You are on page 1of 59

Organizao Bsica do Trabalho

Prof: Luiz Carlos

Contedo Programtico 30 h/a


Conceitos e caractersticas de uma Organizao; Os processos administrativos: planejamento, organizao, direo e controle; A ao administrativa. Administrao de Produo. Administrao de Pessoal. Administrao Financeira. Administrao de Marketing; Tpicos Contemporneos em Administrao.

Objetivos da Disciplina
Identificar as diversas formas de organizao do trabalho. Identificar e avaliar tipos e modelos de planejamentos, buscando atualizao e inovao; Definir o padro e a natureza das informaes a serem levantadas nos processos administrativos; Ter noes de planejamento, desenvolvimento e acompanhamento do trabalho em suas diferentes etapas; Conhecer os fundamentos, os objetivos, a estrutura, a organizao e o funcionamento de uma Empresa ou Instituio.

Metodologia
Aulas Expositivas com 3 avaliaes: p 1 avaliao: Prova Objetiva (06/04/2011); p 2 avaliao: Prova Subjetiva (13/04/2011); p 3 avaliao: Trabalho de Equipe (13/04/2011). No caso da falta de alguma nota, automaticamente, estar de recuperao e a prova ser dia 15/04/2011, com todo o contedo.

PRTICA

TEORIA

p QUAL A MAIS IMPORTANTE ? p QUEM VEM PRIMEIRO ?


Obs. Respostas com justificativas

O que Administrao?

Administrao ...
De acordo com Harold Koontz: Administrao a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados. Para Willian H. Newman: Administrao consiste em orientar, dirigir e controlar os esforos de um grupo de indivduos para um objetivo comum.

Os Quatro Processos Administrativos


Planejamento: determina o que o grupo de pessoas deve fazer; Organizao: estrutura a Empresa, reunindo pessoas e os equipamentos necessrios ao trabalho; Direo: conduz e coordena o trabalho do pessoal; Controle: verifica se tudo est sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas.

PLANEJAMENTO
o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. Os dois principais tipos de planejamento administrativo, so eles: Planejamento Especial e Planejamento Geral.

PLANEJAMENTO
Planejamento Especial aquele que, quando atingido seu objetivo, deixa de ser utilizado. feito especificamente para aquele objetivo. Ex: A agncia de turismo Voe Bem elabora um programa especial para o feriado de Semana da Ptria, e utilizar como meio de divulgao os suplementos de turismo dos jornais e a internet. O objetivo especfico vender esse pacote de viagens.

PLANEJAMENTO
Planejamento Geral aquele que usado geralmente de forma permanente. Ex: A agncia Voe Bem tem programao anual de viagens, e divulga em revistas, jornais, televiso, alm de distribuir folhetos com roteiros. Objetivo permanente de seu planejamento e vender todas as excurses programadas para o ano.

ORGANIZAO
1. Conceitos; 2. Tipos de Estruturas; 3. Autoridade, Responsabilidades e Diviso do Trabalho; 4. Grficos de Organizao

ORGANIZAO
Segundo Maximiano(1992) "uma organizao uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade realizar propsitos coletivos. Por meio de uma organizao torna-se possvel perseguir e alcanar objetivos que seriam inatingveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratrio ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola so todos exemplos de organizaes."

ORGANIZAO
o processo administrativo que visa estruturao da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado. H duas teorias de organizao: Teoria Orgnica e Teoria Comportamentista.

ORGANIZAO
Teoria Orgnica a mais antiga, que considera a empresa como organismo vivo, comparando-se ao organismo animal; Teoria Comportamentista mais recente, entende a empresa como sendo a reunio de pessoas que trabalham para a produo de mercadorias ou servios. As relaes que se estabelecem entre essas pessoas constituem o que se chama de estrutura organizacional, e esta na distribuio das funes de cada um.

ORGANIZAO (ESTRUTURA)
1. ESTRUTURA FORMAL; 2. ESTRUTURA INFORMAL.

ORGANIZAO
1. Estrutura Formal - aquele oficialmente definida na empresa com todas as formalidades e padres vigentes quanto forma de preparao e divulgao de normas a respeito. Ser encontrada:
Em simples comunicados; Instrues; Manuais de Procedimentos ou Organizao Forma Grfica: ORGANOGRAMA Forma Descritiva: DESCRIO DE CARGOS Embora necessria e tantas vezes desejada, a estrutura formal poder no ser adequada em determinadas empresas, e mesmo sendo adequada ter que conviver com a Estrutura Informal.

