You are on page 1of 54

AVALIAO DOS SINAIS VITAIS

Prof Juliana Freitas

Introduo
Os sinais vitais (SSVV) so indicadores das condies de sade do indivduo revelando seu estado geral. A aferio dos SSVV um mtodo rpido e eficiente de monitorar as condies de sade de um paciente, assim como identificar possveis alteraes;

SSVV
Temperatura Pulso Freqncia cardaca Freqncia Respiratria Presso Arterial

Diretrizes para aferio de SSVV


Conhecer a variao normal dos SSVV do paciente avaliando-o individualmente; Conhecer a histria clnica do paciente; Tentar controlar os fatores ambientais que possam influenciar nos SSVV; Estabelecer a freqncia de aferio conforme necessidade do paciente; Certificar-se da adequao dos equipamentos; Em situao de alterao, repetir a aferio, e at solicitar a outro colega que o faa, caso haja dvidas.

Rotinas para aferio de SSVV


Na admisso do paciente; Na consulta ambulatorial; Sistemtica conforme rotina do servio ou necessidade do paciente; Antes, durante e aps procedimento cirrgico ou invasivo; Antes e aps medicamentos que podem afetar as condies cardiovasculares, respiratrias e de temperatura; Sempre que o paciente manifestar sinais de alterao ou queixa.

Temperatura
a medida do calor do corpo, sendo o equilbrio entre o calor produzido e o calor perdido.

Valor normal do adulto: 36 a 37C.

Produo e perda de calor


O calor produzido como produto do metabolismo. O metabolismo basal consiste no consumo de energia pelo corpo em repouso. A Taxa de metabolismo basal baseia-se no consumo de O2, execuo de esforo fsico e fatores hormonais. O Hipotlamo o nosso termostato, percebendo as alteraes da temperatura e mantendo o equilbrio entre produo e perda de calor.

Mecanismos de perda de calor


1. Evaporao: perda de calor pela perda de gua; 2. Conduo: por contato direto com superfcies frias; 3. Radiao: por meio de radiao para superfcies frias distantes; 4. Conveco: por meio de corrente de ar frio ou encanado;

Funes da pele na regulao da temperatura


1. Isolamento trmico; 2. Termostato pela constrico e dilatao dos vasos da pele; 3. Sensor: receptores de frio e calor da pele fornecem informaes ao hipotlamo que desencadeia tremor, transpirao ou vasoconstrico.

Fatores que interferem na temperatura


1. Idade: Rn e crianas so mais instveis.; 2. Exerccios: aumentam o metabolismo; 3. Hormnios: mulheres > variao que homens; menstruao, ovulao e climatrio promovem variaes; 4. Estresse: aumentam o metabolismo; 5. Ambiente; 6. Ingesta de lquidos.

Locais para aferio da temperatura


1. T. Axilar: 36 36,8 C; 2. T. Inguinal: 36 36,8 C; 3. T. oral: 36,2 37 C; 4. T. Retal: 36,4 37,2 C (termmetro mais resistente); Valores flexveis com variaes pequenas na literatura.

Termos utilizados
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Hipotermia: < 35 C; Normotermia (afebril): 36 37 C; Febrcula: 37,1 37,4 C; Estado febril: 37,5 37,9 C; Febre: 38 39 C; Hipertermia ou pirexia: 39,1 40 C; Hiperpirexia: > 40 C.

Finalidades da aferio de temperatura


1. Verificar o equilbrio entre produo e perda de calor; 2. Indicar atividade metablica; 3. Auxiliar no diagnstico e tratamento; 4. Acompanhar a evoluo e estado geral do paciente.

Tcnica de aferio de temperatura


Material necessrio: Termmetro de coluna de mercrio (preferncia) ou digital; Relgio de ponteiro; Algodo; lcool 70%; Papel e caneta.

Tcnica de aferio de temperatura axilar


1. Lavar as mos; 2. Explicar o procedimento e posicionar paciente de forma confortvel; 3. Realizar desinfeco do termmetro com lcool 70%; 4. Promover descida da coluna de mercrio at o bulbo; 5. Enxugar axila do paciente; 6. Colocar o bulbo do termmetro na prega axilar em contato com a pele, apoiando o brao do paciente no trax; 7. Manter o termmetro na axila por 5 minutos (fabricante);

Tcnica de aferio de temperatura axilar


8. 9. 10. 11. 12. 13. Retirar termmetro pela haste; Ler e anotar o valor; Realizar nova desinfeco; Guardar material; Registrar o valor na folha de controles; Tomar medidas cabveis em situao de alterao, registrando as mesma.

Pulso
O ritmo do pulso uma medida indireta do dbito cardaco. Uma pulsao anormalmente baixa, rpida ou irregular pode estar indicando a incapacidade cardaca em promover um dbito adequado.

