You are on page 1of 39

UMA EQUIPE QUE APRENDE PARA ENSINAR

FAP - 2011

OBJETIVOS
Mobilizar os professores para compreenso da dinmica metodolgica que envolve o desenvolvimento do Currculo nas diversas reas do conhecimento tendo como foco principal a efetiva aprendizagem dos alunos.

CONCEPES QUE ORIENTAM A ORGANIZAO DO CURRCULO

AS PRTICAS PEDAGGICAS E O TRATAMENTO DIDTICO DOS CONTEDOS


Conhecer o processo de aprendizagem e conhecer seu aluno Dominar o contedo a ser ensinado

Saber realizar as transposies didticas

As r ti

s r

ss

i s f r

v lvi

Dominar o contedo a ser ensinado.

Conhecer o processo de aprendizagem daquele que ensina.

Conhecer o processo de transposio didtica.

SABER REALIZAR AS TRANSPOSIES DIDTICAS

O ofcio de ensinar no para aventureiros, para Profissionais, homens e mulheres que, alm dos conhecimentos na rea dos contedos especficos e da educao, assumem a construo da liberdade e da cidadania do outro como condio mesma de realizao de sua prpria liberdade e cidadania.
Ildeu Moreira Coelho

UMA EQUIPE QUE APRENDE PARA ENSINAR...


PRESSUPOSTOS: As HTPCs so espaos importantes de formao continuada; O trabalho coletivo condio fundamental para o desenvolvimento da ao educativa; A formao exige a construo de espaos para a escuta e para o exerccio da palavra.

CONTINUAO

- O sujeito aprende melhor quando os conhecimentos so significativos; - O educador, assim como o aluno, no um ser pronto e acabado, muito menos acredita-se que a sua formao est encerrada. Pelo contrrio, todos so seres em mudana cujas formaes esto em processo; - Aprender no uma prerrogativa dos alunos. Os profissionais da escola tambm constituem seu trabalho nas prticas do cotidiano e nas reflexes que fazem sobre elas.

CONTINUAO A formao requer orientar-se por instrumentos metodolgicos que possibilitem a problematizao da experincia; A problematizao permite compreenso mais aprofundada dos problemas e facilita sua superao. Condies para viabilizar essa formao Planejar conjuntamente a formao implica: Conflitos de interesses e Divergncias conceituais Que exigem: Negociaes / Mediaes de conflitos / Construo de consensos / Elaborao de um contrato didtico

MOVIMENTO CARACTERSTICO DA EQUIPE APRENDENTE

AO

REFLEXO

A lgica e as concepes que norteiam o Currculo Oficial da Rede Estadual de So Paulo.

OFICINA 2 Anlise, estudo e explanao da situao de aprendizagem do Currculo Oficial Atividades do Caderno do Professor e Caderno do Aluno

1- Qual a concepo de ensino e aprendizagem que sustenta esta proposta? 2- Contempla alguma modalidade organizativa? Quais? Justifique. 3- Que tipo de contedo est sendo privilegiado? (PROCEDIMENTAIS; FACTUAIS; ATITUDINAIS; CONCEITUAIS). 4- uma boa situao de aprendizagem?

Na medida em que o homem cria, recria e decide, vo se formando as pocas histricas. E tambm criando, recriando e decidindo que resolve como deve participar nessas pocas. por isso que obtm melhor resultado toda vez que, integrando-se no esprito delas, se apropria de seus temas e reconhece suas tarefas concretas. Ponha-se nfase, desde j, na necessidade permanente de uma atitude crtica, a nica com a qual o homem poder apreender os temas e tarefas de sua poca e ir se integrando nela.
(FREIRE, Paulo. Educao e mudana. p. 64, 2007).

A FINALIDADE DO CURRCULO...

O FOCO DO CURRCULO...

TRABALHO E RESULTADO...

A FINALIDADE DO CURRCULO... O Real ...O Possvel... e o Necessrio

O GESTOR DE UMA ESCOLA QUE APRENDE PARA ENSINAR


Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem corresponde, necessariamente, um professor sujeito de sua prtica docente.

Ao professor sujeito de sua prtica docente corresponde um gestor sujeito de sua funo formadora...

ATIVIDADES

BOAS SITUAES DE APRENDIZAGENS

Livro Didtico

Currculo oficial de So Paulo

LGICA NUMA CONCEPO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEDOS E ATIVIDADES Enfoque fragmentado, centrado na transmisso de contedos prontos. Conhecimento como acmulo de fatos e informaes isoladas. O professor o nico informante, com o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorizao. O aluno visto como sujeito dependente, que recebe passivamente o contedo transmitido pelo professor. O contedo a ser estudado visto de forma compartimentada.