ORGANIZAO
2. Estrutura Informal - Os funcionrios das empresas pertencem automaticamente e inevitavelmente vida informal das mesmas. Deste relacionamento do cotidiano, surgem: Entendimentos extra-estruturais; Conceitos alheios s normas; Desentendimentos; Eventuais conflitos; Lideranas naturais; Amizades e aes benficas ou prejudiciais empresa

ORGANIZAO Autoridade,
Responsabilidade, Diviso do Trabalho
Autoridade: o direito de mandar e o poder de se fazer obedecer. delegada de cima para baixo na linha hierrquica da empresa; Responsabilidade: a obrigao de fazer e prestar contas do que foi feito; Diviso do Trabalho: considerada como o princpio fundamental da organizao. A organizao existe porque o trabalho do homem dividido, j que ele no pode fazer tudo. Exemplo disso quando procedemos a delegao de autoridades e responsabilidades, estamos fazendo a diviso do trabalho.

Grficos de ORGANIZAO
DIRETORIA

Departamento Comercial

Departamento Administrativo

Compras

Vendas

Propaganda

Pessoal

Secretaria

Contadoria

ORGANOGRAMA

Grficos de Organizao
FLUXOGRAMA

DIREO
1. 2. 3. 4. Conceito; Emisso de Ordens; Motivao e Comunicao; Coordenao e Liderana

1. Conceito de DIREO
Significa o meio pelo qual o administrador conduz e coordena o trabalho do pessoal. Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou servios) pelas quais respondem. Os principais meios de direo empresarial so: Ordens ou Instrues; Motivao; Comunicao; Coordenao e Liderana.

1. Conceito de DIREO
Ordens ou Instrues: transmitir decises aos subordinados; Motivao: convencer as pessoas a trabalhar; Comunicao: transmitir as informaes dentro e fora da empresa; Coordenao: conjugar todos os atos e esforos do pessoal; Liderana: conduzir as para um trabalho eficiente e eficaz.

2. Emisso de Ordens
As ordens ou instrues geralmente so dadas ou emitidas pelos encarregados da direo e servem para iniciar, modificar ou encerrar uma tarefa (ou servio), sendo includa a maneira de fazer. As ordens de servios so categorizadas da seguinte maneira: Quanto Amplitude e Quanto Forma.

2. Emisso de Ordens
Quanto Amplitude relacionadas ao nmero de empregados que as ordens abrangem, podem ser:  Ordens Gerais obrigaes de todos os empregados da empresa;  Ordens Especficas Competncia de um ou poucos empregados da empresa. Quanto Forma relacionadas maneira como as ordens so emitidas, podem ser:  Ordens Orais ou Verbais;  Ordens Escritas.

3. Motivao e Comunicao
Os motivos poder resumidos em quatro categorias que influem na conduta humana, so ele:  Sobrevivncia (continuar e viver);  Segurana (manter-se protegido);  Satisfao (sentir-se saciado, contente, realizado etc);  Estimulao (buscar novos estmulos)

3. Motivao e Comunicao
CANAIS DE COMUNICAO DE UMA EMPRESA
DESCENDENTES INTERNOS (decorrentes de relaes internas) CANAIS VERTICAIS ASCENDENTE Comunicao do superior para o subordinado. Comunicao do subordinado para o superior.

CANAL HORIZONTAL

Comunicaes entre diversos departamentos (ou sees) da empresa, no mesmo local. Comunicao de diversos grupos externos (e vice-versa): reparties pblicas, clientes, fornecedores, bancos etc.

EXTERNOS (decorrentes de relaes externas)

CANAL EXTRAORGANIZACIONAL

4. Coordenao e Liderana
por meio da coordenao que o dirigente da empresa consegue realizao de todos os servios com certa ordem e harmonia. Atualmente, os autores de Administrao entendem que a coordenao deve estar presente em todas as fases da administrao, isto , quando se planeja, organiza, dirige e controla uma empresa. Ela no um processo administrativo, mas um desempenho administrativo permanente.

4. Coordenao e Liderana
A Liderana est baseada no prestgio social do administrador e na aceitao pelos dirigidos ou subordinados. Dentre isto, alguns fatores se destacam:
FATORES DE LIDERANA
POSIO HIERRQUICA Decorrente de sua funo de autoridade (direito de mandar e de se fazer obedecer). Resultante de seus conhecimentos gerais e especializados (cultura geral e tcnica). Produto de suas caractersticas e qualidades pessoais (aspecto fsico, temperamento, carter etc).

COMPETNCIA FUNCIONAL

PERSONALIDADE DINMICA

CONTROLE
1. Conceito; 2. Caractersticas e Classificao; 3. Tipos de Padres.

1. CONTROLE
o processo administrativo que consiste em verificar se tudo est sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, afim de repar-los e evitar sua repetio.

2. Caractersticas e Classificao
So caractersticas do Controle administrativo:  Maleabilidade: possibilitar a introduo de mudanas decorrentes de alteraes nos planos e nas ordens;  Instantaneidade: acusar o mais rpido possvel as faltas e os erros verificados;  Correo: permitir a reparao das faltas e dos erros, evitando-se a sua repetio.

