You are on page 1of 31

RESDUOS INDUSTRIAIS:

Caso de uma Usina de Reciclagem de plsticos.

INTRODUO
A grande demanda de resduos industriais um problema mundial e algumas alternativas de tratamento esto surgindo para eliminar os impactos ambientais e os males causados pelo descarte inadequado, ou at mesmo criminoso. Desde minha infncia ouvia falar sobre os lixos deixados pelas indstrias e de como o dinheiro e o lucro era maior do que qualquer problema causado pelos lixos industriais. Esse trabalho apresenta uma empresa de reciclagem de plsticos como alternativa no tratamento de resduos slidos, como sacolas plsticas, recipientes, embalagens.

INTERAO HOMEM-AMBIENTE Preservao ambiental: princpio da intocabilidade ideal; Conservao: utilizao controlada e reposio dos recursos naturais desejvel; Poluio ambiental: desequilbrio nocivo de causas antropognicas (sinnimo de desperdcio e ineficincia produtiva!); Desenvolvimento sustentvel: Atender necessidades atuais sem comprometer as necessidades das futuras geraes (ONU, 1987); ISO 9000 e ISO 14000: normas que favorecem a conservao pela competitividade.

CONTAMINAO POR RESDUOS INDUSTRIAIS

Brasil (parcial)

Fonte: Inventrio de resduos slidos CETESB - 2007

CONTAMINAO POR RESDUOS INDUSTRIAIS

So Paulo

ETAPAS DO GERENCIAMENTO DE RESDUOS:


Reduo na fonte Minimizao da gerao de resduos Reprocessamento para gerar energia; Reutilizao como matria-prima para outra indstria; Separao de substncias txicas Processamento fsico, qumico ou biolgico do resduo; Incinerao, com o correspondente tratamento dos gases gerados Disposio dos resduos em locais apropriados,

PROCESSO

GERENCIAMENTO DE
Resduo gerado Caracterizao e classificao

RESDUOS SLIDOS
(Sebrae, 2006)

perigoso? no

sim

Estoque temporrio de resduos perigosos

Estoque temporrio de resduos no perigosos Reciclagem interna sim Reciclvel/ reutilizvel? no

Requer tratamento? no

sim

Pr tratamento

Reciclagem externa

Requer tratamento? no

sim

Pr tratamento

Destinao final* *De acordo com sua

Destinao final*

SGA E 3RS: OBJETIVOS

poluio zero; nenhuma produo de resduo; nenhum risco para os trabalhadores; baixo consumo de energia; eficiente uso de recursos.

LIXO POR QU?

Resduo todo material (slido, lquido ou gasoso) que sobra de um processo produtivo ou ao humana.
Lixo comum: material (slido) descartado por ter perdido o

seu valor. Efluentes: produtos lquidos ou gasosos descartados no meio ambiente, provenientes de atividades humanas.

Matria Prima: resduos reciclveis

PRODUO DE LIXO PER CAPITA

Brasil (mdia):

Fonte: CETESB, 2010

Nova York: 3,0 kg/hab.dia (Fonte: IPEA, 2008) So Paulo: 1,5 kg/hab.dia Indaiatuba: 99.900 kg = 0,495 kg/hab.dia 201.619 hab

PETRLEO: RECURSO NO-RENOVVEL

Reaes de Polimerizao

UTILIZAO DOS PLSTICOS

Os diversos tipos de plsticos so utilizados em quase todos os setores da economia, tais como: construo civil, agrcola, de calados, mveis, alimentos, txtil, automobilsticos, lazer, telecomunicaes, eletroeletrnicos, mdicohospitalar e distribuio de energia.

CICLO DE VIDA DOS PLSTICOS

3 Rs

PARA ONDE VAI O PLSTICO RECICLADO?

Fonte: Plastivida, 2009

APENAS 1/5 DO PLSTICO GERADO RECICLADO:

Por qu???

