You are on page 1of 50

ADMINISTRAO DA PRODUO

UNIDADE I

Prof Jos Alberto

Evoluo histrica da Administrao da produo




Atividades que levam transformao de um bem tangvel em um outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de transform-la em utenslio mais eficaz, o homem pr-histrico estava executando uma atividade de produo. Nesse primeiro estgio, as ferramentas e os utenslios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comrcio
Prof Jos Alberto 2

Surgimento da produo Organizada




Com o passar do tempo, surgimento de maiores habilidades na produo de certos bens, e passaram a produzi-los conforme solicitao e especificaes apresentadas por terceiros. Surgiam, ento, os primeiros artesos e a primeira forma de produo organizada. Estabelecimento de prazos de entrega, conseqentemente classificando prioridades. Os artesos, em face do grande nmero de encomendas, comearam a contratar ajudantes,
Prof Jos Alberto 3

Revoluo INSDUSTRIAL


A produo artesanal comeou a entrar em decadncia com o advento, da Revoluo Industrial. Com a descoberta da mquina a vapor em 1764 por James Watt, tem incio o processo de substituio da fora humana pela fora da mquina. Surgimento das primeiras fbricas

Prof Jos Alberto

Revoluo INSDUSTRIAL


Padronizao dos produtos e seus processos de fabricao; O treinamento e a habilitao da mo-de-obra direta; A criao e o desenvolvimento dos quadros gerenciais e de superviso; O desenvolvimento de tcnicas de planejamento e controles financeiro e da produo; Desenvolvimento de tcnicas de vendas.

Prof Jos Alberto

Revoluo INSDUSTRIAL


Muitos dos conceitos que hoje nos parecem bvios no o eram na poca, como o conceito de padronizao de componentes introduzidos por Eli Whitney em 1790.

incio o registro, por desenhos e croquis, dos produtos e processos fabris, surgindo a funo de projeto de produto, de processos, de instalaes, de equipamentos etc.

Prof Jos Alberto

Administrao Cientfica


No fim do sculo XIX, surgiram nos Estados Unidos os trabalhos de Frederich W. Taylor, considerado o pai da Administrao Cientfica. Com os trabalhos dele, surge a sistematizao do conceito de Produtividade.

Prof Jos Alberto

Produtividade


a procura incessante por melhores mtodos de trabalho e processos de produo, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possvel . medida quantitativa dos insumos, como quantidade ou valor das matrias-primas, mo-de-obra, energia eltrica, capital, instalaes prediais e outras
Prof Jos Alberto 8

Produo em massa


Na dcada de 1910, Henry Ford cria a linha de montagem seriada, revolucionando os mtodos e processos produtivos at ento existentes. Surge o conceito de produo em massa, caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados.

Prof Jos Alberto

Novos conceitos
           

Linha de montagem Posto de trabalho Estoques intermedirios Monotonia do trabalho Arranjo fsico Balanceamento de linha Produtos em processo Motivao Sindicatos Manuteno preventiva Controle estatstico da qualidade Fluxogramas de processos

Prof Jos Alberto

10

Produo Enxuta
    

Aps 1960 Influncia da cultura Oriental Parcerias Meio ambiente Qualidade

Prof Jos Alberto

11

ADMINISTRAO DA PRODUO
DEFINA
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

Administrao Produo Qualidade Processo JIT MRP Kamban Benchmarking Ciclo PDCA Produto Servio Layout Sistema

Prof Jos Alberto

12

O modelo de transformao


O processo de produo, sob o ponto de vista operacional, envolve recursos a serem transformados e recursos transformadores que, submetidos ao processo produtivo, do origem ao produto final, ou seja, aos bens e servios.

Prof Jos Alberto

13

O modelo de transformao

Prof Jos Alberto

14

ENTRADAS


  

Recursos a serem transformados: so aqueles que sero convertidos por meio de um processo de produo: matrias-primas e componentes; informaes; consumidores.

Prof Jos Alberto

15

ENTRADAS


  

Recursos transformadores: so aqueles que agem sobre os recursos a serem transformados. Eles atuam de forma catalisadora, ou seja, fazem parte do processo de produo, mas no sofrem transformaes diretamente, apenas permitem que a transformao acontea. Instalaes, ou seja, os prdios, mquinas, equipamentos, terreno etc. Conhecimento, representado pela tecnologia do processo de produo Funcionrios para operar, manter, planejar e administrar a produo.
Prof Jos Alberto 16

TRANSFORMAO


Processamento de materiais: pode transformar suas propriedades fsicas (composio, forma ou caractersticas), sua localizao (p. ex., entrega de encomendas), sua posse ou propriedade (p. ex., vendas no varejo) ou proporcionar acomodao ou estocagem (p. ex., armazm). O processamento de materiais ocorre em organizaes do tipo manufatura, empresas de minerao e extrao.
Prof Jos Alberto 17

TRANSFORMAO


Processamento de informaes: pode transformar suas propriedades informativas (forma da informao), sua posse (p. ex., venda dos resultados de uma pesquisa de mercado), sua localizao (p. ex., telecomunicaes) ou possibilitar a sua estocagem (p. ex., em arquivos e biblioteca). So exemplos de processamento de informaes o trabalho de contadores, advogados, bancos, empresas de pesquisa de marketing.