2. Caractersticas e Classificao
O Controle administrativo pode ser classificado por fase, tempo, durao e processo. a) Fases do Controle p Planejamento; p Execuo; p Apurao dos Resultados. b) Tempo do Controle (surge em decorrncia das trs fases do controle de um servio administrativo) p Controle antecedente (antes do servio) p Controle concomitante (durante o servio) p Controle subsequente (depois do servio)

2. Classificao
c) Durao do Controle p Controle Permanente (execuo constante); p Controle Temporrio (execuo varivel). d) Processo do Controle (forma de exerc-lo) p Estabelecimento de Padres (critrios ou normas de servios), que podem ser:  Fsicos: quantidade de produtos, unidade de servios, homens-hora de trabalho, quantidade de vendas etc.  Expressos em dinheiro: custos de produo, valor dos investimentos, custos de servio, valor das receitas etc.

2. Classificao (cont...)
 De ordem pessoal: atuao dos empregados, reao dos clientes, opinio do pblico, etc. p Avaliao de desempenho (comparar, medir ou verificar os resultados com o padro); p Correo dos desvios (corrigir os planos, modificar objetivos e mudar o pessoal).

2. Caractersticas e Classificao
Pela tica da TQM (Total Quality Management), ou seja Gesto da Qualidade Total o controle no passa de uma das 4 fases do conhecido Ciclo PDCA.
Plan (planejamento) : estabelecer uma meta ou identificar o problema; Do (execuo) : realizar, executar as atividades conforme o plano de ao; Check (Controle) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificaes e estado desejado, consolidando as informaes; Act (ao) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatrios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ao, de forma a melhorar a qualidade, eficincia e eficcia.

3.Tipos de Padres
3.1. Padres Fsicos; 3.2. Padres de Custo; 3.3. Padres de Capital; 3.4. Padres de Receita; 3.5. Padres Imponderveis;

3.1 Padres Fsicos


No so expressos em termos monetrios (ou dinheiro). Eles esto ligados produo e podem ser Quantitativos (unidades de produo por mquinas, por exemplo) ou Qualitativos (firmeza de cor do tecido).

3.2. Padres de Custo


So expressos em termos monetrios (dinheiro) e esto diretamente ligados produo. Trata-se do custo de produo, principalmente da matria-prima e da mo-de-obra utilizados no processo de produo. Podem ser estabelecidos antecipadamente. Em Contabilidade conhecido como custo standard(ou custo padro), que custo predeterminado de materiais, mo-de-obra e gastos gerais de produo.

3.3. Padres de Capital


Refere-se ao Capital Social da empresa, ou mais precisamente ao lucro lquido (ou resultados globais do exerccio) que proporciona o capital investido numa empresa. Atravs de balanos teremos um padro que mostra o retorno do capital investido no negcio.

3.4. Padres de Receita


So os que resultam da atribuio de valores monetrios s vendas realizadas por uma empresa. Confrontando os resultados de vrios exerccios, teremos o comportamento ou evoluo do volume de vendas.

3.5. Padres Imponderveis


No avaliveis ou intangveis, so os mais difceis de se estabelecer. No so expressos monetariamente, nem fisicamente, por isso a avaliao do desempenho tarefa complexa. Geralmente se relacionam ao desempenho das pessoas. Ex: Propagandistas, relaes pblicas etc.

Administrao da Produo
1. Conceito; 2. Custos de Produo; 2.1. Custos Primrios; 2.2. Custos Gerais. 3. Controle da Produo; 4. Controle da Qualidade; 5. Layout; 6. Controle de Estoques; 7. Manuteno.

Custo X Despesa
Custo todo gasto que est diretamente relacionado ao processo produtivo; Despesa todo gasto relacionado administrao, s vendas e aos financiamentos

Administrao da Produo
1. Conceito:
a especializao administrativa que trata do planejamento, organizao, direo e controle do setor de produo de uma empresa. Para planejarmos a produo, precisamos levar em conta a previso da procura pelo produto (demanda). Para prestar servios de boa qualidade necessrio conhecer e atender quais so as exigncias dos consumidores

2. Custos de Produo
O custo de um produto ou servio o valor total de tudo quanto a empresa despendeu para produzi-lo ou prest-lo. Devem ser includos no custo de produo os custos dos recursos materiais (imvel, mquinas, equipamentos, matrias-primas) e humanos. A Classificao dos Custos a seguinte: 2.1. Custos Primrios; 2.2. Custos Gerais.

