You are on page 1of 35

Subestao de energia eltrica

Nomes: Gilara de Andrade,Tamara Ferreira, Letcia Rangel e Paulo Andr Turma: IV mdulo vespertino Professor: Ricardo Matria: Infraestrutura

ndice

Introduo/conceitos; Gerao da energia eltrica; Da gerao a transmisso; Subestaes de energia; Percurso da rede eltrica; Estrutura da rede; Transmisso em corrente alternada; Uma subestao de distribuio; Componentes: proteo/ terminais/ banco regulador/ condutores/ disjuntores/ disjuntores de alta tenso/ isoladores/ transformadores; Classificao; Subestaes elevadoras; Subestaes do consumidor;

ndice

Paralelismo; Vantagens; Condies necessrias; Automao em SE; Consumidor; Dvidas sobre as tenses; Diferena entre delta/estrela; Segurana; Aterramento.

Introduo

Em percurso entre as usinas e as cidades, a eletricidade passa por diversas subestaes, onde equipamentos chamados transformadores, aumentam ou diminuem a sua tenso. A energia viaja desde a usina eltrica at sua casa por um sistema incrvel, chamado rede de distribuio de energia.

Gerao da energia eltrica

A energia eltrica gerada na usina eltrica. Em quase todos os casos, a usina eltrica consiste de um gerador eltrico rotativo. Algo tem que acionar esse gerador pode ser uma turbina hidrulica em uma represa hidreltrica, um grande motor a diesel ou uma turbina a gs.

Da gerao a transmisso

Subestaes de energia

Subestaes so instalaes que tm como finalidade transformar a energia eltrica recebida sob certas caractersticas e entreg-la de forma conveniente aos consumidores. Compreende equipamentos de manobra, transformao, proteo, converso (modificao de tenso, corrente e freqncia) e de estrutura.

Subestao para transformao e transporte de energia eltrica do parque elico da Serra do Barroso, Portugal

Percurso da rede eltrica

Para a energia ser til em uma casa ou comrcio, ela vem da rede de transmisso e reduzida para a rede de distribuio. O local onde ocorre a reduo da "transmisso" para a "distribuio" a subestao de distribuio. Uma subestao de distribuio geralmente faz duas ou trs coisas: (i) alteram a tenso; (ii) distribui atravs de barramento; (iii) desconecta.

Estrutura da rede

As chaves na torre e o transformador principal.

As linhas de transmisso entrando na subestao e passando pelas chaves na torre.

Estrutura da rede

As torres so usualmente construdas em ao, com algumas alternativas em madeira e concreto para tenses de at 138 kV, e com estudos na utilizao de alumnio e outras ligas.

Transmisso em corrente alternada

O uso de corrente alternada para transmisso de energia tornou-se evidente pela capacidade dos transformadores elevarem a tenso e reduzir a corrente eltrica, reduzindo ao quadrado as perdas na linha pelo Efeito Joule.

Uma subestao de distribuio

Ter transformadores que reduzem a tenso de transmisso (na faixa de dezenas ou centenas de milhares de volts) para a tenso de distribuio (geralmente de menos de 10 mil volts); Ter um "barramento" que pode direcionar a energia para vrias cargas; Ter disjuntores e chaves, visando desconectar a subestao da rede de transmisso ou desligar linhas que saem da subestao de distribuio quando necessrio.

Uma tpica subestao de pequeno porte

Componentes: Proteo

A proteo deve ser assegurada por meio de disjuntor, instalado na entrada da subestao, e com capacidade mnima de ruptura de 12KA simtricos, devendo ser feita previa consulta a concessionria.

A tomada

Se o disjuntor estiver acionado, a energia fluir atravs dos fios na parede e eventualmente far seu caminho at o destino final:

Proteo

Fusveis e disjuntores so dispositivos de segurana. Vamos dizer que voc no tenha fusveis ou disjuntores em casa e algo de errado acontea. O que poderia acontecer de errado? Veja alguns exemplos: Um motor de ventilador queimar um rolamento, travar, superaquecer e derreter, causando uma conexo direta entre um fio fase e a terra; Um cabo vem solto em uma lmpada e conecta diretamente um fio fase e a terra;

Terminais

Um ambiente consumidor necessita de uma ou trs fases; por isto, comum voc ver trs cabos pela estrada, e terminais para uma ou duas das fases escoarem pelas ruas laterais.

Subsestao de energia em Hermsdorf na Alemanha.

Banco Regulador

Eles regulam a tenso da linha para evitar condies de subtenso e sobretenso.

