You are on page 1of 15

Trabalho de Histria

Biografias de Antnio Salazar e de Benito Mussolini

Antnio de Oliveira Salazar




Antnio de Oliveira Salazar foi um poltico portugus que nasceu a 28 de Abril de 1889 em Vimieiro, Santa Comba Do e faleceu em 27 de Julho de 1970 em Lisboa. Salazar estudou na Faculdade de Direito de Coimbra onde iniciou a carreira de professor universitrio.

Em 1921 foi eleito deputado pelo Centro Catlico, mas um dia depois renunciou ao mandato. Aps a revoluo de 28 de Maio de 1926, acabou por regressar ao Parlamento. Em Maio de 1928, publicou a reforma oramental e foi o grande obreiro no que diz respeito ao ano econmico de 19281928-1929 que registou saldo positivo, o que veio a contribuir para o seu prestgio junto dos representantes da ditadura militar.

Em apenas dois anos de administrao, tornou-se o homem tornouchave do regime.  Em 1932, chegou a Presidente do Conselho, cargo em que se manteve at ao derrame cerebral que o afectaria irremediavelmente. (Em 1968 encerrou sua actividade poltica.)  Em 1933, fez aprovar em plebiscito uma nova Constituio que consagrava o Estado autoritrio e corporativo, com a recusa da luta de classes, do individualismo liberal, do socialismo e do parlamentarismo.  Defendia a estabilidade da vida nacional e temia que a turbulncia vinda de Espanha , devido Guerra Civil pudesse afectar Portugal.  Em 1933 refora a censura e intensifica a aco da polcia poltica (PIDE)


A questo da indemnizao da Igreja Catlica pela

nacionalizao dos seus bens durante a 1 Repblica desconsiderada por Salazar. Apesar da sua aco no Centro Catlico e de ser ele mesmo profundamente catlico, a separao de poderes entre o Estado e a Igreja uma afirmao clara do salazarismo.  Oliveira Salazar assumira a pasta dos negcios estrangeiros desde a guerra civil espanhola. Com a segunda guerra mundial o imperativo do governo de Salazar manter a neutralidade. Prximo ideologicamente do Eixo, o regime portugus escuda-escuda se nisso e tambm na aliana com a Inglaterra para manter uma poltica de neutralidade. Esta assentava num esforo de no afrontamento a qualquer dos lados em beligerncia.

O declnio poltico de Salazar acelerou-se rapidamente a partir aceleroude 1961 e coincide com o alastramento da guerra e o surto de emigrao, com destino sobretudo para a Frana e a Alemanha, alm de um crescimento capitalista de controle muito mais difcil. Foi defensor de uma poltica colonialista alimentando as fileiras da guerra colonial com o propsito da manuteno da unidade territorial dos territrios ultramarinos sob a bandeira portuguesa. Pratica uma poltica de isolacionismo internacional sob o lema Orgulhosamente ss, quando a comunidade ss, internacional promove a agenda da descolonizao em frica, levando Portugal a um menor avano cultural e econmico

Vitimado por um acidente domstico incapacitante (Salazar tombou acidentalmente de uma cadeira), afastado do Governo em 1968, sendo substitudo por Marcelo Caetano. At morrer, em 1970, aqueles que com ele lidavam diariamente fizeram crer a Salazar que ainda continuava a governar o pas, mesmo j depois de Marcello Caetano ter assumido o Governo. Salazar morreu em 1970, deixando Portugal como um pas anacrnico. ltimo imprio colonial do mundo ocidental, travava uma guerra em trs frentes africanas solidamente apoiadas pelo Terceiro Mundo e fazia face a sucessivas condenaes nas Naes Unidas e incomodidade dos seus tradicionais aliados.

Para os jovens de hoje ser talvez difcil imaginar o que era viver neste Portugal, onde era rara a famlia que no tinha algum a combater em frica, o servio militar durava quatro anos, a expresso pblica de opinies contra o regime e contra a guerra era severamente reprimida pelos aparelhos censrio e policial, os partidos e movimentos polticos estavam proibidos, as prises polticas cheias, os lderes oposicionistas exilados, os sindicatos fortemente controlados, a greve interdita, o despedimento facilitado, a vida cultural apertadamente vigiada.

A anestesia a que o povo portugus esteve sujeito dcadas a fio, mau grado os esforos das elites oposicionistas, a par das injustias sociais agravadas e do persistente atraso econmico e cultural, num contexto que contribua para a identificao entre o regime ditatorial e o prprio modelo de desenvolvimento capitalista, so em grande parte responsveis pela euforia revolucionria que se viveu a seguir ao 25 de Abril de 1974, em que finalmente se ps cobro ao Estado Novo.

