You are on page 1of 16

Curso Administrao / IESP

Metodologia do Trabalho Cientfico

Prof. Luciano Medeiros

Mtodo e Tcnica

Mtodo: um conjunto de etapas ordenamente dispostas, destinadas a realizar e antecipar uma atividade na busca de uma realidade; Tcnica: est ligada ao modo de se realizar a atividade de forma mais hbil, mais perfeita;
O mtodo se refere ao atendimento de um objetivo, enquanto a tcnica operacionaliza o mtodo.

Mtodo Dedutivo:

Descobre uma verdade a partir de outras verdades que j conhecemos. Parte do geral para o particular.
Mtodo Indutivo: Parte da enumerao de experincia ou casos particulares, para chegar a concluses de ordem universal. um procedimento de raciocnio que, a partir de uma anlise de dados particulares, encaminhamos para as noes gerais.

A Importncia da Leitura

Quem no possui o hbito da leitura precisa desenvolv-lo, pois difcil uma formao de qualidade sem muita leitura. A finalidade da leitura deve ser memorizar, apreender o contedo e formar um senso crtico sobre o assunto.
Como realizar uma leitura de reconhecimento? Olhar a capa e contracapa; O autor; As orelhas; O sumrio (observe ttulo e subttulo) As referncias indicadas pelo autor; A introduo e o Prefcio.

Trs Regras Bsicas para Melhorar a Aprendizagem

Ateno: capacidade de concentrao em um s objeto, sabendo que, a ateno no pode se manter fixa por longos perodos, sem perder sua eficcia, por isso um perodo de ateno requer outro de descanso. Para prender a ateno, ideal criar o mximo de interesse pelo assunto estudado.
Memria: memorizar reter ou compreender o que mais significativo de um contedo, ao inverso de ter decorado, o que s permite repetio. A memorizao possvel a partir da observao dos seguintes pontos: repetio, ateno, emoo, interesse e relacionamento dos fatos com outros contedos, j retidos na memria. Associao de Idias: uma capacidade que possibilita ao indivduo relacionar e evocar fatos e idias. fcil observar quantos assuntos vm a tona, por fatos e idias relacionadas com experincia anteriores dos interlocutores, na troca de palavras em uma conversa. Para melhor aprendizagem, podemos usar dessa tcnica, para associar o contedo.

Aproveitamento da Leitura
Algumas etapas devem ser seguidas, para realizar uma leitura: Pr-leitura: a leitura de reconhecimento que examina a folha de rosto, os ndices, a bibliografia, as citaes ao p da pgina, o prefcio, a introduo e a concluso; Leitura Seletiva: deve ser selecionado apenas os dados que forneam algum contedo sobre o problema da pesquisa e que possam trazer uma resposta, o restante deve ser eliminado; Leitura Crtica ou Reflexiva: supe a capacidade de escolher as idias principais e diferenci-las entre si das secundrias; Leitura Interpretativa: nessa fase o pesquisador procura saber o que realmente o autor afirma e que informaes transmite para a soluo dos problemas formulados na pesquisa.

Documentao
Documentao a organizao e o registro de informao; uma prtica que
dever ser desenvolvida, visando facilitar seus estudos. Existem duas formas de documentao: Documentao geral: a conservao do material em pastas ou caixa. Os materiais geralmente conservados so textos, apostilas, recortes de jornais e outros. Normalmente, so organizados por temas, o que torna a busca pela

informao mais demorada.


Documentao bibliogrfica: o material lido deve ser armazenado; as formas de organizao e armazenamento podem variar, como, por exemplo, a organizao por intermdio de citaes, resumos, comentrios, entre outros, e por meio do fichamento, que, alm de documentar o texto, registra tambm as informaes da obra consultada, a essas informaes da obra, chamamos de referncia.

Fichamento
O fichamento um procedimento utilizado na organizao de dados da pesquisa de documentos. Sua finalidade a de arquivar as principais

informaes das leituras feitas e auxiliar, na identificao da obra.


A estrutura mnima sugerida para um fichamento :

Cabealho: Iniciar com a elaborao do cabealho, que pode ser dividido em apenas dois campos: o primeiro deve ser o ttulo geral e o segundo, o ttulo especfico.

