You are on page 1of 139

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

PEA prticoprofissional Saco de Plstico Ltda. rescindiu sem justa causa o contrato de trabalho de sua empregada Tereza, sem qualquer pr-aviso e tampouco lhe pagando as verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias a que tinha direito. Sabe-se que Tereza teve seu contrato de trabalho iniciado em 05.03.2004 e rescindido em 25.08.08 e que nunca gozou frias, objeto de regulares queixas por parte da trabalhadora. Tereza prestava 2 horas extras dirias as quais nunca foram pagas. poca de sua dispensa, estava com 4 (quatro) meses de salrios atrasados, sendo o ms de outubro a data-base de sua categoria. Tereza trabalhava dois domingos por ms sem a respectiva folga. Devido a proximidade do perodo de compra de material escolar, trabalhou sem 4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA CIDADE ESTADO

RECLAMAO TRABALHISTA RECLAMANTE: TEREZA RECLAMADA: SACO DE PLSTICO LTDA

TEREZA, nacionalidade, estado civil, ocupao, portadora do RG de n, residente e domiciliada na Rua, n, Bairro, Cidade, Estado, por intermdio de seu advogado abaixo assinado, vem perante V.Exa. promover RECLAMAO TRABALHISTA contra SACO PLSTICO LTDA, pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade, Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DOS FATOS A reclamante foi admitida em 05.03.04 aos servios da reclamada. Em 25.08.08 foi despedida sem justa causa nada recebendo a ttulo de resciso contratual. Durante todo o contrato, nunca recebeu nem gozou frias. Trabalhava dois domingos por ms sem a respectiva folga e ainda trabalhou os feriados de 25.12.05 e 01.01.06, sem os descansos correspondentes e duas horas extras sem a respectiva contraprestao. A reclamante foi despedida nos 30 dias que antecederam sua data-base (outubro). Por fim, seus salrios estavam atrasados em quatro meses. Nunca houve depsitos do FGTS.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

II DO DIREITO II.1 DAS HORAS EXTRAS


Como dito acima, a reclamante prestava duas horas extras, nunca tendo recebido pelas mesmas. O art. 7, inc. XVI, CF/88 e Art. 59/CLT estabelecem que o trabalho extraordinrio d direito reclamante ao pagamento destas horas com o adicional de no mnimo 50% sobre o valor da hora normal, de modo que por sua habitualidade devero integrar salrio da exempregada para todos os efeitos legais (smula 376, inc. II), com reflexos nas frias de todo o perodo, dcimos terceiros, salrio de todo o perodo, aviso prvio, repouso semanal remunerado, FGTS e indenizao de 40% sobre o FGTS.

II.2 DO AVISO PRVIO INDENIZADO

Tendo em vista a inexistncia de justa causa para a resciso do contrato de trabalho, surge para a reclamante o direito ao aviso prvio indenizado, prorrogando o trmino do contrato da reclamante para o dia 24.09.08, uma vez que o 1 do art. 487/CLT estabelece que a no concesso de aviso prvio pelo empregador d direito ao pagamento dos salrios do respectivo perodo, integrando-se ao seu tempo de servio para todos os efeitos legais, correspondendo a mais 30 dias de tempo de servio para efeito de dcimo terceiro salrio, frias, FGTS e salrios, com a repercusso das duas horas extras em seu clculo ( 5, art. 487/CLT).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

II.3 DO SALDO DE SALRIOS

A reclamante trabalhou 25 (vinte e cinco) dias do ms a de agosto de 2008, nada recebendo a ttulo de saldo de salrios. De acordo com o art. 4 da CLT, considera-se como tempo de servio o tempo a disposio do empregador, integrando-se os dias trabalhados antes de sua dispensa injusta a seu patrimnio jurdico consubstanciando-se direito adquirido de acordo com o inc. IV, art. 7 e inc. XXXVI, art. 5 ambos da CF/88, de modo que faz a reclamante jus ao saldo de salrio de vinte e cinco dias do ms de agosto, com reflexo das duas horas extras.

II.4 DOS REPOUSOS SEMANAIS

A Constituio Federal garante o repouso semanal preferencialmente aos domingos (art. 7, inc. XV). A reclamante trabalhava dois domingos por ms e nos feriados de natal (25.12.07) e ano novo (01.01.08) trabalhou sem os respectivos descansos, pelo que se impe o pagamento dos dias respectivos em dobro (art. 9 da Lei 605/49), sem prejuzo da remunerao do repouso semanal e dos feriados, de conformidade com a smula 146/TST e OJ 410 SDI-1, com reflexos das duas horas extras (Art. 7, a, Lei 605/49).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

II.5 DO PAGAMENTO DE SALRIOS ATRASADOS


Quando a reclamante foi injustamente despedida, havia quatro meses que seus salrios estavam atrasados. Como se trata de verba de natureza alimentcia, essencial sobrevivncia do trabalhador e de sua famlia, estabelece a CLT, no pargrafo nico do art. 459, que os salrios, quando estipulados por ms, devero ser efetuados no mais tardar at o quinto dia til do ms subseqente ao da prestao de servios. Assim, devero ser pagos os salrios atrasados acrescidos das duas horas extras dirias.

II.6 DAS FRIAS DE TODO O PERODO


Durante todo o contrato de trabalho que se iniciou em 05.03.2004 e findou em 24.09.08 (j com a projeo do aviso prvio), a reclamante nunca recebeu tampouco gozou frias, pelo que tem direito as frias indenizadas + 1/3, dobradas, dos perodos 2004, 2005 e 2006, de conformidade com os artigos 134 e 137, CLT, perodo simples de frias de 2007 e proporcional (7/12) de 2008, todos acrescidos do tero constitucional em suas formas simples, dobrada e proporcional (art. 7, inc. XVII, CF/88), sem prejuzo da repercusso das horas extras (art. 142, 5, CLT).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

II.7 DO DCIMO TERCEIRO PROPORCIONAL

A Lei 4749/65 prev que o empregado despedido sem justa causa tem direito ao perodo incompleto de dcimo terceiro na razo de 1/12 por ms trabalhado ou frao igual ou superior a 15 dias. Assim, tendo o reclamante trabalhado at 24.09.06, tem direito a 9/12 de dcimo terceiro salrio, que dever ser pago com base em sua remunerao acrescidas das horas extras.

II.8 DOS DEPSITOS DO FGTS E DA INDENIZAO DE 40%

Diz o art. 15 da Lei 8.036/90 que todo empregador dever depositar at o dia sete de cada ms na conta vinculada do empregado a importncia correspondente a 8% de sua remunerao devida no ms anterior. O reclamante, ao dirigir-se a CEF, constatou que no havia quaisquer depsitos efetuados, pelo que dever V.Exa. condenar a reclamada a efetuar os correspondentes pagamentos sobre a remunerao do empregado durante todo o contrato de trabalho. Requer ainda o recolhimento do FGTS sobre as horas extras, frias e dcimo terceiro. Como o contrato de trabalho foi rescindido sem justa causa, faz jus, a reclamante, indenizao compensatria de 40% sobre os depsitos do FGTS de acordo com o inc. I, art. 7, CF/88, art. 10, I, ADCT e art. 18, pargrafo primeiro da Lei 8.036/90, incidindo sobre a totalidade dos depsitos feitos na conta vinculada do trabalhador na poca da comunicao da dispensa (OJ 42, SDI-1).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

II.9 DA INDENIZAO COMPLEMENTAR

Prev o art. 9 da Lei 7.238/84 que o empregado despedido, sem justa causa, nos trinta dias que antecedem sua data-base receber a ttulo de indenizao complementar o valor equivalente a um ms de salrio (Sm. 242/TST), acrescidas das horas extras. Assim, tendo o reclamante sido despedido em 24.09.08, j com a projeo do aviso prvio indenizado (Sm. 182/TST), portanto, nos trinta dias que antecedem sua data-base, far jus indenizao complementar.

II.10 DA MULTA DO ART. 477, 8


No prazo estabelecido no art. 477, 6 da CLT, nada foi pago reclamante pelo que se impe o pagamento de uma multa equivalente a um ms de salrio revertida em favor da reclamante de conformidade com o 8 do art. 477.

II.11 DOS BENEFICIOS DA JUSTIA GRATUITA


Tendo em vista que o reclamante est desempregado, perfaz os requisitos da gratuidade processual prevista no 3 do art. 790/CLT e art. 2/Lei 1.060/50, uma vez que no pode litigar em juzo sem prejuzo do sustento prprio.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

III DO PEDIDO

RESPOS TA

Diante de todo o exposto, TEREZA requer se digne V.Exa. julgar a totalmente procedente a presente demanda condenando a reclamada no seguinte: a) pagamento e integrao de duas horas extras dirias aos salrios da reclamante refletindo nos 13 salrios de todo o perodo, frias + 1/3 constitucional de todo o perodo, depsitos mensais do FGTS + 40%, aviso prvio e saldo de salrios. b) pagamento de aviso prvio indenizado, frias vencidas em dobro 2004, 2005 e 2006, perodo simples de frias de 2007 e proporcional (7/12) de 2008, todas acrescidas do tero constitucional, 13 salrio proporcional 9/12, depsito de FGTS e multa de 40%, indenizao adicional, pagamento de salrios atrasados, dos repousos semanais trabalhados e dos feriados de 25.12.05 e 01.01.06, liberao das guias FGTS, liberao das guias do seguro desemprego, sob pena de indenizao dos valores (smula 389, II/TST), tudo calculado sobre o salrio acrescido das horas extras. Requer a notificao da reclamada para, querendo, contestar a presente ao, sob pena de revelia e confisso; o pagamento das parcelas incontroversas na primeira audincia sob pena de pag-las acrescidas de multa de 50% sobre seu valor (art. 467 CLT); pagamento da multa prevista no 8 do art. 477 da CLT e os benefcios da justia gratuita por ser pobre na forma da lei. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. D-se causa, para efeitos meramente fiscais, o valor de R$ ____. Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade de Dia de Ms de Ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA PEA prticoprofissional

Caetano foi inicialmente contratado em Belo Horizonte em 01.12.06 por prazo determinado de dois anos para prestar servios de garom no Restaurante Mistura Fina Ltda, Anpolis-GO, tendo seu contrato de trabalho rescindido antecipadamente sem justa causa em 20.01.08. Sabe-se que Caetano recebia salrio mnimo, o que constava de sua CTPS. Por fora, recebia gorjetas que nunca repercutiram em suas verbas trabalhistas. Descobriu tambm que no havia qualquer depsito relativo ao FGTS. Ao ser dispensado, recebeu apenas saldo de salrios e as gorjetas relativas ao perodo trabalhado, sem nunca ter gozado frias ou recebido 4/14/12 salrio no perodo. Inconformado com a 13

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DE ANPOLIS-GO

RECLAMAO TRABALHISTA

CAETANO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor RECLAMAO TRABALHISTA contra RESTAURANTE MISTURA FINA LTDA, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DOS FATOS

O reclamante foi contratado em Belo Horizonte em 01.12.06, por prazo determinado de dois anos, para prestar servios no Restaurante Mistura Fina Ltda, Anpolis-GO, tendo seu contrato de trabalho rescindido antecipadamente sem justa causa em 20.01.08. Percebia mensalmente um salrio mnimo mais gorjetas, sendo que estas ltimas nunca repercutiram em suas verbas trabalhistas. Ao ser dispensado, recebeu apenas saldo de salrios e as gorjetas relativas ao perodo trabalhado, sem nunca ter gozado frias ou recebido 13 salrio no perodo. II DA REMUNERAO DO RECLAMANTE

Preceitua o caput do art. 457, CLT, que se compreendem na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, as gorjetas que receber. Assim, por fora desse dispositivo legal, as gorjetas devero servir de base de clculo para as frias (art. 142, 2 ,CLT), dcimo terceiro salrio (art. 1, Lei 4.090/62), depsitos do FGTS (art. 15, Lei 8036/90) e indenizao do art. 479, CLT. Em assim sendo, requer-se se digne V.Exa. a determinar a integrao das gorjetas do reclamante sua remunerao, para todos os efeitos legais.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

III DAS FRIAS DO PERODO E SUA REMUNERAO

Nunca recebeu tampouco gozou frias o reclamante, pelo que lhe so devidas as frias simples do perodo 2006 (01.12.06 a 30.11.07) acrescidas do tero constitucional e as frias de 2007 na proporo de 2/12 (01.12.07 a 20.01.08), tambm acrescidas do tero constitucional, todas calculadas sobre o salrio mnimo acrescido das gorjetas, de acordo com os arts. 7, inc. XVII, CF/88, arts. 142 e 146 ambos da CLT.

V DO DCIMO TERCEIRO SALRIO DO PERODO Preceituam as Leis 4.090/62 e 4.749/65 que o dcimo terceiro salrio ser pago at o dia 20 de dezembro de cada ano (art. 1), sendo ainda certo que a frao igual ou superior a 15 dias de trabalho ser havida como ms integral para efeitos do clculo do 13 salrio. Assim, tendo o reclamante trabalhado 30 dias do ms de dezembro de 2006, faz jus a 1/12 de dcimo terceiro. Tem direito ainda ao dcimo terceiro salrio integral do ano de 2007 e a 1/12 de dcimo terceiro salrio no ano de 2008, tudo calculado sobre a remunerao j acrescidas das gorjetas.

VI DOS DEPSITOS DO FGTS

Diz o art. 15 da Lei 8.036/90 que todo empregador dever depositar at o dia sete de cada ms na conta vinculada do empregado a importncia correspondente a 8% de sua remunerao devida no ms anterior. O reclamante ao dirigir-se a CEF constatou que no havia quaisquer depsitos efetuados, pelo que dever V.Exa. condenar a reclamada a efetuar os correspondentes pagamentos sobre a remunerao (salrio + gorjetas) do empregado durante todo o contrato de trabalho.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

VI DA INDENIZAO PELA RESCISO DE CONTRATO

O reclamante foi contratado por prazo determinado cujo termo inicial foi 01.12.06 e final deveria ter sido em 01.12.08. No entanto, sem qualquer motivo aparente, o empregador rescindiu de modo antecipado seu contrato de trabalho em 20.01.08, sem o pagamento da indenizao correspondente. De acordo com a Smula 125, TST, quando da resciso antecipada dos contratos a termo, deve-se aplicar o art. 479 na medida em que nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que sem justa causa despedir o empregado ser obrigado a pagar-lhe, a ttulo de indenizao, a metade da remunerao a que teria direito at o termo do contrato. Sendo certo que faltavam os dez dias do ms de janeiro e os meses de fevereiro a novembro de 2004, tem direito o reclamante metade da remunerao at o final do respectivo contrato.

VII DA MULTA DO ART. 477 8 CONSOLIDADO

No prazo estabelecido no art. 477, 6 da CLT, somente o saldo de salrios e gorjetas do perodo trabalhado foram quitados, ficando as demais parcelas de fora do recibo de quitao, pelo que se impe o pagamento de uma multa equivalente a um ms de salrio revertida em favor da reclamante de conformidade com a redao do 8 do art. 477. VIII DOS BENEFICIOS DA JUSTIA GRATUITA

Tendo em vista que o reclamante est desempregado, perfaz os requisitos da gratuidade processual prevista no 3 do art. 790/CLT e art. 2/Lei 1.060/50, uma vez que no pode litigar em juzo sem prejuzo do sustento prprio.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

X DO PEDIDO Diante de todo o exposto, CAETANO requer se digne V.Exa. julgar a presente reclamao totalmente procedente, de modo a condenar a reclamada a integrar remunerao do empregado as gorjetas recebidas, como tambm ao pagamento da indenizao de acordo com o art. 479, CLT, das frias simples do perodo de 2006 e proporcionais (2/12) do perodo de 2007, todas acrescidas do tero constitucional, ao pagamento dos dcimos terceiros salrios atrasados na proporo de 1/12 do ano de 2006, integral de 2007 e 1/12 de 2008, depsitos do FGTS de todo o perodo, todas as parcelas com base na remunerao j acrescida das gorjetas, bem como o pagamento da multa prevista no 8, art. 477, CLT. Requer os benefcios da justia gratuita por ser pobre na forma da leri nos termos do 3 do art. 790, CLT e art. 2/Lei 1.060/50. Requer tambm a notificao da reclamada para, querendo, contestar a presente ao, sob pena de revelia, o pagamento das parcelas incontroversas na primeira audincia sob pena de pag-las acrescidas de multa de 50% sobre seu valor (art. 467 CLT). Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. D-se causa, para efeitos meramente fiscais, o valor de R$ ______. Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

PEAs prticoprofissional Emanuele comeou a trabalhar para a empresa Pedra Branca Comercial Ltda na funo de representante de vendas em 02.03.04. Seu salrio era pago a base de comisses sobre as vendas realizadas numa mdia mensal de R$ 1.200,00. Duas vezes por semana viajava para cidades do interior recebendo de seu empregador dirias para viagens no valor de R$ 700,00 mensais. Nos outros dias da semana executava as vendas na capital. Seu trabalho era externo s dependncias da empresa. No entanto, tanto no incio do expediente quanto no final ia a at a empresa prestar contas das vendas realizadas. Em 30.05.08 foi sumariamente despedida e ao indagar seu empregado sobre suas verbas trabalhistas rescisrias e 4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ___ VARA DO TRABALHO DA CIDADE-ESTADO


RECLAMAO TRABALHISTA Emanuele, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor RECLAMAO TRABALHISTA contra EMPRESA PEDRA BRANCA LTDA, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DOS FATOS

Emanuele comeou a trabalhar para a empresa Pedra Branca Comercial Ltda na funo de representante de vendas em 02.03.04. Seu salrio era pago a base de comisses sobre as vendas realizadas numa mdia mensal de R$ 1.200,00. Duas vezes por semana viajava para cidades do interior recebendo de seu empregador dirias para viagens no valor de R$ 700,00 mensais. Nos outros dias da semana executava as vendas na capital. Seu trabalho era externo s dependncias da empresa. No entanto, tanto no incio do expediente quanto no final ia a at a empresa prestar contas das vendas realizadas. Em 30.05.08 foi sumariamente despedida e ao indagar seu empregado sobre suas verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias este respondeu que ela no tinha vnculo empregatcio porque era vendedora externa, no tinha controle de jornada e que era representante de vendas.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
II DO VNCULO EMPREGATCIO

Dispe o art. 3 da CLT que empregado toda pessoa fsica que prestar servios pessoais a empregador sob a dependncia deste e mediante salrio. No caso em exame, a reclamante preenche todos os requisitos do citado artigo na medida em que vendedora e sua empregadora empresa comercial do ramos de vendas, caracterizando-se a noevetualidade na prestao de servios. A reclamante ainda prestava contas todos os dias com seu empregador tanto no incio quanto no fim da jornada, obedecendo as diretrizes por este imposta, configurando-se, assim, a subordinao. Percebia salrio mensal de R$ 1.200,00 mais dirias para viagem, de modo que ressalta inconteste o vnculo empregatcio.

