You are on page 1of 21

Agncia de Viagens e Turismo Prof.

Luciano Medeiros

Introduo

As agncias de turismo so organizaes que tm a finalidade de comercializar produtos tursticos. Elas orientam as pessoas que desejam viajar, estudam as melhores condies tanto em nvel operacional quanto financeiro, e assessoram os clientes acerca da definio dos itinerrios. Petrocchi; Bona (2003,p.11)

Introduo

Segundo Hilrio Pelizzer 2005 Trata-se de uma sociedade comercial que tem por finalidade explorar as atividades previstas na legislao turstica especfica, portanto uma empresa privada que visa ao lucro.

Introduo
O mercado turstico atual caracterizado: Globalizao Tecnologia de Informao Gerando: Uma grande quantidade de informaes e mensagens publicitrias, uma diversificada e numerosa quantidade de ofertas a respeito de destinos, hospedagens, meios de transportes, pacotes e etc...

Introduo
O cidado comum enfrenta uma dificuldade natural em selecionar e analisar tantas opes que o mercado turstico oferece. Alm de obter informaes: Procedimentos para viagens, Obteno de vistos, Guias, Anlise de ofertas e atrativos, Horrios e conexes de vos entre outros.

Natureza e Funes

A agncia de turismo exerce a funo de intermediria ou mediadora entre a demanda( procura por parte de cliente, pblico, turista, consumidor, excursionista, passageiro, viajante) e a oferta de servios tursticos, proporcionada pelos prestadores ou fornecedores de servios.
PELIZZER 2005

Natureza e Funes

A agncia de turismo desempenha, ento, uma funo de assessoria ao pblico, pois pesquisa, filtra e classifica as informaes, cumprindo papis de facilitadora para a populao em geral e intermediria entre empresas tursticas e consumidores.
PETROCCHI; BONA 2003

Natureza e Funes
As agncias de turismo segundo a legislao vigente exercem outras atividades relativas ou pertinentes s suas atividades. Por suas caractersticas de operao, dividem-se em:

Agncias Vendedoras; Agncias Operadoras Tursticas; Agncias Operadoras de Turismo Receptivo; Agncias de Representao; Agncias Consolidadoras de Bilhetes Areos

Natureza e Funes

agncias vendedoras: atuam como intermediria, mediadoras entre os prestadores de servios de turismo e os clientes (pessoas fsicas ou jurdicas); agncias operadoras tursticas: criam produtos a partir dos servios oferecidos pelos prestadores de servios tursticos, nos padres do inclusive tour (IT), ou seja, tudo includo, parte area e parte terrestre ( traslados, passeios, visitas tcnicas, city tours etc.). So as que concebem os denominados pacotes tursticos ou excurses;

Natureza e Funes

Agncias operadoras de turismo receptivo: prestam servios locais aos clientes das operadoras, realizando em sua cidade ou regio os servios includos na programao de um turista ou de um grupo de turistas; Agncias de representao: Agem como representantes locais de outras prestadoras de servios tursticos empresas reas, hotis, pousadas, locadoras de veculos etc.

Natureza e Funes

Agencias consolidadoras: Intermediam passagens areas domsticas e internacionais de empresas areas, mediante acordos bilaterais-comerciais, a todas as agncias de turismo interessadas que no possuem filiao perante o SNEA ou IATA. Esse tipo de agncia freqentemente confundido com GSAs General Sales Agent ( Agente Geral de Vendas), ou seja, representante legal de direito e de fato de uma empresa area nacional ou estrangeira.

SNEA- Sindicato Nacional das Empresas Aerovirias IATA International Air Transporte Association

Agncia de Turismo e suas classificaes


Classificao, Tipologia, Viso.

Classificao AT
De acordo com a legislao da Embratur que regulamenta e define as condies para registro, operao e funcionamento. As Agncias de Turismo classificam-se 02 categorias: - Agncias de Viagens e Turismo (AVT)

- Agncias de Viagens (AV)


( Decreto n 84.934, de julho de 1980 )

AV Agncias de Viagens
O papel das agncias de viagens atuar como canal de distribuio dos produtos e servios do turismo com o pblico consumidor. A agncia comercializa passagens reas, aluguel de veculo, reservas de hotis, seguros de viagens, cambios ingressos para shows e eventos, vende pacotes nacionais e internacionais.

Elo entre o CLIENTE e o FORNECEDOR de servios. Cliente > AV > Fornecedor


AV = Varejo do Turismo Obs: No compra produto para revende-lo, no faz estoque de produtos. S intermediam aps a deciso de compra do cliente.