Fatores que podem influenciar a freqncia da pulsao


Exerccios Febre Dor Drogas (digitlicos, atropina) Hemorragias Postura

Avaliao do P/FC
Freqncia: Conforme faixa etria: Rn: 100 160 bpm Criana: 80 120 bpm Adulto: 60 100 bpm Termos utilizados: Taquicardia: aumento da freqncia cardaca Taquisfigmia: aumento da freqncia do pulso Bradicardia: diminuio da freqncia cardaca Bradisfigmia: diminuio da freqncia do pulso

Avaliao do P/FC
Ritmo: Rtmico: os batimentos obedecem a intervalos regulares. Arrtmico: Batimentos com intervalos irregulares.

Avaliao do P/FC
Intensidade: A intensidade reflete o volume de sangue ejetado contra a parede arterial em cada contrao cardaca. Cheio Filiforme preciso sensibilidade e prtica..

Pulsos para aferio


Temporal Carotdeo Apical (5 EIC E, na linha mamilar) foco mitral Axilar Braquial Radial Femoral Poplteo Dorsal do p - pedioso

Finalidades da aferio do pulso


Verificar a ondulao exercida pela expanso relaxamento das artrias resultantes dos batimentos cardacos; Avaliar freqncia do pulso freqncia cardaca; Avaliar ritmo; Avaliar volume; Avaliar condies hemodinmicas do paciente.

Tcnica de aferio de pulso


Material necessrio: Relgio de ponteiro Papel Caneta

Tcnica de aferio de pulso


1. Lavar as mos; 2. Explicar o procedimento e posicionar paciente de forma confortvel; 3. Posicionar as polpas digitais dos dedos indicador e mdio sobre a artria com suave compresso; 4. Contar as pulsaes por um minuto; 5. Anotar o valor; 6. Registrar o valor na folha de controles; 7. Tomar medidas cabveis em situao de alterao, registrando as mesma.

Respirao - FR
Os adultos normalmente respiram num padro regular e ininterrupto de 16 20 incurses/minuto. Ciclo respiratrio:inspirao + expirao. Na inspirao o diafragma se contrai e os rgos abdominais se movem para baixo e para frente, permitindo a entrada de ar nos pulmes. Na expirao o diafragma relaxa e os rgos abdominais voltam posio original.

Respirao - FR
A avaliao da respirao baseia-se no reconhecimento dos movimentos torcicos e abdominais normais. Na respirao regular no se usa msculos acessrios: intercostais, pescoo, ombros.

Avaliao da Respirao
No devemos permitir que o paciente perceba que seus movimentos respiratrios esto sendo avaliados, pois caso note ele pode alterar a freqncia e amplitude dos mesmos. Simular aferio do pulso no momento.

Valores de FR
Rn: 40 a 60 inc/min. Lactente: 30 a 40 inc/min. Criana maior: 20 a 30 inc/min. Adulto: 16 a 20 inc/min.

Fatores que podem alterar a FR


Idade; Doenas crnicas pulmonares; Estresse; Sexo (homem > capacidade pulmonar que a mulher); Posio; Drogas (narcticos); Exerccios.

Profundidade e amplitude
Normal Superficial Profunda

Ritmo

Respirao regular (ciclos regulares) Respirao irregular (ciclos irregulares)

Termos utilizados nas variaes respiratrias


Eupnia: FR normal . Dispnia: aumento do esforo, respirao difcil. Apnia: interrupo dos movimentos respiratrios. Bradipnia: FR anormalmente lenta e regular. Taquipnia: FR anormalmente rpida e regular. Hiperpnia: Aumento da FR e amplitude. Ortopnia: melhor padro respiratrio sentado. Respirao de Cheyne-stokes: ritmo regular com alternncia de apnia e hipreventilao. Respirao de Kussmaul: ritmo regular e profundo. Caracterstico de cetoacidose diabtica. Respirao de Biot: apnia por 30 seg.

Termos utilizados nas variaes respiratrias


Respirao de Cheyne-stokes: ritmo alternncia de apnia e hipreventilao. regular com

Respirao de Kussmaul: ritmo regular e profundo. Caracterstico de cetoacidose diabtica.

Finalidades da avaliao da respirao


Avaliar a FR (n de incurses/min.); Avaliar o ritmo (regularidade dos ciclos); Avaliar a profundidade (expanso e movimento da parede torcica); Avaliar os sons emitidos durante os ciclos rudos (estridor traquia/laringe).

Tcnica de aferio de FR
Material necessrio: Relgio de ponteiro Papel Caneta

Tcnica de aferio de FR
1. Lavar as mos; 2. Explicar o procedimento e posicionar paciente de forma confortvel; 3. Simular a aferio do pulso; 4. Contar a FR por um minuto observando os movimentos torcicos e abdominais (1 ciclo =1 insp. + 1 exp.); 5. Anotar o valor; 6. Registrar o valor na folha de controles; 7. Tomar medidas cabveis em situao de alterao, registrando as mesma.

Presso Arterial
a medida da fora do sangue bombeado pelo corao contra as paredes das artrias. medida em mmHg, pois a PA indica o ponto at o qual a presso pode elevar coluna de mercrio. O pico de presso mxima se d na sstole (VE bombeia sangue para a aorta) PA sistlica. A presso mnima exercida ocorre na (relaxamento dos ventrculos) P diastlica. distole

Presso Arterial
A PA sistlica registrada antes da diastlica:

120 / 80 mmHg. PAS PAD

Presso Arterial
A PA reflete as inter-relaes entre os vrios fatores hemodinmicos: DC, RVP, volume sanguneo, viscosidade sangunea, elasticidade das artrias. A presso sangunea o produto do DC X RVP: PS = DC X RVP Qualquer alterao destes fatores alteram a PA.

