You are on page 1of 14

Pronomes pessoais

Eu e tu: exercem funo sinttica de sujeito.


Eu farei aquele projeto com alguns amigos da faculdade. Tu precisars ter mais calma de hoje em diante. No foi fcil para eu entender todos aqueles projetos. Mim e ti: exercem as funes sintticas de complemento verbal ou nominal e agente da passiva. Ele nunca se lembra de mim.
Complemento verbal

Considere com apreo aqueles que se aproximarem de ti nas horas difceis.


Complemento verbal

A lembrana de ti sempre me faz muito bem.

Complemento nominal

Todos aqueles livros foram lidos por mim quando ainda era adolescente.
Agente da passiva

Pronomes Demonstrativos

Os pronomes demonstrativos demonstram a posio de um elemento qualquer em relao s pessoas do discurso, situando-os no espao, no tempo ou no prprio discurso.

Em relao ao espao
Este(s), esta(s) e isto indicam o que est perto da pessoa que fala: Ex: Este relgio de bolso que eu estou usando pertenceu ao meu av. Esse(s), essa(s) e isso indicam o que est perto da pessoa com quem se fala Ex: Mame, passe-me essa revista que est perto de voc. Aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam o que est distante tanto da pessoa que fala quanto da pessoa com quem se fala: Ex: Olhem aquela casa!

Em relao ao tempo
Este(s), esta(s) e isto indicam o tempo presente em relao pessoa que fala: Ex: Esta tarde irei ao supermercado fazer as compras do ms.

Esse(s), essa(s) e isso indicam o tempo passado prximo ao momento da fala:

Ex: Essa noite dormi mal, tive pesadelos horrveis.

Aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam um afastamento no tempo, tempo remoto:


Naquele tempo, os jovens de famlias ricas iam estudar na Frana.

Quando so usados como referente


Este(s), esta(s) e isto fazem referencia a algo sobre o qual ainda se vai falar: Ex: So estes os assuntos que temos a tratar: o aumento dos salrios, as frias dos funcionrios e as horas extras.

Esse(s), essa(s) e isso fazem referencia a algo que j foi citado anteriormente:

Ex: Sua participao nas Olimpadas de Matemtica, isso o que mais desejamos agora.

Este e aquele so empregados quando se faz referencia a termos j mencionados, como se exemplifica a seguir:
Ex: Pedro e Paulo so alunos que se destacam na classe: este pela rapidez com que resolve os exerccios de Matemtica, aquele pela criatividade na produo de textos.

Emprego da vrgula
Quando se usa
a) Separar elementos coordenados assindticos, ou seja, elementos de uma enumerao:

Os pais, alunos, administradores, comunidade, todos ajudaram a compor o planejamento escolar. b) Isolar expresses explicativas: isto , ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, etc. Irei para guas de Santa Brbara, melhor dizendo, Brbara.

c) Separar adjuntos adverbiais no meio da frase ou deslocados A maioria dos alunos, durante as frias, viajam. Durante as frias, a maioria dos alunos viajam. d) Isolar o aposto explicativo (intercalao do aposto)

Capitu, o dilema de Machado, ponto de discusso entre os leitores. Braslia, Capital da Repblica, foi fundada em 1960. e) Isolar o vocativo (marcar sua interpolao):
Senhoras e Senhores, vai comear o espetculo! Minha filha, no seja teimosa! Alberto, traga minhas calas at aqui

f) Para indicar a elipse do verbo:


Ela prefere filmes romnticos; o namorado, de aventuras. Ela estava com fome e eu, com sede. g) As conjunes 'pois', 'porm', 'portanto', 'no obstante', 'contudo' quando vier depois do verbo, dever ser separada por vrgula:

Eu j enviei minhas desculpas, espero, pois, que voc entenda. Voc no veio ontem, nada impede, porm, que continue fazendo parte da equipe vencedora. Terminei a prova com antecedncia, no me digas, portanto, que no posso sair. Apesar de toda a minha insistncia, disse-me, contudo, que estava estressadssimo

h) A conjuno coordenada aditiva e quando equivale a mas, exige anteposio da vrgula: Ele pensa uma coisa, e diz outra.(= mas) i) Usa-se a vrgula nas oraes coordenadas aditivas iniciadas pela conjuno e quando os sujeitos forem diferentes e quando o e for repetido:

Ela ir no primeiro avio, e seus filhos no prximo.


j) Para isolar elementos repetidos: O homem, semeia, semeia, semeia, e nunca perde a colheita. Trabalha, trabalha, trabalha, homem!

No h vrgula
1. Entre sujeito e predicado: Lus comprou um carro novo. 2. Entre o verbo e o seu objeto:

Maria, seu marido e seus trs filhos compraram um novo terreno. 3.Entre o nome e o seu adjunto Casa de pedra tomba, mas no desiste. 4. Entre o nome e o seu complemento:
Eles queriam que tudo permanecesse favorvel ao deputado.

PRCLISE
Com palavras ou expresses negativas: no, nunca, jamais, nada, ningum, nem, de modo algum
Nada me perturba. - Ningum se mexeu. - De modo algum me afastarei daqui. - Ela nem se importou com meus problemas

Com conjunes subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo, que
Quando se trata de comida, ele um expert. - necessrio que a deixe na escola. - Fazia a lista de convidados, conforme me lembrava dos amigos sinceros.

Advrbios
- Aqui se tem paz. - Sempre me dediquei aos estudos. - Talvez o veja na escola.
OBS: Se houver vrgula depois do advrbio, este (o advrbio) deixa de atrair o pronome. Aqui, trabalha-se. Pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos.

Algum me ligou? (indefinido) - A pessoa que me ligou era minha amiga. (relativo) - Isso me traz muita felicidade. (demonstrativo)

Em frases interrogativas. Quanto me cobrar pela traduo?

MESCLISE
Usada quando o verbo estiver no futuro do presente (vai acontecer amarei, amars, ) ou no futuro do pretrito (ia acontecer mas no aconteceu amaria, amarias, )

Convidar-me-o para a festa. Convidar-me-iam para a festa.

You might also like