You are on page 1of 14

`

Nasceu em 23 de maio de 1865, na fazenda Marcos de Castro em Umbuzeiro (PB). rfo de pai e me desde os oito anos, Epitcio e seu irmo Antonio foram enviados a Pernambuco e ficaram sob a responsabilidade do tio, o desembargador Henrique Pereira de Lucena.

Em agosto de 1874, Epitcio conseguiu uma bolsa de estudos no Ginsio Pernambuco, onde foi um aluno brilhante e ganhou o apelido de Menino Prodgio. Em 1882 se matriculou na faculdade de Direito do Recife. Para pagar as despesas da faculdade, dava aulas particulares. Ele se formou com notas mximas em 1886 e seguiu a carreira jurdica.

Em junho de 1894, quando tinha 29 anos, Epitcio se casou com Francisca Justiniana das Chagas,que faleceu em abril de 1895. Em novembro de 1898 vivo, Epitcio se casou com Maria da Conceio Manso desse casamento o mesmo teve trs filhas.

Em 1889, assumiu a Secretaria de Governo da Paraba . ` (1890-1891) Foi Deputado Assemblia Nacional Contribuinte. ` (1891- 1893) Foi Deputado Federal. ` (1898- 1901) Foi Ministro da Justia e Negcios Interiores. ` (1902- 1905) Foi procurador da Repblica . ` (1902-1912) Tambm foi Ministro do Supremo Tribunal Federal. ` (1912- 1919) Foi Senador pela Paraba. ` (1918- 1919) Presidiu a delegao brasileira Conferncia da Paz em Versalhes.
`

Em 28 de julho de 1919 Epitcio Pessoa foi indicado a candidato da Repblica por um acordo entre paulistas, mineiros e gachos. Venceu facilmente as eleies diretas contra Rui Barbosa. Ele foi o primeiro nordestino a dirigir o pas por voto direto. O governo dele foi marcado por diversas crises polticas, por revoltas de setores do Exercito e insatisfao da populao urbano.

Na poca, uma crise na economia provocou queda de quase 50% no preo do caf. Epitcio Pessoa garantiu a recuperao dos preos do produto contraindo emprstimos junto Inglaterra e comprando as sacas no vendidas. Antes de completar trs meses de governo, teve incio um grande movimento grevista em So Paulo. Ele mandou fechar o jornal operrio A Plebe e expulsar do pas os seus redatores.

Em 1919, ele lanou o Programa de Combate Seca no Nordeste. Em 1920, fundou a primeira universidade do pas a atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No mesmo ano, determinou a transferncia para o Brasil dos restos mortais do imperador D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina.

Em 1922, a Semana de Arte Moderna em So Paulo iniciou uma mudana radical na cultura e na arte brasileira. No mesmo ano, no Rio de Janeiro, na comemorao do centenrio da independncia, ocorreu a primeira transmisso de rdio no pas. O ambiente poltico no fim do governo se tornou tenso por causa da sucesso presidencial. As oligarquias do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro formaram a Reao Republicana, lanando a candidatura do fluminense Nilo Peanha. So Paulo e Minas Gerais, com o apoio de Epitcio Pessoa, indicaram o mineiro Artur Bernardes para a presidncia.

A oposio ao candidato do governo cresceu com a publicao pelo jornal Correio da Manh de cartas, falsamente assinadas por Artur Bernardes, ofendendo o ex-presidente Hermes da Fonseca e o Exrcito. O Clube Militar exigiu a renncia da candidatura de Artur Bernardes. Como resposta, Epitcio Pessoa decretou estado de stio, fechou o Clube Militar e mandou prender Hermes da Fonseca. Quatro dias depois, alguns militares reagiram com a Revolta do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

As tropas do governo atacaram o Forte de Copacabana, matando 271 dos 301 militares rebelados. Os revoltosos, que continuavam firmes na deciso de no se render, deixaram o forte. Dezesseis militares e dois civis se uniram para enfrentar as tropas do governo. O saldo foi de apenas dois sobreviventes: os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes. O episdio ficou conhecido como Os 18 do forte e marcou o incio do movimento chamado de tenentismo.

Epitcio Pessoa deixou a presidncia e continuou participando da poltica nacional. Foi senador e governador da Paraba. Em 1936, Epitcio viajou para cuidar da sade na Europa e descobriu que tinha uma doena incurvel, o mal de Parkinson. Morreu aos 76 anos, no dia 13 de Fevereiro de 1942, em seu sitio, na cidade de Nogueira (RJ).

Conclumos que Epitcio Pessoa sendo de origem nordestino e rfo de pai e me tornou-se um homem de um forte poder pblico. Seu governo marcado por crises sociais e polticas que antecipam o fim da Repblica Velha. Entre elas esto a greve geral dos operrios em So Paulo, em 1920, e a Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, que marca a entrada dos tenentes na cena poltica nacional. Aps deixar o poder, assume o cargo de juiz na Corte Internacional de Justia, em Haia, na Holanda (Pases Baixos), onde fica at 1930, ano da revoluo que acaba com a Repblica Velha. O estopim do movimento o assassinato, na Paraba, de seu sobrinho Joo Pessoa, candidato Vice-Presidncia na chapa de Getlio Vargas. Sofrendo do mal de Parkinson, morre aos 77 anos num stio perto de Petrpolis, no Rio de Janeiro.

` ` `

TRABALHO DE HISTRIA

COMPONENTES:

LETCIA ` YURI ` PEDRO HENRIQUE ` 9 ANO A2


`

PROF: PAULO

You might also like