AVT Agncia de Viagens e Turismo


A agncia de viagens e turismo ( operadora ) planeja, organiza e coordena viagens por meio da contratao de diferentes fornecedores de produtos tursticos. Essas viagens constituem um novo produto, o pacote turstico. Ex. PACOTE = CONJUNTO DE SERVIOS Embora todos`` os produtos/ servios do pacote sejam realizados por terceiros, cabe operadora a iniciativa de reun-los, acompanh-los, e comerciaz-los como tambm se responsabilizar-se pelo conjunto de servios oferecidos. CLIENTE > AV > AVT/OPERADORA + CONJ. FORNECEDOR

Roteiro Turstico
O roteiro turstico a base da formao do pacote. constitudo por uma ou mais atraes tursticas, interligadas a um percurso.
PERCURSO = INSTALAES + SERVIOS

BSICOS > Transporte, hospedagem, alimentao e a atrao turstica em si. COMPLEMENTARES > Servios de apoio, atraes suplementares, folclore, artesanato, equipamentos diversos, entre outros.
SERVIO NCLEO + SERVIO PERIFRICO

Atividades exclusivas e no exclusivas das ATs


Atvidades exclusivas ( privativas ).

Venda comissionada ou intermediao remunerada de passagens individuais ou coletivas, passeios, viagens ou excurses areas ou rodovirias nacionais e internacionais; Venda de cruzeiros martimos nacionais e internacionais; Reserva remunerada de acomodaes em meios de hospedagem no pas e no exterior; Recepo, transferncia e assistncia especializada ao turista; Venda comissionada de passeios locais por via terrestre ou por hidrovia; Fretamentos comissionado de aeronaves Operao de viagens e excurses, inviduias ou coletivas, compreendendo a organizao, contratao e execuso de programas, roteiros e itenerrios nacionais e internacionais. (AVT); Operao de turismo receptivo, traslado, citytours e tours profissionais, ou seja, tudo que se refira ao atendimento turstico local e regional.

Atividades exclusivas e no exclusivas das ATs


Atividades no exclusivas (no privativas)
Atividades que podem ser exercidas ou exploradas por qualquer empresa ou pessoa habilitada.
-

Venda e reserva comssionada de ingressos para espetculos; Explorao do transporte turstico de superfcie; Encaminhamento de documentao para viajantes; Prestao de servios para congressos, feiras e eventos; Locao comissionada de veculos; Venda comissionada de seguro de assistncia ao viajante ou turista; Agenciamento de carga ara nacional e internacional.

Viso Geral das ATs


Tcnico Uma agncia de turismo consiste em uma organizao comercial ou de negcios, prestadora de servios, integrante da indstria turstica, cuja funo bsica promover o entrosamento dos componentes dessa indstria, comercializando a oferta e criando novos produtos. Social Uma agncia de turismo tem como funo proporcionar condies para que as diversas classes socioeconmicas possam praticar o turismo. Comercial Uma agncia de turismo a nica revendedora legalmente autorizada a oferecer ao publco em geral os produtos da indstria turstica, quais sejam, a combinao de transportes, hotelaria, alimentao e outros servios acessrios.

Viso Geral das ATs

Mercadolgica - O agente de viagem deve sempre visar atender s necessidades e expectativas do mercado, atuando como o mais eficaz canal de distribuio e divulgao dos produtores ( hotis, transportadoras, locadoras de veculos, operadoras tursticas, cruzeiros martimos, guias de turismo, documentao etc.), de forma a permitir a criao de condies e de fluxos cada vez maiores e de qualidade assegurada.
AGENTE DE VIAGEM = FORMADOR DE OPINIO

Econmico A justificatica econmica para a existncia do agente de viagem que ele promove ao mesmo tempo a convenincia do consumidor ou turista e a diminuio de custos de didtribuio para o produtor. O consumidor est disposto a pagar pela economia de tempo e de locomoo que uma agncia de turismo pode lhe oferecer, seja por meio do recebimento das passagens e demais servios no escritrio ou em sua casa.

O agente de viagens
O Agente de viagens, seguramente, sempre foi e ser o maior e melhor parceiro do turismo para fornecedores ou prestadores de servios tursticos. Assim, constitui-se, ainda, no melhor, no mais eficaz e mais abrangente canal de vendas no mundo dos negcios do turismo. Existem milhares de pontos-de-venda espalhados pelo Brasil e pelo mundo, sem custo.

You might also like