You are on page 1of 14

FILO Platyhelminthes

Filo Platyhelminthes Classes : Turbellaria, Trematoda e Cestoda.

Caractersticas Gerais
Apresentam o corpo longo e achatado

dorsoventralmente; Podem ser parasitas ou de vida livre; So triblsticos possuem os trs folhetos embrionrios: endoderme, ectoderme e endoderme. So acelomados: no possuem o espao que, na maioria dos animais, separa as vsceras da parede co do corpo do animal. Cefalizao: com dois conjuntos de neurnios, denominados gnglios nervosos. Simetria bilateral: um plano imaginrio passando desde a regio ceflica at a caudal que divide o corpo em duas metades iguais, cada uma delas representa a imagem da outra. Dimorfismo sexual (diferena morfolgica entre os sexos); monicos (dois sexos no mesmo indivdio, hermafroditismo) e diios (sexos separados.

Caractersticas Gerais
No apresentam os sistemas respiratrio e

cardiovascular. As trocas gasosas ocorrem por difuso pela superfcie da epiderme. Seus sistema digestrio incompleto pois no apresentam nus. Sua excreo feita por um conjunto de clulas chamada de clulas flama. Elas removem o excesso de gua e os resduos hidrogenados.

Caractersticas Gerais
Reproduo Assexuada: No caso

das planrias por lacerao. Sexuada: No caso das planrias, duas delas se aproximam e unem seus poros genitais localizados na regio ventral do corpo.

Classificao
Classe Turbellaria

Principal

representante: Planrias. Caractersticas gerais: So adaptados vida livre; Podem viver em ambientes aquticos ou midos; Possuem ocelos que percebem a

Classificao
Classe Trematoda.
Principal

representante: Shistosoma mansoni que causa a esquistossomose. So parasitas; Apresentam ventosas para a fixao do hospedeiro; So diicos (sexos separados).

Ciclo do parasita: Shistosoma


mansoni

Ciclo do parasita: Shistosoma


mansoni
Desenvolvimento indireto pois apresenta

estgio larval durante o ciclo de desenvolvimento.

Caramujo: hospedeiro intermedirio, pois abriga a forma larval do hospedeiro, estgio intermedirio do desenvolvimento; e onde o parasita se reproduz assexuadamente.

Possui dois hospedeiros:

Homem: hospedeiro definitivo, pois abriga a forma do parasita na forma adulta, estgio final do desenvolvimento; e onde o parasita se reproduz sexuadamente.

Ciclo do parasita: Shistosoma


mansoni
Sintomas da doena:

diarria, dores abdominais, crises hemorrgicas, hepatomegalia e esplenomegalia. Nos casos mais graves pode haver cirrose heptica. Preveno: Evitar contato com gua em locais suspeitos; Saneamento bsico.

Classificao
Classe Cestoda.
Principal

representante: Taenia
Solium e Taenia Saginata

que causa a tenase e cisticercose. So parasitas; Apresentam ventosas para a fixao do hospedeiro; So monicos (hermafroditas).

Ciclo do parasita: Taenia Solium e Taenia


Saginata

Ciclo do parasita: Taenia Solium e Taenia


Saginata

Desenvolvimento indireto pois apresenta estgio

larval durante o ciclo de desenvolvimento.


Porco ou boi: hospedeiro intermedirio, pois abriga a forma larval do hospedeiro (cisticerco), estgio intermedirio do desenvolvimento; e onde o parasita se reproduz assexuadamente.
Homem: hospedeiro definitivo, pois abriga a forma do parasita na forma adulta (tnia), estgio final do desenvolvimento; e onde o parasita se reproduz sexuadamente.

Possui dois hospedeiros:

O homem s adquire a tenase se comer carne

contaminada com os cisticercos.

Ciclo do parasita: Taenia Solium e Taenia


Saginata

Se o homem ingerir

gua e alimentos contaminados com os OVOS da Taenia solium ele pode ter cisticercose e no a tenase. O homem toma o lugar do porco no ciclo de desenvolvimento. O cisticerco ento pode se alojar na

Ciclo do parasita: Taenia Solium e Taenia


Saginata

Sintomas da doena:

dores de cabea e abdominais, perda de peso, alteraes de apetite, enjoos, perturbaes nervosas, irritao, fadiga e insnia. Preveno: saneamento bsico; Fiscalizao das carnes bovinas e sunas; cozimento prolongado das carnes; Bons programas de educao e sensibilizao a respeito da higiene no dia a dia.

You might also like