You are on page 1of 10

MEMORIAL ACADEMICO DESCRITIVO

EQUIPE:

O que exatamente um memorial acadmico?


o formato pode variar para cada instituio, universidade ou faculdade. Mas o conceito de um memorial acadmico descritivo sempre o mesmo. O objetivo desse documento fazer um breve resumo de toda a vida acadmico da pessoa. Existem memoriais que so limitados a apenas 5 pginas, como um currculo mais detalhado. E outros, para universidades pblicas, que podem chegar a 20 pginas.

A idia principal da elaborao de um memorial acadmico semelhante a de um currculo, porm com maior detalhamento da vida acadmica, cientfica e at cultural. A prpria palavra memorial relativiza com memrias. Portanto, esse documento deve ser um breve resumo sobre seus feitos. interessante realizar uma anlise reflexiva geral sobre toda a sua formao, expondo os pontos fortes, comentando os pontos mais vulnerveis. Aqui, valeu uma dica: seja sincero e verdadeiro.

Um modelo bsico de um memorial acadmico pode ser o seguinte:

1. Resumo Breve resumo do memorial apresentado. Geralmente contem cerca de 300 a 400 palavras. 2. Introduo O principal na introduo identificar o acadmico. Se faz importante um breve relato das atividades realizadas, com principais datas e atividades realizadas. Cada vez mais os memoriais passam a conter fotos e imagens para ilustrar as situaes.

3. Formao escolar Formao bsica do jovem. Vale relatar influncias desses anos de colgio na escolha do futuro universitrio. 4. Formao acadmica Aqui h a maior quantidade de informao. Em vrios memoriais a diviso em captulos 4.1, 4.2, etc. Um detalhamento maior essencial para o completo entendimento do memorial descritivo. necessrio fazer uma ligao coerente entre todos os passos da carreira.

Esse detalhamento o que ir ajudar na compreenso do memorial. Quais os resultados alcanados com as pesquisas e estudos. O que pode ser desenvolvido e quais foram as lies aprendidas? vivel tambm a discusso de possveis feitos, estudos e pesquisas que podem ser realizadas, seguindo a linha de pesquisa do acadmico em questo.

. Experincias profissionais Possveis experincias no mercado de trabalho. 6. Concluso Pequena concluso da vida acadmica e futuros trabalhos. 7. Publicaes Publicaes j publicados pelo acadmico. A incluso de projetos de iniciao cientfica, teses de mestrados, doutorado, ps-doutorado, livre docncia, artigos publicados em revistas, painis, congressos, etc.

8. Referncias Bibliografia e referncias bsicas para realizao do presente documento.

Esse foi um breve resumo desse documento. Vale lembrar que o formato deve seguir as normas de cada instituio. Os tpicos levantados aqui podem mudar tambm. Procure fazer com antecedncia e muita calma o seu memorial acadmico.

You might also like