Condutores

A blindagem do condutor consiste na aplicao de material semicondutor sobre o condutor encordoado. Nessa camada (extrudada) preenche os vazios entre a isolao e os fios do condutor, evitando a ionizao do ar por ventura existente. Com o material semicondutor, o campo eltrico forma linhas mais uniformes entre o condutor e a isolao , evitando a concentrao de linhas.

Disjuntores

Um disjuntor um dispositivo eletromecnico, que funciona como um interruptor automtico, destinado a proteger uma determinada instalao eltrica contra possveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas eltricas. A sua funo bsica a de detectar uma falha na corrente eltrica, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos trmicos e mecnicos possam causar danos instalao eltrica

Disjuntores de Alta tenso

Principais tipos: Disjuntores a leo, a sopro magntico, a vcuo, a SF6, ar comprimido.

Isoladores

Os isoladores so elementos slidos cuja funo isolar os condutores em relao a estrutura, suporte ou de outro condutor, alm de poderem suportar os esforos produzidos pelos condutores.

Transformadores

Os transformadores das subestaes de uma instalao eltrica por sua vezes podem trabalhar em sistema de paralelismo, ou seja, entre uma subestao e outro.

Classificao

Quanto funo: transformadora elevadoras/abaixadoras, de distribuio, de transmisso, de manobras e conversoras; Quanto ao nvel de tenso: alta, mdia e baixa tenso, e Extra alta tenso; Quanto ao tipo de instalao: aberta, abrigada e blindada; Quanto forma de operao: manual, semiautomtica e automtica.

Subestaes elevadoras

Aps gerada, a energia eltrica conduzida por cabos at a subestao elevadora, onde transformadores elevam o valor da tenso eltrica (voltagem). Assim, nesse nvel de tenso, a eletricidade pode percorrer longas distncias pelas linhas de transmisso, sustentadas por torres, at chegar nas proximidades de onde ser consumida

Subestaes do consumidor

Subestao ao tempo: Pode ser instalada em poste (transformador at 150 kVA) e em plataforma (transformador at 225 kVA).

Paralelismo

Dois transformadores so ligados em paralelo quando seus primrios e secundrios so conectados s mesmas linhas primria e secundria, respectivamente. Desse modo qualquer carga ligada linha secundria comum aos dois trafos dividida por eles.

Vantagens

Confiabilidade do fornecimento; Facilidade e viabilizao do transporte; Manuteno sem interrupo; Adiamento de investimentos; Aumento da potncia disponvel; Operao prxima aos pontos de mximo rendimento. As vantagens definem que deve-se ligar em paralelo para melhoria do sistema.

Condies Necessrias

Mesma relao de transformao; Mesmo defasamento angular; As contribuies percentuais de cada transformador devem ser iguais: Mesmo mdulo da impedncia percentual; Mesmo ngulo da impedncia percentual. Se dois transformadores de potncias diferenciadas operarem em conjunto o de menor define a potncia do circuito.

Automao em uma SE

Consumidor

No cabo que leva a energia at o consumidor est em alta tenso (7.200 v). Fora do ambiente do consumidor existe um conjunto de postes com um condutor fase e condutor terra. Em cada ambiente consumidor, h um transformador conectado ao poste. O transformador reduz os 7.200v para os 240/120v usados nas instalaes consumidoras. A tenso que conhecida por todo mundo (110v, 220v, 127v, etc)

Dvidas sobre as tenses

Quando se fala em 110 e 220 volts, estamos falando de Tenses Nominais. A voltagem real vai depender do tipo de transformador que empregado para abaixar a tenso de distribuio.

Diferena entre Delta/Estrela

Para transportar as trs fases da CA at aos consumidores, seriam necessrio seis condutores, dois para cada fase, ou um condutor at 10 X maior. Para diminuir este nmero de condutores, poder ligar de duas formas diferentes

Segurana

O dispositivo de segurana projetado para superaquecer e queimar extremamente rpido em uma situao dessa. O disjuntor geral permite que voc interrompa a energia do quadro inteiro quando necessrio.

Segurana

O sistema deve ser sinalizado com pintura em vermelho e conter os dizeres: SISTEMA DE EMERGNCIA

Aterramento

A haste de aterramento deve ser instalada fora da base concretada. Os condutores de aterramento e proteo devem ser protegidos por eletroduto dentro da base concretada.

Bibliografia

http://jmeioambiente.blogspot.com/201 1/03/transmissao-de-energia.html http://www.osetoreletrico.com.br/web/ a-revista/edicoes/98-evolucao-dassubestacoes.html http://www.guiafloripa.com.br/energia/t rivia/como_produz_energia.php

You might also like