III DA ANOTAO DA CTPS DO EMPREGADO

O art. 13 da CLT estabelece que a CTPS obrigatria para o exerccio de qualquer emprego ou profisso remunerada de modo que o empregador dever nela anotar o contrato de trabalho do reclamante bem como proceder respectiva baixa nos moldes do art. 29 da consolidao. IV DAS DIRIAS PARA VIAGEM Dispe o 2 do art. 457 da CLT que as dirias para viagem que excederem de 50% o salrio do empregado integrao sua remunerao para todos os efeitos. A reclamante tem salrio mensal de R$ 1.200,00 e dirias para viagem de R$ 700,00 mensais de modo que os R$ 700,00 devero integrar seu salrio em sua totalidade de acordo com a sumula 101, TST, repercutindo nas demais verbas trabalhistas tais como aviso prvio, dcimo terceiro proporcional, frias, FGTS, indenizao e saldo de salrios.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
V DO AVISO PRVIO INDENIZADO

Segundo o 4 do art. 487 da Consolidao das Leis do Trabalho, a resciso, ainda que indireta, d ao empregado o direito ao aviso prvio. Assim, diante do fato de a reclamante em razo da falta grave cometida pela reclamada ter considerado o contrato de trabalho rescindido na data da interposio da presente reclamao, o aviso prvio indenizado dever projetar o contrato de trabalho por mais trinta dias de acordo com a OJ 82, SDI-1 e art. 487, 1, CLT. VII DAS FRIAS DE TODO O PERODO Tem direito o reclamante ao seu perodo incompleto das friasacrescido do tero constitucional de conformidade com o art. 129, 134, CLT e c/c art. 7, inc. XVII, CF/88. O pargrafo nico do art. 146, CLT, prev o direito do empregado ao perodo incompleto de frias na proporo de 1/12 por ms trabalhado ou frao superior a 14 dias. VI 13 SALRIO PROPORCIONAL DE TODO O PERODO

A Lei 4090/62 prev que o pagamento do 13 salrio ser proporcional quando houver resciso sem justa causa dos contratos sem prazo, na proporo de 1/12 por ms trabalhado ou frao igual ou superior a 15 dias.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

VII DOS DEPSITOS DO FGTS E DA INDENIZAO DE 40% Diz o art. 15 da Lei 8036/90 que todo empregador dever depositar at o dia sete de cada ms na conta vinculada do empregado a importncia correspondente a 8% de sua remunerao devida no ms anterior. O reclamante ao dirigir-se a CEF constatou que no havia quaisquer depsitos efetuados, pelo que dever V.Exa. condenar a reclamada a efetuar os correspondentes pagamentos sobre a remunerao do empregado durante todo o contrato de trabalho. Requer ainda o recolhimento do FGTS sobre as horas extras, frias e dcimo terceiro. Como o contrato de trabalho foi rescindido sem justa causa, faz juz a reclamante indenizao compensatria de 40% sobre os depsitos do FGTS de acordo com o inc. I, art. 7, CF/88, art. 10, ADCT e art. 18, pargrafo primeiro da Lei 8036/90, incidindo sobre a totalidade dos depsitos feitos na conta vinculada do trabalhador na poca da comunicao da dispensa (OJ 42, SDI-1). IX SALDO DE SALRIOS

Tendo em vista que os incs. IV e XIII da CF/88 prevem como regra geral o salrio-hora como modo normal de sua aferio, tendo o empregado cumprido sua jornada normal de trabalho, incluindo-se a o repouso semanal remunerado, tem direito adquirido aos salrios dos dez dias trabalhados no ms de fevereiro (art. 5, inc. XXXVI, CF/88).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
X DO PEDIDO

Diante de todo o exposto, EMANUELE requer se digne V.Exa. julgar totalmente procedente a presente reclamao, reconhecendo o vnculo empregatcio, determinado a anotao e baixa na CTPS do empregado, bem como reconhecendo a integrao das dirias ao salrio repercutindo nas demais verbas, condenando ainda o empregador a pagar aviso prvio, saldo de salrios, dcimo terceiro proporcional, frias proporcionais acrescidas do tero constitucional, depsitos de FGTS e 40% sobre tais depsitos. Requer ainda a notificao da empresa reclamada para, querendo, contestar a presente ao sob as penas da lei; o pagamento das parcelas incontroversas na primeira audincia sob pena de pag-las acrescidas de multa de 50% sobre seu valor (art. 467 CLT); pagamento da multa prevista no 8 do art. 477 da CLT. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. D-se causa o valor de R$ ____. Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia, de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA PEAs prticoprofissional

Ana foi admitida na empresa Delta, no dia 1 de julho de 2004, para exercer as funes de assistente administrativo, recebendo um salrio mensal de R$ 1.200,00. Apesar de todo o zelo profissional que Ana emprega ao desenvolver suas funes, a proprietria da empresa Delta, Senhora Maria, em diversas situaes, acusa-a de ser incapaz, chamando-a de burra e incompetente. Tais acusaes so feitas em alta voz e na presena de outros empregados e de clientes da empresa. Inicialmente, Ana, com receio de perder o emprego, desconsiderou as ofensas, mas elas se intensificaram. Ana j no suporta a situao, mas no quer simplesmente pedir demisso e ceder s presses feitas por Maria. Ana gozou frias nos meses de agosto de 2005 e agosto de 2006. Como advogado(a) de Ana defenda seus interesses.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ___ VARA DO TRABALHO DA CIDADE-ESTADO

RECLAMAO TRABALHISTA

ANA, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor RECLAMAO TRABALHISTA contra EMPRESA DELTA, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DOS FATOS

A reclamante foi admitida aos servios da reclamada em 1 de julho de 2004, para exercer as funes de assistente administrativo, recebendo um salrio mensal de R$ 1.200,00. Apesar de todo o zelo profissional que Ana emprega ao desenvolver suas funes, a proprietria da empresa Delta, Senhora Maria, em diversas situaes, acusaa de ser incapaz, chamando-a de burra e incompetente. Tais acusaes so feitas em alta voz e na presena de outros empregados e de clientes da empresa, o que lhe gerava grande constrangimento, ferindo-lhe sua honra subjetiva perante si e terceiros. No mais suportando a humilhao passada, vem em juzo requerer a resciso indireta do contrato de trabalho.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
II DA RESCISO INDIRETA: ASSDIO MORAL

O art. 483, CLT, prescreve que o empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando o empregador ou seus prepostos ferirem a honra e a boa fama do empregado, o que est acontecendo no caso em questo. Tal atitude, segundo abalizada doutrina, configura-se em assdio moral na medida em que acoberta a real inteno do empregador que desestimular a empregada a continuar nos servios, fazendo com que a mesma pea demisso.

Alm do mais, a atitude do empregador gerar a reclamante indenizao por danos morais em conformidade com o art. 5, incs. V e X da Constituio Federal e art. 186 do Cdigo Civil de 2002, o que ser objeto de pedido especfico no item infra, uma vez que tal fato, pblico e notrio, tem causado constrangimento a Ana perante seus colegas de trabalho, deixando-a psicologicamente abalada.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
III DO DANO MORAL

Os arts. 186 e 927 do Cdigo Civil prevem que aquele que por ao ou omisso, negligencia ou imprudncia causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, tem obrigao de reparar. A reparao do dano ainda encontra guarida na prpria Constituio Federal no art. 5, incs. V e X, na medida em que se protege a privacidade, intimidade, honra, boa fama e se indeniza tais mculas ao patrimnio moral do trabalhador. Aps a EC 45, a Justia do Trabalho passou a ser a competente para processar e julgar as aes de indenizao por dano material e moral decorrentes da relao de trabalho, pelo que deve a presente demanda ser processada na justia especializada do trabalho (art. 114, inc. VI, CF/88). Como dita acima, apesar de todo o zelo profissional que Ana emprega ao desenvolver suas funes, a proprietria da empresa Delta, Senhora Maria, em diversas situaes, acusa-a de ser incapaz, chamando-a de burra e incompetente. Tais acusaes so feitas em alta voz e na presena de outros empregados e de clientes da empresa, o que lhe gerava grande constrangimento, ferindo-lhe sua honra subjetiva perante si e terceiros. Diante do constrangimento por que tem passado o reclamante, tem ele direito ao ressarcimento por dano moral em valor a ser arbitrado pelo juzo.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
IV DO AVISO PRVIO INDENIZADO

Segundo o 4 do art. 487 da Consolidao das Leis do Trabalho, a resciso, ainda que indireta, d ao empregado o direito ao aviso prvio. Assim, diante do fato de a reclamante em razo da falta grave cometida pela reclamada ter considerado o contrato de trabalho rescindido na data da interposio da presente reclamao, o aviso prvio indenizado dever projetar o contrato de trabalho por mais trinta dias terminando em 10.02.2007 de acordo com a OJ 82, SDI-1.

V DAS FRIAS
Tem direito o reclamante ao seu perodo incompleto das frias de 2007, cujo termo inicial foi 1 de julho de 2006, acrescido do tero constitucional de conformidade com o art. 129, 134, CLT e c/c art. 7, inc. XVII, CF/88. O pargrafo nico do art. 146, CLT, prev o direito do empregado ao perodo incompleto de frias na proporo de 1/12 por ms trabalhado ou frao superior a 14 dias. Assim, tendo o contrato de trabalho do reclamante terminado em 10.02.2007, j com a projeo do aviso prvio, tem a reclamante direito ao pagamento das frias proporcionais de 7/12 acrescidas do tero constitucional.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
VI 13 SALRIO PROPORCIONAL

A Lei 4090/62 prev que o pagamento do 13 salrio ser proporcional quando houver resciso sem justa causa dos contratos sem prazo, na proporo de 1/12 por ms trabalhado ou frao igual ou superior a 15 dias. Como o contrato acabou em 10.02.2007, tem direito a reclamante apenas a 1/12 de dcimo terceiro. VII DA INDENIZAO SOBRE O FGTS

O art. 7, inc. I, CF/88 prev uma indenizao para o caso da resciso dos contratos sem determinao de prazo. O 1 do art. 18 da Lei 8036/90 prev uma indenizao de 40% sobre os depsitos do FGTS em caso de resciso sem justa causa, o que ocorreu no caso em exame.

VIII SALDO DE SALRIOS

Tendo em vista que os incs. IV e XIII da CF/88 prevem como regra geral o salrio-hora como modo normal de sua aferio, tendo o empregado cumprido sua jornada normal de trabalho, incluindo-se a o repouso semanal remunerado, tem direito adquirido aos salrios dos dez dias trabalhados no ms de fevereiro (art. 5, inc. XXXVI, CF/88).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
IX DO PEDIDO

Diante de todo o exposto, ANA requer se digne V.Exa. julgar totalmente procedente a presente reclamao, reconhecendo a despedida indireta e a indenizao por danos morais em valor a ser arbitrado por V.Exa., condenando ainda o reclamado ao pagamento do aviso prvio indenizado, frias + 1/3, 13 salrio, indenizao de 40% sobre depsitos de FGTS e saldo de salrios. Requer ainda a notificao da empresa reclamada para, querendo, comparecer audincia e contestar a presente ao sob pena de revelia e confisso quanto a matira de fato; o pagamento das parcelas incontroversas na primeira audincia sob pena de pag-las acrescidas de multa de 50% sobre seu valor (art. 467 CLT); pagamento da multa prevista no 8 do art. 477 da CLT. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. D-se causa o valor de R$ ____. Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade de dia . de ms . de ano . ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

para a prestao de servios de processamento de dados na empresa Alfa. Natanael, processador de dados, contratado de Beta, iniciou os servios em 22.06.03, estendendose at 15.10.06 quando seu contrato de trabalho foi rescindido sem justa causa nada recebendo a ttulo de verbas rescisrias e indenizatrias. Durante o perodo, Natanael nunca gozou frias e nem recebeu 13 salrios do perodo, tampouco teve incorporado aos seus salrios as duas horas extras dirias que prestava, apesar de receber religiosamente o pagamento das mesmas. Quando de sua sada, a empresa Beta no pagou nenhuma verba rescisria a Natanael sob a alegativa de que no tinha recursos. Natanael procurou a empresa Alfa, tomadora dos servios, e dela questionou sobre seus direitos. A empresa Alfa mostrou a Natanael o contrato de terceirizao entre as duas empresas em que a empresa Alfa fica isenta de qualquer responsabilidade pelos crditos trabalhistas dos empregados de Beta, documento este registrado em Cartrio. Como advogado de Natanael, faa a pea processual adequada para a defesa de seus direitos, tomando como base o dia 15 de maro de 2007. .

PEAs prticoprofissional Alfa Empreendimentos Ltda. firmou contrato de terceirizao com Beta Servios

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ___ VARA DO TRABALHO DA CIDADE-ESTADO RECLAMAO TRABALHISTA

RITO ORDINARIO

NATANAEL, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor RECLAMAO TRABALHISTA contra BETA SERVIOS, pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado e, subsidiariamente, contra ALFA EMPREENDIMENTOS LTDA, pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DOS FATOS

O reclamante foi admitido aos servios da primeira reclamada, Beta Servios, em 22.06.2006, para a prestao de servios de processamento de dados na empresa estendendo-se seu contrato de trabalho at 15.10.06, quando foi rescindido sem justa causa nada recebendo a ttulo de verbas rescisrias e indenizatrias. Durante o perodo, Natanael nunca gozou frias e nem recebeu 13 salrios, tampouco teve incorporado aos seus salrios as duas horas extras dirias que prestava, apesar de receber religiosamente o pagamento das mesmas. Quando de sua sada, a empresa Beta no pagou nenhuma verba rescisria a Natanael.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
II DA RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA

A smula 331, TST, estabelece claramente que a contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo empregatcio diretamente com o tomador de servios, exceo nos casos de terceirizao de servios especializados ligados atividademeio do tomador, como o caso de servios de processamento de dados prestados pelo reclamante (sum. 331, inc. III, TST). Como o tomador de servios a Alfa Empreendimentos Ltda, o inc. IV da sm. 331, reconhece sua responsabilidade subsidiria, sendo, portanto, legitimado passivo para figurar na presente demanda, no surtindo qualquer efeito sobre os direitos trabalhistas do empregado o fato de haver clusula de excluso de responsabilidade entre Alfa e Beta. III DAS HORAS EXTRAS

Como dito acima, a reclamante prestava duas horas extras diariamente, sem nunca ter havido sua integrao ao salrio bem como reflexo nas demais verbas. O art. 7, inc. XVI, CF/88 estabelece que o trabalho extraordinrio d direito reclamante ao pagamento destas horas com o respectivo adicional, de modo que por sua habitualidade devero integrar salrio do ex-empregado para todos os efeitos legais (smula 376, inc. II), com reflexos nas frias de todo o perodo, dcimos terceiros, salrio de todo o perodo, aviso prvio, FGTS e indenizao de 40% sobre o FGTS.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
IV DO AVISO PRVIO INDENIZADO

Tendo em vista a inexistncia de justa causa para a resciso do contrato de trabalho, surge para a reclamante o direito ao aviso prvio indenizado, prorrogando o trmino do contrato da reclamante para o dia 14.11.06, uma vez que o 1 do art. 487, CLT estabelece que a no concesso de aviso prvio pelo empregador d direito ao pagamento dos salrios do respectivo perodo, integrando-se ao seu tempo de servio para todos os efeitos legais, correspondendo a mais 30 dias de tempo de servio para efeito de dcimo terceiro salrio, frias, FGTS e salrios, com a repercusso das duas horas extras em seu clculo ( 5, art. 487, CLT). V DO SALDO DE SALRIOS

A reclamante trabalhou 15 (quinze) dias do ms a de outubro de 2006, nada recebendo a ttulo de saldo de salrios. De acordo com o art. 4 da CLT, considera-se como tempo de servio o tempo efetivamente trabalhado pelo empregado, integrando-se os dias trabalhados antes de sua dispensa injusta a seu patrimnio jurdico consubstanciando-se direito adquirido de acordo com o inc. IV, art. 7 e inc. XXXVI, art. 5 ambos da CF/88, de modo que faz a reclamante jus ao saldo de salrio de quinze dias do ms de agosto, com reflexo das duas horas extras.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
VII 13 SALRIO DE TODO O PERODO

Preceituam as Leis 4090/62 e 4749/65 que o dcimo terceiro salrio ser pago at o dia 20 de dezembro de cada ano (art. 1), sendo ainda certo que a frao igual ou superior a 15 dias de trabalho ser havida como ms integral para efeitos do clculo do 13 salrio. Assim, tendo seu contrato de trabalho iniciado em 22.06.2003 faz jus remunerao proporcional do dcimo terceiro salrio deste ano na razo de 6/12. Faz jus ainda remunerao integral do dcimo terceiro salrio dos anos 2004 e 2005 e proporcional (10/12) do ano de 2006 uma vez que seu contrato terminou em 14.11.2006 j com a projeo do aviso prvio, tudo acrescido das horas extras prestadas. VIII DOS DEPSITOS DO FGTS E A INDENIZAO SOBRE O FGTS Diz o art. 15 da Lei 8036/90 que todo empregador dever depositar at o dia sete de cada ms na conta vinculada do empregado a importncia correspondente a 8% de sua remunerao devida no ms anterior. Em assim sendo, V. Exa. dever condenar a reclamada a efetuar os depsitos correspondentes ao perodo do aviso prvio indenizado (Sum. 305, TST), sem prejuzo das horas extras habitualmente trabalhadas, devendo ainda a indenizao de 40% prevista no art. 7, inc. I, CF/88, c/c 1 do art. 18 da Lei 8036/90 incidir sobre a totalidade dos depsitos feitos na conta vinculada do trabalhador na poca da comunicao da dispensa (OJ 42, SDI-1).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
IX DA MULTA DO ART. 477, 8 CLT

No prazo estabelecido no art. 477, 6 da CLT nada foi pago ao reclamante, pelo que se impe o pagamento de uma multa equivalente a um ms de salrio revertida em favor da reclamante de conformidade com o 8 do art. 477.

X DOS BENEFICIOS DA JUSTIA GRATUITA

Tendo em vista que o reclamante est desempregado, perfaz os requisitos da gratuidade processual prevista no 3 do art. 790, CLT e art. 2 da Lei 1.060/50, uma vez que no pode litigar em juzo sem prejuzo do sustento prprio.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

Diante de todo o exposto, NATANAEL requer se digne V.Exa. julgar totalmente procedente a presente ao, condenando a empresa BETA SERVIOS e, subsidiariamente, a empresa ALFA EMPREENDIMENTOS LTDA a pagar aviso prvio indenizado, saldo de salrios, dcimo terceiro de todo o perodo, frias dobradas 2003 e 2004, simples 2005 e proporcionais 5/12 2006, todas acrescidas do tero, depsitos do FGTS e 40% a ttulo de indenizao, incorporar as duas horas extras dirias ao seu salrio refletindo nas demais verbas. Os benefcios da justia gratuita, por ser o reclamante pobre na forma da lei. Requer a notificao das reclamadas para, querendo, comparecerem a audincia, sob pena de revelia, e contestarem a presente ao, sob pena de confisso quanto a matria de fato; o pagamento das parcelas incontroversas na primeira audincia sob pena de pag-las acrescidas de multa de 50% sobre seu valor (art. 467 CLT); pagamento da multa prevista no 8 do art. 477 da CLT, guias de levantamento do FGTS e do seguro desemprego, sob pena de indenizao (sm. 389, inc. II/TST). Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. D-se causa, para efeitos meramente fiscais, o valor de R$ ____.

X DO PEDIDO

RESPOS TA

N.T.P.D. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Paulo Maluco empregado da empresa Top Secrets Ltda. onde exerce a funo de operador de telemarketing. Em 04 de janeiro de 2005 registrou sua candidatura e em seguida foi eleito para o cargo de dirigente do sindicato de sua categoria profissional. Ato contnuo, Paulo convocou Assemblia Geral para incitar o sindicato patronal elaborao de Conveno Coletiva. Aps vrias rodadas de negociaes, restaram frustradas as tentativas de composio amigvel. Por falta de convergncia de interesses, restou impossibilitada a instaurao de instncia ante a redao do 2 do art. 114 da CF/88, e o sindicato profissional resolveu deflagrar greve em conformidade com a lei, pelo que as atividades daquela categoria paralisaram em 12 de abril de 2007. Poucos dias depois, indignado com as intransigncias de seu empregador junto ao movimento paredista, Paulo Maluco, utilizandose de seu poder poltico junto ao sindicato e a seus colegas de trabalho, descumpriu ordens expressas de seu empregador, fazendo entrar no ptio da empresa a Kombi do sindicato que comeou a instar os outros empregados atravs de auto-falantes a aderirem greve. Ante as represlias, Paulo adentrou os sanitrios munido de um p-de-cabra e comeou a depredar as instalaes. Terminada a ao, policiais entraram no local e levaram Paulo para a delegacia com a conseqente lavratura do boletim de ocorrncia. Como advogado da empresa, promova judicialmente o qu de necessrio em prol dos seus interesses, tomando como referncia o ms de abril de 2007.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

RESPOS TA EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DE CIDADE ESTADO


DO TRABALHO

INQURITO JUDICIAL PARA APURAO DE FALTA GRAVE

RECLAMANTE: TOP SECRETS LTDA RECLAMADO: PAULO MALUKO TOP SECRETS LTDA, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, CidadeEstado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor INQURITO JUDICIAL PARA APURAO DE FALTA GRAVE contra PAULO MALUKO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito que passa a expor:

I DOS FATOS

O reclamado portador de estabilidade provisria por fora da assuno de cargo de dirigente sindical (art. 8, inc. VIII, CF/88). Aps a deflagrao de greve, o reclamado, no conformado com a intransigncia de seu empregador, desobedecendo expressamente seus superiores hierrquicos, fez entrar no ptio da empresa a Kombi do sindicato e comeou a perturbar a ordem interna da empresa, conclamando os trabalhadores a aderirem ao movimento pardista. Com a retirada da Kombi das dependncias da empresa, o reclamado, totalmente descontrolado, adentrou os sanitrios munido de um p-de-cabra e comeou a depedrar patrimnio da empresa, pelo que a polcia foi acionada, recolhendo o reclamado delegacia onde foi lavrado boletim de ocorrncia.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

II DA NECESSRIA ABERTURA DE INQURITO JUDICIAL

Por fora do inciso VIII do art. 8 da CF/88 e 3 do art. 543/CLT, vedada a dispensa do empregado sindicalizado desde o registro da candidatura a cargo de dirigente sindical at um ano aps o trmino de seu mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. Quando a norma constitucional se referiu demisso por falta grave nos termos da lei, referiu-se aos arts. 482, 494 e 853 da Consolidao, na medida em que disciplinam as faltas graves e o Inqurito Judicial para apurao da respectiva falta, sendo este condio necessria para a validade da demisso de empregado com garantia de emprego, o que torna evidente o cabimento do presente inqurito, uma vez que a despedida do empregado estvel somente se tornar efetiva aps o inqurito em que se verifique a procedncia da acusao, de acordo com a redao do art. 494, CLT, em sua parte final. Referido entendimento est de acordo com as smulas 379 do Tribunal Superior do Trabalho e 197 do Supremo Tribunal Federal:

Smula 197. O empregado com representao sindical s pode ser despedido mediante inqurito em que se apure a falta grave.

