You are on page 1of 53

Maria Marques

TELETRABALHO
As novas tecnologias

Professora: Olga Bras

INTRODUO
O meu trabalho sobre o teletrabalho, em que consiste, quais so as suas vantagens/ desvantagens e por fim o que conduziu s tecnologias de teletrabalho. Para isso vou voltar atrs no tempo, vamos voltar s primeiras tecnologias sofesticadas criadas pelo homem nas revolues industriais e seguimos rumo ao futuro.

1 Revoluo Industrial
Perodo de grandes transformaes tcnicas, sociais, econmicas entre meados do sc. XVIII e XIX. Essas transformaes tiveram grande impacto nos processos produtivos, visto que at ento a sociedade era muito limitado por causa dos trabalhos serem manufaturadas. Iniciada na inglaterra que depois expandiu-se para os outros paises. Por fim, as mudanas ocorridas na sociedade durante a primeira revoluo industrial foram influenciadas por factores como liberismo, capitalismo ou acomulao de capitais e uma serie de invees explosivas.

COMO ERA A SOCIEDADE? Setores importantes:


txtil, siderrgico, naval, metalrgico. elevadas horas de

Sistema de produo fabril: (taylorismo). Tcnicas:

trabalho, ausncia de leis trabalhistas, uso intensivo de mo de obra

inveno de equipamentos industriais, agrcolas e demais setores e evoluo dos transportes e das comunicaes.

EVOLUO TECNOLOGICAS

Algumas maquinas importantes

FABRICA ARTESANAL

TRANSFORMAES SOCIAIS

Sociais: agravamento dos problemas sociais. Polticas: manifestaes contra a burguesia/organizao dos
sindicatos.

Econmico-produtivas:
e diviso social do trabalho.

produo em larga escala

Espaciais:

expanso das ferrovias, xodo rural, crescimento e surgimento de cidades, aumento de infra-estrutura e adensamento populacional.

Inglaterra

Inglaterra

2 REVOLUO INDUSTRIAL De meados do sc. XIX at incio do sc. XX. Novas fontes de energia: petrleo e eletricidade. Evoluo nos transportes: mais rpidos e eficientes/ inveno do automvel. Inovaes no processo produtivo: fordismo produo em srie e alta especializao do trabalho fabril.

Aumento da produtividade e dos salrios. Separao entre trabalho intelectual e manufaturado. Investimentos na elevao da produtividade e do consumo. 1 e 2 Revoluo Industrial marcaram a fase do capitalismo industrial.

PRINCIPAIS TECNOLOGIAS

Antecedentes:

Automvel

1867 Otto Motor a gasolina 1897 Rudolf Diesel 1885 Daimler & Benz Automvel

3 REVOLUO INDUSTRIAL
Aps a 2 Guerra Mundial (tecnologia criada para a Guerra Fria) e dcada de 1970. Revoluo informacional/ tecnocientfica. Novas tecnologias de informao e criao de novos setores: biotecnologia, qumica fina, informtica, robtica. Aumento da velocidade dos transportes e comunicaes/reduo dos obstculos s distncias.

Formao de redes digitais, programao computacional da produo industrial e dos servios. Reduo dos custos e dos preos de vrios produtos. Maior difuso das informaes e conexes em tempo real. Aumento das possibilidades de localizao do capital financeiro e produtivo: capitalismo flexvel

Produo industrial: - Produo vinculada demanda, individualizada e variada. - Reduo de postos de trabalho, dos custos/aumento dos lucros.

- Mquinas de ajuste rpido e flexvel. - Operrios polivalentes, atualizados, multifuncionais e altamente qualificados. - Trabalho coletivo,cooperativo e sincronizado reengenharia industrial. - Elevada automao das atividades/desemprego estrutural. - Capitalismo financeiro ou

Tecnologias

Avio

1903 Irmo Wrigth 1906 Santos Dumont

Telefone
1876 Patenteou o telefone: Graham Bell

Lmpada eltrica
1879 Thomas Edison

Inovaes mais recentes

Robtica

Mecanizao dos processos produtivos: Substituio da mo-de-obra operria Menos custos Mais rapidez Mais eficincia

Biotecnologi a
A fuso entre: Biologia Engenharia Qumica

TELETRABALHO

O fluxo crescente de novas tecnologias e as suas causalidades na sociedade obrigam a desenvolver novos metodos de trabalho, um deles o teletrabalho.

