You are on page 1of 18

Manual de Integrao de Funcionrio

Safecon Engenharia de Acesso LTDA

Apresentao da Empresa
Constituda desde 02/02/2010 tem por objetivo no mercado, agregar funcionrios competentes e determinados para a execuo de suas tarefas, sendo estes, especializados e treinados. A SAFECON Engenharia de Acesso oferece solues para gerenciamento, assistncia tcnica especializada, projetos, montagem e locao em andaimes de acesso e escoramentos para construo, montagem e manuteno industrial em empreendimentos de qualquer porte. Empregamos o uso de tcnicas de engenharia (levantamento, projeto, planejamento, segurana de trabalho, treinamento e qualificao de mo de obra, gesto de meio ambiente e gerenciamento) para determinar as condies ideais de acesso aos diversos locais das obras, sua execuo e o fornecimento de toda logstica necessria.

Introduo a Segurana do Trabalho


Segurana do trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador. Todo conhecimento til, principalmente quando se trata de um assunto inerente a Segurana, por isso esteja aberto s informaes que lhe so passadas. Desta forma, voc estar garantindo o cumprimento de todos os princpios e regras bsicas de Segurana e Sade no trabalho.

Conforme a Lei 6514 de 1977 aprovada pela Portaria n. 3.214/78 do Ministrio do Trabalho e Emprego, que a legislao de Segurana e Sade no trabalho, existem um conjunto NRS (Normas Regulamentadoras) que estabelecem obrigatoriedade da elaborao e implementao por parte dos empregadores, como o PPRA e o PCMSO.

O PPRA

(NR(NR-09)

(Programa de Preveno de Riscos Ambientais)


O PPRA (PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS NR-9 ), um programa que, antecipa, reconhece, avalia e controla os riscos existentes nos locais de trabalho, este programa confeccionado por postos de trabalho onde so identificados os seus potenciais riscos existentes, e em seguida, so tomadas medidas que possam minimizar at mesmo eliminar esses riscos. Quais so os riscos ambientais? FSICO: Calor, Frio, Presses anormais, Rudos, Umidade,Vibraes, Radiaes Ionizantes e no Ionizantes. QUMICO: Poeiras, Fumos, Nvoas, Gases,Vapores e Substncias, compostos ou produtos qumicos em geral. BIOLGICO: Bactrias, Bacilos, Fungos, Parasitas e Vrus.. ERGONMICO:Trabalho em p, Trabalho Sentado, Levantamento e transporte manual de peso, Monotonia, repetitividade e outros ACIDENTES:Arranjo fsico inadequado, Mquinas e equipamentos sem proteo, Armazenamento inadequado, eletricidade e outros.

O PCMSO (NR-07) (NRO PCMSO (PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL NR-7). um programa que informa toda a vida ocupacional de cada funcionrio, buscando informaes do PPRA, para que sejam solicitados exames complementares de acordo com o agente e risco informado. aplicado nos postos de trabalho visando preservao da sade e integridade fsica do trabalhador. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realizao obrigatria dos exames mdicos: Admissional; Peridico; Retorno ao Trabalho; Mudana de Funo; Demissional.

EPI (NR-06) (NR(Equipamento de Proteo Individual)


EPI todo equipamento de uso individual destinado a proteger a integridade fsica do trabalhador. No Brasil a exigncia do EPI est regulamentada na NR-6 do Ministrio do Trabalho. A empresa obrigada a fornecer EPI gratuitamente aos funcionrios. Ser fornecido o EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento ao funcionrio referente a cada atividade. O colaborador que necessitar fazer uso de EPI ser orientado e treinado sobre o uso adequado, guarda e conservao do mesmo. O uso do EPI obrigatrio em todos os locais pr-determinados e/ ou exigidos pelo cliente, se for o caso. Cabe ao colaborador usar o EPI, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina se responsabilizando pela sua guarda e conservao. CUIDADO! No use: Anis, braceletes, pulseiras, cordo, brincos, relgio e outros adornos perto de mquinas ou equipamentos.

Proteo Contra Incndios (NR-23) (NRO Sistema de proteo por Extintores o de concepo mais simples e tambm o mais usado. Em todas as edificaes (comerciais, industriais e at residenciais), os extintores esto presentes e so, na grande maioria das ocorrncias, o primeiro recurso para a extino das chamas.Assim fica evidente a importncia de todos os funcionrios conhecerem esse sistema de proteo. A eficincia no combate a incndio est relacionada qualidade, quantidade e manuteno dos equipamentos; quantidade do agente extintor e treinamento do pessoal envolvido. Para saber que tipo de extintor utilizar, temos que saber antes as classes de incndio. CLASSE A : Materiais slidos, de fcil combusto (papel, madeira, plstico, tecidos e outros). CLASSE B: Lquidos inflamveis, onde queimam somente a superfcie (gasolina, lcool, leo, graxas, vernizes, tintas e outros). CLASSE C: Materiais eltricos energizados (motores, transformadores, quadros de distribuio de fios e outros). Tipos de extintores: AP - (GUA PRESSURIZADA): Serve para incndios classe A. CO2 - (GS CARBNICO): Serve para incndios classe B. PQS - (P QUMICO SECO): Serve para incndios classes PQS AP CO2

B e C.