Smula 379. Dirigente Sindical. Despedida. Falta grave. Inqurito judicial. Necessidade. O dirigente sindical somente poder ser dispensado por falta grave mediante apurao em inqurito judicial, inteligncia dos artigos 494 e 543, 3, da CLT. E em se tratando de dirigente sindical (art. 8, inc. VIII, CF/88), a falta grave somente poderia ser apurada mediante a forma estabelecida no art. 853 da CLT. Demonstradas as condutas faltosas ensejadoras da ruptura do contrato de emprego de trabalhador estvel, dever este juzo reconhecer a resciso com justa causa com pagamento ao empregado apenas do saldo de salrios e frias vencidas acrescidas do tero constitucional, tudo calculado sobre sua remunerao.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
III DAS FALTAS GRAVES COMETIDAS

Ainda que privilegiado pela garantia provisria, esta no absoluta, de modo que poder ser demitido empregado estvel caso venha a cometer qualquer das faltas graves previstas no art. 482, CLT. No caso em exame, duas foram as faltas cometidas pelo reclamado portador de garantia de emprego: insubordinao e ato de improbidade. A primeira deveu-se pelo fato de ter o reclamado feito entrar a Kombi do sindicato para inflamar os nimos de seus colegas de trabalho a aderirem ao movimento paredista, incorrendo em gritante insubordinao, conforme prevista na letra h do art. 482, CLT, por desrespeito s ordens expressas de seus superiores hierrquicos em sentido contrrio. O ato de improbidade (art. 482, letra a/CLT) consubstanciou-se a partir do momento em que o reclamado, descontrolado, adentrou os sanitrios da empresa e munido de um instrumento contundente comeou a depredar o que na sua frente encontrava, somente cessando o vandalismo com a chegada da polcia que o subjugou fisicamente, encaminhando-o a delegacia mais prxima, onde foi ento feito o boletim de ocorrncia respectivo.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
IV DO PEDIDO

Diante do exposto, TOP SECRETS LTDA requer se digne Vossa Excelncia acolher a presente ao porque cabvel, julgando totalmente procedente o pedido e declarando extinto, por justa causa, o contrato de trabalho, com o pagamento ao requerido apenas do saldo de salrios e das frias vencidas acrescidas do tero constitucional. Requer ainda a notificao do reclamado para os termos do presente inqurito, comparecer a audincia sob pena de revelia e contestar a presente ao, sob pena de confisso, prosseguindo o feito em seus ulteriores termos. Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos. D-se causa o valor de R$ ____

ADVOGADO OAB

Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Alberto foi contratado por uma empresa de prestao de servios de informtica, na funo de tcnico, para trabalhar em favor de um grande banco privado. Depois de dois anos, ao verificar que seu salrio no recebera o mesmo reajuste concedido a um colega admitido na mesma data, procurou um advogado para dar incio a ao na justia do trabalho com o objetivo de cobrar as diferenas salariais resultantes da aplicao do ndice de reajuste concedido ao colega, alm de seus reflexos. Antes mesmo de ingressar em juzo, a inteno de Alberto chegou ao conhecimento do empregador, que o convocou para uma reunio, realizada na presena de outros empregados. Ao ser inquirido acerca de sua inteno de processar a empresa, Alberto confirmou seu propsito e alegou que se sentia preterido e injustiado, j que sempre cumprira suas funes com o mesmo nimo que o colega beneficiado. Aps o encerramento da reunio, Alberto, firme em sua deciso de ingressar com reclamao trabalhista, o que fez logo na semana seguinte, passou a ser alvo de desprezo por parte de seus superiores, que comearam a ignor-lo e a reduzir substancialmente suas atribuies, a ponto de o deixarem sem qualquer atividade durante mais de dois meses. Nesse perodo, comparecia diariamente ao trabalho, ali permanecendo sem executar nenhuma tarefa, o que passou a chamar a ateno de todos. Essa situao permaneceu inalterada por mais um ms, quando Alberto no mais a suportou e procurou seu advogado para que fossem adotadas as medidas legais cabveis.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ___ VARA DO TRABALHO DA CIDADE-ESTADO

RECLAMAO TRABALHISTA COM PEDIDO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS

ALBERTO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor RECLAMAO TRABALHISTA COM PEDIDO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS contra EMPRESA PRESTAO DE SERVIOS, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado e, subsidiariamente, contra BANCO PRIVADO, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DOS FATOS

Alberto foi contratado por uma empresa de prestao de servios de informtica, na funo de tcnico, para trabalhar em favor de um grande banco privado. Em decorrncia de pedido judicial de equiparao salarial, Alberto passou a ser alvo de desprezo por parte de seus superiores, que comearam a ignor-lo e a reduzir substancialmente suas atribuies, a ponto de o deixarem sem qualquer atividade durante mais de dois meses. Nesse perodo, comparecia diariamente ao trabalho, ali permanecendo sem executar nenhuma tarefa, o que passou a chamar a ateno de todos, causando-lhe constrangimentos.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

II DA RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA

RESPOS TA

A smula 331, TST, estabelece claramente que a contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo empregatcio diretamente com o tomador de servios, a exceo nos casos de terceirizao de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, como o caso de servios de informtica prestados pelo reclamante (sum. 331, inc. III, TST). Como o tomador de servios o Banco Privado, o inc. IV da sm. 331 reconhece sua responsabilidade subsidiria, sendo, portanto, legitimado passivo para figurar na presente demanda.

III DA FALTA GRAVE DO EMPREGADOR ASSDIO MORAL

O art. 483 da CLT prescreve que o empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando o empregador no cumprir com as obrigaes do contrato (art. 483, d). Sendo certo que uma das principais obrigaes do contrato por parte do empregador a dao de servios ao empregado, o fato de lhe deixar no emprego sem servios descumprimento contratual. Tal atitude, segundo abalizada doutrina, configura-se em assdio moral na medida em que acoberta a real inteno do empregador que desestimular o empregado a continuar nos servios, fazendo com que o mesmo pea demisso. Alm do mais, a atitude do empregador coincidentemente comeou a acontecer logo aps o ingresso de ao judicial proposta por Alberto contra seu empregador visando equiparao salarial, o que corrobora com a tese do assdio moral. Tal fato, pblico e notrio, tem causado constrangimento a Alberto perante seus colegas de trabalho, deixando-o psicologicamente abalado, incorrendo o empregador noutra falta grave, qual seja, a prevista no art. 483, e da CLT, na medida em que o empregador ao negar-lhe a prestao de servios o est fazendo passar por incompetente perante seus colegas de trabalho maculando de forma indelvel sua honra profissional.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

IV DO DANO MORAL

RESPOS TA

Aps a EC 45, a Justia do Trabalho passou a ser a competente para processar e julgar as aes de indenizao por dano material e moral decorrentes da relao de trabalho, pelo que deve a presente demanda ser processada na justia especializada do trabalho, de acordo com o art. 114, VI da CF/88.

Os arts. 186 e 927 do Cdigo Civil prevem que aquele que por ao ou omisso, negligncia ou imprudncia causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, tem obrigao de reparar. A reparao do dano ainda encontra guarida na prpria Constituio Federal, nos art. 5, incs. V e X, na medida em que se protege a privacidade, intimidade, honra, boa fama e se indeniza tais mculas ao patrimnio moral do trabalhador. Diante do constrangimento por que tem passado o reclamante, tem ele direito ao ressarcimento por dano moral em valor a ser arbitrado pelo juzo.

V DO AVISO PRVIO

De acordo com o art. 487, CLT, nos contratos a prazo indeterminado, a parte que sem justo motivo quiser rescindir o contrato dever pr-avisar a outra com antecedncia mnima de 30 dias (art. 7, inc. XXI, CF/88). Em virtude da no comunicao prvia da resciso contratual, devido pela empresa os salrios correspondentes aos 30 dias do aviso, inclusive na despedida indireta (art. 487, 4, CLT).

VI 13 SALRIO PROPORCIONAL

A Lei 4.090/62 prev que o pagamento do 13 salrio ser proporcional quando houver resciso sem justa causa dos contratos sem prazo, na proporo de 1/12 por ms trabalhado ou frao igual ou superior a 15 dias. 4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
VII DAS FRIAS

Tem direito o reclamante ao seu perodo completo de frias, acrescido do tero constitucional de conformidade com o art. 129, 134, CLT e c/c art. 7, inc. XVII, CF/88. O pargrafo nico do art. 146, CLT, prev o direito do empregado ao perodo incompleto de frias na proporo de 1/12 por ms trabalhado ou frao superior a 14 dias.

VIII DA INDENIZAO SOBRE O FGTS

Diz o art. 15 da Lei 8.036/90 que todo empregador dever depositar at o dia sete de cada ms na conta vinculada do empregado a importncia correspondente a 8% de sua remunerao devida no ms anterior. Em assim sendo, V. Exa. dever condenar a reclamada a efetuar os correspondentes ao perodo do aviso prvio indenizado (Sum. 305, TST), devendo ainda a indenizao de 40% prevista no art. 7, inc. I, CF/88, c/c 1 do art. 18 da Lei 8036/90 incidir sobre a totalidade dos depsitos feitos na conta vinculada do trabalhador na poca da comunicao da dispensa (OJ 42, SDI-1)

IX SALDO DE SALRIOS

De acordo com o art. 4 da CLT, considera-se como tempo de servio o tempo efetivamente trabalhado pelo empregado. Assim, tendo em vista que os incs. IV e XIII da CF/88 prevem como regra geral o salrio-hora como modo normal de sua aferio, tendo o empregado cumprido sua jornada normal de trabalho, incluindo-se a o repouso semanal remunerado, tem direito adquirido aos salrios dos dias trabalhados (art. 5, inc. XXXVI, CF/88).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
X DA MULTA DO ART. 477, 8

No prazo estabelecido no art. 477, 6 da CLT nenhuma parcela foi paga pelo que se impe o pagamento de uma multa equivalente a um ms de salrio revertida em favor da reclamante de conformidade com o 8 do art. 477/CLT.

IX DOS BENEFICIOS DA JUSTIA GRATUITA Tendo em vista que o reclamante est desempregado, perfaz os requisitos da gratuidade processual prevista no 3 do art. 790, CLT e art. 2 da Lei 1.060/50, uma vez que no pode litigar em juzo sem prejuzo do sustento prprio.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

XII DO PEDIDO

RESPOS TA

Diante de todo o exposto, ALBERTO requer se digne V.Exa. julgar totalmente procedente a presente reclamao, reconhecendo a despedida indireta e a indenizao por danos morais, condenando as reclamadas Empresa de Prestao de Servios e subsidiariamente Banco Privado no pagamento de dano morais, condenao no pagamento de aviso prvio, dcimo terceiro, frias, FGTS e 40% sobre os depsitos de FGTS, liberao das guias do FGTS e seguro desemprego, sob pena de indenizao (sm. 389, inc. II, TST). Requer ainda a notificao das empresas reclamadas para, querendo, comparecerem a audincia sob pena de revelia e contestarem, a presente demanda sob pena de confisso quanto a matria de fato; o pagamento das parcelas incontroversas na primeira audincia sob pena de pag-las acrescidas de multa de 50% sobre seu valor (art. 467 CLT); pagamento da multa prevista no 8 do art. 477 da CLT. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. D-se causa o valor de R$ ____. Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Lula Molusco empregado de Siri Cascudo Ltda. exerce a funo operador de mquinas. Em 04 de janeiro de 2008 registrou sua candidatura e em seguida foi eleito para o cargo de dirigente do sindicato de sua categoria profissional. Tempos depois, Lula Molusco convocou Assemblia Geral para incitar o sindicato patronal elaborao de Conveno Coletiva. Aps vrias rodadas, restaram frustradas as tentativas de composio em negociao coletiva. Por falta de convergncia de interesses, ficou impossibilitada a instaurao de instncia ante a redao do 2 do art. 114 da CF/88, tendo o sindicato profissional resolvido fazer piquetes no passeio pblico existente defronte a empresa. Lula era dos mais fervorosos ativistas, conclamando os empregados do estabelecimento a reivindicarem melhores condies de trabalho, para isso utilizando-se de auto-falantes estrategicamente instalados na Kombi do sindicato. Indignado com a atitude de Lula, seu empregador, em 15.05.08, resolveu rescindir o contrato de trabalho por justa causa porque achou que aquela atitude era incompatvel com os regulamentos internos de sua empresa. sabido que Lula Molusco prestava 2 horas extras por dia sem nunca ter recebido o adicional equivalente. Como advogado de Lula, defenda seus direitos.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DE CIDADE ESTADO

RECLAMAO TRABALHISTA COM PEDIDO LIMINAR DE ANTECIPAO DE TUTELA

LULA MOLUSCO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor RECLAMAO TRABALHISTA COM PEDIDO LIMINAR DE ANTECIPAO DE TUTELA contra SIRI CASCUDO LTDA, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados: I DOS FATOS

Em 04 de janeiro de 2004, o reclamante registrou sua candidatura e foi eleito para o cargo de dirigente sindical do sindicato de sua categoria. Aps tentativas frustradas de celebrao de Conveno Coletiva de trabalho, encampou o reclamante juntamente com seu sindicato a realizao de piquetes no passeio pblico em frente a empresa para a qual presta servios, pelo que conclamou seus colegas de trabalho a reivindicarem por melhores condies de trabalho. Em represlia, o empregador resolveu demitir o reclamante porque achou que aquela atitude ia de encontro aos regulamentos internos da empresa. Durante todo o perodo do contrato, o reclamante trabalhou duas horas extras por dia, sem nunca ter recebido o adicional correspondente.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
II DA GARANTIA DE EMPREGO DO RECLAMANTE

Estabelece o art. 8, inc. VIII da Constituio Federal que vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direo ou representao sindical e, quando eleito, ainda que suplente, at um ano aps o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

A garantia de emprego, que no privilgio pessoal, mas do cargo ocupado, conferida ao dirigente sindical para que este possa exercer suas funes sindicais sem sofrer qualquer tipo de represlias por parte de seu empregador, dentre as quais encontra-se a despedida sem justa causa, de modo que dever ser o trabalhador mantido no emprego at um ano aps o trmino do mandato (art. 543, caput e 3, CLT).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

III DA NULIDADE DA DISPENSA NECESSIDADE DE INQURITO

Dada a garantia de emprego constitucionalmente conferida aos dirigentes sindicais (art. 8, inc. VIII, CF/88), sendo sua dispensa somente possvel por justa causa nos termos da lei, deveria o empregador ter procedido instaurao de Inqurito Judicial para Apurao de Falta Grave nos termos do art. 853, CLT.

Referido entendimento est de acordo com as smulas 379 do Tribunal Superior do Trabalho e 197 do Supremo Tribunal Federal:

Smula 197. O empregado com representao sindical s pode ser despedido mediante inqurito em que se apure a falta grave. Smula 379. Dirigente Sindical. Despedida. Falta grave. Inqurito judicial. Necessidade. O dirigente sindical somente poder ser dispensado por falta grave mediante apurao em inqurito judicial, inteligncia dos artigos 494 e 543, 3, da CLT. Alm de no ter sido observada a formalidade legal, no cometeu o reclamante qualquer das faltas previstas no art. 482, CLT, uma vez que a terminantemente vedado s empresas praticarem quaisquer atos anti-sindicais previstos no 6 do art. 543, CLT, sendo assim nula de pleno direito qualquer norma interna em regulamento de empresa que estabelea o contrrio. Sendo nulo todo e qualquer ato tendente a desvirtuar, impedir ou fraudar os preceitos contidos na Consolidao (art. 9, CLT), sem qualquer efeito foi a dispensa do reclamante.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
IV DA ANTECIPAO DE TUTELA

O artigo 273 do CPC, aplicado subsidiarimente CLT por fora do seu art. 769, deu aos julgadores o poder de cautela para antecipar o resultado da sentena de mrito, no todo ou em parte, havendo razes preliminares que formem o convencimento do juiz para tal concesso. Dispe o retrocitado artigo: Art. 273 O juiz poder, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequvoca, se convena da verossimilhana da alegao e: I haja fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao; ou II fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou manifesto propsito protelatrio do ru;

A verossimilhana das alegaes encontra-se no fato de ser o reclamante dirigente sindical e portador de garantia de emprego (estabilidade provisria), a si conferida por norma constitucional. O dano irreparvel (periculum in mora) mostra-se igualmente presente na medida em que o reclamante encontra-se afastado de suas funes sem receber seus salrios que, obviamente, so os garantidores de sua subsistncia e de sua famlia. A concesso de medida liminar encontra guarida na prpria CLT, na medida em que o art. 659, inc. X estabelece que os juizes podero conceder medida liminar, at deciso final do processo, em reclamaes trabalhistas que visem reintegrar no emprego dirigente sindical afastado, suspenso ou dispensado pelo empregador. Em estando presentes os requisitos para a concesso da antecipao de tutela, requer-se sua concesso liminar com base no 3 do art. 461, CPC, para que o reclamante seja reintegrado ao emprego, devendo o empregador pagar todos os salrios e demais ttulos vencidos e a vencer, desde o afastamento at a efetiva reintegrao (art. 495 CLT).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
V DA CONVERSO EM INDENIZAO

Caso V.Exa. entenda desaconselhvel a reintegrao na forma do art. 496, CLT, indenizar o perodo estabilitrio com o pagamento de salrios e demais vantagens do perodo tais como aviso prvio, ferias proporcionais, levantamento de FGTS e multa de 40% sobre os depsitos de FGTS, tudo com reflexo das horas extras trabalhadas e no pagas.

VI - DAS HORAS EXTRAS

Como dito acima, a reclamante prestava duas horas extras diariamente, sem nunca ter havido sua integrao ao salrio bem como reflexo nas demais verbas. O art. 7, inc. XVI, CF/88 estabelece que o trabalho extraordinrio d direito reclamante ao pagamento destas horas com o respectivo adicional, de modo que por sua habitualidade devero integrar salrio do ex-empregado para todos os efeitos legais (smula 376, inc. II), com reflexos nas frias de todo o perodo, dcimos terceiros, salrio de todo o perodo, FGTS.

VII DOS BENEFICIOS DA JUSTIA GRATUITA

Tendo em vista que o reclamante est desempregado, perfaz os requisitos da gratuidade processual prevista no 3 do art. 790, CLT e art. 2 da Lei 1.060/50, uma vez que no pode litigar em juzo sem prejuzo do sustento prprio.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
VI DO PEDIDO

Diante de todo o exposto, LULA MOLUSCO requer se digne V.Exa. conceder liminarmente a antecipao de tutela pretendida a fim de reintegrar o reclamante no emprego, bem como o pagamento dos salrios e demais verbas vencidas e vincendas desde o afastamento at a efetiva reintegrao. No mrito, julgar totalmente procedente da presente reclamao confirmando a liminar anteriormente concedida, condenando a empresa-reclamada a reintegrar em definitivo o reclamante at o final do perodo estabilitrio, com o pagamento dos salrios e seus reflexos no perodo do afastamento. Requer ainda o pagamento, integrao e reflexo das horas extras prestadas e no pagas durante todo o contrato de trabalho, tais como ferias do perodo mais o tero constitucional, dcimos terceiros salrios do perodo, salrios e depsitos de FGTS. Caso V.Exa. entenda desaconselhvel a reintegrao na forma do art. 496, CLT, indenizar o perodo estabilitrio com o pagamento de salrios e demais vantagens do perodo tais como aviso prvio, ferias proporcionais, levantamento de FGTS e multa de 40% sobre os depsitos de FGTS, tudo com reflexo das horas extras trabalhadas e no pagas. Os benefcios da justia gratuita por ser pobre nos termos da lei. Requer ainda a notificao da reclamada para, querendo, comparecer a audincia e contestar a presente ao, sob pena de revelia sob pena de revelia e contestar a presente ao sob pena de confisso quanto a matria de fato, condenando-a ao pagamento das parcelas incontroversas na primeira audincia sob pena de pag-las acrescidas de multa de 50% sobre seu valor (art. 467 CLT). Liberao das guias do seguro desemprego, sob pena de indenizao (sum. 389, inc. II, TST) e FGTS. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. D-se causa, para efeitos meramente fiscais, o valor de R$ _____.

Termos em que, Pede e espera deferimento, Cidade, dia de ms de ano.

ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Determinado empregado foi admitido aos servios de uma empresa em 22.06.00, percebendo mensalmente a quantia de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) a ttulo de salrios. Devido crise econmico-financeira pela qual tem passado a empresa, esta por diversas vezes tentou negociar reduo de salrios com o sindicato da categoria profissional (art. 7, inc. VI, CF/88) mas sem qualquer xito. No tendo alternativa, em 08.10.06 resolveu extinguir o estabelecimento no qual trabalhava o empregado em questo. sabido que a categoria a que pertence o empregado bastante forte, prevendo sua Conveno Coletiva melhores condies tais como o dobro do aviso prvio previsto em lei. Dada a extino do estabelecimento, os empregados, inclusive o da presente questo, com os nimos exaltados e sob orientao do sindicato, recusaram-se a receber as verbas rescisrias e indenizatrias, apesar de regularmente convocados para tanto. sabido que o empregado no gozou seu ltimo perodo completo de frias e que sua data-base no ms de janeiro. Como advogado da empresa, promova a pea processual adequada para a defesa de seus interesses evitando a mora, abordando obrigatoriamente os seguintes pontos: a) verbas trabalhistas; b) liquidao das verbas; c) data da baixa da CTPS. Leve em considerao para a interposio da ao o dia 18.10.2006.3

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DE CIDADE ESTADO


AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO CONSIGNANTE, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Cidade, Estado-UF, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO contra CONSIGNADO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito que passa a expor:

I SINOPSE DOS FATOS

O consignado foi admitido aos servios da consignante em 22.06.2000, percebendo mensalmente a quantia de R$ 1.200,00. Em virtude de grave crise financeira por que tem passado a empresa, por vrias vezes tentou-se junto ao sindicado profissional conveno ou acordo coletivos de Trabalho com a finalidade de se reduzir salrios com base no art. 7, inc. VI, CF/88. No entanto, frustrada a negociao coletiva de trabalho, outra opo no restou a consignante seno a extino do estabelecimento em 08.10.2006, com a cessao dos contratos de trabalho, com a convocao do consignado para receber suas verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias. Ante o no comparecimento do consignado no sindicato para homologao da resciso, a consignante, para evitar a mora e incorrer na penalidade prevista no 8 do art. 477 da CLT, prope o reclamante a presente medida judicial de consignao em pagamento.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
II.1 DO CABIMENTO DA PRESENTE AO

O artigo 890 e seguintes do CPC lei adjetiva utilizada de forma subsidiaria a CLT (art. 769 da CLT), com o intuito de garantir direitos do devedor assegurou que nos casos previstos em lei, poder o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignao da quantia ou da coisa devida.

