You are on page 1of 38

Universidade Estadual do Norte do Paran- UENP

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

JACAREZINHO 2009

Aline Nyilas Ana Lcia Ana Paula Camila Hoshina Fernanda Cunha Fernanda Rotiroti Larissa Furlan Marceli Rocha Mariane Souza Mayara Alencar

HISTRICO
Desde a sua descoberta, no final do sculo passado, os raios X tm sido utilizados como mtodo de diagnstico em medicina, atravs da radiografia e da radioscopia. Com o passar dos anos, o diagnstico radiolgico passou por significativo avano tecnolgico, pela produo de aparelhos de maior potncia e qualidade, resultando em melhor aproveitamento da radiao.

HISTRICO
Um dos momentos mais importantes dessa evoluo foi a introduo do computador, utilizado para a realizao de clculos matemticos a partir da intensidade dos ftons de raios X. Ambrose e Hounsfield, em 1972, apresentaram um novo mtodo de utilizao da radiao para medir descontinuidade de densidades, obtendo imagens, inicialmente do crebro, com finalidades diagnsticas.

HISTRICO
Neste mtodo,seriam feitas diversas medidas de transmisso dos ftons de raios X, em mltiplos ngulos e, a partir desses valores, os coeficientes de absoro pelos diversos tecidos seriam calculados pelo computador e apresentados em uma tela como pontos luminosos, variando do branco ao preto, com tonalidades intermedirias de cinza.

HISTRICO
No sculo XX, Radon demonstrou que um objeto tridimensional poderia ser reproduzido a partir de um conjunto de projees. Este conceito foi o fundamento para a tomografia computadorizada algumas dcadas depois.

HISTRICO
A tomografia computadorizada mdica comea a ser desenvolvida nos anos 60 de forma lenta, por falta de apoio matemtico. A mais prematura demonstrao foi feita por um neurologista, William Oldendorf, que em 1961 construiu manualmente um sistema de reconstruo de uma seco transversal de um objeto consumido de argolas de ferro e alumnio.

HISTRICO
1963 e 1964 Allan Cormack, fsico e matemtico, estudava a distribuio dos coeficientes de atenuao do corpo para que o tratamento por radioterapia pudesse ser mais bem direcionado para o tumor alvo. Hounsfield criou um prottipo e inicialmente o tempo de aquisio da imagem foi de nove dias e o computador levou 150 minutos para processar uma simples imagem.

HISTRICO
A idia de se concentrar na criao de um aparelho voltado para o crnio surge durante discusses; Um crebro, fixado em formol e com algumas alteraes, foi conseguido e a imagem obtida mostrou a substncia branca e cinzenta, bem como as calcificaes.

HISTRICO
Em 21 de abril de 1972, o primeiro aparelho para uso clnico estava em uso. O primeiro tomgrafo no Brasil, foi instalado em So Paulo, no hospital da Real Benemrita sociedade de Beneficncia Portuguesa, em 1977. E no Rio de Janeiro o primeiro aparelho entrou em funcionamento em 28 de Julho de 1977, na Santa casa de Misericrdia.

HISTRICO
Um tomgrafo moderno, que consegue adquirir todo o volume do trax, abdome e pelve de um paciente em poucos segundos, podemos ver o quanto evoluiu a tecnologia. Surgida num momento em que se pensava que a tomografia computadorizada no tinha mais para onde evoluir, a aquisio volumtrica foi patenteada em 1980, possui imagens tridimensionais com resoluo de 1.200 x 1.200 pixels obtidas e exibidas quase em tempo real.

HISTRICO
As unidades de densidade, inicialmente denominadas nmeros EMI, foram rebatizadas unidades Hounsfield. eternizando sua importncia para a medicina moderna. Hounsfield recebeu o prmio Nobel de Medicina de 1979, juntamente com Cormack, pela inveno da tomografia computadorizada.

INTERIOR DE UM TOMGRAFO
A tomografia computadorizada (TC) baseia-se nos mesmos princpios que a radiografia convencional, segundo os quais tecidos com diferente composio absorvem a radiao X de forma diferente. Ao serem atravessados por raios X, tecidos mais densos (como o fgado) ou com elementos mais pesados (como o clcio presente nos ossos), absorvem mais radiao que tecidos menos densos (como o pulmo, que est cheio de ar).
( http://www.copacabanarunners.net/tomografia.html)

PROCEDIMENTO
Para obter uma TC, o paciente colocado numa mesa que se desloca para o interior de um anel de cerca de 70cm de dimetro. volta deste encontra-se uma ampola de raios-X, num suporte circular designado gantry. Do lado oposto ampola encontra-se o detector responsvel por captar a radiao e transmitir essa informao ao computador ao qual est conectado.