Fonte: plastivida.org

Fonte: Plastivida, 2009

O BRASIL TEM 5564 MUNICPIOS, MAS...

Fonte: plastivida.org

Fonte: Plastivida, 2009

ESTUDO DE CASO
Sr Luis gerencia uma usina de reciclagem. Ele recicla vrios tipos de plstico penosamente separados no ptio da empresa. A matria-prima vem de vrias cooperativas de coleta seletiva e os preos variam de acordo com a distncia e a qualidade. Os equipa-mentos so antigos mas cumprem sua funo. As entradas e sadas do processo esto representadas no fluxograma seguinte, e representam despesas para a usina e passivos ambientais.

DETALHAMENTO DO PROCESSO:

PROCESSO DE RECICLAGEM DE PLSTICOS

RESDUOS GERADOS X GESTO

gua de lavagem:

Aps a lavagem do plstico, a gua decantada, filtrada, tratada com cloro e separada da borra voltando a circular no processo. De acordo com o proprietrio, as perdas de gua ocorrem apenas pela evaporao e umidade da borra, sendo que estas perdas so repostas por um sistema de captao de gua da chuva.
O resduo enviado para descarte apropriado por uma empresa terceirizada e devidamente licenciada. H planos de redirecionar o material para a produo de tijolos.

Borra:

ANLISE CRTICA
Tecnologia ultrapassada: poucas empresas trabalham com mquinas novas. Material humano no qualificado: comum encontrarmos funcionrios que ainda no concluram o ensino fundamental e que vieram da informalidade. Falta de incentivo poltico e fiscal: a carga tributria terrivelmente alta. Organizao deficiente: dificuldade principalmente nas etapas de coleta e seleo do plstico

CONCLUSO
A caracterizao dos resduos no caso apresentado de fundamental importncia para o processo de reciclagem que j uma forma eficaz de alternativa de tratamento adequado aos resduos slidos, nesse caso os plsticos. O conhecimento tcnico e de mercado faz toda diferena para garantir maior valorizao do produto final. O resduo gerado na etapa de lavagem tratado de maneira simples e eficiente e a borra, ou o lodo hoje levado para tratamento por outra empresa poder ainda ser empregado na fabricao de tijolos.

BIBLIOGRAFIA
SACHS, I. Estratgias de Transio para o Sculo XXI. So Paulo: Studio Nobel/Fundap, 1993. I CICLO DE DEBATES PROMOVIDO PELA COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL / SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE GESP. Plstico e Meio Ambiente: Uma viso atravs da Avaliao do Ciclo de VidaACV. Elosa E.C. Garcia CETEA/ITAL 2007. FIRJAN. Manual de Gerenciamento de Resduos: Guia de procedimento passo a passo. Rio de Janeiro: GMA, 2006. 2 Edio. Junho de 2006. http://www.cetesb.sp.gov.br/tecnologia-ambiental/producao-e-consumosustentavel/112Acesso:18/08/2011 http://www.plastivida.org.br/2009/pdfs/IRmP/IndiceReciclagem2007.pdf Acesso:18/08/2011 PEZZIN, Ana P. T.; ZAVAGLIA, C.A.C.; DUEK E.A.R. Estudo da Degradao In Vitro de Blendas dePoli(p-dioxanona)/Poli(l-cido Lctico) (PPD/PLLA) Preparadas por Evaporao de Solvente FEM UNICAMP Polmeros: Cincia e Tecnologia, vol. 12, n 4, p. 285-294, 2002

AGRADECIMENTOS
Agradecemos ao sr. Luiz Carlos Moraes Santos - Empresa Real Plast Processos Industriais Ltda. Por ter nos dispensado toda ateno solicitada durante a pesquisa para elaborao desse trabalho, pelas informaes tcnicas e por ter permitido o uso de imagens de sua unidade fabril.

O PLANETA AGRADECE...

You might also like