O TELETRABALHO
Teletrabalho (telework), trabalho a distncia ou telecommuting so termos utilizados para designar o exerccio funcional daqueles que esto equipados com tecnologias de transmisso de dados, voz e imagem e, so empregados de uma empresa, mas no precisam comparecer s instalaes da mesma para esempenhar suas atividades. Portanto o trabalho distancia graas s tecnologias que possuimos hoje.

TIPOS DE TELETRABALHADORES
Mveis trabalhadores que passam pelo menos 20 por cento do seu horrio de trabalho fora de casa, do escritrio ou de ambos. Telecommuters Trabalhadores que so aqueles que trabalham a partir de casa pelo menos uma vez por semana

EVOLUO NA EUROPA

O nmero de pessoas que recorre ao teletrabalho est a aumentar significativamente na Europa. Um estudo realizado pela International Data Corporation (IDC) em quinze pases europeus, incluindo portugal, refere que em 2005 existiam 28,8 milhes de teletrabalhadores. Tambem verificou-se que 45% dos teletrabalhadores so funcionrios de firmas grandes, ou
muito grandes, nas reas de negcios, servios, finana, e sade.

Quanto aos dois tipos de teletrabalhadores, segundo a anlise efectuada, os teletrabalhadores mveis esperava-se que em 2005 o nmero aumente dos 6,2 milhes registados no ano anterior para 20,1 milhes. Em relao aos telecommuters, que em 2000 eram 3,8 milhes, que o

VANTAGENS D TELETRABALHO
As vantagens do teletrabalho so, principalmente, para o trabalhador: Diminuio do stress; Diminuio de despesas de transportes e alimentao; Possibilidade de controlar o seu ritmo de trabalho; Maior autonomia; Possibilidade de trabalhar sem interrupes; Aumento das oportunidades profissionais; Mais tempo livre; Maior disponibilidade para a famlia.

Mas, as empresas tambm ganham com o teletrabalho: Aumento da produtividade; Aproveitamento do tempo que seria gasto nas deslocaes; Diminuio da necessidade de espao, mobilirio, materiais, equipamento; Reduo das despesas como a gua, a electricidade, aquecimento, etc.; A circulao electrnica de informao entre empresa e os trabalhadores reduz a burocracia;

E, tambm, a sociedade benefita com o teletrabalho: Diminuio da poluio, pois existem menos deslocaes; Cria trabalho em locais em que as condies geogrficas, demogrficas e econmicas so obstculos; A possibilidade de empregar deficientes.

DESVANTAGENS D TELETRABALHO
Em relao ao trabalhador: No ter colegas de trabalho; Os trabalhadores podem se sentir ss e inseguros, sem falta de apoio; Em relao a promoes, aces de formao, planos de carreira e prmios, podendo ser mal avaliado; Falta de empenho dos teletrabalhadores; A influncia familiar no trabalho pode prejudicar os resultados profissionais;

O trabalho requer um ambiente de dedicao e concentrao, o que, em caso de existirem crianas ou familiares que necessitam de apoio, no existe; Falta de legislao; O teletrabalhador pode ficar viciado no trabalho, pois os equipamentos (telefone, fax, e-mail) utilizados no trabalho, so, tambm, utilizados no seio familiar, fazendo com que o teletrabalhador esteja sempre online.

Em relao empresa: Dificuldade em controlar e supervisionar o trabalho; Resistncia mudana; Fraco desenvolvimento de uma cultura empresarial forte e coesa, porque os trabalhadores esto dispersos por vrios locais, raramente encontrando-se fisicamente; Falta de empenho, pois preciso ser muito disciplinado e existem pessoas que no possuem o perfil ideal para o teletrabalho; A empresa necessita de fornecer equipamentos ao trabalhador, causando uma grande despesa; O risco de fuga de informao muito grande.

CONCLUSO
Com a realizao deste trabalho passei a saber mais sobre o teletrabalho, as suas origens e vantagens e desvantagens. Com base na informao que recolhi acho que o teletrabalho tem o potencial de trasformar mais ainda e para melhor o mundo sobre a forma como trabalhamos, porm, parece ser ainda uma ara com pouco estudo geral do que acontece realmente. Se ha muitos lucros, se viavel... Mas de qualquer forma acho que o teletrabalho s pode evoluir se passar a ser encarado como uma ara que necessaria formao e preparao de funcionarios para serem teletrablhador, seno devido as situaes que podem ocorrer como referi nas suas devantagens, podem levar o teletrabalho ser posto de lado no futuro, deixando assim de evoluir.

You might also like