Benito Amilcare Andrea Mussolini

Benito Amilcare Andrea Mussolini nasceu em Dovia di Predappio, na provncia de Forli, em 29 de Julho de 1883.

  

 

O lder ("Duce") do fascismo italiano iniciou sua carreira poltica no Partido Socialista Italiano (PSI), em 1900. Durante alguns anos, foi professor na Sua (1902-1904) e funcionrio do (1902partido em Trento, na poca territrio austraco. Em 1902 mudou-se para a Sua, numa tentativa de escapar do servio mudoumilitar, mas as suas actividades esquerdistas acabaram por causar a sua expulso do pas. De volta Itlia, esteve em Trento, ento sob o domnio austraco, onde foi novamente preso e expulso. Nessa poca, as suas leituras filosficas, especialmente as de Nietzsche, haviam afirmado a sua crena na violncia como elemento fundamental para a transformao da sociedade. Mussolini fundou em 1909 a revista Lotta di Classe, antes de se tornar chefe de redaco do Avanti!, entre 1912 e 1914, rgo de propaganda do Partido Socialista. Foi tambm o porta-voz da ala esquerdista do partido. Nas vsperas da portaPrimeira Guerra Mundial, em que defendeu a participao da Itlia no conflito com a ustria, Mussolini afastou-se do PSI. afastou-

Em 1914, fundou o dirio Popolo d'Italia, destinado propagao da ideologia socialista. Mais tarde, faria desse jornal o rgo oficial do fascismo. Foi ento expulso do PSI.  Depois de sua participao na Primeira Guerra Mundial, constituiu em Milo o primeiro Fasci di Combattimento (Feixes de combate), ncleo do futuro movimento fascista. O seu sinal distintivo era o "fasces" do Imprio Romano (smbolo do poder dos cnsules da Antiguidade).  Em 1921, fundou o Partito Nazionale Fascista (PNF), a partir das associaes fascistas que actuavam contra as organizaes de trabalhadores.  Com a "Marcha sobre Roma" (28-10-1922), conseguiu ser nomeado (28-10chefe de governo pelo rei Vtor Manuel II e iniciava a construo do primeiro Estado fascista na Europa .


Atravs de uma poltica autoritria de ordem pblica e do fortalecimento da economia italiana, debilitada pela guerra, Mussolini viu sua popularidade estender-se estendera um amplo sector da populao no final da dcada de 1920.  Depois do assassinato do lder da oposio, Giacomo Matteoti, por militantes fascistas, imps um golpe de estado, em 1925.
 

Legalizada a nova situao em 1926, governou com poderes ditatoriais, eliminando seus adversrios polticos e criando um sistema de partido nico baseado no corporativismo. O seu grande sucesso na poltica interna foi a reconciliao com o papa Pio XII, depois da assinatura dos acordos de Latro.


A erradicao do desemprego, a secagem de terrenos pantanosos e a represso resistncia na Tripolitnia fortaleceram a posio poltica de Mussolini, que se destacava por sua retrica contundente. A conquista da Etipia em 1935-1936 representou uma reviravolta na poltica 1935externa italiana. Convencido, at ento, da necessidade de efectuar o rearmamento alemo, o "Duce" iniciou uma aproximao com a Alemanha ao constatar a tmida reaco das potncias ocidentais.

A participao conjunta com os alemes na Guerra Civil Espanhola de 1936 a 1939, a fundao do eixo RomaBerlim em 1936 e a assinatura do Pacto Roma de Ao em 1939 conduziram Mussolini a uma posio de submisso a Hitler.  Em Setembro de 1938, ainda conseguiu evitar a ecloso da guerra com a sua mediao no Pacto de Munique, mas em 1939 as suas tentativas para manter a paz fracassaram.  Com a entrada da Itlia na Segunda Guerra Mundial, em Junho de 1940, Mussolini assumiu pessoalmente o comando das tropas italianas.


Depois das derrotas na Grcia e na frica (perda da Etipia em 1941 e da Lbia em 1942) e do desembarque dos Aliados na Siclia em 1943, o conselho fascista retirou-lhe o apoio e foi preso por ordem do rei. retirouFoi ainda libertado por pra-quedistas alemes de sua priso no Gran Sasso, prafundando no norte da Itlia a Repblica Soziale Italiana (Repblica de Sal), sob o domnio de Hitler.


Mas deu-se a ruptura na frente de combate alem e o antigo "Duce" foi deucapturado, mesmo antes do fim da guerra, pelos partisans italianos, quando tentava fugir com a sua amante, Clara Petacci. Foi sumariamente fuzilado, o seu corpo foi exposto publicamente em sinal do dio da maioria dos italianos.

You might also like