You are on page 1of 33

PROCESSOS FSICOS DO SOLO

y Os processos fsicos do solo principais que influenciam

a formao do solo so movimento da gua alm de substncias dissolvidas ( solutos ) e partculas em suspenso, os gradientes de temperaturas e flutuaes de encolhimento e inchao do solo.

ENERGIA DA GUA NO SOLO


y Fatores que influenciam na energia livre ou potencial total da y

y y y y

gua no solo: energia definida como a liberdade de uma molcula de gua em se movimentar no solo. Atrao solo gua quanto mais ativa a argila menor o potencial da gua no solo, ou seja, maior a fora com que a gua est retida no solo; Dimetro dos poros quanto menor o dimetro dos poros menor a energia livre da gua no solo; Concentrao de solutos quanto maior a concentrao de solutos menor a energia livre da gua no solo; Umidade quanto maior umidade do solo maior a energia livre da gua no solo. Temperatura quanto maior a temperatura maior a energia livre da gua no solo

MOVIMENTO DA GUA NO SOLO

A gua no estado lquido move-se sempre que existirem diferenas de potencial nos diferentes pontos dentro do sistema e quando da presena de um meio poroso condutivo; A gua se move de pontos de maior potencial para os pontos de menor potencial; Se o potencial total da gua em um dado ponto A no solo (A) e em outro ponto B (B),a diferena de potencial entre os pontos ser: = (A) (B) A diferena de potencial entre dois pontos um indicativo de movimento de gua.

A determinao quantitativa do movimento da gua no solo pode ser feita pela equao de Darcy:
Henri Darcy(1856) verificou que o fluxo da gua

era diretamente proporcional diferena de potencial ( ) e inversamente proporcional ao comprimento da coluna(L):

Condutividade Hidrulica
O movimento de gua influenciado por uma caracterstica intrnseca do solo (k),chamada condutividade hidrulica. A densidade de fluxo(q) o volume de gua que passa pela unidade de rea transversal ,por unidade de tempo. A condutividade hidrulica(k) um parmetro que mede a facilidade com a qual o solo transmite gua . influenciada pela quantidade e qualidade dos poros: textura e estrutura . K tanto maior quanto maior a umidade K mximo quando solos e encontra saturado( s)
O sinal negativo da equao equao indica que o fluxo da gua ocorre no sentido dos potenciais decrescentes, ou seja, no sentido contrrio ao gradiente de h.

ENERGIA POTENCIAL NOS SOLOS


y A gua ou soluo no solo, como qualquer corpo no Universo, tende a se mover y y y y y y y

de onde sua energia potencial total maior para onde ela menor. o solo retm a gua no seu espao poroso com foras cujas intensidades aumentam conforme a quantidade de gua nele diminui. Essas foras, por se manifestarem devido presena da matriz do solo, so denominadas de foras mtricas Distinguem-se dois tipos de fora mtrica: a) as foras capilares, responsveis pela reteno da gua nos microporos dos agregados . b) as foras de adsoro, responsveis pela reteno da gua nas superfcies das partculas do solo Quanto maior a atividade das partculas do solo, menor o potencial matricial Quanto menor o dimetro do poro, menor o potencial matricial

TEOR DE UMIDADE E PRESSO POTENCIAL NO SOLO


Em solos saturados acima do nvel do lenol fretico, o

h presso potencial negativo, como resultado da ao capilar causada pela adeso simultnea entre gua e partculas do solo e da coeso entre as molculas de gua. Na zona insaturada, o potencial de presso frequentemente indicada pelo logaritmo do seu valor positivo, o valor pF (pF = -log h; h em cm). Assim, um potencial de presso de -100 cm equivalente a pF = 2.

A gua pode se movimentar no solo em qualquer direo, sempre atendendo ao desequilbrio no potencial total( t).

Caractersticas dos solos


y Solos arenosos y menor porosidade total em relao aos argilosos y partculas so predominantemente grandes e a tendncia y formar uma disposio piramidal; y maior proporo de macroporos (bem drenados e arejados) y Solos argilosos y maior porosidade total em relao aos arenosos y no h uma disposio to compacta (disposio mais y prxima a forma cbica) y argila coloidal forma agregados y maior reteno de gua

Infiltrao de gua no solo


y Solo argiloso

solo arenoso

CURVAS DE VARIOS MATERIAS DE SOLO MOSTRANDO A UMIDADE VOLUMETRICA E CONDUTIVIDADE HIDRAULICA EM RELAO AOS POTENCIAIS DE PRESSO

DIREO DE TRANSPORTE
y Se a carga hidrulica diminui com a profundidade ( por

exemplo, se a superfcie do solo mais mido do que o subsolo ), grad H positivo, e gua se mover para baixo ( q < 0). Fluxo ascendente, ou ascenso capilar (q > 0), ocorre se grad H negativo, por exemplo, se h foi reduzida, perto da superfcie do solo por evaporao ( transpirao)

FLUXO DE GUA IRREGULAR NO SOLO


y As principais razes para o fluxo irregular

so: y (1) um sistema de poros complexos y (2) a instabilidade frente de umedecimento.

Porosidade do Solo
y o volume de vazios, ou seja, a porcentagem

do volume do solo no ocupado pela matrix (conjunto dos componentes orgnicos e inorgnicos) y Arranjamento das partculas determina: y a quantidade de poros y volume de poros

Diferentes tipos de porosidade

, (a) Porosidade granular, granulometria homognea, porosidade elevada.(b) Porosidade granular, granulometria homognea, porosidade diminuda por cimentao.c) Porosidade granular, granulometria heterognea, porosidade baixa.(d) Porosidade granular, granulometria homognea, formado por elementos porosos.(e) Porosidade crstica.(f) Porosidade de fissura.

