You are on page 1of 38

Sistemas Operacionais

INTRODUO
O que um sistema operacional? Histria dos sistemas operacionais Conceitos dos Sistemas Operacionais Estrutura dos Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais

INTRODUO
Sistema Computacional = hardware + software
Software: Programas do sistema: gerenciam a operao do computador Programas de aplicao: programas de usurio Sistema Operacional: principal programa do sistema, que controla todos os recursos do computador (dispositivos fsicos e funes de software).
Sistemas Operacionais 3

DEFINIO
um programa de controle do computador. O Sistema Operacional responsvel por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas. Ele tambm deve prover uma interface para o usurio - ele fornece ao usurio uma maneira de acesso aos recursos do computador. Sobell.
Sistemas Operacionais 4

USURIOS

SISTEMA OPERACIOANAL

HARDWARE

Sistemas Operacionais

DEFINIO
Um Sistema Operacional pode ser definido como um gerenciador dos recursos que compem o computador (processador, memria, I/O, arquivos, etc). Os problemas centrais que o Sistema Operacional deve resolver so o compar-tilhamento ordenado, a proteo dos recursos a serem usados pelas aplicaes do usurio e o interfaceamento entre este e a mquina. Stemmer.
Sistemas Operacionais 6

LOCALIZAO

Sistemas Operacionais

PRINCIPAIS ATRIBUTOS
Abstrao de Hardware Mquina Virtual

(associaes lgicas de dispositivos e controle do endereamento de memria); Mquina virtual ou estendida uma abstrao criada pelo S.O. que apresenta ao usurio uma mquina mais simples e com as mesmas funes da mquina real.
Sistemas Operacionais 8

PRINCIPAIS ATRIBUTOS
Coordenar Recursos (maximizao do uso e proteo dos usurios) - Concorrncia; - Proteo de memria; - Acesso a arquivos. Controle - Interaes usurio - recurso; - Interaes usurio - usurio. Padronizao de servios.
Sistemas Operacionais 9

SISTEMA OPERACIONAL
S.O. a poro de software que roda em modo kernel ou modo supervisor p protege o hardware da ao direta do usurio. Os demais programas rodam em modo usurio e fazem chamadas ao kernel para terem acesso aos dispositivos.
Sistemas Operacionais 10

FUNES DO S.O.
S.O. visto como mquina estendida
Fornecer uma abstrao de alto nvel dos recursos de hardware da mquina, livrando o programador dos detalhes de funcionamento dos mesmos.

Sistema Operacional funciona como uma mquina virtual. Viso top-down.


Sistemas Operacionais 11

EXEMPLO
Fornecer uma viso dos discos como uma coleo hierrquica de arquivos, identificados por nomes e manipulveis por funes de abertura/fechamento e leitura/escrita, escondendo os detalhes de acionamento dos motores das unidades, posicionamento dos cabeotes, quantidade de trilhas e tamanho dos setores dos discos.
Sistemas Operacionais 12

FUNES DO S.O.
S.O. visto como um gerente de recursos
Fornecer um esquema de alocao dos recursos (processadores, memrias, I/O, etc) entre os processos concorrentes. Estabelecer critrios de uso dos recursos e ordem de acesso aos mesmos, impedindo violao de espao de memria de processos concorrentes e tentativas de acesso simultneo a um mesmo recurso p gerncia e proteo dos dispositivos. Viso bottom-up.
Sistemas Operacionais 13

TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS


Os tipos e sua evoluo esto intimamente relacionados com a evoluo do HW e das aplicaes por ele suportadas. A evoluo dos S.O. para PCs e WS popularizou vrios conceitos e tcnicas, antes s conhecidos em ambientes de grande porte.
Sistemas Operacionais 14

TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS


Tipos de Sistemas Operacionais

Sistemas Monoprogramveis / Monotarefa

Sistemas Multiprogramveis / Multitarefa

Sistemas com Mltiplos Processadores

Sistemas Operacionais

15

SISTEMAS MONOPROGRAMVEIS / MONOTAREFA


Execuo de um nico programa (job); Qualquer outro programa, para ser executado, deveria aguardar o trmino do programa corrente; Tipicamente relacionado ao surgimento dos mainframes;
Sistemas Operacionais 16

Programa / Tarefa

UCP Memria

Dispositivos de E/S

Sistemas Operacionais

17

Mais complexos e mais eficientes; Vrios programas dividem os mesmos recursos; Aumento da produtividade dos seus usurios e a reduo de custos;

SISTEMAS MULTIPROGRAMVEIS / MULTITAREFA

Sistemas Operacionais

18

Programa / Tarefa

UCP Memria Dispositivos de E/S


Programa / Tarefa

Programa / Tarefa
Sistemas Operacionais

Programa / Tarefa
19

CLASSIFICAO
Sistemas Multiprogramveis / Multitarefa

Sistemas Batch

Sistemas de Tempo Compartilhado

Sistemas de Tempo Real

Sistemas Operacionais

20

SISTEMAS COM MLTIPLOS PROCESSADORES


Caracterizam por possui duas ou mais UCPs interligadas, trabalhando em conjunto; O fator chave neste tipo de S.O. a forma de comunicao entre as UCPs e o grau de compartilhamento da memria e dos dispositivos de I/O;
Sistemas Operacionais 21