Valores de Referncia para PA

IV Diretrizes Brasileiras de Hipertenso Arterial

Fatores que podem alterar a PA


Hemorragias Aumento da PIC Dor IRC Anestesia geral Idade: crianas > adulto Ansiedade, estresse Drogas Hormnios.

Variaes de PA
Normotenso Hipertenso Hipotenso Presso convergente: PAS e PAD prximas Presso divergente: PAS e PAD distantes

Regras para aferio de PA


Verificar se o paciente ingeriu alimentos (lcool, caf) ou realizou exerccios fsicos a menos de 30 min.; Verificar calibrao do aparelho:
Esfigmomanmetro: manmetro, manguito, vlvula de liberao de ar. Tipos: Aneride (porttil) Mercrio (mais preciso);

Verificar o tamanho adequado do manguito:2/3 do membro. A bolsa de borracha deve ser 80% da circunferncia do membro; Testar estetoscpio:
receptores auriculares e biauriculares, tubo, receptor do trax (campnula + diafragma);

Solicitar silncio ao paciente na aferio.

Tipos de aferio de PA
No invasiva
Estetoscpio + esfigmomanmetro

Invasiva
Catter arterial + circuito de presso + monitor

Artrias mais utilizadas na aferio de PA


Membros superiores (MMSS):
Braquial e radial

Membros inferiores (MMII):


Popltea e dorsal do p (pedioso)

Mtodos para aferio de PA


Palpatrio Auscultatrio

Finalidades da aferio de PA

Avaliar as condies de presso do sistema cardiovascular; Auxiliar no diagnstico e tratamento; Acompanhar a evoluo do paciente.

Tcnica de aferio de PA
Material necessrio: Estetoscpio; Esfigmomanmetro; lcool 70% e algodo; Papel e caneta.

Tcnica de aferio de PA
1. Lavar as mos; 2. Explicar o procedimento ao paciente; 3. Deixar o paciente descansar por 5 a 10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradvel; 4. Localizar a artria braquial por palpao; 5. Colocar o manguito firmemente cerca de 2 cm a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artria braquial. Usar manguito de tamanho adequado (bolsa da borracha com largura = 40% de comprimento e 80% da circunferncia do brao);

Tcnica de aferio de PA
6. Manter o brao do paciente na altura do corao; 7. Posicionar os olhos no mesmo nvel da coluna de mercrio ou do mostrador do manmetro aneride; 8. Palpar o pulso radial e inflar o manguito at seu desaparecimento (ser acrescentado 30 mmHg a este valor), para a estimativa do nvel da presso sistlica, desinflar rapidamente e aguardar de 15 a 30 segundos antes de inflar novamente; 9. Colocar o estetoscpio nos ouvidos, com a curvatura voltada para a frente; 10. Posicionar a campnula do estetoscpio suavemente sobre a artria braquial, na fossa antecubital, evitando compresso excessiva; 11. Solicitar ao paciente que no fale durante o procedimento de medio;

Tcnica de aferio de PA
12. Inflar rapidamente, de 10 mmHg em 10 mmHg, at o nvel estimado da presso arterial (30 mmHg acima da PAS verificada do mtodo palpatrio); 13. Proceder deflao, com velocidade constante inicial de 2 mmHg a 4 mmHg/seg., evitando congesto venosa e desconforto para o paciente; 14. Determinar a presso sistlica no momento do aparecimento do primeiro som (fase I de Korotkoff), que se intensifica com o aumento da velocidade de deflao; 15. Determinar a presso diastlica no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff). Auscultar cerca de 20 mmHg a 30 mmHg abaixo do ltimo som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder deflao rpida e completa. Quando os batimentos persistirem at o nvel zero, determinar a presso diastlica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff);

Tcnica de aferio de PA
16. Registrar os valores das presses sistlica e diastlica, complementando com a posio do paciente, o tamanho do manguito e o brao em que foi feita a mensurao. Dever ser registrado sempre o valor da presso obtido na escala do manmetro, que varia de 2 mmHg em 2 mmHg, evitando-se arredondamentos; 17. Esperar 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas; 18. O paciente deve ser informado sobre os valores da presso arterial e a possvel necessidade de acompanhamento; 19. Tomar medidas cabveis em situao de alterao, registrando as mesma.

Referncias
1. BARROS, ALBA et al. Anamnese e exame fsico: avaliao diagnstica de enfermagem no adulto. Porto Alegre: Artmed, 2002. BRUNNER; SUDDARTH. Moderna Prtica de Enfermagem. Rio de Janeiro: Interamericana,2000. POSSO, Maria Beln S. Semiologia e Semiotcnica de Enfermagem. So Paulo: Atheneu, 1999. POTER; PERRY. Fundamentos de Enfermagem: conceitos, processos e prtica. 4 ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

2. 3. 4.

You might also like