You are on page 1of 20

A Evoluo da Manuteno

Esta apresentao trata sobre como a manuteno mudou dentro do processo industrial, adaptando-se e evoluindo para melhor atender s mudanas do processo e da tecnologia.

Deriva do conceito de que os profissionais da rea eram encarregadas de ter mo recursos para efetuar reparos. Assim, formou-se a palavra manuteno: MANU = mo + TENER = ter (manutener)

Antes da Revoluo Industrial: A produo de bens era feita sob encomenda de modo artesanal. A atividade era executada por pessoas que sabiam construir a sua mquina e repar-la, pois era uma atividade familiar, passada de pai para filho.

Perto da Revoluo Industrial: Nas poucas unidades fabris, a energia vinha de uma unidade de fora central, que atravs de eixos e polias ligados a moinhos de vento ou dgua, movimentavam o maquinrio. Os cuidados com a unidade de fora era no sentido de trocar partes gastas e evitar o desgaste a curto prazo.

Revoluo Industrial: Aparecimento de mquinas a vapor como centrais geradoras de fora mecnica. Operadores treinados eram responsveis pela conduo e tratamento da mquina, incluindo reparos e lubrificao. Apenas o fabricante resolvia falhas graves.

Com o tempo, algumas pessoas eram chamadas para auxiliar os colegas nos reparos de mquinas avariadas. Com isso, percebeu-se a necessidade de uma entidade especializada na arte de reparar. Os primeiros profissionais de manuteno estavam agregados e subordinados a produo.

O advento da eletricidade trouxe consigo a facilidade dos motores eltricos. No incio, os reparos nas instalaes eltricas eram feitos pela firma de distribuio. As equipes de manuteno, composta por mecnicos, sofreu transformaes e

Com o avano das tecnologias, novos materiais e processos, maquinaria sofisticada, melhores padres, normas de controle mais rgidas, grande quantidade e diversidade de mquinas, viu-se necessrio incorporar s equipes de manuteno tcnicos e engenheiros.

Aps a primeira guerra mundial, a manuteno passou a existir em quase todas as indstrias As atividades eram desenvolvidas aps a quebra das peas ou parada das mquinas em falha. Assim, surgiu a Manuteno Corretiva

Quando a Segunda Guerra trouxe a necessidade do aumento de produo e do cumprimento de metas, s equipes de manuteno se preocuparam em sanar rapidamente as falhas e efetuar servios que evitassem e prevenissem a ocorrncia de falhas. Alm disso, o avano da indstria aeronutica reforou o desenvolvimento de tcnicas e mtodos para preveno de falhas. Eis que surge a Manuteno Preventiva.

A manuteno preventiva, aliada ao uso de medies e acompanhamento peridico nos equipamentos, introduziu na dcada de 1960/70 o conceito de Manuteno Preditiva. a manuteno efetuada apenas quando se detecta a aproximao de uma condio instvel ou de falha.

Exemplos: Anlise cromatogrfica de leos lubrificantes;

Deteco de rudo em rolamentos;


Vibrao em mquinas rotativas; Deteco do aumento de temperatura em alguns pontos; Queda lenta e progressiva de presso de lubrificantes em mquinas devido a folgas maiores; Medies de folgas e tolerncias; Medies de rigidez dieltrica; Ultra-som; entre outros.

O que ? Terotecnologia o conceito de que o ciclo de vida de um equipamento de ser controlado e maximizado. Como se aplica? necessrio que o usurio/comprador verifique e acompanhe, durante a vida til do equipamento, as definies assumidas no projeto e faa um feedback para o projetista e/ou fabricante, para que estes melhorem o projeto, a performance e o custo das prximas geraes do equipamento

Quando foi introduzida?


Na dcada de 1970/80

TPM Total Productive Maintenance (Manuteno Produtiva Total) um sistema japons introduzido nos anos 1970. Exige muito treinamento, limpeza no local de trabalho, disciplina e participao todos.

Prega a existncia do operador-mantenedor, ou seja, os operadores das mquinas se envolvem com rotinas de manuteno de primeiro e segundo nvel, solicitando a equipe de manuteno para atuar nos problemas maiores e nas grandes intervenes.

RCM Reliabilty Centered Maintenance (Manuteno Centrada em Confiabilidade)


Iniciou-se no Brasil na dcada de 1980/90. Questiona se as tarefas que esto sendo executadas so efetivas em custo e, se do cumprimento delas, resultar sistemas mais confiveis. melhor aproveitada quando empregada nos primeiros passos de um projeto, porm pode ser usada em programas que j existentes. utilizada para obter melhorias contnuas de confiabilidade e disponibilidade, tornar a manuteno mais eficiente e a empresa mais competitiva .

Instalao: As instalaes passaram por vrios estgios de desenvolvimento, desde a no existncia fsica at a condio de instalaes prprias com caractersticas que so peculiares a cada fbrica. Administrao: No incio, a administrao da manuteno era feita pelo pessoal da produo, que tinha como filosofia produzir agora e o restante (reparos), quando fosse possvel. Com a incluso de tcnicos e engenheiros, e o desenvolvimento de mquinas e tcnicas de reparo, a manuteno se tornou independente e a administrao passou a ser feita por pessoas experientes na rea.

Hierarquia: Antes era subordinada totalmente a Operao. A melhoria do processo industrial forou a Operao a pensar nos problemas de produzir e entregar a turma de manuteno os problemas de manuteno. Tornam-se independentes. Gerncia:

Gerencialmente, a manuteno passou de um ponto em que toda a sua tcnica de gerenciamento era conseguida na prtica, para o ponto atual onde temos estudos e tcnicas prprias de gerenciamento.

Conhecimento Prprio: Os profissionais em manuteno, so quem tem conhecimento terico e prtico para sugerir modificaes em equipamentos ou para mostrar exatamente qual o problema e o melhor modo de solucion-lo. ABRAMAN: Associao Brasileira de Manuteno, criada em 1984, tornou-se a entidade que centraliza o conhecimento prprio dos profissionais. Os problemas de diversos segmentos, que antes eram discutidos apenas dentro deles, esto sendo trazidos para o ambiente comum da ABRAMAN, isto traz benefcios para todos os profissionais que trabalham com manuteno.

A evoluo da manuteno est atrelada ao desenvolvimento das unidades de produo. Quanto mais sofisticado for o processo fabril mais sofisticada ser a manuteno, ou seja, da mesma maneira que o processo fabril evolui, a manuteno tambm deve evoluir. Toda vez que uma mudana ocorrer no conjunto industrial, deve-se verificar se a manuteno esta adequada para a nova situao, ou se um ajuste deve ser feito para as novas contingncias, pois uma adequao na manuteno pode ser to necessrio como a que foi feita para a linha de produo ou para o processo produtivo como um todo.

You might also like