You are on page 1of 27

DIREITO FINANCEIRO & TRIBUTRIO

Faculdade Frassinetti do Recife Graduao em Administrao de Empresas 2011.2

BASES DA MELHOR CONVIVNCIA


Respeito aos horrios (incio-fim) das aulas; Celular: desligado, ou no silencioso. Atendimentos de urgncia: fora da sala. Conversas em grupo (2 ou +), apenas sobre os temas em anlise; Pr-atividade nos questionamentos e nos auxlios s respostas.

CANAL DE CONTATO

administradores-fafire2011.2@bol.com.br

PLANO DE ENSINO

Ordem Econmica e Financeira

Sistema Financeiro Nacional; Despesas Pblicas;


Receitas Pblicas
Princpios Constitucionais Tributrios Sistema Tributrio Nacional Tributos Obrigaes Tributrias Crditos Tributrios Processo Administrativo Fiscal Dvida Ativa Eliso e Evaso Tributria

Oramento e Crdito Pblico

ORAMENTO E CRDITOS PBLICOS


5

Reunio 17.08.11

O QUE ORAMENTO?

ORAMENTO - CONCEITUAO
Oramento

ato de orar. Clculo de gastos a fazer. Clculo prvio de receitas e despesas. Fixao das despesas pblicas e estimativa da receita para um ano fiscal.

ORAMENTO

Receitas

Oramento Privado
Despesas
8

ORAMENTO PBLICO
Conceito

: Documento por meio do qual os cidados podem acompanhar como esto sendo utilizados os recursos que a sociedade ps disposio do Governo.

ORAMENTO PBLICO
Controle Interno

Proc. Normat ivo

Oramento Pblico

Controle Externo

Povo
10

ORAMENTO PBLICO
Povo

? dever do gestor pblico a transparncia da gesto fiscal atravs de ampla divulgao, incluindo meios virtuais, dos instrumentos de planejamento oramentrio. Transparncia = conhecer e compreender as contas pblicas. No se resume a divulgar.
11

ORAMENTO PBLICO

LOA

ESTRUTURA

Oramento Pblico

LDO

PPA
12

ORAMENTO PBLICO - ESTRUTURA

Ciclo: 04 anos

PPA

Unio, Estados e Municpios SEMPRE vinculados aos seus PPAs.


Contedo: Diretrizes, objetivos e metas de curto e mdio prazo do Gestor.
13

* PPA = Plano Plurianual

ORAMENTO PBLICO - ESTRUTURA

Ciclo: 01 ano

LDO

Contedo: Prioridades e metas para o Gestor


Detalha: formas de arrecadao; poltica de fomento; alteraes de custo do servio pb.; concede/amplia incentivos fiscais; equilibra receitas e despesas; etc.
14

* LDO = Lei de Diretrizes Oramentrias

ORAMENTO PBLICO - ESTRUTURA

Ciclo: 01 ano Contedo: Previso de Receitas e Despesas para o ano POSTERIOR.

LOA

Rotina: Com base na LDO (P.Leg.), o P.Exec. elabora o projeto LOA; O Or. Pb. (lei autorizativa) implica em previses (podem no se concretizar); A cada exerccio existe uma nica LOA por unidade da Federao.
15

* LOA = Lei Oramentria Anual

ORAMENTO PBLICO - ESTRUTURA

LOA

LDO
PPA
16

CRDITO PBLICO
17

CRDITO PBLICO
Melhor

Conceito:

um contrato de emprstimo (mtuo), que tem como credor PF ou PJ, e, como devedor, um ente pblico, que devolver o dinheiro (+ juros) ao credor no prazo ajustado.

18

CRDITO PBLICO
Interno
Obrigaes contradas em territrio nacional. Em moeda nacional. Sujeito soberania nacional. Ordem jurdica interna.

Externo
Obrigaes contradas no exterior. Em moeda estrangeira. Regido por normas de direito pblico internacional. Maior dificuldade de resgate. (variao de resgate)
19

CRDITO PBLICO
Saiu

na imprensa:

... A estratgia de priorizar emprstimos tem originalmente motivao comercial (apesar do risco), e, possibilita maiores ganhos aos bancos. Evidentemente, tambm atende aos interesses da gesto pblica, que busca um sistema financeiro mais lquido, que financie o consumo de massas e faa a economia crescer ...

Estado (Maio/09)
20

CRDITO PBLICO
Saiu

na imprensa:

... Aplaudido dentro e fora do pas, o crescimento da economia brasileira tem um aspecto que chama a ateno: a elevao dos investimentos pblicos. Depois da crise mundial de 2008, quando o crdito privado sumiu, os bancos estatais assumiram a dianteira do crescimento e, dois anos depois, respondem por 51% do crdito disponvel no pas. Entre 2008 e 2010, a presena de bancos pblicos no mercado cresceu 63%, enquanto os bancos privados aumentaram sua participao em 20% e os estrangeiros em quase 10%. ...

Revista poca (Junho/10)


21

CRDITO PBLICO

22

ATIVIDADES SEMANAIS

23

ATIVIDADE DA SEMANA (ENTREGA 17.08)

Responda:

A empresa que voc trabalha conseguiu vencer uma licitao de fornecimento de material para a construo de casas populares.

Voc compareceu sesso que a elegeu e percebeu que uma Certido de Regularidade Previdenciria apresentada era falsa. Como o valor do contrato era expressivo, voc nada fez e a empresa ganhou.

Ao chegar com a notcia de ganho da licitao, todos saem para comemorar.

No ms posterior, voc segue ao Municpio que compra o material da empresa e encontra a Nota de Empenho com o valor do ms, a ser recebido.

Voc ento recomenda Diretoria que conclua o Pedido de Emprstimo na CEF para ampliar a estrutura da empresa, haja vista o ingresso do dinheiro do Municpio. Durante a liquidao da Fatura da empresa que voc representa, a Certido falsa detectada e o pagamento bloqueado.

O que voc faria?

24

RESULTADOS PARCIAIS
Trabalho 1
31 26 21 16 11 6 1 0.00

2.00

4.00

6.00

8.00

10.00 25 22 19 16 13 10 7 4 1 0.00 2.00 4.00 6.00 Meta 4o A

4o B

Meta

25
8.00 10.00

ATIVIDADE DA SEMANA (ENTREGA 24.08)

Acessem os sites:
http://www.corecon-es.org.br/noticias/4549-bc-vence-1oround-mas-credito-publico-inquieta.html http://www.direito2.com.br/abr/2008/dez/16/empresasdevedoras-de-impostos-poderao-ter-acesso-a-credito-publico

E respondam:

A empresa que voc defende tem um timo projeto pra ser posto em prtica e precisa de um financiamento do BNDES. Seu projeto, porm, aps anlise, rejeitado e no recebe o financiamento. Seu concorrente direto um devedor fiscal conhecido, e no mesmo dia do seu no, lhe telefona para informar que conseguiu um emprstimo na CEF para ampliar suas instalaes e atender mais clientes. Como sua empresa est regular, com todos os tributos em dia, escreva uma Nota de Repdio que poderia ser postada em algum jornal de grande circulao externando seus sentimentos.

26

BOA NOITE!

27

You might also like