You are on page 1of 26

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO (GESTO DE PESSOAS)

PROF. LUCIANO MEDEIROS

INTRODUO A MODERNA GESTO DE PESSOAS

As pessoas passaram a ser o diferencial competitivo que mantm e promove o


sucesso organizacional: elas passam a construir a competncia bsica da organizao, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instvel, mutvel e fortemente concorrencial.

As organizaes esto mudando os seus conceitos e alterando as suas prticas gerencias. Em vez de investirem diretamente nos produtos e servios, elas esto investindo nas pessoas que entendem deles e que sabem como cri-los, desenvolv-los, produzi-los e melhor-los; Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas esto investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfaz-los e encant-los.

O CONTEXTO DA GESTO DE PESSOAS

O contexto da gesto de pessoas formado por pessoas e organizaes As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizaes e estas dependem das pessoas para poderem funcionar e alcanar o sucesso. Sem organizaes e sem pessoas no haveria gesto de pessoas.

As organizaes so constitudas de pessoas e dependem delas para atingir os seus objetivos e cumprir suas misses.

E para as pessoas, as organizaes constituem o meio atravs do qual elas podem alcanar vrios objetivos pessoais, com um custo mnimo de tempo, de

esforo e de conflito.

Objetivos Organizacionais Sobrevivncia; Crescimento sustentado;

Objetivos individuais Melhores salrios; Melhores benefcios;

Lucratividade;
Produtividade; Qualidade nos produtos/servios; Reduo de custos; Participao no mercado; Novos mercados; Novos clientes; Competitividade; Imagem no mercado.

Estabilidade no emprego;
Segurana no trabalho; Qualidade de vida no trabalho; Satisfao no trabalho; Considerao e respeito; Oportunidade de crescimento; Liberdade para trabalhar; Liderana liberal; Orgulho da organizao.

Nos tempos atuais as organizaes esto ampliando sua viso e atuao estratgica. Todo o processo produtivo somente se realiza com a participao conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Os fornecedores: contribuem com matria prima, insumos bsicos, servios e tecnologias; Os acionistas e investidores: contribuem com capital e investimentos que permitem o aporte financeiro para a aquisio de recursos; Os empregados: contribuem com seus conhecimentos, capacidades e

habilidades, proporcionando decises e aes que dinamizam a organizao; Os clientes e consumidores: contribuem para a organizao, adquirindo seus bens ou servios colocados no mercado Cada um dos parceiros da organizao contribui com algo na expectativa de obter um retorno pela sua contribuio.

STAKE HOLDERS: QUAL O PARCEIRO DA ORGANIZAO QUE DEVE SER PRIVILEGIADO? Afinal, qual o parceiro mais importante da organizao? Na era Industrial era o capitalista o proprietrio, acionista ou investidor de o negcio.

Na era da Informao prevalece o capital intelectual e no mais o capital financeiro.

O conhecimento tornou-se mais valioso do que a tradicional moeda escritural.

As pessoas so recursos ou parceiros da organizao? Pessoas como recursos 1. Empregados isolados nos cargos; 2. Horrio rigidamente estabelecido; 3. Preocupao com normas e regras; 4. Subordinao ao chefe; 5. Fidelidade organizao; 6. Dependncia da chefia; 7. Alienao organizao; 8. nfase na especializao; 9. Executoras de tarefas; 10. nfase nas destrezas manuais; 11. Mo-de-obra 1. Pessoas como parceiros Colaboradores agrupados em equipes; 2. Metas negociadas e compartilhadas; 3. Preocupao com resultados; 4. Atendimento e satisfao do cliente; 5. Vinculao misso e a viso da empresa; 6. Interdependncia com colegas e equipes; 7. Participao e comprometimento; 8. nfase na tica e na responsabilidade; 9. Fornecedoras de atividade 10. nfase no conhecimento 11. Inteligncia e talento

ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA MODERNA GESTO DE PESSOAS

1) As pessoas como seres humanos; 2) As pessoas como ativadores de

recursos organizacionais;
3) As pessoas como parceiros da

organizao; 4) As pessoas como talentos fornecedores de competncias; 5) As pessoas como o capital humano da organizao.

OBJETIVOS DA GESTO DE PESSOAS

Os objetivos da Gesto de Pessoas so variados. Ela deve contribuir para a eficcia organizacional atravs dos seguintes meios:

1. Ajudar a organizao a alcanar seus objetivos e realizar sua misso;

2. Proporcionar competitividade organizao.

Isto significa saber criar, desenvolver e aplicar as habilidades e competncias da fora de trabalho.

3. Proporcionar organizao pessoas bem treinadas e bem motivadas

Preparar e capacitar continuamente as pessoas o primeiro passo. O segundo dar reconhecimento s pessoas e no apenas dinheiro

4. Aumentar a auto-atualizao e a satisfao das pessoas no trabalho

Antigamente a nfase era colocada nas necessidades da organizao. Hoje sabe-se que as pessoas precisam ser felizes.

5. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida no trabalho (QVT) um conceito que se refere aos aspectos da experincia do trabalho, como estilo de gesto, liberdade e autonomia para tomar decises, ambiente de trabalho agradvel, camaradagem, segurana no emprego, horas adequadas de trabalho e tarefas significativas e agradveis.

6. Administrar e impulsionar a mudana

Os profissionais de Gesto de Pessoas precisam saber como lidar com mudanas se realmente querem contribuir com o sucesso de sua organizao.

7. Manter polticas ticas e comportamento socialmente responsvel

Toda atividade de GP deve ser aberta, transparente, justa, confivel e tica

A GESTO DE PESSOAS REFERE-SE S POLTICAS NECESSRIAS PARA ADMINISTRAR O TRABALHO DAS PESSOAS TAIS COMO:

1) Agregar talentos organizao; 2) Integrar e orientar talentos em uma cultura participativa, acolhedora e empreendedora; 3) Modelar o trabalho seja individual ou em equipe de maneira a torn-lo significativo, agradvel e motivador; 4) Recompensar os talentos pelo excelente desempenho e pelo alcance de resultados como reforo positivo; 5) Avaliar o desempenho humano e melhor-lo continuamente; 6) Comunicar, transmitir conhecimento e proporcionar retroao intensiva;

7) Treinar e desenvolver talentos para criar uma organizao de aprendizagem; 8) Proporcionar excelentes condies de trabalho e melhorar a qualidade de vida no trabalho; 9) Manter excelentes relaes com talentos, sindicatos e comunidade em geral; 10) Aumentar a competitividade dos talentos para incrementar o capital humano da organizao e, conseqentemente, o capital intelectual;

11) Incentivar o desenvolvimento organizacional.

OS SEIS PROCESSOS DE GESTO DE PESSOAS

1. Processo de Agregar Pessoas So os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de proviso ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleo de pessoas.

2. Processos de Aplicar Pessoas So os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas iro realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, anlise e descrio de cargos, orientao das pessoas e avaliao de desempenho.

3. Processos de Recompensar Pessoas So os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remunerao e benefcios e servios sociais.

4. Processo de Desenvolver Pessoas So os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem seu treinamento e desenvolvimento, gesto do conhecimento e gesto de competncias, aprendizagem, programas de mudanas e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicao e consonncia.

5. Processos de Manter Pessoas


So os processos utilizados para criar condies ambientais e psicolgicas satisfatrias para as atividades das pessoas. Incluem administrao da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurana e qualidade de vida e manuteno de relaes sindicais.

6. Processos de Monitorar Pessoas

So os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informaes gerenciais.

FIM

You might also like