Prof Jos Alberto

18

TRANSFORMAO


Processamento de consumidores: pode transformar suas propriedades fsicas (p. ex., um spa ou clnica de emagrecimento, um cabeleireiro), acomod-los (p. ex., hotis e penses), mudar a sua localizao (p. ex., servios de transportes de passageiros) ou seu estado fisiolgico (p. ex., hospitais ou restaurantes) e seu estado psicolgico (p. ex., servios de entretenimento, rdios, teatros, cinema, parques).
Prof Jos Alberto 19

SADAS
Operao Linhas areas Loja Dentista Zoolgico Grfica Porto de cargas Polcia Contabilidade
Prof Jos Alberto 20

Entradas

Transformao

Sadas

Evoluo Histrica


Para que a produo possa acontecer necessrio que as pessoas sintam necessidades;

Essas necessidades se materializam sob formas de alimentos, transporte, habitao, vestimenta, material de higiene, etc, que so os produtos;

Para que sujam os produtos, so necessrios os fatores de produo.


Prof Jos Alberto 21

Necessidades
So definidas como um estado mental ou fsico de privaes

Prof Jos Alberto

22

Desejos
So a corporificao das necessidades humanas moldadas segundo a cultura e a personalidade de cada indivduo. Assim como as necessidades, os desejos crescem com o desenvolvimento da sociedade.
Prof Jos Alberto 23

Fatores de Produo
   

Terra (ou natureza ) Capital Trabalho Tecnologias

Prof Jos Alberto

24

Fatores de Produo

Terra (ou natureza ): so os recursos naturais usados na produo, provenientes da natureza.

Prof Jos Alberto

25

Fatores de Produo


Capital: so bens materiais produzidos pelo o homem e que sero utilizados na produo mas no se destinam imediata satisfao das necessidades. O capital pode tambm ser expresso como valor monetrio, pois, alm de facilitar, remunera o trabalho.

Prof Jos Alberto

26

Fatores de Produo
Trabalho: o esforo do homem to necessrio em qualquer tarefa. Os materiais retirados da natureza o so pela fora do trabalho, tanto atravs de atividades fsicas como empresariais O trabalho humano responsvel pela transformao dos produtos.
Prof Jos Alberto 27

Fatores de Produo

Tecnologias: corpo de conhecimentos que a empresa conta para produzir bens e/ou servios.

Prof Jos Alberto

28

Operaes


Operaes compe o conjunto de todas as atividades da empresa relacionadas com a produo de bens e/ou servios. As operaes podem variar em funo do seu volume, variedade, demanda, contato com o consumidor.

29 Prof Jos Alberto Administrao da Produo Martins & Laugeni

Processos


Em uma empresa industrial, entendemos como um processo o percurso realizado por um material desde que entra na empresa at que dela saia com um grau determinado de transformao. Por sua vez, uma operao o trabalho desenvolvido sobre o material por homens ou mquinas em um determinado tempo. Em empresas de servios, o material fundamental a informao.

30 Prof Jos Alberto Administrao da Produo Martins & Laugeni

Conseqncias do Processo de Industrializao


 

As principais so a diviso do trabalho, a produo em srie e a urbanizao. Para maximizar o desempenho dos operrios as fbricas subdividem a produo em vrias operaes e cada trabalhador executa uma nica parte, sempre da mesma maneira (linha de montagem).

Prof Jos Alberto

31

Conseqncias do Processo de Industrializao




Enquanto na manufatura o trabalhador produzia uma unidade completa e conhecia assim todo o processo, agora passa a fazer apenas parte dela, limitando seu domnio tcnico sobre o prprio trabalho.

Prof Jos Alberto

32

Manufatura x Servios


Bens
Tangvel Pode ser estocado A produo precede o consumo Baixo nvel de contato com o consumidor Pode ser transportado A qualidade evidente

Servios
Intangvel No pode ser estocado A produo e o consumo so simultneos Alto nvel de contato com o consumidor No pode ser transportado difcil julgar a qualidade

33 Prof Jos Alberto Administrao da Produo Slack et alli

Ambientes


A definio de ambiente
define-se ambiente como o conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite especfico, se possa conceber como tendo alguma influncia sobre a operao do sistema.

