You are on page 1of 20

AIDS

Sndrome da Imunodeficincia Adquirida.

ESTA DOENA CAUSA

Uma perda da imunidade progressiva resultado em infeces graves, tumores malignos e manifestaes causadas pelo prprio vrus.

A AIDS PODE SER ADQUIRIDA DAS


SEGUINTES FORMAS

Do uso de drogas injetvel onde ser dividem seringas com sangue contaminado; De relaes sexuais sem preservativos; Por transfuso de sangue; Durante a gravidez ou pelo leite materno; Da doao de rgos ou smen infectado: Atravs da inseminao artificial;

ATRAVS DA:

Exposio a material contaminado entre trabalhadores da rea da sade.

EM :

25 anos, 25 milhes de pessoas morreram em decorrncias da doena e atualmente 38 milhes de pessoas vivem com o vrus.

NA AMRICA LATINA:
Mais de 1,6 milhes de pessoas vivem com o HIV e novas infeces atingiram 140 mil pessoas em 2005. Segundo o UNAIDS, 59 mil de pessoas morreram na regio em consequncia da epidemia no ano passado outras 294 mil, ou cerca de 73%, receberam tratamento antirretroviral.

UNAIDS E O PROGRAMA:
Da naes unidas criado em 1996 e quem tem a funo de criar soluo e ajudar naes no combate aids. o que se sente na aids, depois que se contamina? A evoluo da doena pode ser dividida em trs fases:

FASE 1:

Infeco aguda: surge algumas semanas aps a contaminao, com febre, calafrios, dor de cabea, dor de garganta, dores musculares pelo corpo, nguas e manchas na pele que desaparecem aps alguns dias;

FASE 2:

Infeco assintomtica: tem durao varivel, de meses e anos; ( como se estivesse mantendo a doena, fragilizando ao longo do tempo).

FASE 3 FINAL

Doena sintomtica: manifestao mais grave da doena, onde a pessoa vai perdendo sua imunidade e vo surgindo doenas oportunista, tumores raros e formas graves de doenas tropicais no brasil .

COMO SE FAZ O DIAGNOSTICO?


So feitos exames de sangue especifico para deteco do vrus ou de seus anticorpos. O aparecimento do anticorpos detectveis por exames de sangue ocorre num perodo de seis a 12 semanas da infeco inicial.

PASES COMO:

Mxico e Cuba vem se destacando na luta contra a aids.

O LAO VERMELHO:

E visto como smbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids.

1 DE DEZEMBRO:
E o dia mundial de luta contra a aids. O projeto do lao foi criado, em 1991 pela visual aids grupo de profissionais de artes. Eles queriam homenagear amigos e colegas que havido morridos ou estava morrendo de aids.

E O TRATAMENTO?

Nos ltimos anos foram obtidos grandes avanos no conhecimento da infeco pelo HIV: varias drogas foram desenvolvidas e se mostraram eficazes para o controle da doena, diminuindo sua progresso e levando a uma diminuio das doenas oportunistas.

CABE RESSALTAR:

Que ainda nenhuma droga pode erradicar a doena, mas sim, control-la e isso s e possvel se o paciente estiver tomando todas as medicaes.

COMO PREVENIR?
O mais importante e a informao e a educao. Visando a prtica de sexo seguro, diminuindo o nmero de parceiros e incentivando o uso de preservativo. Todo o sangue para ser transfundido deve ser obrigatoriamente testando e a excluso de doadores de risco aumenta a segurana da transfuao.

QUEM USA DROGAS INJETVEL:


Deve lavar a seringa com a gua corrente aps outra pessoa ter usado. Instrumentos cirrgicos devem ser desinfetveis e esterilizados e os materiais descartveis devem ser colocados em caixas apropriadas para evitar acidentes.

GESTANTE:

A transmisso de gestante para seus filhos muitos diminudas com o uso de medicao antirretroviral.

GRUPO;: Nome: thayane tardelli D. de moura n 34 Nome:jheniffer silva nascimento n19 Serie: 7D

You might also like