Tal procedimento j aceito pela Justia do trabalho de forma mansa e pacfica. Como se pode notar, a Ao de Consignao em Pagamento um instrumento processual totalmente aplicvel Justia do Trabalho por fora do art. 769, CLT, vez que no afronta qualquer dispositivo da CLT.

O art. 334 do Cdigo Civil considera pagamento e extingue a obrigao o depsito judicial de coisa devida. No presente caso, caiu-se na hiptese do inc. I do art. 335, CC, na medida em que caber ao de consignao em pagamento quando credor se recusar a receber o pagamento ou dar quitao na forma devida, que, segundo o art. 477, caput, e 1 da CLT, a homologao no sindicato de sua categoria. III DAS PARCELAS CONSIGNADAS

Em decorrncia do contrato firmado em 22.06.00 e notificao da resciso sem justa causa em 08.10.06, no tendo o consignado gozado as ltimas frias adquiridas, levando-se em considerao o aviso prvio indenizado de sessenta dias, as verbas consignadas so as seguintes: a) aviso prvio; b) saldo de salrios; c) 13 proporcional; frias vencidas simples 2005 + tero constitucional; d) frias proporcionais 2006 + tero constitucional; e) indenizao 40% FGTS; f) indenizao adicional.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

III.1 DO AVISO PRVIO INDENIZADO

RESPOS TA

De acordo com o art. 487, CLT, nos contratos a prazo indeterminado, a parte que sem justo motivo quiser rescindir o contrato dever pr avisar a outra com antecedncia mnima de 30 dias (art. 7, inc. XXI, CF/88). Tendo em vista a inexistncia de justa causa para a resciso do contrato de trabalho, surge para a reclamante o direito ao aviso prvio indenizado, prorrogando o trmino do contrato da reclamante para o dia 07.12.06 para todos os efeitos legais de acordo com a parte final do 1 do art. 487, CLT e Sm. 44 do TST, de modo que devido o aviso prvio no caso de extino do estabelecimento; correspondendo a mais 60 dias de tempo de servio para efeito de dcimo terceiro salrio, frias, FGTS e salrios.

Em virtude da no comunicao prvia da resciso contratual, por fora de conveno coletiva de trabalho, devido pela empresa os salrios correspondentes aos 60 dias do aviso com base no salrio do empregado: R$ 2.400,00, bem como a integrao do respectivo perodo a seu tempo de servio de acordo com a OJ 367, SDI-1. Tendo em vista a notificao da demisso em 08.10.06 e a indenizao do aviso prvio, projetando o contrato por mais sessenta dias, a data da baixa da CTPS do consignado dever coincidir com a do ltimo dia do aviso prvio indenizado, ou seja, 07.12.2006 (OJ 82, SDI-1, TST).

III.2 13 SALRIO PROPORCIONAL

A Lei 4090/62 prev que o pagamento do 13 salrio ser proporcional quando houver resciso sem justa causa dos contratos sem prazo, na proporo de 1/12 por ms trabalhado ou frao igual ou superior a 15 dias. Assim, com a projeo do aviso prvio, o contrato de trabalho ter sua resciso efetivamente apenas e to-somente em 07.12.06, tendo o reclamante, portanto, direito a 11/12 de dcimo terceiro R$ 1.100,00.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
III.3 DAS FRIAS

Tendo o contrato de trabalho sido rescindido antes do trmino do perodo concessivo das frias de 2005, tem direito o reclamante ao seu perodo completo acrescido do tero constitucional (R$ 1.200,00 + R$ 400,00), art. 129, 134, CLT e c/c art. 7, inc. XVII, CF/88. O pargrafo nico do art. 146, CLT, prev o direito do empregado ao perodo incompleto de frias na proporo de 1/12 por ms trabalhado ou frao superior a 14 dias. Assim, tendo o perodo de frias de 2006 se iniciado em 22.06.06 sem que se tenha completado em virtude da resciso injusta do contrato de trabalho em 07.12.06, tem direito o reclamante ao pagamento de frias proporcionais na razo de 6/12 acrescidos do tero constitucional (R$ 600,00 + R$ 200,00).

III.4 DA INDENIZAO SOBRE O FGTS

Diz o art. 15 da Lei 8.036/90 que todo empregador dever depositar at o dia sete de cada ms na conta vinculada do empregado a importncia correspondente a 8% de sua remunerao devida no ms anterior. Em assim sendo, requer os depsitos do FGTS relativos ao perodo do aviso prvio indenizado (Sum. 305, TST), devendo ainda a indenizao de 40% prevista no art. 7, inc. I, CF/88, c/c 1 do art. 18 da Lei 8.036/90 incidir sobre a totalidade dos depsitos feitos na conta vinculada do trabalhador na poca da comunicao da dispensa (OJ 42, SDI-1), cujo valor de aproximadamente R$ 3.000,00.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
III.5 DA INDENIZAO ADICIONAL

O art. 9 da Lei 7.238/84 estabelece uma indenizao a ser paga ao empregado que tiver seu contrato de trabalho rescindido sem justa causa nos 30 dias que antecedem sua data-base que o ms de janeiro. Assim, com a projeo do aviso prvio (Sm. 182/TST), tendo o contrato de trabalho terminado em 07.12.06, isto , nos 30 dias que antecedem sua database, dever o reclamante receber a ttulo de indenizao adicional o equivalente a um ms de salrio: R$ 1.200,00.

III.6 SALDO DE SALRIOS

Tendo em vista que os incs. IV e XIII da CF/88 prevem como regra geral o salrio-hora como modo normal de sua aferio, tendo o empregado cumprido sua jornada normal de trabalho por 8 dias (R$ 320,00) incluindo-se a o repouso semanal remunerado, tem direito adquirido aos salrios dos dias trabalhados (art. 5, inc. XXXVI, CF/88).

III.7 DAS GUIASDE LEVANTAMENTO DO SEGURO DESEMPREGO

Vem ainda a consignante apresentar as guias de levantamento do seguro-desemprego e as de levantamento dos depsitos do FGTS.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
IV DO PEDIDO

Diante de todo o exposto, CONSIGNANTE requer o depsito da quantia de R$ 10.220,00 (dez mil duzentos e vinte reais) relativa s parcelas acima descritas a ser efetivada no ato da interposio da presente ao, bem como vem apresentar as guias de seguro-desemprego e de levantamento do FGTS, devendo o consignado ser notificado para que levante os depsitos ou apresente sua resposta at a primeira audincia, sob pena de revelia e confisso.

Requer, finalmente, o julgamento totalmente procedente da presente demanda de modo a dar quitao ao termo de resciso trabalhista em anexo, liberando o empregador de tais parcelas para nada mais reclamar o consignado.

Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos. D-se causa para efeitos fiscais o valor de R$ 10.220,00 (dez mil e duzentos e vinte reais) Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Fbio trabalhava desde agosto de 1997 para a pessoa jurdica Zeta, exercendo a funo de auxiliar administrativo, no cargo de supervisor de contas, nvel 1. Atendendo a interesses da empresa, Fbio foi remanejado para o cargo de encarregado de recebimento de mercadorias, com a mesma remunerao. Nessa funo, Fbio passou a auxiliar na carga e descarga de caminhes dos fornecedores da Zeta. importante ressaltar que o cargo de supervisor de contas possui plano de carreira, para o qual o empregado sobe um nvel a cada 5 anos de tempo de servio na funo, com acrscimo de 50% do valor total da remunerao do cargo anterior, enquanto o cargo de encarregado de recebimento de mercadorias no possui plano de carreira. Em 8 de janeiro de 2006, Fbio foi demitido sem justa causa, recebendo todos os seus direitos trabalhistas, com base na remunerao de encarregado de recebimento de mercadorias, tendo sido o termo de resciso de contrato de trabalho devidamente homologado no respectivo sindicato da categoria. Considerando a situao hipottica apresentada, elabore uma reclamao trabalhista em que Fbio pleiteie seu direito a reenquadramento funcional, informando a legislao aplicvel e os direitos advindos desse reenquadramento (relativos s verbas rescisrias e retroativos). Observaes: No h necessidade de apresentao de clculos nem de especificao de valores. A ao tramitar no rito ordinrio. O valor da causa ser meramente estimativo.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA CIDADE-ESTADO

RECLAMAO TRABALHISTA

FBIO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portadora do RG de n, residente e domiciliada na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, por intermdio de seu advogado abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor a presente RECLAMAO TRABALHISTA contra EMPRESA ZETA, pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DOS FATOS

O reclamante trabalhou desde agosto de 1997 para a pessoa jurdica Zeta, exercendo a funo de auxiliar administrativo, no cargo de supervisor de contas, nvel 1. Atendendo a interesses da empresa, o reclamante foi remanejado para o cargo de encarregado de recebimento de mercadorias, com a mesma remunerao. Nessa funo, o reclamante passou a auxiliar na carga e descarga de caminhes dos fornecedores da Zeta.

Entretanto, importante ressaltar que o cargo de supervisor de contas possui plano de carreira, para o qual o empregado sobe um nvel a cada 5 anos de tempo de servio na funo, com acrscimo de 50% do valor total da remunerao do cargo anterior, enquanto o cargo de encarregado de recebimento de mercadorias no possui plano de carreira. Em 8 de janeiro de 2006, o reclamante foi demitido sem justa causa, recebendo todos os seus direitos trabalhistas, com base na remunerao de encarregado de recebimento de mercadorias.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
II DA ALTERAO CONTRATUAL LESIVA

O art. 468 da Consolidao das Leis do Trabalho claro ao estabelecer que qualquer alterao contratual somente ser vlida com a observncia de dois requisitos: a) anuncia de ambas as partes; b) inexistncia de prejuzos diretos ou indiretos para o empregado, o que consagra o princpio da inalterabilidade contratual lesiva, podendo o empregado se utilizar de seu jus resitentiae a fim de evitar as modificaes contratuais que lhe sejam abusivas.

No caso em exame, o empregado foi inicialmente enquadrado na funo de supervisor de contas, funo que faz parte de quadro organizado de carreira em que as promoes se do por antiguidade na proporo de um nvel para cada cinco anos de servios. Sob a alegativa de que a empresa necessitava de seus servios em outro departamento, o reclamante foi remanejado na funo de encarregado de recebimento de mercadorias que, no obstante ter o mesmo padro salarial, no possui quadro organizado de carreira, no havendo possibilidade de o empregado ascender profissionalmente na empresa, nem por antiguidade tampouco por merecimento, de forma que referida alterao contratual mostra-se lesiva afrontando o art. 468 da Consolidao. Assim, nula foi a alterao contratual de forma que o empregado tem direito ao reenquadramento funcional para a funo de supervisor de contas nvel 1 e, por ter mais de cinco anos de empresa quando de sua dispensa, o direito de ser reenquadrado para o nvel 2, com o aumento de 50% de seu salrio.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

III DA DIFERENA DAS VERBAS TRABALHISTAS

RESPOS TA

Devido ao fato de que o reclamante tem direito ao reenquadramento para o nvel 2 na funo de supervisor de contas, dever ser pago ao reclamante a diferena salarial de 50% a partir de 2002, bem como sua repercusso nas verbas trabalhistas de todo o perodo (frias + 1/3 constitucional, dcimo terceiro salrio, FGTS) devem ser pagas com a diferenas de 50% de aumento, bem como as verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias, tais como aviso prvio, frias proporcionais + 1/3 constitucional e 40% sobre os depsitos do FGTS.

IV DO PEDIDO

Diante de todo o exposto, FBIO requer se digne V.Exa. julgar totalmente procedente a presente reclamao, declarando a nulidade da alterao realizada e reconhecendo o direito do autor ao reenquadramento funcional no cargo de supervisor de contas nvel 1 e, por j ter mais de cinco anos da funo poca de sua dispensa, reenquadramento para o nvel 2 com o pagamento das diferenas salariais (50% a mais no salrio) de todo o perodo, com a repercusso nas verbas de todo o contrato de trabalho: frias + 1/3 constitucional, dcimo terceiro salrio, FGTS, devem ser pagas com a diferenas de 50% de aumento, bem como as verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias, tais como aviso prvio, frias proporcionais + 1/3 constitucional e 40% sobre os depsitos do FGTS.

Requer a notificao da reclamada para responder a presente ao sob pena de revelia e confisso. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. D-se causa para efeitos fiscais o valor de R$ _____.

4/14/12

Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, de dia de ms de ano. ADVOGADO OAB
Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Joviniano empregado da empresa Gama Servios Ltda. foi contratado como avaliador de riscos ambientais pela empresa de Reflorestamento Sempre Verde com salrio de R$ 1.200,00 mensais. Walter empregado da empresa Gama, tambm avaliador de riscos ambientais na dita empresa de reflorestamento, percebia como salrio a quantia de R$ 2.000,00. sabido que os dois empregados cobriam a mesma rea ambiental e enviavam relatrios semanais pare Sempre Verde Ltda. que sempre elogiava o trabalho de ambos pelo que os dois foram inclusive agraciados com diversos prmios de produtividade. Joviniano, no entanto, sentia-se preterido porque ganhava menos que Walter e por isso procurou as empresas Gama e Sempre Verde para reclamar seus direitos, pelo que a primeira disse que no tinha dinheiro e a segunda afirmou que nada tinha a ver com o caso. Gama o despediu sem justa nada lhe pagando a ttulo de verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias. Como advogado do sindicato da categoria de Joviniano, atualmente desempregado, promova a pea cabvel pleiteando o que for necessrio.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ___ VARA DO TRABALHO DA CIDADE-ESTADO

RESPOS TA

RECLAMAO TRABALHISTA JOVINIANO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor RECLAMAO TRABALHISTA contra GAMA SERVIOS, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado e, subsidiariamente, contra SEMPRE VERDE, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DOS FATOS Joviniano empregado da empresa Gama Servios de Ltda foi contratado como avaliador de riscos ambientais pela empresa de Reflorestamento Sempre Verde com salrio de R$ 1.200,00 mensais. Walter empregado da empresa Gama, tambm avaliador de riscos ambientais na dita empresa de reflorestamento, percebia como salrio a quantia de R$ 2.000,00. sabido que os dois empregados cobriam a mesma rea ambiental e enviavam relatrios semanais pare Sempre Verde Ltda que sempre elogiava o trabalho de ambos pelo que os dois foram inclusive agraciados com diversos prmios de produtividade. Joviniano, no entanto, sentia-se preterido porque ganhava menos que Walter e por isso procurou as empresas Gama e Sempre Verde para reclamar seus direitos, pelo que a primeira disse que no tinha dinheiro e a segunda afirmou que nada tinha a ver com o caso. Gama o despediu sem justa nada lhe pagando a ttulo de verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias. Como advogado do sindicato da categoria de joviniano, atualmente desempregado, promova a pea cabvel pleiteando o que de necessrio.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

II DA RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA

RESPOS TA

A smula 331, TST, estabelece claramente que a contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo empregatcio diretamente com o tomador de servios, a exceo nos casos de terceirizao de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, como o caso de servios de informtica prestados pelo reclamante (sum. 331, inc. III, TST). Como o tomador de servios o Banco Privado, o inc. IV reconhece sua responsabilidade subsidiria, sendo, portanto, legitimado passivo para figurar na presente demanda.

III DA EQUIPARAO SALARIAL

O art. 461 e seus 1, 2 e 3 da CLT estabelecem que so requisitos para a equiparao salarial terem equiparando e paradigma o mesmo empregador, exercerem a mesma funo, trabalharem na mesma localidade, terem a mesma perfeio tcnica, inexistncia de quadro organizado de carreira, tempo de servios na funo no superior a dois anos e simultaneidade na prestao de servios. O reclamante preencheu todos os requisitos para a equiparao na medida em que tanto reclamante quanto paradigma prestavam servios para a empresa gama, tinham a mesma perfeio tcnica uma vez que ambos tinham a mesma produtividade uma vez que eram agraciados com prmios, prestavam servios na mesma localidade, j que cobriam a mesma rea ambiental e finalmente, mesma funo na medida em que ambos eram avaliadores de riscos ambientais. No entanto Joviniano tinha salrio de R$ 1.200,00 e o paradigma R$ 2.000,00. O art. 5 da CLT estabelece que a todo trabalho de igual valor corresponde igual salrio de modo que o reclamante ao preencher os requisitos dos arts. 5 e 461 e da CLT tem direito a diferena salarial repercutindo em todas suas verbas trabalhistas durante todo o contrato de trabalho, tais como aviso prvio, saldo de salrios, frias de todo o perodo, dcimo terceiro de todo o perodo, FGTS e 40% sobre os depsitos do FGTS.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

V DO AVISO PRVIO

RESPOS TA

Segundo o art. 487, CLT, nos contratos a prazo indeterminado, a parte que sem justo motivo quiser rescindir o contrato dever pr-avisar a outra com antecedncia mnima de 30 dias (art. 7, inc. XXI, CF/88). Em virtude da no comunicao prvia da resciso contratual, por fora de conveno coletiva de trabalho, devido pela empresa os salrios correspondentes aos 30 dias do aviso, inclusive na despedida indireta (art. 487, 4, CLT). VI 13 SALRIO PROPORCIONAL DO PERODO A Lei 4090/62 prev que o pagamento do 13 salrio ser proporcional quando houver resciso sem justa causa dos contratos sem prazo, na proporo de 1/12 por ms trabalhado ou frao igual ou superior a 15 dias.

VII DAS FRIAS DE TODO O PERODO Tem direito o reclamante ao seu perodo completo acrescido do tero constitucional de conformidade com o art. 129, 134, CLT e c/c art. 7, inc. XVII, CF/88. O pargrafo nico do art. 146, CLT, prev o direito do empregado ao perodo incompleto de frias na proporo de 1/12 por ms trabalhado ou frao superior a 14 dias.

VIII DA INDENIZAO SOBRE O FGTS Diz o art. 15 da Lei 8036/90 que todo empregador dever depositar at o dia sete de cada ms na conta vinculada do empregado a importncia correspondente a 8% de sua remunerao devida no ms anterior. Em assim sendo, V. Exa. dever condenar a reclamada a efetuar os correspondentes ao perodo do aviso prvio indenizado (Sum. 305, TST), devendo ainda a indenizao de 40% prevista no art. 7, inc. I, CF/88, c/c 1 do art. 18 da Lei 8036/90 incidir sobre a totalidade dos depsitos feitos na conta vinculada do trabalhador na poca da comunicao da dispensa (OJ 42, SDI-1) 4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
IX SALDO DE SALRIOS

De acordo com o art. 4 da CLT, considera-se como tempo de servio o tempo efetivamente trabalhado pelo empregado. Assim, tendo em vista que os incs. IV e XIII da CF/88 prevem como regra geral o salrio-hora como modo normal de sua aferio, tendo o empregado cumprido sua jornada normal de trabalho, incluindo-se a o repouso semanal remunerado, tem direito adquirido aos salrios dos dias trabalhados (art. 5, inc. XXXVI, CF/88).

X DA MULTA DO ART. 477, 8 No prazo estabelecido no art. 477, 6 da CLT nenhuma parcela foi paga pelo que se impe o pagamento de uma multa equivalente a um ms de salrio revertida em favor da reclamante de conformidade com o 8 do art. 477.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
XI DO PEDIDO

Diante de todo o exposto, JOVINIANO requer se digne V.Exa. julgar totalmente procedente a presente reclamao, reconhecendo a equiparao salarial condenando as reclamadas Gama e subsidiariamente Sempre Verde no pagamento de aviso prvio, dcimo terceiro do perodo, frias do perodo mais o tero constitucional, depsitos de FGTS e indenizao de 40% sobre FGTS e saldo de salrios tudo com o salrio de R$ 2.000,00. Requer ainda a notificao das empresas reclamadas para, querendo, contestarem a presente ao sob as penas da lei; o pagamento das parcelas incontroversas na primeira audincia sob pena de pag-las acrescidas de multa de 50% sobre seu valor (art. 467 CLT); pagamento da multa prevista no 8 do art. 477 da CLT. Requer, por ltimo, a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios na base de 20% sobre o valor total da condenao.