A porosidade influenciada pela


y - textura. y - estrutura. y - tamanho, forma, regularidade das partculas. y - tendncia de expanso pela gua. y Solo saturado com gua espao poroso est totalmente ocupado pela y y y y

gua. Solo seco os poros esto ocupados pelo ar. Sinnimos: porosidade total = volume de poros totais = espao poroso. volume de vazios = espao lacunar = espao intersticial do solo.

Classificao dos poros


y Macroporos: porosidade de aerao; porosidade encontrada no

solo na capacidade de campo, ou seja, depois do solo ter sido saturado com gua e ter ocorrido a percolao da maior parte da gua gravitacional, ento ocupados pelo ar (porosidade no capilar) Microporosidade: Pequenos poros, capazes de reter gua por capilaridade (porosidade capilar) y Microporos: principal responsvel pela reteno da gua no solo (poros com dimetro menor de 0,06 mm) y Macroporos: deixa a gua gravitacional escorrer com rapidez, passando os vazios a serem ocupados pelo ar (poros com dimetro maior de maior de 0,06 mm)

EFEITOS DOS POROS


Em baixa intensidade de pluviosidade, a gua se

infiltrar em um solo relativamente seco vai entrar nos poros menores e vai passar de forma relativamente lenta. Em alta intensidade de pluviosidade, ou se o solo j est mido, o fluxo de gua ir ignorar os poros menores e ir moverse baixo muito rapidamente atravs de grandes poros, os quais anteriormente estavam cheios de ar .Esse deslocamento irregular da gua chamado de disperso hidrodinmica.

Trajetria real e aparente da gua atravs do solo

TEOR DE GUA EM UMA DUNA DE AREIA APS FORTES CHUVAS

A INSTABILIDADE FRENTE AO UMEDECIMENTO.

y Instabilidade frente de umedecimento ocorre

principalmente quando ao se infiltrar, a gua move-se em uma camada de textura fina para uma camada de textura grossa,nesse momento cria-se uma presso rompendo determinados locais onde a textura grossa. y Quando o solo est seco pode haver a repelncia da gua devido a presena de alguns materiais de superfcies hidrofbicas como materiais orgnicos com longas cadeia alifticas.

REPELNCIA DA AGUA

Movimento da gua atravs dos solutos


y Muitos soluto presente no solo dificultam a penetrao

da gua devido reagirem com materiais slido do solo. A reteno seletiva de solutos slidos do solo e a mudana qumica do solo provocada com gua em profundidade chamado de efeito cromatogrficos.

EFEITOS DA TEMPERATURA
y Temperatura tem quatro principais efeitos sobre

os processos de formao do solo: y 1) sobre a atividade e diversidade da biota. y 2) sobre a velocidade de reaes qumicas. y 3) Intemperismo fsico das rochas. y 4) sobre a distribuio das fraes fina e grossa.

TEMPERATURA E O INTEPERISMO FSICO DAS ROCHAS


y A maioria das rochas compostas por mais de um tipo

de mineral, e cada mineral tem seu prprio coeficiente de expanso. Isto provocar fraturas no contato entre os gros que se expandem a uma taxa diferente.. Alm disso, a temperatura na superfcie e no interior da rocha no igual, e expande a camada superficial mais fortemente do que a parte interna. Isso faz com saia lascas para fora da camada superficial (esfoliao). Ambos os processos levam diminuio fsica do material de origem, seja ela uma rocha slida ou um sedimento.

Encolhimento e inchao dos agregados do solo e argila.


y A remoo ou adio de gua no solo podem

resultar no inchao ou encolhimento do solo. y Podemos ter 3 fases de processos de encolhimento: a remoo irreversvel, a secagem cclica e a umidificantes. y a remoo irreversvel de sedimentos depositados sob a gua. Este encolhimento e os processos qumicos que lhe esto associados so chamados de amadurecimento do solo.

Maturao do solo
y Esse termo foi usado em analogia ao processo de

maturao do queijo. y guas com alto teor de argila. Aps a secagem dessa gua por drenagem ou evapotranspirao ocorre a deposio desse material que aumenta sua consistncia e sofre alteraes qumicas diferentes.O produto final um material muito mais firme e maduro.

Efeito da fauna e vegetao


y A fauna e a vegetao podem assumir atividades de perfurao nos solos conhecidos como bioporos. Os quais so responsveis pela penetrao de oxignio no solo promovendo a oxidao de sedimentos principalmente os xidos de ferro. y Atravs de poros fossilizados de razes, podem aumentar a drenagem do solos e contribuir para o aumento da condutividade hidrulica nesses solos quando comparados com solos com ausncia dos bioporos. Alm de aumentar a evaporao da gua desses solos.

Representao grfica dos ndice de vazios de um solo (volume de poros/volumes de slidos) contra razo de umidade(volume de gua/volume de slidos

Encolhimento normal
y Quando o material argiloso plstico ou seja com gua

para promover essa plsticidade o solo encolhe normalmente sem formar rachaduras. y Com a diminuio de gua ocorre tambm a reduo de agregados no solo a relao de umidade e ndices de vazios diminui permanecendo iguais, podendo haver rachaduras no solo, devido a contrao do solo na fase de amadurecimento.

Essa tabela mostra que o nmero de partculas de argila aumenta quando diminui a reidratao.

BIBLIOGRAFIA
BREEMEN,VamNico and BURMANPeter,Soil Formation.soil phifical processes.second edition p.1539. HEINRICHS, Reges .Porosidade no solo.Universidade Estadual Paulista.

OBRIGADO!!!!!

You might also like