LGICA NUMA CONCEPO QUE SE APOIA EM PRINCPIOS DIDTICOS DE UMA BOA SITUAO DE APRENDIZAGEM Enfoque globalizador, centrado na resoluo de problemas significativos. Conhecimento como instrumento para a compreenso da realidade e possvel interveno nela. O professor intervm no processo de aprendizagem ao criar situaes problematizadoras, introduzir novas informaes e dar condies para que seus alunos avancem em seus esquemas de compreenso da realidade. O aluno visto como sujeito ativo, que usa sua experincia e seu conhecimento para resolver problemas. O contedo estudado visto dentro de um contexto que lhe d sentido.

NUMA CONCEPO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEDOS E ATIVIDADES H uma sequncia rgida dos contedos das disciplinas, com pouca flexibilidade. Baseia-se fundamentalmente em problemas e atividades dos livros didticos. O tempo e o espao escolares so organizados de forma rgida e esttica. Prope receitas e modelos prontos, reforando a repetio e o treino.

LGICA NUMA CONCEPO QUE SE APOIA EM PRINCPIOS DIDTICOS DE UMA BOA SITUAO DE APRENDIZAGEM A sequenciao (SD) vista em termos de nvel de abordagem e de aprofundamento em relao s possibilidades dos alunos. Baseia-se fundamentalmente em uma anlise global da realidade. H flexibilidade no uso do tempo e do espao escolares. Prope atividades abertas, permitindo que os alunos estabeleam suas prprias estratgias.

Os currculos no so contedos prontos a serem passados aos alunos. So uma construo e seleo de conhecimentos e prticas produzidas em contextos concretos e em dinmicas sociais.

Princpios didticos que determinam uma boa situao de aprendizagem

Os alunos precisam por em jogo tudo que sabem e pensam sobre o contedo que se quer ensinar;

Princpios didticos que determinam uma boa situao de aprendizagem


Os alunos tm problemas a resolver e decises a tomar em funo do que se propem a produzir;

Princpios didticos que determinam uma boa situao de aprendizagem


A organizao da tarefa pelo professor garante a mxima circulao de informao possvel;

Princpios didticos que determinam uma boa situao de aprendizagem

O contedo trabalhado mantm suas caractersticas de objeto sociocultural real , sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

CONTEDOS - COMO SE APRENDE?


Diferentes contedos se aprendem de diferentes formas
PROCEDIMENTOS
Dirigir Carro Cozinhar Grafia das Letras

Contedo Procedimental

FREQUNCIA Receber ajuda daquele que sabe

CONTEDOS - COMO SE APRENDE?


Diferentes contedos se aprendem de diferentes formas

CONCEITOS
Sistema Alfabtico Fotossntese Diviso

Contedo Conceitual

CONSTRUO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relaes

CONTEDOS - COMO SE APRENDE?


Diferentes contedos se aprendem de diferentes formas

ATITUDE
Responsabilidade Hbito de Leitura Solidariedade

Contedo Atitudinal

COERNCIA Vivenciar situaes que representem valores

MODALIDADES ORGANIZATIVAS

Articulao/integrao entre as reas do conhecimento. Organizao do tempo pedaggico.

MODALIDADES ORGANIZATIVAS
ATIVIDADES PERMANENTES

Situaes didticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hbitos, etc.

MODALIDADES ORGANIZATIVAS
ATIVIDADES PERMANENTES Ex: Voc sabia...? , Notcia da Hora , Nossa semana foi assim , No mundo da arte , Roda Literria , Cantando e se encantando , Comunidade, muito prazer , A famlia tambm ensina , Descobri na Internet , Leitura em voz alta , etc..

MODALIDADES ORGANIZATIVAS
SITUAES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAO)
Tm como objetivo principal a sistematizao de conhecimentos Ex: Pontuao Escala Cartogrfica Algoritmo Tcnica de projeo (boxe)

MODALIDADES ORGANIZATIVAS
PROJETOS Prev um produto final e planejamento com objetivos claros
Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens. Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final.

MODALIDADES ORGANIZATIVAS
SEQUNCIAS DIDTICAS
So situaes didticas articuladas, que possuem uma sequncia de realizao, cujo critrio principal so os nveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integr-los, desenvolvem habilidades e competncias mas no fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.

GESTORES E PROFESSORES CATALISADORES DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO


Promover a aprendizagem cognitiva profunda. Aprender a ensinar por meio de maneiras pelas quais no foram ensinados. Comprometer-se com a aprendizagem profissional contnua. Trabalhar e aprender em equipes de colegas. Tratar os pais como parceiros na aprendizagem. Desenvolver e elaborar a partir da inteligncia coletiva. Construir uma capacidade para a mudana e o risco. Estimular a confiana nos processos.

Anlise, estudo e explanao de situaes de aprendizagem do currculo oficial - troca de atividades.

"A tarefa do educador moderno no derrubar florestas, mas irrigar desertos."

You might also like