You are on page 1of 13

Comunicao de Dados

Cmeras IP

Leonardo Martinelli de Oliveira Silva

Sumrio
Introduo
 

Voc est seguro? Cmeras analgicas X Cmeras IP

Cmeras IP
  

Raio X Funcionamento Vantagens

Segurana do sistema


O sistema seguro?

Introduo
Voc est seguro?

Introduo
Cmeras Analgicas Vs. Cmeras IP
A principal diferena entre os dois tipos de cmera a maneira pela qual o sinal de vdeo entregue. As cmeras analgicas, transformam o sinal de vdeo em um formato que pode ser capturado por um ou outro receptor de televiso como um videocassete ou monitor. Uma cmera baseada em IP, digitaliza o sinal de vdeo usando um codificador especializado acoplado com seu servidor web embutido nelas. Isto permite que a cmera IP passe a agir como um dispositivo de rede, permitindo assim que a captura das imagens de vdeo passam a serem vistas no s atravs de uma rede j existente, mas tambm atravs de um navegador web acessado atravs da Internet.

Introduo
Cmeras Analgicas Vs. Cmeras IP
Cmeras Analgicas
Prs Baixo custo - Cmeras analgicas geralmente custam tem um preo mais barato que as Cmeras IP. Maior Variedade - Se voc tem necessidades especficas de vigilncia, ser mais fcil encontrar o modelo de cmera que voc precisa. Compatibilidade - Se voc j possui um sistema de vigilncia e deseja incorporar novos equipamentos, esse sistema tem total compatibilidade entre os diferentes fabricantes das cmeras. Contras Poucas caractersticas - As cmeras analgicas vem com poucos recursos bsicos, como por exemplo: zoom digital. Grandes problemas de interferncia - As cmeras analgicas podem ter problemas de interferncia, se instalarmos em conjunto com sistema sem fio. As cmeras analgicas no suportam criptografia. Problemas com longa distncia - Se o seu sistema tiver que abranger uma grande rea, cmeras analgicas no ser sua melhor escolha. As cmeras analgicas no suportam grandes distncias, e se for necessrio trabalhar com elas, a visualizao das imagens ficaro comprometidas.

Introduo
Cmeras Analgicas Vs. Cmeras IP
Cmeras IP
Prs Melhor recepo wireless - As cmeras IP conseguem trabalhar com criptografia WEP, WPA, WPA+PSK, fornecendo assim, uma grande segurana para sua rede. Tambm no sofrem nenhum tipo de interferncia nas imagens via rede sem fio. Pode utilizar a rede existente - Devido as cmeras IP trabalharem como um dispositivo de rede, voc pode utilizar sua instalao de rede existente para coloc-las em funcionamento, facilitando assim o seu custo de instalao. Acesso remoto mais fcil - As cmeras IP so as mais adequadas para visualizao remota. Podem ser acessadas de qualquer lugar atravs da internet. Contras Alto custo - Devido a todas tecnologias adicionais embutidas em cada cmera IP, o custo tende a aumentar. Requer banda larga - As cmeras IP tem um alto consumo de banda.

Cmeras IP
Raio X
A cmera IP tem caractersticas de um web server. Ela tambm responsvel pela digitalizao e compactao de vdeo, retirando o processamento da imagem do computador e consequentemente reduzindo a quantidade de informao transmitida. O resultado do vdeo processado transportado atravs de uma rede, seja ela cabeada ou wireless, no protocolo TCP/IP, e armazenado em um computador atravs de Softwares de Gerenciamento e Controle de Vdeo. As cmeras IP sem fio usam frequncias de 900MHz, 1200 MHz e 2400 MHz.

Cmeras IP
Raio X

Cmeras IP

Funcionamento

Cmera IP

Principais vantagens da utilizao de uma cmera IP:


Utilizao de infra-estrutura de rede e cabeamento estruturado, reduzindo os custos de implantao e manuteno de redes distintas. Permite a utilizao de solues abertas ou hbridas para gravao e gerenciamento. Cmera IP transmite uma maior confiabilidade e segurana na transmisso de imagens. Uso de tecnologias de cabeamento com padres de qualidade superiores, obtendo custos reduzidos para instalaes de grande porte. Possibilidade de atualizao de aplicao (Firmware) e configurao remota via rede ou internet. Suporte a mltiplos padres de vdeo e resolues inclusive megapixel, dependendo do modelo da cmera IP. Transmisso de comandos PTZ (pan, tilt e zoom) para cmeras de segurana mveis (speed-domes) atravs do mesmo cabo. Algumas cmeras IP fornecem a possibilidade de transmisso de udio, udio bi-direcional, interface de entrada e sada de alarme, etc. Envios de alertas automticos por e-mail e armazenamento de imagens por FTP. Suporte a diferentes codecs e formatos de compactao de vdeo, assim como diferentes protocolos de acordo com a aplicao. Suporte a funes de vdeo inteligente, incluindo deteco de movimento, reconhecimento de faces, anlise de movimentao, reconhecimento de objetos estranhos, reconhecimento de falta de objetos ou mudana de cena, entre outras. Possibilidade de integrao com sistemas avanados de controle, incluindo funes de vdeo, superviso, controle de acesso, alarme, automao, controle de trfego, etc. Cmeras IP so equipamentos prontos para crescerem de acordo com as necessidades da aplicao e desenvolvimento dos sistemas, permitindo uma vida til maior sobre esta expanso.

Segurana do sistema
O sistema seguro?
Bloqueadores de sinal (Jammer)
O bloqueador efetivamente acaba com sinais sem fio, criando um raio de 30 metros da zona morta. Ele interrompe as larguras de banda de freqncia: 895 - 1000MHz 1195 - 1300MHz 2395 - 2500MHz

Segurana do sistema
O sistema seguro?
A cmera IP possui um setup de configurao semelhante ao do roteador sem fio. Tendo funo de servidor, ele possui usurio e senha que devem ser autenticados para acessar o seu sistema.

Bibliografia
www.teleco.com.br www.mknod.com.br www.videonetseg.com.br

You might also like