2. Custos de Produo
2.1. Custos Primrios - compreende a utilizao
de materiais diretos (que fazem parte do produto acabado) e mo-de-obra direta (salrio dos funcionrios que participam do processo de produo). 2.2. Custos Gerais rene os materiais indiretos (necessrios concluso do produto ou servio), mo-de-obra indireta (salrios de funcionrios de funes no ligadas diretamente produo) e as despesas indiretas (aluguis, seguros, impostos etc)

Bens e Servios
Os bens podem ser definidos como sendo tudo aquilo que tangvel, elaborado a partir de um processo produtivo no caso de bens industrializados. Nesse caso, os bens so obtidos atravs de recursos de transformao (equipamentos e instalaes e mo de obra) e recursos para transformao (matria prima e materiais), atravs de um processo produtivo. Ex.: automveis, mquinas, alimentos industrializados etc. eletrodomsticos,

> Diferena entre bens e servios


Bens Servios Tangveis Intangveis Estocveis No estocveis Produo antecede o Produo e consumo consumo simultneos Baixo grau de contato Alto grau de contato contato com o cliente com o cliente Qualidade com critrios Qualidade varia em bem definidos (objetivo) funo da percepo do cliente (subjetivo)

3. Controle da Produo
O controle da produo tem por finalidade verificar se o que foi planejado est sendo realmente executado; da a necessidade de um perfeito trabalho de acompanhamento de todas as operaes industriais. Compete ao controle de produo acusar as falhas e distores e estabelecer as medidas corretivas, visando normalidade do processo produtivo. Para tanto, o retorno de informaes (feedback - retorno) dos funcionrios e clientes constitui prtica salutar para a normalidade do processo.

3. Controle de Produo
O controle de produo deve responder s seguintes questes: Os insumos de produo esto sendo entregues dentro dos prazos certos? A mo-de-obra est sendo realmente empregada? Os equipamentos de produo so adequados e esto sendo utilizados eficientemente? Os estoques de produtos acabados (ou semi-acabados) esto em nveis planejados? O ritmo de produo est sendo desenvolvido de acordo com o planejamento?

4. Controle da Qualidade
O controle da qualidade tem por finalidade principal determinar as causas relevantes de variaes de qualidade. s vezes, as causas so chamadas acidentais, no provocando maiores consequncias, porquanto as variaes so insignificantes na qualidade do produto. A qualidade de um produto ou servio medida pela satisfao total do consumidor. No se pode confundir qualidade com luxo: um automvel luxuoso pode ser de pssima qualidade e um simples pode ter tima qualidade.

4. Controle da Qualidade
Qualidade Total:
A globalizao da economia, o aumento da competitividade e as estratgias empresariais levam as empresas a alcanarem nveis de excelncia, principalmente em relao aos seus clientes. As linhas de aes que as empresas aplicam hoje comeam a convergir para um foco nico, conquistar: satisfazer e manter clientes, fazendo as coisas certas e com qualidade. A qualidade total no atendimento ao cliente ocorre quando a empresa enfoca seus esforos em servios com qualidade, fazendo conscientemente a escolha em investir na satisfao do cliente e em tornar isso a meta da empresa.

4. Controle da Qualidade
Normas de Melhoria da Qualidade e Produtividade
Da ISO 9000 9004 tm por fim promover o desenvolvimento de padres mundiais para maximizar o rendimento da produo, aumentar a produtividade e reduzir custos industriais. ISO 14000 so normas de procedimentos visando preservao do meio ambiente. Prmio Nacional de Qualidade PNQ que concedido aps rigorosa avaliao do desempenho e melhoria da competitividade de empresas. No norma.

5. Layout
O Layout o desenho de como sero distribudos os diferentes setores da empresa no espao. Deve-se planejar como sero localizados os departamentos ou setores, bem como do arranjo dos equipamentos no interior de cada setor, assim como, a movimentao de pessoas, equipamentos e materiais, pois podem causar diminuio do ritmo ou interrupo dos processos de trabalho. A boa distribuio dos setores, equipamentos e pessoas possibilita tornar mais eficiente a prestao do servio. Assim aumenta-se a produtividade e a qualidade e se reduzem os custos.

6. Controle de Estoques
O Controle de Estoque pode significar tanto controlar materiais quanto controlar produtos fabricados. Empresas de grande porte costumam ter mais de um almoxarifado. Elas tm pelo menos um para estocar matria-prima e outro para produtos acabados. A preferncia que os estoques mantenham o nvel mais baixo possvel, j que eles ocupam espao e capital da empresa.

7. Manuteno
A rea ou departamento de manuteno tem por finalidade prestar servio de conserto de mquina avariada durante a produo, reparo de instalao eltrica etc. Na falta de manuteno, a principal ocorrncia a interrupo da produo e consequente acrscimo nos custos produtivos. No Japo foi desenvolvida uma tcnica chamada Total Productive Maintenance (TPM) ou Manuteno Produtiva Total, j adotada por grandes empresas brasileiras. A TPM tem por finalidade conseguir tima produtividade dos equipamentos de produo, bem como das instalaes industriais, evitando-se interrupes inesperadas da maquinaria.

You might also like