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. D-se causa o valor de R$ ____. Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Joo, domiciliado em Anpolis-GO, foi contratado pela empresa Delta Servios Ltda., sediada na Cidade de Juazeiro do Norte-CE, para prestar servios na cidade de Palmas-TO na funo de gari com salrio mensal de R$ 500,00. Aps a alegao de cometimento de suposta falta grave, Joo foi dispensado sem justa causa, recebendo suas verbas rescisrias e indenizatrias de conformidade com a lei. Quase dois anos aps a resciso do contrato, a empresa Delta Servios Ltda. surpreendida com reclamao trabalhista oriunda da 1 Vara do Trabalho de Anpolis-GO. J contestada a ao, redija a pea processual competente para evitar a prorrogao de competncia.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA 1 VARA DO TRABALHO DE ANPOLIS GO

EXCEO DE INCOMPETNCIA RELATIVA EXCEPTO: JOO EXCIPIENTE: DELTA SERVIOS LTDA

DELTA SERVIOS LTDA, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, CidadeUF, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor a presente EXCEO DE INCOMPETNCIA RELATIVA em desfavor de JOO, nacionalidade, estado civil, vendedor, portador do RG e CPF de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, CidadeUF, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I SINOPSE DOS FATOS O excepto foi contratado pela empresa Delta Servios Ltda, sediada na Cidade de Juazeiro do Norte-CE, para prestar servios na cidade de Palmas-TO na funo de gari. Joo foi dispensado sem justa causa, recebendo suas verbas rescisrias e indenizatrias de conformidade com a lei. Quase dois anos aps a resciso do contrato, o excepto ingressa com reclamao trabalhista elegendo como competente a 1 Vara do Trabalho de Anpolis. Em flagrante ofensa ao caput do art. 651, CLT, vem a excipiente propor a presente Exceo de Incompetncia.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

II DO DIREITO

RESPOS TA

Nos termos do art. 651, caput, da CLT, a vara competente para processar e julgar reclamao trabalhista a da localidade da prestao de servios do empregado, ainda que o mesmo tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro. Assim, o local da execuo dos servios foi Palmas-TO pelo que a Reclamao Trabalhista l deveria ter sido interposta. No entanto, o reclamante, pelo simples fato de ser o local de seu domiclio, ajuizou a reclamao na Cidade de Anpolis-GO, sem qualquer respaldo legal, pois o simples fato de l ter fixado morada no tem o condo de prorrogar a competncia. Ante a existncia de Vara do Trabalho na Cidade de Palmas-TO, local da efetiva prestao de servios, tornou-se esta a competente para processar e julgar a reclamao trabalhista e demais aes com ela conexas.

III DO PEDIDO

Diante do exposto, com fundamento no caput do art. 651 da CLT, DELTA SERVIOS LTDA requer seja a presente exceo recebida e processada nos devidos termos e no final julgada procedente, declinando Vossa Excelncia da competncia para processar e julgar a presente Reclamao Trabalhista, remetendo-a a uma das Varas do Trabalho da Cidade de Palmas-TO. Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano.

ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Em 02.01.2005, Jos da Silva Sauro de passagem por Belo Horizonte Minas Gerais foi ali contratado pela empresa de teatro Tragdia Grega, sediada em Mossor-RN, para prestar servios em Porto Alegre Rio Grande do Sul, seguindo em turn pelo centrooeste e nordeste. No sendo mais seus servios necessrios, a empresa dispensou Jos em 04.04.2006, quando este trabalhava em Fortaleza Cear. Atualmente, o reclamante mantm suas atividades em Parnaba-PI onde pretende ficar por pelo menos dois anos dada suas atividades terem se tornado populares no meio, local escolhido para a propositura da reclamao trabalhista. Como advogado da empresa, promova a pea processual adequada aos interesses jurisdicionais da empresa.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ___ VARA DO TRABALHO DE PARNABA PI

EXCEO DE INCOMPETNCIA RELATIVA EXCEPTO: JOS DA SILVA SAURO EXCIPIENTE: TRAGDIA GREGA LTDA

TRAGDIA GREGA LTDA, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, EstadoUF, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor a presente EXCEO DE INCOMPETNCIA RELATIVA em desfavor de JOS DA SILVA SAURO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Mossor-RN, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I SINOPSE DOS FATOS

Em 02.01.2004, Jos da Silva Sauro de passagem por Belo Horizonte Minas Gerais foi ali contratado pela empresa de teatro Tragdia Grega, para prestar servios em Porto Alegre Rio Grande do Sul, seguindo em turn pelo centro-oeste e nordeste. No sendo mais seus servios necessrios, a empresa dispensou o excepto em 04.04.2006, quando este trabalhava em Fortaleza Cear. Atualmente, o excepto mantm suas atividades em Fortaleza-Ce onde pretende ficar por pelo menos dois anos dada suas atividades terem se tornado populares no meio.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

II DO DIREITO

RESPOS TA

Nos termos do art. 651, 3, da CLT, em se tratando de empregador que promova atividades fora do lugar do contrato de trabalho, assegurado ao empregado apresentar reclamao trabalhista no foro da celebrao do contrato ou no da prestao dos respectivos servios. Desse modo, deveria o excepto ter escolhido entre a Cidade de Belo Horizonte lugar da contratao ou ainda a Cidade de Fortaleza ltimo lugar de prestao de servios. No entanto, o empregado ajuizou reclamao na Cidade de Parnaba-PI, sem qualquer respaldo legal, pois o simples fato de estar a residindo no tem o condo de prorrogar a competncia, de modo que tanto uma das Varas da Cidade de Fortaleza-CE ou qualquer uma de Belo Horizonte-MG so as competentes para processarem e julgarem a demanda.

III DO PEDIDO

Diante do exposto, com fundamento no 3 do art. 651 da CLT, TRAGDIA GREGA LTDA requer seja a presente exceo recebida, processada nos devidos termos e no final julgada procedente, declinando Vossa Excelncia da competncia para processar e julgar a presente Reclamao Trabalhista, remetendo-a a uma das Varas do Trabalho da Cidade de Fortaleza, Estado do Cear ou Belo Horizonte, Minas Gerais. Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano.

ADVOGADO OAB3

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Albino, engenheiro mecnico, ingressou com reclamao trabalhista contra Cervejarias Pitbull S.A. pleiteando pagamento de suas verbas rescisrias que ainda no foram quitadas. A reclamao foi distribuda a Juiz de Vara que, por coincidncia, pai da atual namorada do reclamante. Como advogado(a), elabore a medida processual cabvel para a defesa dos interesses da reclamada.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DE CIDADE ESTADO

EXCEO DE SUSPEIO

CERVEJARIA PITBULL S.A., inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, por intermdio de seus patronos abaixo assinado, vem perante V.Exa. propor a presente EXCEO DE SUSPEIO em desfavor de ALBINO, nacionalidade, estado civil, engenheiro mecnico, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-UF, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DOS FATOS

O excepto interps reclamao trabalhista contra reclamada pleiteando o pagamento de suas verbas rescisrias. No entanto, a reclamao foi distribuda a V.Exa. que manteve com o reclamante lao de amizade em decorrncia de namoro entre este e sua filha. Em conseqncia, alternativa no resta reclamada seno a argio da presente exceo de suspeio.

II DO DIREITO

Embora seja Vossa Excelncia, eminente magistrado, pessoa de reconhecida integridade e atuao profissional ilibada, o excipiente sente-se no dever de argir a presente exceo, por temer pela necessria imparcialidade do julgado, como decorrncia do lao de amizade existente.

A teor do que dispem os arts. 799 e 801 letra b, ambos da CLT, reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz quando amigo ntimo de qualquer das partes, de modo que este Juzo dever acolher a presente para se julgar suspeito, remetendo os autos outra Vara para que enfim seja processada e julgada.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
III DO PEDIDO

Diante do exposto, com fundamento nos arts. 799 e 801 letra b, ambos da CLT, CERVEJARIA PITBULL S.A. requer seja a presente exceo recebida, processada nos devidos termos e no final julgada procedente, declarando-se Vossa Excelncia suspeito com a remessa dos autos a outra Vara do Trabalho. Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Ivanho foi contratado pela fbrica de cotonetes Ureiasseca Ltda., sediada na Cidade de Poos de Caldas-MG. Ivanho, vendedor, representava referida empresa em todo o Estado de Minas Gerais, tendo por base comercial a agncia situada no Municpio de Confins-MG, local em que prestava contas e se munia de todo o material propagandstico necessrio para a realizao de suas atividades. Sabe-se que Ivanho foi demitido por justa causa e que se recusou a receber suas verbas trabalhistas rescisrias, voltando descontente para Varginha, sua cidade natal distante a apenas alguns quilmetros de Confins. A fim de evitar a mora, a empresa ingressou com Ao de Consignao em Pagamento na 2 Vara do Trabalho de Poos de Caldas. Como advogado de Ivanho redija a pea adequada a defesa de seus interesses territoriais.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

LUIZ GONZAGA, ex-empregado da empresa de eventos artsticos LTDA., situada na cidade denominada SO JOO/PE, ingressou com Reclamatria Trabalhista na nica Vara do Trabalho desta mesma cidade, em data de 26/08/2005, tendo sido a empresa citada em 02/09/2005 para comparecer audincia nica do dia 09/09/2005. Optou o autor pelo rito sumarssimo, na forma do art. 852-A da CLT. Declina a percepo de salrio mensal de R$ 700,00 e o exerccio da funo de segurana. Em sua exordial, Luiz declara tambm que o contrato de trabalho teve incio em 24/08/2000, de forma clandestina, embora a sua CTPS s tenha sido assinada no dia 26/08/2000, constando este mesmo dia como data de admisso, quando lhe foi dada a explicao no sentido de que a empresa possua 48 horas para anot-la. Mesmo assim, Luiz postula a retificao da CTPS e o pagamento das diferenas sobre 13. salrio, frias + 1/3 e FGTS + 40%. A pea de ingresso confessa que a cessao do contrato de trabalho deu-se em 24/08/2003, a pedido do exempregado, entretanto, apenas a Conveno Coletiva da categoria atualmente em vigor (vigncia de 01/05/05 a 01/05/06) dispe que sero considerados vlidos exclusivamente os pedidos de demisso cujas rescises contratuais forem homologadas no sindicato de classe da respectiva categoria profissional, o que de fato no ocorreu poca. Em funo disso, Luiz postula todas as verbas rescisrias correlatas dispensa sem justa causa que no lhe foram pagas (inclusive aviso prvio indenizado com integrao ao tempo de servio), haja vista que apenas uma parte delas foi adimplida ante a formalizao da dispensa como pedido de demisso. Vindica, tambm, o pagamento dos adicionais de insalubridade, no percentual de 40% e o de periculosidade, no percentual de 30%, sob a alegao de que recolhia o lixo do escritrio da empresa (fundamento do adicional de insalubridade) e que dirigia sua moto particular para fazer entregas, expondo sua vida a riscos (fundamento do adicional de periculosidade).
continua na prxima pgina

PERGU NTA NORDESTE BRASIL

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Pelo exerccio eventual de tais atividades, postula, ainda, o pagamento de um acmulo de funes, no valor extra de um salrio de servente e mais um outro salrio de motorista, ambos fixados de acordo com as convenes coletivas dessas duas categorias especficas. Pretende, ainda, diferena salarial com relao ao paradigma indicado, Sr. Patativa do Assar, que exercia funo idntica sua, qualitativa e quantitativamente, numa filial da reclamada, localizada na cidade vizinha, pertencente mesma regio metropolitana, denominada SO PEDRO/PE. A empresa lhe pagava R$ 100,00 por ms a ttulo de aluguel da moto, consoante contrato de aluguel firmado entre as partes, sendo que Luiz postula a integrao desse numerrio na sua remunerao mensal, a ttulo de salrio pago por fora, pois esta parcela no constava em contracheque, assim como das dirias percebidas, em mdia de 2 (duas) por ms, no valor de R$ 100,00 por viagem realizada, e tambm a integrao do valor da previdncia privada paga pela empresa em favor do mesmo, no montante fixo de R$ 100,00 por ms. Postula, ainda, diferena salarial para a funo de vigilante, cujo salrio em norma coletiva prpria superior ao seu (R$ 900,00). Ao final, requer o pagamento de honorrios advocatcios no percentual de 20%, julgando-os devidos pela r em face da assistncia de advogado particular que teve de contratar, com fundamento no art. 133 da Constituio Federal, sendo certo que no indica no seu rol postulatrio o valor especfico deste pedido, embora todas as demais postulaes tenham sido expostas de forma lqida, alcanando estas o somatrio do valor total e exato de R$ 11.000,00, sendo tambm este o valor atribudo causa. Na condio de advogado constitudo da empresa NORDESTE BRASIL LTDA., elabore a resposta adequada, contestando TODOS os aspectos suscitados em linhas transatas (negar a procedncia de todos os pedidos de forma fundamentada), respeitando o Princpio da Eventualidade e a mxima cautela processual exigvel de um bom advogado.

Fim

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Ariosvaldo recebia mensalmente a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a ttulo de salrio. Sua dispensa foi motivada pelo dano causado ao empregador dolosamente ao dirigir carro da empresa sem habilitao e em estado de embriaguez, causando-lhe um prejuzo de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), tudo devidamente apurado em sindicncia interna em que foi constatado o dolo do empregado e o prejuzo. Devidamente convocado para receber suas verbas rescisrias, Ariosvaldo no se conformou com o desconto da quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais) de suas verbas rescisrias por fora da compensao prevista no 5 do art. 477, CLT e ingressou com reclamao trabalhista alegando dispensa sem justa causa, seus consectrios legais e a devoluo dos valores cobrados num total de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Na contestao, o empregador alegou o cometimento de falta grave e a compensao at o pretenso crdito do reclamante. Ainda em audincia defenda os interesses do empregador no sentido de reaver o restante dos prejuzos sofridos.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DE CIDADE ESTADO RECONVENO RECONVINTE: EMPRESA RECONVINDO: ARIOSVALDO

EMPRESA, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. apresentar RECONVENO, com fulcro no art. 315 do CPC aplicado subsidiariamente co processo do trabalho conforme art. 769 da CLT, reclamao trabalhista contra si proposta por ARIOSVALDO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DOS FATOS

Reconvinte e reconvindo mantiveram ente si contrato de emprego que foi rescindido por justa causa em decorrncia de dano material causado pelo empregado a veculo da empresa. Em virtude de ter agido com dolo, incorreu o reconvindo na hiptese prevista na letra a do art. 482 da CLT, tipificada como ato de improbidade ensejador da ruptura do pacto laboral sem nus para o empregador, pelo que foi descontada de suas verbas rescisrias a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a ttulo de compensao. Inconformado, o reconvindo ingressou com reclamao trabalhista requerendo o reconhecimento da dispensa sem justa causa e seus consectrios legais. O reconvinte, ao contestar a ao, alegou compensao da quantia de R$ 20.000,00 de eventual condenao a que venha sofrer. No entanto, o crdito do reclamado ultrapassa em R$ 8.000,00 (oito mil reais) o eventual crdito do reconvinte pelo que se utiliza da presente reconveno para ressarcimento dos danos sofridos.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
II DO CABIMENTO DA RECONVENO

O art. 315 do Cdigo de Processo Civil, aplicado ao processo do trabalho por fora do art. 769, CLT, reza que o ru pode reconvir ao autor no mesmo processo toda vez que a reconveno seja conexa com a ao principal ou com o fundamento da defesa. Tendo em vista que a reclamao trabalhista fala sobre a inexistncia de justa causa e a defesa sobre a existncia da mesma com fundamento em dano causado pelo empregado ao empregador, cabvel a presente medida a fim de o reconvinte se ver ressarcido dos prejuzos sofridos.

III DO DANO E SUA REPARAO

Estabelece o art. 186 do Cdigo Civil que aquele que por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia causar dano a outrem comete ato ilcito, devendo reparar o dano causado at o limite do efetivo prejuzo, art. XXXX do CPC, ambos aplicados subsidiariamente ao direito do trabalho por fora do pargrafo nico do art. 8 da CLT. Ora, o reconvindo, ex-empregado, apoderou-se do carro da empresa embriagado e, sem qualquer autorizao, o conduziu pelas ruas da cidade vindo a abalroar o mesmo causando prejuzos de ordem material ao empregador de acordo com as provas que acompanham estes autos. Sua conduta dolosa resultou grave prejuzo ao autor estando presente, portanto, o nexo de causalidade ensejador de sua responsabilidade.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

O 1 do art. 462 da CLT dispe expressamente que o empregador poder efetuar descontos no salrio do empregado desde que este tenha lhe causado prejuzo agindo com dolo, o que de fato ocorreu no caso em exame, pois o reconvindo se apoderou de veculo da empresa sem qualquer autorizao e habilitao, encontrando-se ainda em estado de embriaguez, destruindo-o e causando ao reconvinte um prejuzo de R$ 30.000,00 dos quais R$ 2.000,00 j foram devidamente compensados quando do pagamento das verbas rescisrias do empregado de que trata o 5 do art. 477 da CLT.

RESPOS TA

Tendo em vista que o valor da resciso foi bem aqum do valor do prejuzo material causado pelo empregado, alternativa restou seno o manejo da presente reconveno, com fulcro no art. 315 do CPC, aplicado subsidiariamente ao Processo do Trabalho por fora do art. 769 da CLT, para cobrar judicialmente e condenar o reconvinte no pagamento do valor remanescente do dano causado pelo empregado na quantia R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais).

III DO PEDIDO

Diante de todo o exposto, EMPRESA requer se digne V.Exa. julgar totalmente procedente a presente Reconveno para condenar o empregado ao pagamento dos danos materiais por ele causados, subtrada a importncia j descontada quando da resciso do contrato de trabalho ( 5, art. 477, CLT). A notificao do reconvindo para, no prazo, legal contestar a presente. Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

D-a causa o valor de R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais). Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano.

4/14/12

ADVOGADO OAB
Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Jos Bonifcio foi contratado pela empresa FIAT LUX Ltda., no dia 21.01.1990, como vendedor. Em sua CTPS constava sua condio de externo. Em 31.12.2002, aposentou-se por tempo de servio, mas continuou a trabalhar para a Reclamada, nas mesmas condies. Em 04.02.03, registrou-se candidato e ato contnuo foi eleito dirigente sindical de sua categoria, permanecendo no cargo at a extino de seu mandato em 05.03.05, perodo em que foi o cabea da deflagrao de vrias greves do sindicato de sua categoria profissional, chegando, inclusive, por vezes, a enfrentar seu empregador em negociaes coletivas acalouradas. Em 06.06.06 registrou-se novamente para o cargo de dirigente sindical. No entanto, o sindicato de sua categoria no informou ao empregador acerca do respectivo registro. No dia 11.06.06, ainda sem qualquer comunicao sobre o registro, foi dispensado por justa causa por ter cometido ato de improbidade (batimento de carto de ponto de outro empregado), causando prejuzos ao empregador, fato devidamente comprovado mediante sindicncia interna. Sabe-se que dias antes de sua dispensa, o empregador havia adiantado um ms de salrio ao empregado, o qual no foi pago quando de sua sada da empresa. No conformado com a atitude da empresa, ingressou com Reclamao Trabalhista requerendo sua reintegrao no emprego, bem como a nulidade de sua dispensa posto que, alegadamente estvel, somente poderia ser dispensado caso cometesse falta grave devidamente apurada atravs de inqurito judicial. Requereu ainda o pagamento das horas extraordinrias por trabalhar alm da oitava hora diria. Como pedido alternativo, requereu o pagamento da indenizao relativa ao perodo estabilitrio bem como todas as parcelas devidas pela resciso sem justa causa. Como advogado da empresa, defenda seus direitos em pea processual adequada, inclusive quanto ao valor adiantado.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA CIDADE ESTADO CONTESTAO

FIAT LUX, pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n., com endereo na Rua, n, Bairro, CidadeEstado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. apresentar CONTESTAO a Reclamao Trabalhista contra si proposta por JOS BONIFCIO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, CidadeEstado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I DA INEXISTNCIA DE ESTABILIDADE

Apesar de o art. 8, inc. VIII CF/88 prever a garantia de emprego para o trabalhador dirigente sindical desde o registro de sua candidatura at um ano aps o trmino do mandato, continua ainda sendo aplicvel o 5 do art. 543, CLT, na medida em que prescreve a necessidade de comunicao do registro da candidatura pelo sindicato profissional ao empregador no prazo de 24 horas, a fim de se consumar a estabilidade provisria. Sem tal comunicao, no h que se falar em garantia de emprego do reclamante, smula 369, I, prescindindo a apurao mediante inqurito judicial (art. 853,CLT).

Assim, no h verossimilhana das alegaes para a concesso de medida liminar de reintegrao, tampouco h irreversibilidade do dano (art. 273, CPC), j que no havendo garantia de emprego, a resciso do contrato de trabalho do empregado direito potestativo do empregador (art. 7, inc. I,. CF/88 c/c art. 482, CLT). No havendo estabilidade no h que se falar em qualquer procedncia do pedido do reintegrao muito menos na converso deste pedido em indenizao do perodo estabilitrio, pela regra de que o acessrio segue a sorte do principal.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

II DA JUSTA CAUSA

RESPOS TA

No obstante a alegao do reclamante de dispensa sem justa causa, o empregado cometeu falta grave capitulada na letra a do art. 482 da CLT conhecida como ato de improbidade, em virtude de ter causado dano ao empregador ao bater ponto de outros empregados.

