamente as medidas indicadas e eficientes que levem preveno e ao controle de determinadas doenas. doenas.

Coleta de dados


Etapa muito importante; Qualidade dos dados essencial; Rapidez de processamento dos dados muito importante (fluxo).

Ficha de Notificao


Comunicao da ocorrncia de determinada doena ou agravo sade, feita autoridade sanitria, para adoo de medidas de interveno. interveno. Quem deve notificar?

Doenas de Notificao Compulsria


     

Clera Febre Amarela Dengue Paralisia Flcida Leishmaniose visceral Leishmaniose tegumentar Doena de Chagas Aguda

       

Raiva Peste Tuberculose Aids Hepatites virais Hansenase Esquistossomose Ttano (neonatal e acidental)

Sistema de Informao - SUS




Objetivo: Objetivo: Anlise da situao de sade , tomando como referencial microrregies homogneas e, levando em considerao as condies de vida da populao no processo sade-doena. sade-doena. PrPr-requisitos: Deve ser hierarquizado Deve haver integrao dos bancos de dados Deve ser dinmico e gil.

  

Sistema de Informao - SUS




SIH Sistema de Informao Hospitalar SIA Sistema de Informao Ambulatorial SIM Sistema de Informao de Mortalidade SINASC Sistema de Informao de Nascidos Vivos SINAN Sistema Nacional de Agravos Notificveis (criado em 1990)

SINAN


Fluxo das Informaes

AGRAVO

UNID. DE SADE

DIST. SANITRIO (Regional administrativa) NVEL CENTRAL/SMSA MINISTRIO DA SADE GRS/SES

Vigilncia Epidemiolgica


Notificao: Notificao: Comunicao da ocorrncia de determinada doena ou agravo sade, feita autoridade sanitria, por profissionais de sade ou qualquer cidado, para fins de adoo de medidas de interveno pertinentes. pertinentes. notificar casos suspeitos sigilo notificao negativa

Notificao negativa
A notificao negativa informa: a) Existem muitos casos de uma determinada doena; b) Existem poucos casos de uma determinada doena; c) Os casos de uma doena mantiveram-se constantes; mantiveramd) No houve casos de uma determinada doena Qual dessas doenas seria de notificao negativa: a) Rubola b) Ttano neonatal c) Hepatites virais d) Aids

Vigilncia Epidemiolgica


DIAGNSTICO DE CASOS

Conceito de caso suspeito Conceito de caso confirmado

Vigilncia Epidemiolgica
ANDAMENTO DA INVESTIGAO Incio: Incio: imediato aps ocorrncia do evento Ficha de investigao epidemiolgica: informaes epidemiolgica: do mdico e/ou profissionais de sade, Pronturios, resultados de exames laboratoriais, paciente, pessoas da comunidade. comunidade. TOMADA DE DECISO

Conceito - VISA


Conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade. sade. ( Art 6 1 da Lei Federal 8080/90)

reas de atuao - VISA


          

Agrotxicos e toxicologia Alimentos Cosmticos Farmacovigilncia Medicamentos Portos, aeroportos e fronteiras Produtos para sade Laboratrios Sangues e hemoderivados Servios de sade Programas de Analise de resduo

VE aplicada s aes de VISA




Acompanhamento e vigilncia de: Doenas veiculadas por alimentos Intoxicaes por determinados produtos Infeces hospitalares Efeitos adversos (iatrogenia) Controle: gua, ar, manejo dos resduos, vetores, circulao de cargas em reas de fronteiras

VISA aplicada em servios de sade


     

Consultrios mdicos e odontolgicos Laboratrios e postos de coleta Raio X Creche Escola Sangue e hemoderivados

Combatendo riscos sade


Riscos ambientais: ambientais: Esgoto, lixo e gua com presena de vetores. Riscos ocupacionais: Locais insalubres; Equipamento de proteo individual. Riscos sociais: Produo de alimentos sem padro de qualidade Riscos institucionais: Aspectos fsicos, higinicos e sanitrios dos locais.

Atuao da VISA


Educando e orientando

Atuao dos profissionais da vigilncia sanitria




Reprimindo e impedindo irregularidades

Fiscalizao, intimao, interdio de estabelecimentos, apreenso de produtos e equipamentos.

Execuo - VISA


Aes descentralizadas municipais

Cdigo Sanitrio Municipal




Aes estaduais Aes nacionais

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA

VE


Monitorizao de agravos de veiculao hdrica


Diarricas A e E,

Clera e outras Doenas agudas, Hepatites Virais Esquistossomose.

Vigilncia de surtos doenas transmitidas por alimentos, Monitorizao de Doenas diarricas agudas.

You might also like