You are on page 1of 8

4/14/12

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAO FSICA

INSTITUTO VALE DO COREA - IVC Clique para editar o estilo do subttulo mestre

OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

4/14/12

Promover a aquisio de conhecimentos e habilidades necessrias ao indivduo e, ao exerccio de sua prtica profissional em Educao Fsica. uma slida formao preparando o futuro graduado para enfrentar os desafios das rpidas transformaes da sociedade, do mercado de trabalho e das condies de exerccio profissional. a aplicao de conhecimentos nas diversas reas relativas Educao Fsica.

Oferecer

Possibilitar

4/14/12

HISTRICO DO CURSO
O

Curso de Educao Fsica foi criado no ano de 1972 atravs da Resoluo n 006/72 do Conselho Universitrio da Universidade Estadual de Maring. 15/05/79 o Conselho de Ensino e Pesquisa emite a Resoluo n 058/79 Aprovando o novo currculo do Curso de Educao Fsica a ser oferecido aos ingressantes a partir de 1979. Com o passar dos anos, o currculo do curso sofreu vrias modificaes atravs das Resolues do CEP n 058/79, 064/81, 084/81, 1 14/82 e 079/84.

Em

4/14/12

HISTRICO DO CURSO
Em

16 de julho de 1987, o Conselho Federal de Educao emitiu a Resoluo no 003/87 determinando um prazo mnimo de 02 anos para implantao do novo currculo aos Cursos de Educao Fsica do Pas. 14/12/94 foi modificada pela Resoluo n 134/94-CEP, cujo projeto pedaggico do Curso de Educao Fsica, regime seriado anual, est em vigor at a presente data.

em

ESPECIFICIDADES DO CURSO/CAMPO DE ATUAO


O

4/14/12

professor de educao fsica deve ser entendido antes de tudo como educador e comprometido com as transformaes que ocorrem na sociedade e, por dever de ofcio, contribuir neste processo. Neste sentido, o professor de educao fsica deve desenvolver e contribuir para que os seus alunos desenvolvam senso crtico frente realidade social.

ESPECIFICIDADES DO CURSO/CAMPO DE ATUAO


Com

esta formao, o profissional formado em educao fsica dever estar capacitado para o desenvolvimento de pesquisas na rea, ou seja, um professor pesquisador que consiga imprimir um carter investigativo sua prtica pedaggica por meio da valorizao de seus saberes, considerado, portanto, como sujeito e intelectual capaz de produzir conhecimento, participar das decises e gesto da escola e dos sistemas, trazendo perspectivas para a reinveno da escola democrtica (RIBEIRO, 2003).

4/14/12

ESPECIFICIDADES DO CURSO/CAMPO DE ATUAO


Os

4/14/12

professores formadores tm um papel fundamental em todo o processo de formao do professor de educao fsica, a medida em que devem assumir a responsabilidade de fazer/promover uma articulao entre os conhecimentos presentes nesta formao em atitude dialgica dentro de disciplinas curriculares, tendo como eixo articulador a problemtica da formao humana, da escola e do ensino.

4/14/12

FUNDAMENTOS DE EDUCAO FSICA I


Ementa:

Estudos da cultura do movimento humano: matrizes epistemolgicas/polticas e suas significaes/interaes com a sociologia do trabalho; histria geral da educao fsica (no mundo e no Brasil) e suas relaes com o contexto social de diferentes pocas. (Res. 183/05-CEP) Reconhecer a rea da educao fsica em meio construo dos campos de conhecimento/formao; entender a influncia das matrizes terico-cientficas na produo de conhecimento em educao fsica; compreender a educao fsica no Brasil e no mundo a partir do reconhecimento da funo social das prticas corporais nos diferentes momentos histricos;

Objetivos:

You might also like