Ex: Metodologia Cientfica (ttulo geral) Mtodo Indutivo e Dedutivo (ttulo especfico)

Referncia: deve contemplar a autoria, o ttulo da obra, local de publicao, editora e ano de publicao.

Ex: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientfica. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2000. 279 p. GALLIANO, Alfredo Guilherme. O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo: Harbra, 1986. 200 p.

Corpo ou texto da ficha: onde o contedo desenvolvido, por meio de resumo ou citao. O corpo ou texto da ficha pode mudar, dependendo do tipo de fichamento.

FICHA DE CITAO

Ficha de citao construda utilizando partes de obras, ou captulos ou artigos. O fichamento de transcrio refere-se a texto de autores, ou seja, formada de citaes diretas, e essas transcries, ao serem elaboradas, devero seguir as normas da ABNT.

As transcries podem ser:

citaes diretas, com texto na ntegra; citaes com omisses de palavras, isto , supresses de texto que

no interessam no contexto, indicadas com trs pontos entre colchetes


[...];

FICHA DE RESUMO Ficha de Resumo: uma sntese das principais idias contidas na obra. Nesse tipo de ficha, voc deve elaborar uma sntese com suas prprias palavras.

Tcnicas para Redigir textos

Na redao do texto de forma cientfica, as informaes devem obedecer ordem lgica do raciocnio, passando para o papel uma linguagem clara e precisa, sem verbalismo inconsistente, podendo seguir essas orientaes: usar de frases completas e curtas; evitar repeties do ttulo na primeira frase; empregar verbos em terceira pessoa; coletar dados bibliogrficos obedecendo ordem das informaes; preferir palavras familiares e termos de fcil compreenso; no rascunho, escrever o que lhe vier cabea. Depois, eliminar as partes desnecessrias e dar continuidade construo do texto;

recorrer a um amigo fazendo-o ler; as reaes dele podero ser de grande utilidade; usar clareza ao expressar as idias, pois um trabalho cientfico acadmico tem por objetivo expressar e no impressionar; ter sempre mo um dicionrio de lngua portuguesa; ter cuidado com termos que expressem qualidade, quantidade, freqncia, quando usados com palavras como bom, muito, s vezes; podem dar margem a diferentes interpretaes;

evitar o incio de frases diretamente com nmeros, como: 12


professores pertencem ao Curso de Direito. O indicado seria: No curso de Direito, h doze professores.

tcnica de sublinhar ou destacar: o uso dessa tcnica, possibilita destacar as idias principais, as palavras-chave e as passagens importantes de um texto. Em geral, a idia principal encontrasse na primeira frase. preciso ler o texto e formular perguntas sobre ele, procurando respond-las medida que l. Recomendaes: fazer a primeira leitura integral do texto, sem sublinh-lo; em uma segunda leitura, sublinhar apenas o que realmente importante: idias principais, dando destaque s palavras-chave. As palavras sublinhadas devem permitir uma releitura do texto, semelhante leitura de um telegrama; destacar passagens importantes do texto, com traos na margem, assim como indicar dvidas, com pontos de interrogao; reconstruir o pargrafo com base nas palavras e expresses sublinhadas;

no interromper a leitura ao encontrar palavras desconhecidas. Se aps a


leitura completa do texto, as dvidas persistirem, o leitor dever anot-las, para buscar esclarecimentos (mantenha vista um dicionrio).

tcnica de esquema: significa listar tpicos essenciais do texto, com a finalidade


de permitir ao leitor uma visualizao completa do texto. Essa alternativa uma das melhores formas de estudar. indispensvel uma boa leitura do material para ter compreenso do texto e estabelecer hierarquia em relao s idias do material lido. O esquema deve conter as idias do autor, idia principal e detalhes importantes. Veremos quais so:

Na elaborao de esquema no permitido alterar as idias do autor, voc dever manter fidelidade ao texto original. Quer uma dica? Parta sempre das idias mais importantes para construir a estrutura lgica. Como o objetivo do esquema auxiliar em seu estudo, ele deve ser funcional e flexvel, mas voc poder elabor-lo de acordo com suas Habilidades

You might also like