Assim, empregado que causa dano dolosamente ao empregador, devidamente apurado em sindicncia interna, comete falta grave e deve receber a punio mxima que a resciso do contrato de trabalho com justa causa, sem nus para o empregador. III DA INEXISTNCIA DE HORAS EXTRAS O reclamante nunca prestou horas extraordinrias at porque nunca teve controle de jornada uma vez que era vendedor externo e de acordo com o inc. I do art. 62 da CLT esto excludos do controle de jornada os trabalhadores externos desde que a prestao de servio seja incompatvel com a fixao de horrios e tal fato esteja registrado tanto na CTPS como no livro de registro de empregados. V DA COMPENSAO

O art. 767, CLT, prescreve que a compensao somente poder ser alegada como matria de defesa. Por se tratar de adiantamento de salrio do empregado, crdito decorrente da relao de emprego, cabvel a presente compensao (Sum. 18, TST) caso V.Exa. entenda ser devida qualquer verba ao reclamante de modo a se evitar o enriquecimento sem causa de que trata o art. 884 do Cdigo Civil. VI DAS VERBAS RESCISRIAS E INDENIZATRIAS

Diante da existncia de justa causa, no h que se falar em deferimento de qualquer verba trabalhista rescisria e/ou indenizatria, sendo devidos apenas frias vencidas (art. 146, caput, CLT), se houver, e saldo de salrios (art. 5, inc. XXXVI, CF/88).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
VII CONCLUSO

Diante de todo o exposto, FIAT LUX requer se digne V.Exa. acolher a presente contestao em todos os seus termos. No mrito, julgar totalmente improcedente a presente reclamao para reconhecer a inexistncia de estabilidade e, consequentemente, qualquer direito reintegrao, reconhecimento da existncia de falta grave do empregado e a extino do contrato de trabalho por justa causa. Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Defuntina Covas prestou servios para a empresa Funerria Moribunda Ltda. desde 12 de fevereiro de 1997, quando foi sumariamente despedida em 22 de junho de 2009. Durante todo o contrato, trabalhou no perodo noturno das 22h s 5h, prorrogando at s 7h da manh, sem nunca ter recebido qualquer adicional, na funo de supervisora de tanatopraxia (conservador e maquiador de cadveres), e por esta funo recebia mensalmente uma gratificao, que acabou sendo suprimida em 08 de agosto de 2008. De acordo com seu empregador, sua dispensa foi motivada pelo cometimento de suposta falta grave, desdia no desempenho de suas funes, uma vez que os parentes de um dos defuntos reclamaram que a tanatopraxia estava muito malfeita, o que acabou causando prejuzos ao empregador. No entanto, a empregada alegou que os produtos comprados pela empresa para o servio j estavam com o prazo de validade vencido, o que foi devidamente comunicado por Defuntina Covas a seu empregador. Trs meses aps sua demisso, a empregada descobriu que poca de sua dispensa j estava grvida e procurou voc, que, na qualidade de advogado do sindicato da categoria dos tanatopraxistas, dever propor a pea processual adequada para a defesa dos interesses de sua cliente.

4/14/12

Fim

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Paolo Bald, conhecido maquiador, foi contratado para prestar servios em salo de beleza em que atendia clientes da alta sociedade da cidade em que morava. Em janeiro de 2008, foi constatado que era soropositivo, molstia grave e incurvel sem relao com o trabalho, sendo afastado de suas funes para a percepo de benefcio previdencirio. Seu empregador foi notificado pelo INSS sobre o motivo de seu afastamento logo aps seu retorno ao trabalho. Em janeiro de 2009, efetivamente retornou aos servios, mas foi logo comunicado por seu empregador que no mais seria necessrio empresa, que o dispensou justamente por causa da doena que originou seu afastamento, recebendo a s verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias a que tinha direito. Insatisfeito com a atitude de seu empregador procura voc, que, na qualidade de advogado do sindicato da categoria dos maquiadores, dever propor a pea processual adequada para a defesa dos interesses de seu cliente.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

Sigmund prestou concurso pblico para a empresa pblica Kapa Econmica Federal em 15. 07.00 para a funo de caixa. Assumindo o emprego pblico em 20.08.00 com jornada de trabalho de 6 horas dirias e 30 horas semanais. Aps 4 anos de efetivos servios assumiu a funo de gerente, recebendo adicional em razo disso, com jornada de trabalho de 8 horas/dia e quarenta semanais. Em decorrncia de desentendimentos com a direo da empresa, foi demitido sem justa causa e que suas verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias foram quitadas no sindicato de sua categoria, inclusive com horas extras zeradas, sem qualquer ressalva. Sabe-se que Sigmund tem 18 anos incompletos e utiliza-se do jus postulandi e que, inconformado, ingressou com reclamao trabalhista pleiteado sua reintegrao ao empregado em decorrncia da estabilidade prevista no art. 41, CF/88, alegando, inclusive, nulidade de sua dispensa por falta de motivao do ato jurdico. No ensejo, pleiteou igualmente o pagamento da stima e oitava horas como extraordinrias. Como advogado da empresa elabore sua defesa.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA CIDADE ESTADO

CONTESTAO

KAPA ECONMICA FEDERAL, pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n., com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. apresentar CONTESTAO a Reclamao Trabalhista contra si proposta por SIGMUND, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, CidadeEstado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

DA FALTA DE INTERESSE DE AGIR

Falta interesse de agir do reclamante uma vez que deu quitao s horas extras com valor zerado no sindicato de sua categoria profissional sem qualquer ressalva. O 2 do art. 477, CLT, esclarece que o recibo de quitao tem eficcia liberatria em relao as parcelas e valores constantes do recibo. Assim, ao constar do recibo as horas extras, deveria ter o empregado feito ressalva no verso do recibo a fim de resguardar seu direito de pleitear as mesmas em eventual reclamatria trabalhista, nos exatos termos do caput da sumula 330, TST. Diante do exposto, ante a falta de qualquer violao a direito do reclamante, no tem ele qualquer interesse de agir em relao s horas extras supostamente no pagas, pelo que o presente pedido deve ser extinto sem soluo de mrito, nos termos do art. 267, inc. IV, CPC.

DA INCAPACIDADE PROCESSUAL

O art. 793, CLT, estabelece que a reclamao trabalhista de menor de 18 anos feita por seus representantes. Como o reclamante tem dezoito anos incompletos, deve ele ser assistido para a prtica de qualquer ato processual, sob pena de extino do feito sem soluo de mrito nos termos do inc. IV, art. 267, CPC.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

DA NULIDADE CONTRATUAL

RESPOS TA

Em 15.07.00 prestou o reclamante concurso pblico para a funo de caixa de instituio financeira (empresa publica), assumindo seu emprego pblico em 20.08.00, quando ento era menor de 14 anos de idade. No entanto, o inc. V, ao art. 5 da Lei 8112/90 preceitua que a idade mnima para prestar concurso pblico 18 anos de idade. Assim, como o art. 104, CC, exige para a validade do negocio jurdico a capacidade do agente, no foi o negocio jurdico vlido, pelo que inexiste qualquer vnculo empregatcio

DA INEXISTENCIA DO DIREITO A REINTEGRAAO VALIDADE DA DISPENSA

A deciso de primeiro grau contrariou entendimento dominante do TST no sentido de que os empregados pblicos de sociedades de economia mista e empresas pblicas podem ser arbitrariamente despedidos, sem que para isso, haja necessidade de motivao do ato, consagrada atravs da Orientao Jurisprudencial n 247 SDI-1:

Orientao jurisprudencial 247 SDI: Servidor Pblico. Celetista concursado. Despedida imotivada. Empresa pblica ou sociedade de economia mista. Possibilidade. Tal entendimento s veio a confirmar o que diz o art. 173, 1, inc. II da CF/88 na medida em que as sociedades de economia mista, as empresas pblicas e suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios esto sujeitas ao regime jurdico prprio das empresas privadas, no se podendo mesmo falar em estabilidade, j que est pacificado no Tribunal Superior do Trabalho a inexistncia de estabilidade que indique a reintegrao de empregado:

Smula 390, inc. II. Ao empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, ainda que admitido mediante aprovao em concurso pblico, no garantida a estabilidade prevista no art. 41, CF/88.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

Cabendo recorrente decidir pela continuidade ou no dos contratos de trabalho de seus empregados pblicos, observando, apenas, o pagamento das verbas rescisrias do perodo e a indenizao dos 40% sobre os depsitos do FGTS, no h que se falar em reintegrao, pois s se reintegra empregado cuja demisso se constitua em ato jurdico nulo, o que no ocorre no caso em exame, pois a demisso de empregado pblico poder potestativo do empregador pblico, em se tratando das hipteses do art. 173, 1, inc. II da CF/88.

DA INEXISTNCIA DE DIREITO S HORAS EXTRAS

O art. 224, CLT, estabelece claramente que a jornada normal do empregado bancrio de 6 horas dirias e 30 horas semanais, sendo extraordinrias, segundo o inc. XVI art. 7, CF/88 as horas que excederem a jornada normal de trabalho do empregado. No entanto, ficam excludos do regime de 6 horas, caindo na regra geral de 8 horas (art. 7, inc. VI CF/88 c/c 2, art. 224, CLT) os empregados bancrios que desempenhem funo de confiana, pelo que recebero um adicional de 1/3 sobre o valor dos salrios.

Essa gratificao de um tero, aliada ao cargo de confiana, tm o condo de aumentar a jornada do bancrio de 6h para 8h, sendo remuneradas como extras apenas a 7 e 8 horas, segundo dispe a sumula 102, incs. II e IV, TST: o bancrio que exerce a funo a que se refere o pargrafo segundo do art. 224, CLT, e recebe gratificao no inferior a um tero j tem remuneradas as duas horas extraordinrias excedentes de seis. Assim, no tem o reclamante direito ao recebimento da 7 e 8 horas extraordinrias.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
CONCLUSO

Diante de todo o exposto, Kapa Econmica Federal requer se digne V.Exa. acolher as preliminares de falta de interesse de agir, incapacidade processual, nulidade contratual e impossibilidade jurdica do pedido, extinguindo o feito sem soluo de mrito. No mrito, requer o julgamento improcedente da presente reclamao com o reconhecimento da inexistncia de horas extras e da validade da dispensa.

Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos. Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Freud eleito membro de CIPA foi despedido com justa causa aps ser pego realizando pequenos furtos dentro da empresa. No dia marcado para recebimento das verbas rescisrias l no compareceu. Dias depois, a empresa recebe notificao de reclamao trabalhista em que Freud alega ter sido despedido sem justa causa e pede, conseqentemente, sua reintegrao ao emprego j que a falta grave supostamente por si cometida no foi apurada mediante inqurito judicial como determina a lei. Sabe-se que a empresa, dois dias antes da distribuio da reclamao trabalhista de Freud, ingressou com ao de consignao em pagamento alegando falta grave e o depsito da quantia devida com efeito de pagamento. Em sua pea vestibular h pedido de honorrios advocatcios de 20% e que seu advogado particular. Como advogado da empresa defenda seus direitos.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
CONTESTAO

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA CIDADE ESTADO


EMPRESA, pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n., com endereo na Rua, n, Bairro, CidadeEstado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. apresentar CONTESTAO a Reclamao Trabalhista contra si proposta por FREUD, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

PRELIMINAR DE CONEXO

Estabelece o art. 102, CPC, que conexas so aes em que tem idnticas as partes e a causa de pedir. Assim, como a ao de consignao em pagamento tem como causa de pedir o comento de falta grave pelo empregado para a consignao apenas de saldo de salrios e frias vencidas mais o tero constitucional e a reclamao trabalhista a inexistncia da mesma falta grave, interferindo o mrito de uma ao no da outra, so as mesmas conexas e devem ser julgadas em conjunto a fim de evitar sentenas contraditrias, pelo que tem a competncia para julgar as duas aes o juzo da ao de consignao em pagamento, uma vez que de acordo com a doutrina e a jurisprudncia o juzo prevento aquele a quem primeiro foi distribuda uma das aes conexas, isto , o da consignao pelo que a presente ao deve para aquele juzo ser remetida.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
DA INEXISTNCIA DO DIREITO REINTEGRAO

O art. 10, inc. II, a dispe expressamente que no podero sofrer dispensa arbitrria ou sem justa causa os empregados eleitos dirigentes de comisso interna de preveno de acidentes desde o registro da candidatura at um ano aps o trmino do mandato. Ora, a norma constitucional imps como requisitos para a estabilidade do cipeiro o fato de ser eleito para o cargo de direo. Assim, o simples membro da CIPA, ainda que eleito, no tem qualquer estabilidade, mas apenas e to somente os que so eleitos para o cargos de direo.

Ad aregumentandum tantum, caso V.Exa. entenda haver qualquer tipo de estabilidade, a norma jurdica que garante ao cipeiro estabilidade no condiciona a dispensa por falta grave do empregado eleito diretor da CIPA apurao de tal falta mediante a interposio de inqurito judicial, assim como fez com o dirigente sindical (art. 8, inc. VIII, CF/88) e outros estveis. Logo, sua dispensa resulta de mero cometimento da falta grave alegada, que ser provada no curso do presente processo, devendo o presente pedido ser extinto sem soluo de mrito nos termos do inc. IV, art. 267, CPC.

DO COMENTIMENTO DE FALTA GRAVE

Ainda que fosse garantida ao empregado qualquer estabilidade em decorrncia de ser membro da CIPA, esta sucumbiria ao cometimento de falta grave, de modo que o empregado foi pego realizando pequenos furtos dentro da empresa, incorrendo na falta ato de improbidade (art. 482, a, CLT), pelo que, estvel ou no, acaba tendo seu contrato de emprego rescindido por justa causa, fazendo jus apenas ao saldo de salrios e aos depsitos de FGTS.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
DOS HONORRIOS ADVOCATCIOS

Igualmente contesta a reclamada o pedido de deferimento da verba honorria de sucumbncia mngua de amparo legal, pois o recorrido est assistido por advogado particular, tampouco fez prova de sua hipossuficincia econmica, de modo a no preencher as exigncias contidas nos Enunciados do TST 219 e 329. Ainda que fossem devidos honorrios de sucumbncia, o que se admite apenas para esgotamento destas razes, estes seriam de 15% e no de 20%, conforme dispe a smula 219 do TST.

CONCLUSO

Diante de todo o exposto, EMPREGADOR requer se digne V.Exa. acolher a preliminar de conexo, remetendo o presente feito ao juzo prevento (o da consignao em pagamento) a fim de evitar sentenas contraditrias. Requer ainda o acolhimento da preliminar de impossibilidade jurdica do pedido por inexistncia de estabilidade e, conseqentemente, reintegrao. No mrito, requer o julgamento improcedente da presente reclamao com o reconhecimento de falta grave e inexistncia de direito reintegrao pleiteada e aos honorrios advocatcios reclamados.

Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Clodoaldo gerente de marketing de um supermercado e poca de sua dispensa, 22.06.04, percebia a quantia de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) a ttulo de salrio o que representava pelo menos cinqenta por cento a mais do que a mdia salarial da empresa. Como j contava com mais de 5 anos na empresa, sua resciso foi devidamente homologada no sindicato de sua categoria, constando em seu recibo de quitao as seguintes verbas e valores: a) aviso prvio R$ 4.000,00; b) saldo de salrios (22 dias) R$ 2.000,00; c) Frias vencidas +1/3: R$ 5.500,00; d) frias proporcionais + 1/3: R$ 3.500,00; e) 40% sobre FGTS: R$ 10.000,00. Em 23.06.06 ingressou com reclamao trabalhista alegando que seu salrio, na verdade, no era R$ 4.000,00, mas, sim, R$ 5.000,00 e, alm disso, prestou duas horas extras por dia no ltimo ano de trabalho e que tais verbas deveriam repercutir nas rescisrias e indenizatrias constantes do recibo. Por fim, pede honorrios advocatcios de 20%. Como advogado da empresa, elabora a defesa competente.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
CONTESTAO

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA CIDADE ESTADO


EMPRESA, pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n., com endereo na Rua, n, Bairro, CidadeEstado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. apresentar CONTESTAO a Reclamao Trabalhista contra si proposta por CLODOALDO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

PRELIMINAR DE CARNCIA DE AO FALTA DE INTERESSE DE AGIR

O caput da smula 330 do Tribunal Superior do Trabalho prescreve o seguinte:

A quitao passada pelo empregado, com assistncia de entidade sindical de sua categoria, ao empregador, com observncia dos requisitos exigidos nos pargrafos do art. 477 da CLT, tem eficcia liberatria em relao s parcelas expressamente consignadas no recibo, salvo se oposta ressalva expressa e especificada ao valor dado parcela ou parcelas impugnadas.

Assim, como no houve qualquer ressalva especfica indicativa das parcelas e valores em relao aos quais o reclamante com eles no concordava, operou-se a eficcia liberatria de todos os direitos e valores constantes expressamente do termo de resciso contratual ( 2, art. 477, CLT), no podendo mais reclamar sobre o valor de sua remunerao e demais verbas, faltando-lhe interesse processual para ingresso em juzo com a presente reclamao, devendo o referido pedido de pagamento da diferena de tais verbas ser extinto sem soluo de mrito, conforme art. 267, inc. VI.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
PREJUDICIAL DE PRESCRIO BIENAL

O contrato de trabalho do empregado, conforme salientado, foi rescindido em 22.06.04 tendo ingressado com reclamao trabalhista apenas em 23.06.06, portanto, dois anos e um dia aps a extino do pacto laboral. O art. 7, inc. XXIX da Constituio Federal estabelece prazo prescricional de dois anos aps a extino do contrato para que o reclamante exera o direito processual de ao. Assim, deixando transcorrer in albis o prazo, a pretenso foi atingida pela prescrio pelo que o presente feito deve ser extinto com julgamento de mrito de conformidade com o art. 269, inc. IV, CPC.

PREJUDICIAL DE PRESCRIO QUINQUENAL

Caso ultrapassada a prejudicial acima, argi-se a prescrio qinqenal (art. 7., inc. XXIX, CF) na medida em que, como a reclamao trabalhista foi interposta em 23.06.06 tem o empregado o direito de reclamar apenas as parcelas relativas aos cinco anos anteriores ai ingresso da reclamao trabalhista (sum. 308, TST), pelo que as verbas anteriores a 23.06.2001 foram atingidas pela prescrio qinqenal, pelo que referido pedido deve ser extinto com soluo de mrito nos termos doa RT. 269, inc. IV, CPC.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

MRITO DA INEXISTNCIA DE DIREITO S HORAS EXTRAS

RESPOS TA

O art. 62, caput, da Consolidao das Leis do Trabalho diz que esto excludos do regime de Jornada de Trabalho, alm dos vendedores externos, os gerentes, assim considerados os exercentes de cargo de gesto, aos quais se equiparam para efeito do disposto neste artigo os diretores e chefes de departamento e/ou filial.

Alm do mais, de acordo com o pargrafo nico do art. 62, CLT, o controle de jornada de trabalho no aplicada aos empregados diretores, gerentes e chefes de estabelecimento e/ou filial quando receberem alm do salrio normal, gratificao de funo for de pelo menos 40% sobre o valor do salrio contratual. No presente caso, a gratificao de funo do reclamante de 50%, incidindo sobre ele a regra o art. 62 e lhe retirando, portanto, o direito ao recebimento de horas extraordinrias.

DOS HONORRIOS ADVOCATCIOS

Igualmente contesta a reclamada o pedido de deferimento da verba honorria de sucumbncia mngua de amparo legal, pois o recorrido est assistido por advogado particular, tampouco fez prova de sua hipossuficincia econmica, de modo a no preencher as exigncias contidas nos Enunciados do TST 219 e 329. Ainda que fossem devidos honorrios de sucumbncia, o que se admite apenas para esgotamento destas razes, estes seriam de 15% e no de 20%, conforme dispe a smula 219 do TST.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
CONCLUSO

Diante de todo o exposto, EMPREGADOR requer se digne V.Exa. acolher a preliminar de falta de interesse processual relativamente ao pedido de pagamento de diferenas salariais oriundas do termo de resciso do contrato de trabalho extinguindo tal pedido sem soluo de mrito. Requer ainda o acolhimento das prejudiciais de prescrio bienal e qinqenal, devendo tais pedidos serem extintos com julgamento de mrito. No mrito, requer o julgamento improcedente da presente reclamao com o reconhecimento da inexistncia de direito s horas extras e aos honorrios advocatcios reclamados.

Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Jos Doidinho era dirigente sindical e vivia conclamando seus companheiros de fbrica a reivindicarem melhores condies de salrio. Vez ou outra aparecia na porta da empresa munido de megafones incitando seus colegas a comparecerem Assemblia Geral de Greve para deliberao acerca do movimento paredista. Seu empregador, a empresa Gama, passou a no mais suportar tais atividades proibindo, inclusive com reforo policial, a instalao da Kombi do sindicato de Jos Doidinho nas caladas defronte a empresa. O sindicalista no se deu por rendido e ao invs de uma levou cinco Kombis, caixas de som e artistas de rua que ficaram em frente a empresa comunicando os empregados da mesma acerca da greve que havia sido deflagrada. O empregador entendeu que Jos Doidinho havia cometido falta grave e suspendeu seu contrato de trabalho em 25.05.06 para a instaurao do competente Inqurito Judicial para Apurao de Falta Grave, que foi devidamente protocolado em 27.06.06. Como advogado de Jos Doidinho elabore sua defesa, levando em considerao que os dias 25.05.06 e 27.06.06 so dias teis e discorrendo acerca das atitudes do empregador de forma fundamentada.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA CIDADE ESTADO

CONTESTAO

JOS DOIDINHO, pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n., com endereo na Rua, n, Bairro, CidadeEstado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. apresentar CONTESTAO ao Inqurito Judicial para Apurao de Falta Grave contra si proposta por GAMA, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

PREJUDICIAL DE MRITO DECADNCIA

O art. 494 da Consolidao preceitua que o empregador poder suspender o empregado estvel para o ajuizamento do competente Inqurito Judicial para apurao de falta grave, pressuposto legal para que empregado dirigente sindical estvel tenha seu contrato de trabalho rescindido. No entanto, se houver a suspenso do empregado, por fora do disposto no art. 853, CLT, o empregador dever ingressar com o respectivo Inqurito Judicial no prazo de 30 dias contados da suspenso do empregado.