ttp

.copacabanarunners.net tomografia. tml

PROCEDIMENTO
Nas mquinas sequenciais ou de terceira gerao, durante o exame, o gantry descreve uma volta completa (360) em torno do paciente, com a ampola a emitir raios X, que aps atravessar o corpo do paciente so captados na outra extremidade pelo detector. Esses dados so ento processados pelo computador, que analisa as variaes de absoro ao longo da seco observada, e reconstri esses dados sob a forma de uma imagem. A mesa avana ento mais um pouco, repetindo-se o processo para obter uma nova imagem, alguns milmetros ou centmetros mais abaixo.

PROCEDIMENTO

Com

essa

nova

tecnologia

possvel

prover

reconstrues 3D, MPR (MultiPlanarReconstrucion) ou at mesmo mensurar perfuses sanguneas.


( ttp .copaca anarunners.net tomografia. tml)

VANTAGENS
A principal vantagem da TC que permite o estudo de "fatias" ou seces transversais do corpo humano vivo, ao contrrio do que dado pela radiologia convencional, que consiste na representao de todas as estruturas do corpo sobrepostas.

VANTAGENS
A TC permite distinguir diferenas de densidade da ordem 0,5% entre tecidos, ao passo que na radiologia convencional este limiar situa-se nos 5%.

DESVANTAGENS
Uma das principais desvantagens da TC devida ao fato de utilizar radiao X. Esta tem um efeito negativo sobre o corpo humano, sobretudo pela capacidade de causar mutaes genticas.

DESVANTAGENS
Apesar da radiao ionizante X, o exame torna-se com o passar dos anos o principal metodo de diagnostico por imagem, para avaliao de estruturas anatomicas com densidade significativa.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE TRAX

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE TRAX


O diagnstico de acidentes cerebrovasculares e hemorragia intracranial a razo mais comum para o uso de tomografia computadorizada cerebral; Para a deteco de tumores, a tomografia computadorizada com contraste ocasionalmente usada, porm menos sensvel que a ressonncia magntica.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE TRAX


A Tomografia computadorizada tambm til
para avaliao de traumas decorrentes de fraturas na face e no crnio; Pode-se usar tambm a tomografia computadorizada para planejamento de cirurgia para deformidades craniofaciais e dentofaciais, diagnstico de causas da sinusite crnica e planejamento de implantes dentais;

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE TRAX

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE TRAX


A tomografia computadorizada excelente para detectar alteraes agudas ou crnica no parnquima pulmonar (setor de troca de gases do aparelho respiratrio) como as decorrentes de enfisema ou fibrose; Usa-se tambm a tomografia computadorizada na regio do peito para diagnstico de pneumonia e cncer, sendo considerada mtodo principal para detectar embolia pulmonar e disseco da aorta.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA AVALIAO CARDACA

A tomografia computadorizada cardaca resulta em alta exposio radiao, ento o risco potencial deve ser pesado em relao aos benefcios de diagnosticar problemas de sade importantes como doena da artria coronria.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA ABDOMINAL


A tomografia computadorizada um mtodo sensvel para diagnosticar doenas abdominais. Ela freqentemente usada para determinar o estgio do cncer e seu progresso. Tambm til para investigar dor abdominal aguda.

Pedras nos rins, apendicite, pancreatite, diverticulite, aneurisma da aorta abdominal e obstruo dos intestinos so condies imediatamente diagnosticadas com tomografia computadorizada.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PLVICA

Para a avaliao da pelve, a tomografia computadorizada tm aplicaes limitadas, mas pode ser usada como parte do rastreamento abdominal para tumores e para estimar a magnitude de fraturas.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DAS EXTREMIDADES

Tomografia computadorizada muitas vezes usada para criar imagens de fraturas complexas, especialmente ao redor das articulaes.

REAES ADVERSAS AOS AGENTES DE CONTRASTE


Uma vez que a tomografia computadorizada depende da administrao intravenosa de agentes de contraste para uma qualidade de imagem superior, h um risco pequeno, mas no negligencivel, associado.

Certos pacientes podem sofrer reaes alrgicas graves ao contraste. Tambm pode haver dano aos rins, especialmente em pacientes que j tem insuficincia renal, diabetes ou volume intravascular reduzido. Em pacientes com a funo renal normal, o risco extremamente reduzido.

REFERNCIAS
www.copacabanarunners.net tomografia.html www.hospvirt.org.br www2.uol.com.br

You might also like