 

Ambiente externo Ambiente interno

Prof Jos Alberto

34

Ambiente Externo
Concorrncia

Fornecedores

Consumidores

Governo

EMPRESA

Comunidade

Sindicatos

Tecnologia

Prof Jos Alberto

35

Ambiente Interno
TECNOLOGIAS SUPRIMENTOS

Gerncia de Operaes
PESSOAS MARKETING

FINANAS

Prof Jos Alberto

36

ENGENHARIA/ADMINISTRAO DA PRODUO ENGENHARIA/ADMINISTRAO INDUSTRIAL ENGENHARIA/ADMINISTRA DE OPERAES


PRODUO EM MASSA PRODUO ENXUTA

Prof Jos Alberto

37

Conceito de Produtividade
OUTPUT INPUT OUTPUT INPUT
38

PRODUTIVIDADE =

Prof Jos Alberto

AVALIAO DA PRODUTIVIDADE
ALGUNS FATORES DETERMINANTES DA PRODUTIVIDADE o RELAO CAPITAL X TRABALHO o ESCASSEZ DE RECURSOS o MO DE OBRA o INOVAO E TECNOLOGIA o RESTRIES LEGAIS o FATORES GERENCIAIS o QUALIDADE DE VIDA
Prof Jos Alberto 39

SISTEMAS DE PRODUO
Empre C
i n t

it l

ner i utr s insumos

I n p u t

Fun s tr nsf r

Fi ur

Fr nt ir

Prof Jos Alberto

u t p u t

Produtos
i

er ios

n t

ist

40

Ciclo da Produtividade
Medida da Produtividade

Melhoria da Produtividade

Avaliao da Produtividade

Figura 1.3

Planejamento da Produtividade
Prof Jos Alberto 41

Formas de se melhorar a produtividade


1. Produzir mais out ut usando o mesmo nvel de i uts. 2. Produzir a mesma quantia de out ut usando menor nvel de i uts. 3. Produzir mais out ut usando menor nvel de i uts.

Prof Jos Alberto

42

Pilares da produo FILOSOFIA


     

Custo Qualidade Prazos Flexibilidade Inovao Produtividade

Prof Jos Alberto

43

Custos


A produo de um bem e/ou servio ao menor custo possvel um objetivo permanente de toda e qualquer organizao. A dimenso custo, que pode traduzir-se em menor preo de venda, o grande fator decisrio do consumidor. No h dvidas que uma estratgia de reduo de custos ter enorme impacto na vantagem competitiva.

44 Prof Jos Alberto Administrao da Produo Martins & Laugeni

Qualidade


A melhoria contnua da qualidade foi o grande trunfo das empresas japonesas na conquista de mercados cada vez maiores e mais sofisticados. A dedicao de esforos na rea da qualidade dos produtos/servios tem um duplo efeito no aumento da vantagem competitiva, pois est demonstrado que a melhoria da qualidade, ao contrrio do que sempre se imaginou, traz uma conseqente reduo de custos de produo.

45 Prof Jos Alberto Administrao da Produo Martins & Laugeni

Prazos de entrega


Quanto menor o prazo de entrega de um produto/servio, tanto mais satisfeito ficar o consumidor. Alm disso, quanto menor o prazo de entrega, tanto menores sero os estoques intermedirios, tanto maior ser o giro do estoque de matrias-primas, mais cedo ser realizada a receita e menores sero os desperdcios e perdas.

46 Prof Jos Alberto Administrao da Produo Martins & Laugeni

Flexibilidade


a capacidade que a empresa deve ter para rapidamente adaptar-se s mudanas nas tendncias do mercado. Deve ser gil na adaptao de seus produtos s novas exigncias do consumidor. Quanto mais flexvel e rpida for, mais cedo sair na frente de seus concorrentes, ganhando conseqentemente a vantagem da novidade.

47 Prof Jos Alberto Administrao da Produo Martins & Laugeni

Inovao


a capacidade da empresa de anteciparse s necessidades dos consumidores. A empresa americana 3M tem por caracterstica sua capacidade inovadora, o que tem lhe dado grande vantagem competitiva em relao a seus concorrentes.

48 Prof Jos Alberto Administrao da Produo Martins & Laugeni

Produtividade


uma dimenso que deve estar presente em todas as aes da empresa, sob pena de perder competitividade, em que pese sua capacidade de inovar, sua flexibilidade, qualidade etc. Todas as decises devem ter uma relao custo/benefcio favorvel, pelo menos a mdio e longo prazos.

49 Prof Jos Alberto Administrao da Produo Martins & Laugeni

Sistema de Produo

Prof Jos Alberto

50

You might also like