Assim, tendo sido o empregado suspenso em 25.05.06, teria o empregador at o dia 24.06.06 para o protocolo da ao, coisa que no fez, pois somente ingressou com reclamao em 27.06.06, portanto, trs dias aps o prazo, decaindo seu direito de ao j que o Supremo Tribunal Federal sumulou entendimento no sentido de que decadencial o prazo de 30 dias para que o empregador ingresse com Inqurito Judicial para apurao de falta grave (smula 403, STF). Assim, verificada a decadncia deve o presente feito ser julgado com soluo de mrito de conformidade com o art. 269, inc. IV do Cdigo de Processo Civil.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
DO MRITO DA INEXISTNCIA DE FALTA GRAVE

A greve direito constitucional dos empregados urbanos e rurais por expressa disposio do art. 9 na medida em que assegurado o direito de greve competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre o interesse que devam por meio dele defender, tendo sido regulamentado tal direito pela Lei 7783/89. Prev referida lei que se constituem prticas anti-sindicais, punveis na forma da lei, as empresas adotarem ou praticarem quaisquer atos no sentido de constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho bem como frustrar a divulgao do movimento (art. 6, 2, Lei 7783/89), coisa que o empregador fez quando requisitou inclusive fora policial para dispersar os grevistas. Alm do mais, como dirigente sindical o empregado tem direito de empregar meios pacficos tendentes a persuadir e aliciar os trabalhadores a aderirem greve, assim como arrecadar fundos e divulgar livremente o movimento paredista (art. 6, incs. I e II, Lei 7783/89). Por outro lado, a empresa no poder de qualquer modo frustrar ou tentar frustrar o reclamante, dirigente sindical, a exercer livremente seu mister de dirigente sindical, constituindo-se em infrao administrativa ( 6, art. 543, CLT). De todo modo, no praticou o reclamado ato capaz de configurar qualquer das faltas graves previstas em lei. Muito pelo contrrio. Exercitou seu mister de dirigente sindical, no merecendo nenhuma punio pelo exerccio regular de um direito.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
DA READMISSO

Conforme dispe o art. 495 celetista, caso o inqurito seja julgado improcedente dever o empregado retornar aos servios e o empregar lhe pagar todas as vantagens auferidas pela categoria durante o perodo de afastamento, com a contagem do tempo de servio para o efeito de frias, dcimo terceiro e contribuio previdenciria.

CONCLUSO Diante de todo o exposto, EMPREGADOR requer se digne V.Exa. acolher a prejudicial de decadncia extinguindo o presente feito com julgamento de mrito. No mrito, julgar totalmente improcedente o presente Inqurito Judicial para apurao de falta grave, devendo o reclamado reassumir suas funes e receber os salrios e demais vantagens do perodo de afastamento.

Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos. Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Pertubaldo foi eleito ao cargo de dirigente sindical da categoria dos enfermeiros e exerce na empresa em que trabalha a funo de nutricionista. Devido grave crise econmico-financeira por que tem passado a empresa, Pertubaldo foi demitido sem justa causa, recebendo todas as verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias a que tinha direito, sem fazer qualquer ressalva no termo de resciso homologado pelo sindicato de sua categoria quanto a tais verbas. sabido que Perturbaldo recebia adicional de insalubridade em grau mximo por trabalhar com substncia insalubre, mas seis meses antes de sua dispensa referida substncia foi desclassificada como insalubre pelo rgo competente, fato este ressalvado no ato da homologao. Durante o aviso prvio, Perturbaldo enquanto se dirigia ao trabalho foi atropelado por motorista que dirigia em alta velocidade e embriagado, vindo Perturbaldo a falecer logo em seguida. Sua viva e herdeiros Ingressaram com reclamao trabalhista contra a empresa pedindo indenizao por danos materiais e morais decorrente do acidente de trabalho que resultou na morte do empregado, indenizao pelo perodo estabilitrio, j que tinha estabilidade. Como advogado da empresa promova a defesa de seus direitos. Ressalte-se que Perturbaldo poca de seu falecimento j havia recebido suas verbas rescisrias e homologatrias.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA CIDADE ESTADO

RESPOS TA

CONTESTAO

EMPRESA, pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n., com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade-Estado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. apresentar CONTESTAO a Reclamao Trabalhista contra si proposta por VIVA E HERDEIROS DE PERTURBALDO, nacionalidade, estado civil, ocupao, portador do RG de n, residente e domiciliado na Rua, n, Bairro, CidadeEstado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

DA INEXISTNCIA DE ESTABILIDADE E INDENIZAO ESTABILITRIA


No obstante o art. 8, inc. VIII da CF preveja a estabilidade do empregado eleito para o cargo de direo ou representao sindical desde o registro da candidatura at um ano aps o trmino do mandato, somente podendo ter seu contrato de trabalho rescindido aps apurao de falta grave cometida mediante inqurito em que se verifique sua procedncia de acordo com os arts. 494, 853 da CLT e smula 197 do Supremo Tribunal Federal, a estabilidade do dirigente sindical tem um propsito, qual seja, a proteo daquele empregado frente seu empregador afim de que possa cumprir seu mister de dirigente, muitas vezes enfrentando seu patro em negociaes coletivas ou em deflagraes de greves. No entanto, a categoria para a qual o empregado foi eleito dirigente sindical, enfermeiros, nada tem a ver com as funes de nutricionista que desempenha na empresa, de forma que no representa essa categoria e no havendo a possibilidade, enquanto dirigente sindical dos enfermeiros, enfrentar seu empregador em negociaes coletivas. Assim, como a estabilidade do dirigente decorre do cargo ocupado e para o cargo ocupado, no sendo garantia pessoal, no h que se falar em estabilidade tampouco em indenizao do perodo estabilitrio, sendo este o entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho consubstanciado na Smula 369, inc. III. Em cometendo falta grave ou no, pode ser dispensado a qualquer momento sem direito reintegrao ou pagamento de salrios do perodo do afastamento, no se lhe aplicando o art. 495 da CLT.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
DA INEXISTNCIA DE INDENIZAO POR DANO MORAL

Muito embora o empregado tenha sofrido acidente de trabalho, vindo a falecer em decorrncia de referido acidente, gerando certamente dano moral reflexo (ricochete) em relao viva e herdeiros, no tem qualquer responsabilidade o empregador uma vez que falta nexo de causalidade entre a ao do agente e o dano experimentado pela vtima ou por seus descendentes. que o inc. XXVIII, art. 7, CF, esclarece que a obrigao do empregador pelo dano moral sofrido pelo empregado em decorrncia de acidente de trabalho por este sofrido subjetiva, ou seja, est subordinada a ocorrncia de dolo ou culpa por parte do empregador. Assim, como o acidente sofrido foi culpa de terceiro, sem qualquer ao ou omisso do empregador para a ocorrncia do dano, deve aquele ser o responsabilizado pela indenizao. CONCLUSO Diante de todo o exposto, EMPREGADOR requer se digne V.Exa. acolher a preliminar de impossibilidade jurdica do pedido de indenizao do perodo estabilitrio e, no mrito, julgar totalmente improcedente a presente Reclamao Trabalhista afastando a possibilidade de indenizao do perodo estabilitrio, tampouco indenizao por danos matrias ou morais decorrentes de acidente de trabalho. Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos. Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Marcelo Santos, brasileiro, solteiro, portador da CTPS 2.222 e do CPF 001.001.001-01, residente e domiciliado na rua X, casa 1, cidade Nova, funcionrio da empresa Chuva de Prata Ltda. desde 20 de abril de 2000, exercia a funo de vigia noturno, cumprindo jornada de trabalho das 19 h s 7 h do dia seguinte, e, em razo do trabalho noturno, recebia o respectivo adicional. A partir de 20/12/2006, a empresa, unilateralmente, determinou que Marcelo trabalhasse no perodo diurno, deixando de pagar ao funcionrio o adicional noturno. Em setembro de 2007, Marcelo foi eleito membro do conselho fiscal do sindicato de sua categoria profissional. Em 5 de janeiro de 2008, a empresa Chuva de Prata Ltda. demitiu Marcelo sem justa causa e efetuou o pagamento das verbas rescisrias devidas. Marcelo ingressou com uma reclamao trabalhista contra a empresa, pleiteando, alm de sua imediata reintegrao, sob o argumento de que gozava da estabilidade provisria prevista nos arts. 543, 3., da CLT e 8., VIII, da Constituio Federal, o pagamento do adicional noturno que recebera ininterruptamente por mais de cinco anos, bem como a nulidade da alterao de sua jornada. Na condio de advogado(a) da empresa Chuva de Prata Ltda., redija a pea processual adequada situao hipottica apresentada, expondo os fundamentos legais pertinentes e o entendimento da jurisprudncia do TST a respeito do fato.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELETSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA ____ REGIO CONTESTAO EMPRESA CHUVA DE PRATA LTDA, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ de n, com endereo na Rua, Bairro, Cidade, Estado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem com o devido respeito e acato de estilo apresentar CONTESTAO Reclamao Trabalhista contra si proposta por MARCELO SANTOS, brasileiro, solteiro, portador da CTPS 2.222 e do CPF 001.001.001-01, residente e domiciliado na rua X, casa 1, cidade Nova, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados: DA INEXISTNCIA DO DIREITO ESTABILIDADE O reclamante foi eleito para o cargo de conselheiro fiscal do sindicato de sua categoria profissional. No entanto, a funo de conselheiro fiscal no atua na defesa dos interesses de sua categoria nos termos do art. 8, inc. VIII, CF/88 e 3, art. 543, CLT, e nos termos da OJ 365, SDI-1, TST, tem sua competncia limitada fiscalizao da gesto financeira do sindicato ( 2, art. 522, CLT). No havendo estabilidade, no h que se falar no direito reintegrao at porque no atendidos os requisitos da antecipao de tutela previstos no art. 273, CPC, incisos Ie II, porquanto no h verossimilhana das alegaes, tampouco perigo na demora do provimento jurisdicional. Sem o direito reintegrao no emprego, descabe tambm qualquer pedido quanto aos salrios do perodo do afastamento.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

DA INEXISTNICA DO DIREITO AO ADICIONAL NOTURNO O reclamante foi transferido do perodo noturno para o diurno no sendo referida alterao contratual tomada como unilateral e, portanto, nula de pleno direito nos termos do art. 468, caput, CLT, uma vez que referida alterao trouxe conseqncias benficas ao obreiro j que o trabalho diurno menos prejudicial sade do trabalhador que o noturno. Alm do mais, a smula 265, TST, clara no sentido de que a transferncia do empregado do perodo noturno para o diurno implica a perda do respectivo adicional, sendo totalmente improcedente o pedido de pagamento do mesmo.

CONCLUSO

Diante do exposto, requer se digne V.Exa. julgar totalmente improcedente a presente reclamao trabalhista rejeitando o pedido de reintegrao por inexistncia de estabilidade e inexistncia do direito ao adicional noturno. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito permitidos.

Termos em que, Pede e espera deferimento. Cidade de dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Merival prestou servios determinada sociedade de economia mista perodo de 04 (quatro) anos. Utilizando-se do direito de demitir seus empregados pblicos, dispensou o recorrido pagandolhe todas as suas verbas rescisrias. Inconformado, ingressou o recorrido com reclamao trabalhista em que requereu a nulidade da dispensa, sua reintegrao ao emprego, os salrios de todo o perodo em que ficou afastado, bem como seus reflexos nas demais verbas trabalhistas e honorrios advocatcios. Devidamente instruda, a reclamao foi julgada totalmente procedente, determinando a imediata reintegrao do reclamante ao emprego e o pagamento de todos os salrios do perodo em que ficou afastado, contando o perodo do afastamento para frias, dcimo terceiro, tempo de servio, FGTS e ainda ao pagamento de honorrios sucumbenciais em 15% sobre o valor da condenao. Como advogado da empresa estatal atue em prol de seus direitos

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA CIDADE ESTADO RECURSO ORDINRIO RECORRENTE: SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA RECORRIDO: MERIVAL SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA MUNICIPAL, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n, endereo, cidade-estado, estado civil, ocupao, endereo, cidade-estado, vem, atravs de seu advogado "in fine" assinado, com o devido respeito, em tempo hbil e atendidos os pressupostos legais, com fulcro nos artigos 893, II e 895, I, alnea "a" da Legislao Consolidada, interpor RECURSO ORDINRIO, contra deciso de V.Exa. que julgou procedente reclamao trabalhista contra si interposta por MERIVAL, nacionalidade, estado civil, ocupao, endereo, cidade-estado, fazendo-o pelas razes anexas e requer reverentemente a V. Exa. que se digne receber o apelo em seu efeito devolutivo (art. 899, CLT), remetendo-o ao Egrgio Tribunal Regional do Trabalho da ____ Regio, para a sua devida apreciao e Julgamento. Ressalte-se que o recorrente cumpriu as formalidades de lei, recolhendo as custas processuais (art. 789, CLT) e efetuando o depsito recursal (art. 899 e , CLT). Requer, outrossim, a notificao da parte recorrida para apresentar contra-razes ao recurso apresentado (art. 900,CLT). Termos em que, Pede e espera seguimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ___ REGIO

RAZES DE RECURSO ORDINRIO RECORRENTE: SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA RECORRIDO: MERIVAL

COLENDA CORTE, A DECISO MERECE SER REFORMADA PELAS RAZES ABAIXO EXPOSTAS: I DA INEXISTNCIA DO DIREITO A REINTEGRAO A deciso de primeiro grau contrariou entendimento dominante do TST no sentido de que os empregados pblicos de sociedades de economia mista e empresas pblicas podem ser arbitrariamente despedidos, sem que para isso, haja necessidade de motivao do ato, consagrada atravs da Orientao Jurisprudencial n 247 SDI-1: N 247 SERVIDOR PBLICO. CELETISTA CONCURSADO. DESPEDIDA IMOTIVADA. EMPRESA PBLICA OU SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. POSSIBILIDADE (alterada Res. n 143/2007) - DJ 13.11.2007 I - A despedida de empregados de empresa pblica e de sociedade de economia mista, mesmo admitidos por concurso pblico, independe de ato motivado para sua validade.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

Tal entendimento s veio a confirmar o que diz o art. 173, 1, inc. II da CF/88 na medida em que as sociedades de economia mista, as empresas pblicas e suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios esto sujeitas ao regime jurdico prprio das empresas privadas, no se podendo mesmo falar em estabilidade, j que est pacificado em nvel de Tribunal Superior do Trabalho a inexistncia de estabilidade que indique a reintegrao de empregado: Smula 390, inc. II. Ao empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, ainda que admitido mediante aprovao em concurso pblico, no garantida a estabilidade prevista no art. 41, CF/88. Cabendo recorrente decidir pela continuidade ou no dos contratos de trabalho de seus empregados pblicos, observando, apenas, o pagamento das verbas rescisrias do perodo e a indenizao dos 40% sobre os depsitos do FGTS, no h que se falar em reintegrao, pois s se reintegra empregado cuja demisso se constitua em ato jurdico nulo, o que no ocorre no caso em exame, pois a demisso de empregado pblico poder potestativo do empregador pblico, em se tratando das hipteses do art. 173, 1, inc. II da CF/88. II DAS PARCELAS DECORRENTES DA REINTEGRAO sabido que a sorte do acessrio segue a do principal, desta maneira, pelo fato de sua dispensa no encontrar bice legal tampouco constitucional, esta foi perfeitamente vlida e, conseqentemente, no h que se falar em reintegrao, tampouco nas verbas trabalhistas da decorrentes. Assim, incabvel a reintegrao do recorrido ao emprego e o pagamento de todos os salrios do perodo em que ficou afastado, contando o perodo do afastamento para frias, dcimo terceiro, tempo de servio, FGTS.

RESPOS TA

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA
III DOS HONORRIOS ADVOCATCIOS

Igualmente, impugna a reclamada pela reforma da sentena atacada tambm no que se refere ao deferimento de verba honorria de sucumbncia mngua de amparo legal, pois o recorrido est assistido por advogado particular, tampouco fez prova de sua hipossuficincia econmica, de modo a no preencher as exigncias contidas nos Enunciados do TST 219 e 329.

IV CONCLUSO Diante do exposto, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA MUNICIPAL requer, respeitosamente, o acolhimento das razes jurdicas levantadas no presente recurso ordinrio para reformar a sentena do juzo "a quo" e assim dar provimento ao presente recurso em todos os seus termos, por ser do mais ldimo direito.

Termos em que, Pede e espera provimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Ismnia ingressou com reclamao trabalhista em 02.02.2004, em que buscou reconhecimento de vnculo de emprego, supostamente havido entre 15.03.90 e 01.12.2001, e pagamento de horas extras de todo o perodo, bem como adicional de insalubridade em decorrncia do contato da empregada com lixo do escritrio, comprovado por laudo pericial juntado pela prpria reclamante. A notificao da empresa deu-se no dia 05.02.04 e a audincia de julgamento marcada para o dia 08.02.04. Compareceu a empresa-reclamada audincia e postulou seu adiamento uma vez que no havia tido tempo de preparar sua defesa. O juzo a quo, ignorando seus apelos, indeferiu o pedido entendendo que o comparecimento espontneo da reclamada supriria a falta de notificao, o que foi decidido sob protestos. Decretada a confisso ficta ante a ausncia de contestao, o juiz acolheu integralmente os trs pedidos, julgando totalmente procedente a reclamao. Como advogado da empresa elabore a medida processual adequada.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DE CIDADE ESTADO RECURSO ORDINRIO

EMPRESA, pessoa jurdica, portadora do CNPJ de n, endereo, cidade-estado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. em tempo hbil e atendidos os pressupostos legais, com fulcro nos artigos 893, II e 895, alnea "a" da CLT, interpor RECURSO ORDINRIO, contra deciso dessa Vara do Trabalho que julgou procedente reclamao trabalhista proposta por ISMNIA, nacionalidade, estado civil, ocupao, endereo, cidade-estado, fazendo-o pelas razes anexas, as quais fazem parte integrante desta petio, e, requer reverentemente a V. Exa. que se digne receber o apelo no efeito devolutivo, remetendo-o ao Tribunal Regional do Trabalho da ___ Regio, para a sua devida apreciao e Julgamento. Ressalte-se que as custas processuais foram devidamente recolhidas (art. 789, CLT) e o depsito recursal efetuado (art. 899 e , CLT). Requer-se, finalmente, a notificao da parte contrria para apresentao das contra-razes de acordo com o art. 900, CLT. Termos em que, Pede e espera seguimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ___ REGIO RAZES DE RECURSO ORDINRIO

COLENDA CORTE,

EMPRESA, inconformada com a sentena proferida que julgou totalmente procedente a reclamao trabalhista contra si interposta, vem, com o devido respeito e acatamento de estilo, atravs de seus advogados apresentar Razes de Recurso Ordinrio da deciso pelas razes de fato e de direito abaixo alinhadas:

I DO CERCEAMENTO DE DEFESA

O art. 841, tambm da CLT, preceitua que entre a notificao e a audincia, dever haver um mnimo de cinco dias, a fim de que a parte reclamada possa ter tempo de preparar sua defesa.

O comparecimento espontneo da recorrente-reclamada audincia por si s no tem o condo afastar referido prazo, a no ser que a titular do direito tivesse aberto mo do mesmo, o que no ocorreu. Na verdade, a recorrente protestou pelo adiamento da audincia, pois no teve fsica condio de preparar habilmente sua defesa, vendo-se cerceada do devido processo legal, ampla defesa e contraditrio (art. 5, incs. LIV e LV CF/88).

Segundo o disposto no art. 794 da CLT, no processo do trabalho s haver nulidade quando o ato resultar manifesto prejuzo s partes litigantes. o prejuzo manifesto nos presentes autos na medida em que no se obedecendo norma contida no art. 841 da CLT evidente o prejuzo da recorrente-reclamada no seu direito de defesa, uma vez que no teve tempo hbil para preparar documentos e testemunhas.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

II DA PRESCRIO BIENAL

RESPOS TA

No obstante tratar-se de o presente de recurso ordinrio, a Smula 153, TST, estabelece que a prescrio poder ser alegada enquanto na instncia ordinria, assim a reclamao trabalhista encontra-se totalmente prescrita uma vez que o contrato de trabalho terminou em 01.12.01 e a ao trabalhista somente foi interposta em 02.02.04, portanto, muito mais que dois anos aps a extino do contrato, devendo haver a incidncia do inc. XXIX do art. 7 da Constituio Federal na medida em que estabelece que a ao quanto aos crditos trabalhista dos empregados urbanos e rurais prescrevem em cinco anos, limitado a dois anos aps a extino do contrato de trabalho, no havendo, em razo disso, que se falar em vnculo empregatcio.