Proteo Contra Incndios (NR-23) (NRTipos de extintores:


AP - (GUA PRESSURIZADA): Serve para incndios classe A. CO2 - (GS CARBNICO): Serve para incndios classe B. PQS - (P QUMICO SECO): Serve para incndios classes B e C. PQS AP CO2

PQS

AP

CO2

Primeiros Socorros
Primeiros socorros so todas as medidas que devem ser tomadas de imediato para evitar agravamento do estado de sade ou leso de uma pessoa antes do atendimento mdico. Aes do Socorrista: Isolar a rea, evitando o acesso de curiosos; Observar a vtima, verificando alteraes ou ausncia de respirao, hemorragias, fraturas, coloraes diferentes da pele, presena de suor intenso, expresso de dor; Observar alterao da temperatura, esfriamento das mos e/ou ps; No d lquido s pessoas que estejam inconscientes; Manter a calma, assumindo a liderana do atendimento; Procurar que haja comunicao imediata com hospitais, ambulncias, bombeiros e polcia se necessrio. Passar todas as informaes levantadas sobre o acidente e o estado clnico do acidentado, observados at aquele momento, para a pessoa qualificada que estar assumindo o atendimento a vtima. Geralmente o desmaio considerado um acidente leve onde normalmente a vtima se recupera de 2 a 3 minutos. Como socorrer: Se a pessoa estiver prestes a desmaiar, coloque-a sentada com a cabea entre as pernas; Se o desmaio j ocorreu, deite a vtima no cho, verifique a respirao e palidez; Afrouxe as roupas da vtima. Quando a vtima j estiver restabelecida, se possvel, acompanha-la a um atendimento mdico.

A atitude do socorrista pode significar a vida ou a morte da pessoa socorrida.

Introduo a CIPA (NR-05) (NRA CIPA foi criada em 1944, no governo de Getlio Vargas. A CIPA composta de representantes dos empregados e do empregador, de acordo com as propores estabelecidas no quadro I da Norma Regulamentadora NR - 5 do MTB. Nos casos onde no seja necessria a implantao de CIPA, a empresa designar uma pessoa que ser o representante nas contratantes, e ter um treinamento igual ao de um CIPEIRO, conforme especificao da NR-05. A funo de um Cipeiro ou de um Designado ser de participar em conjunto com o SESMT, das anlises das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados. Principais Funes:

Elaborar plano de trabalho; Identificar os riscos do processo de trabalho; Realizar periodicamente verificao nos ambientes e condies de trabalho; Realizar aps cada reunio, a verificao do cumprimento das metas fixadas; Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; Colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO, PPRA bem como de outros programas de segurana e sade desenvolvidos pela empresa; Divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho e normas internas de segurana relativas segurana no trabalho; Participar em conjunto com o SESMT da anlise das causas das doenas e acidentes do trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados; Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT; Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno AIDS e outros programas de sade.

Ergonomia (Postura nos Locais de Trabalho)


A Ergonomia, em grego ergon (trabalho) e nomos (regras), visa melhorar o conforto, segurana, sade e a eficincia no trabalho e em geral das condies de vida, tendo em conta as capacidades, limitaes fsicas e psicolgicas da pessoa, podendo tambm, atravs da sua aplicao, ajudar a prevenir erros e acidentes. A Ergonomia estuda vrios aspectos da relao da pessoa com as condies de trabalho, desde a sua postura e movimentos corporais (sentados, em p, estticos e dinmicos, em esforo ou no), aos fatores ambientais (os rudos, vibraes, iluminao, clima e agentes qumicos), aos equipamentos, sistemas de controlo, cargos e tarefas desempenhadas. Se todos estes fatores forem conjugados adequadamente, proporcionaro ambientes seguros, saudveis, confortveis e eficientes, quer nos locais de trabalho, quer nos espaos destinados nossa vida cotidiana. PREVENO Algumas dicas para reduzir a probabilidade de surgimento de doenas relacionadas ao ambiente e rotina de trabalho: Evitar sobrecarga dos movimentos; Realizar movimentos de forma ergonmica e eficiente, mantendo a postura correta no posto de trabalho; Fazer pausas com alongamentos e evitar horas extras; Facilitar o relato precoce de leses ou queixas de dor; Evitar o esforo esttico e a tenso muscular resultante do estresse mental; Comunicar s chefias os problemas que esto ocorrendo na sua rotina de trabalho; Estudar a mudana de funo ou atividade caso a insatisfao pessoal com seu trabalho lhe traga sofrimento.

