You are on page 1of 13

IESP

Aula: PLANEJAMENTO E OPERACIONALIZAO DE PACOTES

AGNCIA DE TURISMO PROF. LUCIANO MEDEIROS

Planejamento em sete passos:

1) Concepo inicial; 2) Processo de preparao; 3) Contatos comerciais e contrataes; 4) Definio de preo de venda; 5) Montagem do material promocional; 6) Poltica de distribuio e vendas; 7) Reservas e operao.

CONCEPO INICIAL

Antes de investir tempo e dinheiro na construo de um novo pacote, a equipe de operao deve estudar a aceitao de um novo produto pelo mercado. Para isso fundamental partir de um estudo de demanda.

Necessidades a se verificar durante a formao do pacote turstico:

Oferta de alojamento, servios receptivos e de alimentao durante todos os meses do ano: verificar se os equipamento e servios so adequados e variados; Flexibilidade dos fornecedores: saber como trabalham a questo dos prazos para confirmao e cancelamento de reservas, preos balco e netos; Garantia da operao: confirmar a regularidade da oferta de servios, como freqncia das sadas, nmero mnimo de passageiros (paxs), limite de operao etc. Sistema de transporte adequado e perene: conhecer as possibilidades de acesso ao destino e aos atrativos e as possibilidades de meios de transporte disponveis; Disponibilidade de dados sobre a oferta turstica: avaliar a possibilidade de realizao de eventos como famtours e workshops para divulgar o destino, roteiro e pacote que no constam nos guias ou publicaes especializadas.

PROCESSO DE PREPARAO

Nessa etapa, aconselhvel que uma pessoa da equipe de planejamento v at o destino que ser operado para fazer uma verificao in loco sobre a qualidade dos servios prestados pelos futuros fornecedores. Alm de experimentar servios receptivos como hotis, restaurantes, agncias locais, transportadoras locais, reas de embarque e desembarque, entre outros, essa viagem propiciar: O conhecimento do tempo de durao adequado para a realizao dos passeios; A escolha dos atrativos que vo compor o roteiro ou sero ofertados como opcionais; A definio dos dias e horrios mais convenientes a serem cumpridos; A determinao do tamanho ideal do grupo para que tenha uma experincia de qualidade.

CONTATOS COMERCIAIS E CONTRATAES

Meios de Hospedagem: Tipos de acomodao: aqui deve ser avaliada a disponibilidade de unidades habitacionais (UH) segundo suas configuraes: individual (SLG), duplo (DBL), triplo (TPL), qudruplo (QPL). Servios de alimentao: o tipo de regime de alimentao no hotel depende de sua estrutura de cozinha e sales de restaurante, para verificar se tero condio de atender adequadamente ao grupo alm do tipo de cardpio oferecido e a variedade de opes de pratos. Tipos de clientes atendidos: conhecer qual o tipo de clientela do hotel (turistas de negcios ou de lazer, ou se o pblico princiapl a terceira idade ou jovens) fundamental para evitar problemas de relacionamentos entre o grupo e os hspedes individuais. Bloqueio de UH: esclarecimento sobre critrios para bloqueio de acomodaes, estabelecendo a antecedncia necessria para efetuar o pedido de bloqueio para garantir a hospedagem do grupo.

Cancelamentos: a poltica do hotel quanto ao cancelamento de reservas tambm deve ser explicitada, pois a operadora precisa saber se poder reaver o valor da reserva caso tenha problemas com o transporte, no consiga atingir o no consiga atingir o nmero mnimo de pax para viabilizar o pacote, ou outros fatores que venham a impedir a efetivao da viagem. Vendas realizadas sobre os bloqueios: verificar se o hotel permite a transferncia do bloqueio ou parte do bloqueio para outra operadora. Prazo de pagamento da reserva: condies de faturamento, ou seja, um prazo, aps a sada dos hspedes, para a operadora fazer o pagamento dos servios operados. Volume total de contratao e regularidade da operao: as operadoras que fazem bloqueios regulares sem um mesmo hotel conseguem condies de pagamento ou de faturamento diferenciadas e, conseqentemente, so preferidas em perodos em que a procura por acomodaes maior do que a oferta.

Perodo de temporada: existem alguns meios de hospedagem que no fazem bloqueios para grupos em poca de alta temporada, porque sabem que haver mais demanda e suas UH ficaro ocupadas. Overbooking: a operadora deve descobrir com qual freqncia o hotel faz uso de prtica do overbooking e deixar claro, no momento da negociao, as preocupaes que tem com as conseqncias negativas de tal prtica para a imagem da operadora. Poltica de venda livre: necessrio entender como o hotel comercializa as acomodaes que no foram bloqueadas, verificando quais so os preos oferecidos para o cliente final para que a operadora se assegure da coerncia com os praticados pelo pacote.

Confirmao da lista de pax: depois do bloqueio, ainda necessrio enviar uma lista com os nomes dos passageiros e a diviso das UH (room-list) Reclamaes: importante saber se o hotel possui algum tipo de ao proativa referente a reclamaes e sugestes, tais como questionrios de satisfao, etc.

MEIOS DE TRANSPORTE No caso dos meios de transportes, os itens a serem estudados na negociao comercial variam de acordo com o modal, pois cada um possui caractersticas de operao diferenciadas.

Transporte areo: necessrio saber se a localidade tem aeroporto, qual sua capacidade para receber vos comerciais, se existem vos regulares para esse destino, quais outros aeroportos existem nas proximidades; Vo regular Vo fretado ou charter Transporte rodovirio: recomenda-se que a distncia entre os pontos de parada para pernoite no sejam superiores a 500km, em funo do conforto mnimo a ser oferecido aos passageiros. Fretamento de nibus ou vans: observar tamanho da frota, qualidade e poltica de manuteno e renovao de veculos Locao de automveis: alguns roteiros oferecem dias livres, quando os passageiros podem querer locar um automvel para passeio.

Transporte hidrovirio: pode ser includo como atrativo turstico ou como meio de hospedagem; Embarcaes que fazem rotas regulares: balsas e barcos. Embarcaes para locao: barcos de pescadores, embarcaes prprias como escunas, barcos, veleiros, barcos-hotel. Fretamentos de trens tursticos: tem o intuito de resgatar aspectos histrico-culturais e preservar trecos ferrovirios. Passes: no caso da Europa, Amrica do Norte, Oceania so vendidos passes de diversos tipos e modalidades.

SERVIOS RECEPTIVOS

Em geral so oferecidos por operadoras de atuao local, responsveis por dar assistncia ao passageiro no destino visitado.

Guias; Atrativos tursticos e passeios; Traslados; Alimentos e bebidas; Reservas em entretenimentos

You might also like