III DA PRESCRIO QUINQUENAL

Caso V.Exa. no acolha a preliminar e a prejudicial acima, pugna-se pela prescrio de todos os direitos trabalhistas anteriores a 02.02.99, notadamente do pedido de horas extras e do adicional de insalubridade, ante a incidncia do disposto no inc. XXIX, art. 7 CF/88, ressaltando-se que pela smula 153 do TST podese argir a prescrio em sede de Recurso Ordinrio.

IV DA INEXISTNCIA DE VNCULO EMPREGATCIO

Diante do fato de que a reclamante no preenche os requisitos do vnculo empregatcio, notadamente pessoalidade, no-eventualidade, subordinao e a inteno de receber salrio previstos no art. 3, CLT, no tem qualquer vnculo de emprego com a reclamada pelo que improcede o pedido de qualquer verba trabalhista rescisria e indenizatria.

V DA NECESSIDADE DE PERCIA PARA INSALUBRIDADE

O art. 195, 2 da Consolidao prescreve claramente que arguida em juzo insalubridade ou periculosidade dever o juiz proceder a prova pericial. Assim, mesmo que a reclamada tenha sido revel e confessa, por fora de lei se impe a prova pericial para a averiguao no apenas da insalubridade alegada, mas igualmente do adicional a ser aplicado e se a atividade, ainda que insalubre, se encontra tipificada como tal em qualquer das Portarias do MTE (OJ n 4, inc. I, SBDI).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

Alm do mais, a OJ n 4, I e II, do Tribunal Superior do Trabalho dispe de forma precisa que a limpeza em residncias e escritrios no podem ser consideradas atividades insalubres, ainda que constatadas por laudo pericial, justamente porque no se encontram dentre as classificadas como lixo urbano pela Portaria do Ministrio do Trabalho.

RESPOS TA

VI DA INEXISTNCIA DE HORAS EXTRAS

A reclamante nunca prestou qualquer servio extraordinrio, cumprindo fielmente a jornada de trabalho prevista no art. 7, inc. XIII, CF/88 de modo a afastar a incidncia do inc. XVI do art. 7, CF bem como do caput do art. 59 da CLT.

VII CONCLUSO

Diante de todo o exposto, a RECORRENTE requer se digne V.Exa. declarar a nulidade da sentena por cerceio de defesa, retornando os autos primeira instncia para que o juzo a quo designe nova audincia de conciliao e instruo, concedendo ao recorrente, dessa vez, tempo hbil para a apresentao de defesa. No mrito, seja extinto o processo com julgamento de mrito pelo reconhecimento da prescrio total do direito de ao do autor. Requer ainda a prescrio parcial dos pedidos relativos aos crditos trabalhistas anteriores a 02.02.99 ante a prescrio bienal. No mrito, reformar a sentena para julgar a reclamao totalmente improcedente.

Termos em que, Pede espera provimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Empregador autuado por Auditor Fiscal do Trabalho, tendo em conta no haver recolhido FGTS sobre as frias vencidas pagas em dobro a empregado quando da resciso do contrato de trabalho, impetra mandado de segurana, perante a Justia do Trabalho. Notificada a autoridade coatora e prestadas as informaes, o juzo declara sua incompetncia e determina a remessa dos autos Justia Federal. Como advogado do impetrante proceda em prol de seus interesses

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DA ___ REGIO

RESPOS TA

RAZES DE RECURSO ORDINRIO RECORRENTE: IMPETRANTE RECORRIDO: UNIO FEDERAL

RECORRENTE-IMPETRANTE, inscrita no CNPJ sob o n, com endereo na Rua, n, Bairro, Cidade, Estado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. em tempo hbil e atendidos os pressupostos legais, com fulcro nos artigos 2, art. 799, art. 893, inc. II, art. 895, a, todos CLT, interpor RECURSO ORDINRIO em desfavor de UNIO FEDERAL, pessoa jurdica de direito pblico interno, CNPJ, endereo, fazendo-o pelas razes anexas, as quais fazem parte integrante desta petio, e, requer reverentemente a V. Exa. que se digne receber o apelo em seu efeito devolutivo, intimando o recorrido para apresentar contra-razes, remetendo-o ao Egrgio Tribunal Regional do Trabalho da ____ Regio, para a sua devida apreciao e Julgamento, como de DIREITO.

Ressalte-se que o recorrente cumpriu as formalidades de lei, pelo que recolheu as custas processuais (art. 789, inc. II, CLT). Depsito recursal dispensado ante a inexistncia de condenao pecuniria. Requer-se, finalmente, a intimao da parte contrria para apresentao das contra-razes de acordo com o art. 900, CLT.

Termos em que, Pede e espera seguimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ___ REGIO

RAZES DE RECURSO ORDINRIO

COLENDA CORTE a deciso atacada merece ser reformada. I DA COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO O 2 do art. 799 da Consolidao prev expressamente a possibilidade de interposio de Recurso das decises que terminarem o feito sem julgamento de mrito ao acolher exceo de incompetncia relativa ou preliminar de incompetncia absoluta. Assim, cabvel o presente Recurso Ordinrio para impugnar a deciso terminativa de feito em que fora reconhecida a incompetncia absoluta da Justia do Trabalho com a remessa de autos para outra justia.

Aps a Emenda Constitucional n 45/04, passou a Justia do Trabalho, por fora do art. 114, incs. IV e VII, CF/88, a ter competncia para processar e julgar as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho, assim como os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio.

Assim, em sendo afeita jurisdio trabalhista a imposio de multas pelos rgos de fiscalizao do trabalho, surge sua competncia para processar e julgar os mandados de segurana contra atos do Delegado Regional do Trabalho e dos Auditores Fiscais do Trabalho.

Incontroversa, pois, a competncia da Justia do Trabalho para processar e julgar os mandados de segurana que versarem sobre a imposio de multa pelos rgos de fiscalizao do trabalho.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

II DO JULGAMENTO DO MRITO DO MANDADO DE SEGURANA

O 3 do art. 515, CPC, estabelece claramente a possibilidade do mrito do mandado de segurana impetrado contra ato do Auditor Fiscal do Trabalho ser julgado pelo presente Tribunal quando a matria nele versar exclusivamente de direito, estando o presente processo em condio de ser imediatamente julgado.

Ocorre que o auto de infrao lavrado contra o ora recorrente versou sobre o fato de no ter sido recolhido a contribuio para o Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS) sobre frias indenizadas. Ocorre que tais frias tm natureza indenizatria de modo que o FGTS tem por hiptese de incidncia parcelas de natureza remuneratria (art. 15 lei 8036/90). Assim, a Orientao Jurisprudencial de n 195, SDI-1, esclarece que o FGTS no recai sobre a parcela relativa s frias indenizadas, sendo nulo, portanto, o auto de infrao lavrado.

III - CONCLUSO

Diante de todo o exposto, a RECORRENTE requer se digne V.Exa. acolher o presente recuso porque tempestivo e cabvel, declarando a competncia material da Justia do Trabalho para processar e julgar o mrito do mandado de segurana impetrado, com fulcro no 3, art. 515, CPC.

Termos em que, Pede espera provimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

Determinado empregado domiciliado em Areia Branca-RN para prestar servios em Mossor-RN ingressou com reclamao trabalhista na Vara nica desta cidade, pleiteando verbas trabalhistas rescisrias e indenizatrias em decorrncia da resciso de seu contrato de trabalho sem justa causa. Na primeira audincia, a empresareclamada, ao apresentar contestao, ingressou com petio de exceo de incompetncia relativa requerendo que aquele juzo se desse por incompetente remetendo o processo para a Vara nica de Limoeiro do Norte, local do domiclio da empresa e da contratao do empregado. O juiz, atendendo o pedido, deu-se por incompetente e determinou a imediata remessa dos autos para a Vara nica de Limoeiro. Como advogado do empregado elabore a pea necessria para a defesa de seus interesses.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DA ____ VARA DO TRABALHO DE MOSSOR ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

RESPOS TA

RECURSO ORDINRIO

RECORRENTE, nacionalidade, estado civil, ocupao, endereo, cidade-estado, por intermdio de seu patrono abaixo assinado, vem perante V.Exa. em tempo hbil e atendidos os pressupostos legais, com fulcro nos artigos 895, inc. I, CLT, 2, art. 799, CLT e smula 214, c, TST, interpor RECURSO ORDINRIO, contra deciso dessa Vara do Trabalho que acolheu Exceo de Incompetncia Relativa contra si proposta por julgou procedente reclamao trabalhista proposta por RECORRIDO, pessoa jurdica, portadora do CNPJ de n, endereo, cidade-estado, fazendo-o pelas razes anexas, as quais fazem parte integrante desta petio, e, requer reverentemente a V. Exa. que se digne receber o apelo no efeito devolutivo, remetendo-o ao Tribunal Regional do Trabalho da 21 Regio, para a sua devida apreciao e Julgamento.

Ressalte-se que as custas processuais foram devidamente recolhidas (art. 789, CLT). Depsito recursal dispensado por falta de condenao em pecnia (art. 899, 1, CLT). Requer-se, finalmente, a notificao da parte contrria para apresentao das contra-razes de acordo com o art. 900, CLT.

Termos em que, Pede e espera seguimento. Cidade, dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

RESPOS TA EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA


DO TRABALHO

21 REGIO

RAZES DE RECURSO ORDINRIO

COLENDA CORTE,

RECORRENTE, inconformada com a deciso de V.Exa. que acolheu Exceo de Incompetncia Relativa e determinou a remessa dos autos para Vara do Trabalhista distinta do Tribunal Regional excepcionado, vem, com o devido respeito e acatamento de estilo, atravs de seus advogados apresentar Razes de Recurso Ordinrio da deciso pelas razes de fato e de direito abaixo alinhadas:

DO CABIMENTO DO PRESENTE RECURSO ORDINRIO Muito embora o 1 do art. 893, CLT, preveja a irrecorribilidade das decises interlocutrias, cabendo a apreciao das mesmas apenas quando do recurso da deciso principal, o 2 do art. 799, CLT, dispe que as decises sobre excees de incompetncia, quando terminativas de feito, so recorrveis.

Aliado a este dispositivo, a alnea c da smula 214, TST, esclarece que na Justia do Trabalho, nos termos do 1 do art. 893, CLT, as decises interlocutrias no comportam recurso imediato, salvo nas hipteses de deciso que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante disposto no art. 799, 2, CLT.

Tendo em vista a deciso ser terminativa de feito, o recurso cabvel o Recurso Ordinrio nos termos do inc. I, art. 895, CLT.

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

DA COMPETNCIA DA VARA DO TRABALHO DE MOSSOR

De acordo com a regra contida no art. 651, caput, CLT a vara competente para processar e julgar a reclamao trabalhista a da localidade da prestao de servios do empregado, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.

Assim, tendo sido o empregado contratado em Limoeiro do Norte para prestar servios em Mossor-RN, a Vara competente a de Mossor-RN e no a de Limoeiro do Norte, de modo que a deciso do juiz da Vara do Trabalho que acolheu exceo de incompetncia relativa deve ser reformada para manter a competncia daquela Vara (Mossor-RN).

CONCLUSO Diante do exposto, RECORRENTE requer se digne V.Exa. acolher o presente recurso porque cabvel e tempestivo para dar-lhe provimento e reformar a deciso impugnada determinando a manuteno da competncia da Vara do Trabalho de Mossor-RN. Termos em que, Pede e espera provimento. Cidade de dia de ms de ano. ADVOGADO OAB

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

EMENTA: INSALUBRIDADE. CARACTERIZAO. MDICO OU ENGENHEIRO DO TRABALHO. VIOLAO DO ART. 195 DA CONSOLIDAO Da redao do art. 195, caput, da Consolidao se extrai a obrigatoriedade de que a percia para averiguao de periculosidade se faz necessariamente atravs de engenheiro do trabalho e no por mdico do trabalho, de modo que o laudo realizado por profissional no qualificado se mostra nulo de pleno direito, invalidando deciso que condenou empregador a pagar a empregado referida verba salarial
(TRT 3 R. RO 00192.2004.012.03.00.0 1 T. Rel Juza Rosemary de Oliveira Pires DJMG 26.11.2004 p. 04).

Escolha corretamente a deciso paradigma para fins de interposio de recurso de revista, obedecendo assim o teor do disposto na Smula 296, inc. I, TST:

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

a) AGRAVO DE INSTRUMENTO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE NECESSIDADE DE REALIZAO DE PERCIA VIOLAO DO ARTIGO 195 DA CLT NO CARACTERIZAO Em que pese a condio criada pelo artigo 195 da CLT para a caracterizao e classificao da insalubridade por meio de percia a cargo de Mdico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministrio do Trabalho, tal no se ala a condio absoluta, podendo o referido adicional ser deferido em circunstncias outras. Exemplificadamente, temos a possibilidade da empresa pagar espontaneamente o adicional de insalubridade, haver confisso patronal quanto ao ambiente insalubre onde so desenvolvidas as atividades obreiras, e, ainda, a possibilidade de norma coletiva prever o pagamento de tal plus ao salrio. No caso, h prova emprestada (percia tcnica) dispondo que o local onde o reclamante desenvolvia suas atividades era insalubre e que os EPIs no eliminavam tais condies. Agravo de instrumento a que se nega provimento.
(TST AIRR 512/2004-203-08-40.4 1 T. Rel. Juiz Conv. Guilherme Bastos DJU 20.04.2007).

b) ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PERCIA HABILITAO DO PERITO A caracterizao e a classificao da insalubridade e da periculosidade, de acordo com o artigo 195 da CLT, far-se-o atravs de percia a cargo de mdico ou engenheiro do trabalho, registrados no Ministrio do Trabalho. A exigncia de registro, porm, excessivamente formalista, pode e deve ser mitigada em localidades onde no haja peritos registrados. Aplicao, mutatis mutandis, do artigo 145, 3, do CPC. (TRT 24 R. RO 1001/2003-071-24-00-9 Rel. Juiz Mrcio Eurico Vitral Amaro DJMS 08.06.2005).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

c) NULIDADE DO JULGADO NEGATIVA DE PRESTAO JURISDICIONAL ADICIONAL DE INSALUBRIDADE LAUDO PERICIAL ELABORADO POR ENGENHEIRO VALIDADE. Tese regional que se coaduna com os termos da Orientao Jurisprudencial 165 da SDI-1 do TST, Percia. Engenheiro ou mdico. Adicional de insalubridade e periculosidade. Vlido. Art. 195, no sentido de que, para a verificao de caracterizao e classificao da periculosidade, inexiste distino entre mdico e engenheiro, bastando que o profissional seja devidamente qualificado. Incidncia do Enunciado 333 do TST.
(TST EDRR 549591 SDI-1. Rel Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi DJU 03.12.2004).

d) ADICIONAL DE INSALUBRIDADE LAUDO PERICIAL COMPROVAO O art. 195, da CLT, estabelece que a caracterizao e classificao da insalubridade far-se- segundo normas do Ministrio do Trabalho, atravs de percia a cargo de Mdico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministrio do Trabalho. In casu o laudo pericial concluiu que as atividades e operaes no setor de caldeira e esterilizador da reclamada esto em desacordo com a legislao pertinente e apresentam-se insalubres em grau mdio.
(TRT 8 R. RO 00728-2003-106-08-00-5 2 T. Rel Juza Sulamir Palmeira Monassa de Almeida J. 15.12.2004).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

PERGU NTA

EMENTA: HORAS EXTRAS HABITUALIDADE REFLEXOS LEGAIS A habitualidade no requisito essencial integrao das horas extras ao salrio, tampouco deve haver repercusso do servio extraordinrio nas frias, 13 salrio e descanso semanal remunerado. In hoc casu, ainda que evidenciada a prestao habitual de horas extras durante todo o contrato de trabalho, no se h de reconhecer sua integrao ao salrio.
(TRT 22 R. RO 00419-2006-001-22-00-1 Rel. Juiz Manoel Edilson Cardoso DJU 06.12.2006 p. 18).

Escolha corretamente a deciso paradigma para fins de interposio de recurso de revista, obedecendo assim o teor do disposto na Smula 296, inc. I, TST:

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

a) ADMINISTRATIVO PROCESSUAL CIVIL SERVIDOR PBLICO MUDANA DE REGIME CELETISTA PARA ESTATUTRIO HORAS-EXTRAS INCORPORADAS NA CONSTNCIA DO REGIME CELETISTA INCORPORAO INDEVIDA VIOLAO AO ENUNCIADO 76 DO TST SUPRESSO RECURSO IMPROVIDO 1. Os autores, a partir da vigncia do RJU, passaram do regime celetista para estatutrio; 2. Ocorre que quando ainda celetistas estes tiveram incorporadas a sua remunerao as horas-extras prestadas; 3. A partir de maro/92, com a aplicao das regras do enquadramento da Lei n 8.270/91, tais horas-extras foram suprimidas dos contra-cheques dos demandantes; 4. Ao tempo da referida incorporao, o TST j havia revisto o Enunciado de n 76 pelo Enunciado de n 291, onde no mais se reconhecia o direito de incorporao das horas extras prestadas com habitualidade por mais de dois anos; 5. Considerando-se que a referida incorporao carece de fundamento legal, bem como que foi concedida contrariando o Enunciado n 291 supra, de ter-se que os autores no faziam jus a mesma
(TRF 5 R. AC 2003.83.00.015382-6 2 T. Rel. Des. Fed. Petrucio Ferreira DJU 06.07.2007 p. 727).

RESPOS TA

b) HORAS EXTRAS HABITUALIDADE INTEGRAO As horas extras prestadas e pagas habitualmente integram o salrio para todos os fins legais, repercutindo, assim, nas demais parcelas trabalhistas pagas no perodo de execuo do labor extraordinrio. Trata-se, todavia, o adicional de horas extras de salriocondio, somente devido quando mantidas as condies excepcionais de labor em jornada excedente legalmente prevista. Uma vez suprimido o trabalho suplementar, no h que se falar em incorporao do valor do adicional respectivo (Smula 291, TST). Por sua vez, a habitualidade no labor extraordinrio critrio determinante para a repercusso do valor pago a ttulo de horas extras nas demais parcelas trabalhistas, devendo-se, com base no princpio da razoabilidade, ausncia de disposio legal especfica, fixar em 06 (seis) meses por ano, consecutivos ou no, o lapso temporal mnimo de trabalho extraordinrio necessrio para caracterizao da habitualidade a ensejar a integrao das horas extras nos clculos das frias (art. 142, 5, da CLT), 13 salrio (Smula n 45/TST) e do repouso semanal remunerado (Smula n 172/TST). Demonstrada a habitualidade na prestao de jornada extraordinria durante todo o perodo imprescrito, impe-se a incidncia dos valores pagos a ttulo de horas extras sobre as parcelas de frias com o tero constitucional, 13 salrio e repouso semanal remunerado j adimplidas neste perodo.
(TRT 22 R. RO 00013-2006-003-22-00-1 Rel. Juiz Arnaldo Boson Paes DJU 08.03.2007 p. 12).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

DIREIT O

DO TRABALHO

RESPOS TA

c) HABITUALIDADE DO PAGAMENTO INCORPORAO REMUNERAO REPERCUSSO NAS HORAS EXTRAS Compulsando-se os contracheques acostados, verifica-se a habitualidade no pagamento da parcela denominada "ATS INCORPORADO". Assim, nos moldes da Smula n 264, do C. TST, tem-se que a referida parcela no possua carter indenizatrio, mas sim remuneratrio. Logo, impe-se a reforma da sentena originria, para determinar que, nos clculos das horas extras, seja computado o valor pago a ttulo de ATS. Recurso ordinrio obreiro, parcialmente, provido. (TRT 19 R. RO 01517.2003.006.19.00-1 Rel. Juiz Jos Ablio J. 04.08.2005) d) HORAS EXTRAS HABITUALIDADE INTEGRAO cedio que as horas extras prestadas e pagas habitualmente pelo empregado integram seu salrio para todos os fins legais, repercutindo, assim, nas demais parcelas trabalhistas admitidas no perodo de execuo do labor extraordinrio. A habitualidade critrio determinante para a repercusso do valor pago a ttulo de horas extras nas demais parcelas trabalhistas, devendo-se, com base no princpio da razoabilidade, ausncia de disposio legal especfica, fixar em 06 (seis) meses por ano, consecutivos ou no, o lapso temporal mnimo de trabalho extraordinrio necessrio para caracterizao da habitualidade a ensejar a integrao das horas extras. No demonstrada a habitualidade na prestao de jornada extraordinria, correta a deciso que no concedeu a incidncia dos valores pagos a ttulo de horas extras na base de clculo das parcelas de frias com o tero constitucional, 13 salrio e repouso semanal remunerado. (TRT 22 R. RORO 00088-2006-002-22-00-6 Rel. Juiz Arnaldo Boson Paes DJU 08.03.2007 p. 11) e) HORAS EXTRAS INTEGRAES Evidenciada a habitualidade na prestao de horas extras, por certo devem as mesmas integrar o salrio do obreiro para todos os efeitos legais, inclusive a remunerao dos repousos semanais e feriados, por fora do disposto no art. 7, alnea a, da Lei n 605/49. A integrao das horas extras acarreta o aumento da mdia remuneratria mensal, a qual deve repercutir sobre as demais parcelas que tm como base de clculo a remunerao mensal do empregado. (TRT 4 R. RO 00100-2005-003-04-00-6 Rel Juza Jane Alice de Azevedo Machado J. 14.12.2005).

4/14/12

Prof. Alexandre Teixeira

You might also like