Sistemas com Mltiplos Processadores


Sistemas Fracamente Acoplado

Sistemas Fortemente Acoplado

Sistemas Simtricos

Sistemas Assimtricos

Sistemas Operacionais de Rede

Sistemas Operacionais Distribudos

Sistemas Operacionais

22

Sistemas Fortemente Acoplado


Existem dois ou mais processadores compartilhando uma nica memria e controlados por apenas um nico SO. Sistemas Simtricos todos os processadores tem a mesma funo, podendo executar o SO independentemente Sistemas Assimtricos processador primrio, responsvel pelo controle dos demais processadores (secundrios) e pela execuo do SO.
Sistemas Operacionais 23

Sistemas Fracamente Acoplado


Dois ou mais sistemas de computao interligados, sendo que cada sistema possui o seu prprio SO. Sistemas Operacionais de Rede
Cada n possui seu prprio HW, SW e SO. Independente um do outro.

Sistemas Operacionais Distribudos


Para o usurio e suas aplicaes, como se no existisse uma rede de computadores, mas sim um nico sistema centralizado.
Sistemas Operacionais 24

ESTRUTURA DO SO
Formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem servios aos usurios do sistema e suas aplicaes, bem como a outras rotinas do prprio sistema. Esse conjunto de rotinas chamado ncleo do sistema ou kernel (crebro).
Sistemas Operacionais 25

KERNEL
Tratamento de interrupes; criao e eliminao de processos; sincronizao e comuicao entre processos; escalonamento e controle dos processos; gerncia de memria; gerncia do sistema de arquivos; operaes de entrada e sada contabilizao e segurana do sistema.
Sistemas Operacionais 26

SYSTEM CALLS
Mecanismo de proteo ao ncleo do sistema e de acesso aos seus servios. O usurio (ou aplicao), quando deseja solicitar algum servio do sistema, realiza uma chamada a uma de suas rotinas (ou servios) atravs da system calls (chamadas ao sistema).
Sistemas Operacionais 27

SYSTEM CALL
H a r d w a r e

Aplicao

System Call

Ncleo

Sistemas Operacionais

28

GRUPOS DE FUNES
Gerncia de Processos criao e eliminao de processos; alterao das caractersticas do processo; sincronizao e comunicao entre processos; Gerncia de Memria Alocao e desalocao de memria; Gerncia de I/O Operaes de I/O; Manipulao de arquivos e diretrios.
Sistemas Operacionais 29

Existem certas instrues que no podem ser colocadas diretamente disposio das aplicaes, pois a sua utilizao indevida ocasionaria srios problemas integridade do sistema. As instrues que tm o poder de comprometer o sistema so conhecidas como instrues privilegiadas (modo kernel), enquanto as instrues no-privilegiadas so as que no oferecem perigo ao sistema. Registrador da UCP, que indica o modo de acesso corrente.
Sistemas Operacionais 30

MODOS DE ACESSO

CHAMADA A UMA ROTINA DO SISTEMA


Programa Usurio A Memria principal System Call Programa Usurio B Programas dos usurios executam no modo usurio SO executa no modo Kernell
31

Rotina do Sistema
Sistemas Operacionais

SISTEMAS MONOLTICOS
 No h estruturao visvel;  SO escrito como uma coleo de processos p cada processo podendo fazer chamadas a qualquer outro;  Os servios (system calls) so requisitados atravs da colocao dos parmetros em lugares definidos (pilhas e registradores) e da execuo de uma chamada de sistema especial (TRAP) ao kernel ;
Sistemas Operacionais 32

SISTEMAS MONOLTICOS
aplicao aplicao Modo usurio Modo Kernel

System Calls

Hardware
Sistemas Operacionais 33

SISTEMAS EM CAMADAS
Camadas sobrepostas; Cada mdulo oferece um conjunto de funes que podem ser utilizadas por outros mdulos. THE, Dijkstra, 1968
5 4 3 2 1 0 operador programas do usurio gerencia de dispositivos de I/O comunicao processo-operador gerncia de memria e do tambor magntico alocao do processador e implementao da multiprogramao
34

Sistemas Operacionais

SO EM CAMADAS VISTAS COMO ANIS CONCNTRICOS


anis mais internos so mais privilegiados que os externos; prodedimentos de anis externos executavam chamadas de sistema TRAP para utilizar os servios dos anis internos; proteo dos segmentos de memria.
Sistemas Operacionais 35

CAMADAS CONCNTRICAS
usurio MULTICS VMS supervisor Executivo kernel

Sistemas Operacionais

36

UNIX

Sistemas Operacionais

37

NT

Sistemas Operacionais

38

You might also like