Planejamento de Segurana
DDS(DILOGO DIRIO DE SEGURANA)
O Supervisor, encarregado deveram realizar diariamente o DDS Dilogo Dirio de Segurana com os subordinados.

No incio de cada jornada de trabalho a superviso dever reunir todos seus subordinados e dialogar sobre Preveno de Acidentes, conforme assuntos constantes do dia a dia. Cada funcionrio assinar lista de presena do Dilogo Dirio de Segurana. Ginastica Laboral Todos os funcionrios participaro 3 vezes por semana de Ginastica Laboral antes do inicio dos servios. Beneficos da ginastica Laboral: Melhora na capacidade de ateno e concentrao; Integrao entre os colaboradores, melhorando a participao e produo em grupo; Melhora da qualidade fsica e psquica dos colaboradores;

Reduo do absentesmo; Reduo afastamentos por LER/DORT; Melhora da qualidade do servio dos funcionrios atravs da melhor disposio e satisfao destes.

ORIENTAO SOBRE SEGURANA NOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS.

1 - No iniciar nenhum trabalho na rea industrial, sem permisso para trabalho por escrito.

2 Usar EPIs bsicos recomendados na permisso de trabalho PT, alm destes so de uso obrigatrio os seguintes: Capacete, em qualquer local da rea industrial; Bota com biqueira de ao, em qualquer local da rea industrial, salvo quando os padres mnimos recomendarem outro tipo de bota; Luvas de couro e para qualquer tipo de trabalho, salvo orientao contraria do supervisor ou fiscal ou quando os padres mnimos recomendarem outro tipo de luvas; culos de Segurana com proteo lateral Protetor auricular no interior de unidades de processo, oficinas, locais que apresentarem alto nvel de rudos; Mscara contra p, mscara de bitox e agentes qumicos, quando em local instruido pela APR e/ou PT; Bota de PVC de /4, bota de PVC at a virilha para trabalhos com umidade e gua; Cinto de segurana, com talabarte duplo em locais acima de 2 metros que apresentarem risco de queda; Cala, blusa com mangas compridas e macaco padro anti-chamas, em qualquer local da rea industrial, salvo quando os padres mnimos recomendarem outro tipo de roupa; Alm desses, use os EPIs especficos recomendados pelos padres mnimos correspondentes ao trabalho a ser executado. 3 Interromper qualquer trabalho, em que haja caso de emergncia, e se dirigir sem correr para o local que for indicado.

ORIENTAO SOBRE SEGURANA NOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS.


4 No iniciar nenhum trabalho, sem autorizao de seu supervisor, principalmente nas reas de maior risco. 5 Obedecer as etiquetas de advertncia fixadas nos equipamentos e / ou nos quadros de distribuio de energia eltrica. 6 No usar hidrantes ou extintores sem autorizao do SMS. 7 Fumar somente nos locais permitidos. 8 Prestar ateno, para em locais elevados, evitar queda de peas, ferramentas ou materiais, isolar a rea abaixo do local de trabalho. 9 Obedecer a sinalizao de segurana instalada na LANXESS (placas, cavaletes, cones, etc..). 10 Aps terminar qualquer trabalho, recolher todos dispositivos e sobras de material aos seus locais de guarda. 11 Nunca realizar modificaes de instalaes de projeto sem autorizao por escrito. 12 - Manter sempre limpo seu local de trabalho

PROTEO CONTRA INCNDIO:


y

proibido fumar na rea industrial e no interior dos veculos em circulao em qualquer rea . Somente permitido fumar nos locais identificados por placas com os dizeres:
y

PERMITIDO FUMAR NESSE LOCAL.

10 MANDAMENTOS DA SEGURANA DO TRABALHO


1 - Se o seu presente sem segurana, o futuro ser sem esperana; 2 - Segurana direito de todos; 3 - No h palavras e nem frases que possam nos manter seguros, h somente aes, por isso no cometa Atos Inseguros; 4 - Torne a segurana parte do seu dia a dia; 5 - Trabalhe com segurana porque algum espera por voc; 6 - Respeite as Normas de Segurana, proteja a sua vida; 7 - Voc a ferramenta mais valiosa da empresa, evite acidentes; 8 - Antes de iniciar qualquer atividade, seja no trabalho ou em casa, lembre-se que a segurana vem em 1 lugar; 9 - H coisas que nos causam momentos desagradveis, mas nos proporcionam uma vida saudvel. Use EPI; 10 - A vida um dom de Deus, cuide bem dela: Trabalhe com Segurana

You might also like